Doutorandos recebem prêmio em Congresso Internacional

Doutorandos do Programa em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Pgdra), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, receberam o prêmio “Destaque Trabalho Técnico 2014”, no 9º Congresso Internacional de Bioenergia.
O título do artigo foi “Apontamentos sobre o Biogás no Paraná uma abordagem da Nova Economia Institucional (NEI)” realizado pelos doutorandos Udo Strassburg e Nilton Marques de Oliveira, orientados pelo professor-doutor. Weimar Freire da Rocha.
O Artigo
O objetivo do trabalho foi caracterizar o Biogás, provindo da atividade suína, no Estado do Paraná. O referencial teórico utilizado foi a NEI, abordando o ambiente institucional, organizacional e o tecnológico.
Segundo o professor Udo os resultados apontaram que, em relação ao ambiente institucional, especificamente ao biogás, praticamente não possui regulamentação. As organizações estão isoladas, com ações também isoladas, sendo necessário o destaque para o Centro de Estudos do Biogás, na Itaipu que está investindo, pesquisando e estendendo os conhecimentos adquiridos para os produtores de suínos.
Ele ainda reforça que o ambiente tecnológico está estruturado no sentido de oferecer recursos para a produção de biogás, faltando definições claras e adequadas para o excedente de produção. Observou-se, também, a falta de uma política específica para produção do biogás tanto no Paraná quando no restante do Brasil. Desta forma, sugere-se que o Governo Federal e Estadual regulamente esta atividade, que por sua vez, tem boas perspectivas para gerar energia renovável.
O 9º Congresso Internacional de Bioenergia
O evento foi realizado em São Paulo, nos dias 1 a 4 de outubro, consolidado como o mais importante fórum de discussões sobre energias renováveis do Brasil, projetado sua abrangência a países da América Latina.
Juntamente ao Congresso foram realizados vários eventos paralelos, como seminários, rodada de negócios, mostra e exposição, apresentações de trabalhos técnicos orais e premiações, com a presença de especialistas em energias renováveis do Brasil e de vários países.