Acadêmicos do terceiro ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, apresentaram em sala de aula, nesta quinta-feira (21), os diferentes tipos de projetos matemáticos criados para serem aplicadas com crianças do pré ao quinto ano escolar.
O projeto baseia-se no livro “Educação infantil e percepção matemática” do autor Sergio Lorenzato, que propõe a utilização de materiais descartáveis, para que a criança possa fazer o uso e o manuseio da atividade matemática sem preocupação alguma e com total segurança.
O trabalho foi dividido em capítulos, um para cada grupo de acadêmicos, onde irão desenvolver e colocar em prática o que foi explicado na obra. A parte teórica do projeto é feita pelos alunos do terceiro ano, no entanto, a prática é aplicada apenas quando estes estiverem cursando o último.
As alunas Camila Molinari, Paula Basilio, Ana Paula Woiciechoski e Eloara Ubinski, do terceiro ano, por exemplo, expuseram o “Projeto Percepção Matemática” que tem como objetivo desenvolver o raciocínio lógico da criança. “Com a exposição, aprimoramos nosso conhecimento e ainda preparamo-nos para aplicá-lo com as crianças”, relata Camila.
O professor da disciplina Teoria e Prática do Ensino da Educação Matemática – onde o trabalho é desenvolvido, Marco Antonio Carvalho, afirma que a utilização deste livro ajuda na criatividade dos alunos para execução dos projetos. “A minha proposta e a do autor do livro, que uso como base, são as mesmas, ou seja, que a criança desenvolva o conhecimento matemático por meio de brincadeiras”, declara.