Acadêmicos do curso de Ciências Contábeis do Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), tiveram 100% de aprovação no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que foi publicado no Diário Oficial da União.
Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis, André Fernando Hein, o Exame de Suficiência estabelece que para o candidato exercer a profissão contábil, terá que obedecer alguns requisitos, como ter concluído curso de bacharelado em Ciências Contábeis, ou de Técnico em Contabilidade, e ainda ter aprovação em Exame de Suficiência com registro no Conselho Regional de Contabilidade.
O coordenador observou ainda que esta foi a primeira vez que ocorreu a aprovação de todos os acadêmicos na prova. “Isto é um reflexo da qualidade do curso e do corpo docente, e quer dizer que nossos acadêmicos estão aptos a entrarem no mercado de trabalho”, disse ele acrescentando que para os próximos anos a expectativa é continuar neste ritmo.
O exame já era exigido entre os anos de 1999 e 2005, mas por motivos legais ficou suspenso até 2011, quando houve o retorno da sua exigibilidade. Entre as edições de 2011 e 2014 o percentual de aprovação não chega a 50% a nível nacional, “fato esse que engrandece o feito conquistado pelos nossos acadêmicos”, disse Andre Hein.
O curso de Ciências Contábeis, no Campus de Marechal Cândido Rondon, foi implantado no ano de 1980 no período noturno, ofertando anualmente 40 vagas. A duração do curso é de 5 anos e até 2013 foram graduados cerca de 900 bacharéis em Ciências Contábeis.