Professor da Unioeste defende tese de doutorado
O professor José Carlos da Costa, do curso de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Cascavel, defendeu na última segunda-feira (14) a tese de doutorado com o título “Silviano Santiago: as Virtudes do Falso”, com área de concentração em Literatura e Cultura, pela Universidade Federal da Bahia, no Programa Doutorado Interinstitucional (Dinter) em parceria com a Instituição.
De acordo com José Carlos da Costa, a questão central desta pesquisa é a discussão sobre a necessidade de desierarquização das culturas e o reconhecimento do outro que compõem a reflexão sobre as sociedades modernas, transportadas para a cena da ficção de Silviano Santiago.
O reconhecimento das questões propostas possibilitará compreender o que significa e/ou tem significado tanto na produção crítica quanto na ficção de Santiago, no sentido da desconstrução do pensamento fundado pelo etnocentrismo europeu, em categorias que reconheçam o valor próprio da cultura brasileira, edificado em noções como “entre-lugar” e “práticas textuais híbridas”.
A defesa dessa tese contribui para o fortalecimento do curso de Letras, no campus de Cascavel, em particular para as áreas de Literatura e Cultura brasileiras e o desenvolvimento da pesquisa, no âmbito do grupo Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura; Linha de Pesquisa: Literatura, História e Memória.
.Fizeram parte da banca examinadora a professora orientadora Dra. Evelina de Carvalho Sá Hoisel (UFBA), a professora/doutora Antonia Torreão Herrera (UFBA), o professor/doutor Décio Torres Cruz (UFBA), a professora/doutora Co-orientadora Lourdes Kaminski Alves (Unioeste) e o professor doutor Antonio Donizete da Cruz Unioeste.
O professor José Carlos concluiu a graduação em Letras no ano de 1980 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Também se formou na especialização em Literatura Brasileira e Linguística pela Universidade Federal do Paraná em 1987. Realizou mestrado em Letras na área de Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná em 2009 e recentemente concluiu doutorado pela Universidade Federal da Bahia.
José Carlos da Costa é docente do curso de Letras Português/Inglês/Espanhol/Italiano da Unioeste, desde fevereiro de 1987, atuando principalmente nos temas: literatura brasileira, como cultura brasileira, discurso ficcional, crítica literária, literatura memória, literatura e história, ensino de literatura e formação docente.