Fontes Renováveis de Energia são estudadas

O mestrado de Energia na Agricultura, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa sobre fontes renováveis de energia. Dentre estas fontes, encontram-se a energia eólica e a energia solar.  Os estudos realizados pelos alunos do mestrado visam o aproveitamento da energia eólica por meio de aerogeradores e, o aproveitamento da energia solar por meio de sistemas fotovoltaicos e sistemas de aquecimento solar de água. Os sistemas estão instalados no Projeto CASA da Unioeste.

O trabalho de pesquisa realizado pelo mestrando Roberson Parizotto tem o objetivo de avaliar o desempenho de um aerogerador de pequeno porte no bombeamento de água para uma residência rural. Para avaliar a energia eólica disponível no local, foi instalado um anemômetro digital que mede as variações da velocidade e direção do vento de 10 em 10 segundos. Os valores da energia elétrica gerada pelo aerogerador e da velocidade e direção do vento são armazenados em um sistema de aquisição de dados instalado no laboratório.

Na Universidade, os estudos estão sendo realizados no laboratório do Projeto CASA  (Centro de Análises de Sistemas Alternativos de Energia). Um local torna-se viável para aproveitamento energético a partir da energia eólica quando a velocidade média dos ventos é superior a 5 metros por segundo.

Segundo o professor Jair Siqueira, todas estas fontes de energia servem tanto para o abastecimento de energia residencial como também para ajudar na racionalização do consumo de energia elétrica da rede convencional. Ainda acrescentou que “o projeto para os próximos anos é abastecer em grande parte a casa de testes com a energia renovável”. Para a Unioeste, estas fontes de energia oportuniza assuntos e temas para trabalhos de pesquisa.

Os alunos do mestrado Roberson Parizotto e Darlisson Bentes estão analisando para a sua dissertação a determinação do potencial de geração de energia elétrica, a instalação e avaliação do aerogerador aplicado no bombeamento d’água e a complementariedade entre as fontes solar e eólica me Cascavel. Os alunos afirmaram que em determinadas épocas do ano (estações) o potencial energético disponível é muito variável, sendo que em alguns momentos, a oferta energética solar é maior que a do vento e vice-versa, porém sempre com "energia disponível", declaram.

No Brasil, a maior utilização de energias naturais para transformar em energia elétrica é por meio das usinas hidrelétricas (água), mas segundo o professor da Engenharia Agrícola, Reginaldo Ferreira Santos, “O Campus de Cascavel, quer implantar isso não apenas como projeto de pesquisas dos alunos, mas também para utilizar em algumas residências da região, pois a energia eólica está mais barata, cerca de R$ 0,28. E ainda é uma oportunidade pra cidade poder gerar este tipo de energia renovável”.

Na Universidade são seis painéis fotovoltaicos disponíveis para uso e teste dos alunos. O sistema de energia solar fotovoltaico funciona a partir das células fotovoltaicas que são feitas de materiais capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica. Estes painéis abastecem algumas lâmpadas da casa utilizada para testes. A capacidade de energia gerada em cada módulo fotovoltaico é de 135 Watt Pico (Wp).

Além disso, no mesmo local estão sendo desenvolvidos trabalhos com sistemas de aquecimento solar de água com coletor solar plano e coletor solar com tubos à vácuo. Estes coletores foram utilizados para avaliar a eficiência energética deste tipo de sistema para o aquecimento de água residencial. A cada mês são revezados os sistemas, a fim de verificar a variação da eficiência e em cada época do ano.

Mais informações no site http://www.unioeste.br/pos/energiaagricultura/