Alunos participam da Maratona de Programação

Amanhã, dia 13 de setembro, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, sedia a etapa regional da Maratona de Programação. A organização da sede regional está a cargo dos professores Josué Castro e Adriana Postal e três equipes de alunos do curso de Ciência da Computação da Instituição representará a unidade.
De acordo com o professor Josué Castro, diretor da Sede Regional de Cascavel da Maratona de Programação, o Colegiado de Ciências da computação do Campus mantém como uma de suas atividades pedagógicas permanentes no projeto de ensino o objetivo de preparar os alunos para a Maratona, e vencer a etapa regional para conquistar uma vaga para final nacional, que este ano, será em Fortaleza.
Ele explica que as atividades neste projeto são realizadas em encontros semanais com os alunos interessados em praticar a resolução de problemas computacionais, usando as mesmas regras e o ambiente de informática usado no torneio, para que os acadêmicos possam se ambientar. Os alunos também têm um treinamento individual em sites de juízes automáticos online
Maratona
A Maratona de Progrmaação é destinada aos alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, e entre outras. A competição promove a criatividade, capacidade de trabalho em equipe, busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.
O evento é realizado na forma de um torneio, conhecido como International Colegiate Programming Contest, que no Brasil foi chamado de Maratona de Programação, no qual os estudantes formam equipes de três alunos, tendo um professor como técnico, e competem com estudantes de outras instituições.
A competição consiste em resolver problemas de programação de computadores, cerca de dez são apresentados às equipes, que tem cinco horas para tentar resolver o maior número de problemas. Vence quem conseguir resolver maior número no menor tempo possível.
Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos.
O torneio será realizado simultaneamente em todo o Brasil no dia 13 de setembro, em sedes regionais espalhadas por todo o território nacional. Em Cascavel, o evento acontecerá nos laboratórios do curso de Ciência da Computação, das 9 horas às 19 horas.