•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Inovação: Unioeste participa do maior evento paranaense

O Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), responsável pela gestão da inovação no âmbito da Unioeste, participou do evento Feira Paranaense de Negócios em Inovação Tecnológica entre Empresas, Centro de Pesquisa e Univarsidade (Inovatec) 2014, nos dias 16 e 17 de setembro, em Curitiba.

A Feira é um evento que congrega as universidades, centros de pesquisa, empresas, poder público e a sociedade em geral e tem como propósito auxiliar  empresas, que desejam parcerias para a pesquisa e inovação.

Em sua terceira edição, a Feira é organizada para a realização de contatos de negócios, de forma a transformar o conhecimento existente nas instituições de ciência e tecnologia em novos produtos, processos e serviços. Ao reunir em um mesmo espaço um grande número de importantes instituições provedoras de ciência e tecnologia e também de prestadores de serviços, o evento tem por objetivo facilitar o contato inicial com as empresas visitantes, acelerando assim o processo de transferência de tecnologia.

Segundo o professor Camilo Morejon, Diretor do NIT, a Unioeste apresentou seus 59 produtos tecnológicos, na área de inovação, dos quais 26 são pedidos de patente, 16 são registros de softwares/marcas, 14 são transferências/licenciamento de tecnologia executados nos moldes da Lei de Inovação 10.973 de 2004 e três cartas patente. No estande da Unioeste foram também apresentados as experiências das empresas que mantêm relacionamento com a Universidade na área de inovação.

Camilo explica que no âmbito nacional e estadual, o assunto Inovação é uma das principais estratégias para o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro. A meta da inovação não é somente a proteção dos resultados por meio de patente, vai além disso, se concretiza quando a patente ganha o mercado/sociedade, quando gera benefícios sociais e contribui para o desenvolvimento local, regional e nacional em sintonia com um ambiente de sustentabilidade. “Nesse quesito, a Unioeste não se limitou apenas aos pedidos de patente, pelo contrário, e de forma pioneira, priorizou as transferências de tecnologia”disse.

O professor salientou ainda que no âmbito da Unioeste, para concretizar os objetivos da Lei de Inovação, foi fundamental a participação dos órgãos de fomento para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação, entre eles: Capes, CNPq, Finep, Bndes, UGF, Fundação Araucária e também a participação das empresas como: Inomaq Ltda, Biogas Motores Estacionáros Ltda, Fabril Litda, Minhocal Ltda, Pernanbuco Biosolos Ltda, Copisces e Vet Science Nutraceuticos Ltda,  as quais encontraram na Unioeste as soluções tecnológicas para a otimização dos processos produtivos.

Nas atividades paralelas do Inovatec (talk Shows), em torno do tema “Oportunidades e cenários tecnológicos setoriais”, a Unioeste foi representado pela professora Mônica Fiorese, do curso de Engenharia Química, e pelo professor Cleber Lindino, de Química, que debateram as oportunidades e o potencial da Instituição para o relacionamento Universidade-Empresa nas diversas áreas do conhecimento.

O Inovatec-2014 é um evento organizado pela Secretaria de Estado Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) em parceria com os Núcleos de Inovação Tecnológica do Estado do Paraná, neste ano sob a coordenação da PUC-PR.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.