Acadêmicos do 4º ano de enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que participam do estágio administrativo no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), promovem o projeto “Revitalizando a Pediatria”. A ação, que ocorre na ala pediátrica, consiste em uma campanha para doação de televisores antigos que ainda estejam em funcionamento e tintas coloridas para revigorar o ambiente hospitalar onde as crianças permanecem internadas.
Os organizadores do projeto, estudantes Camila Abatti e José Joacy Rabelo, explicam que o objetivo é utilizar os televisores para a distração das crianças e das mães que os acompanham. “Como as crianças internadas passam esse tempo fora da escola, ficam somente dentro do quarto e não tem nenhuma diversão. Assim tivemos a ideia de pedir televisores e personalizá-los para o ambiente pediátrico”, ressalta Camila Abatti. Além disso ela conta que o projeto pretende proporcionar mais acessibilidade na utilização do parquinho e humanizar ainda mais o hospital. “Estamos tentando colocar uma tela em volta do parquinho para dar mais segurança na hora de levar as crianças lá e tornar o ambiente utilizável”, explica.
O projeto conta com o apoio do Centro Acadêmico de Enfermagem (CAENF), do Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA), professores e servidores da ala pediátrica. Todos os televisores serão patrimoniados para o HUOP e as tintas serão utilizadas para pintá-los e deixarem com a “cara desse ambiente”.
Para uma das enfermeiras responsável pelo setor, Tainá Moersch, o projeto é uma ótima iniciativa. “É bem interessante, pois os recursos são escassos e muitas mães ficam deprimidas nesse período. Agora vamos conseguir colocar uma Tv em cada quarto”, enfatiza.