As exposições são promovidas por meio do Projeto Arte por Fazer Arte na Universidade
Na sequência da programação do projeto Arte por Fazer Arte na Universidade, o Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) vem apresentando à comunidade acadêmica e à sociedade em geral exposições diversas cedendo seus espaços físicos para as mais variadas formas de arte.
Neste mês de maio, um dos destaques foi a exposição de hai kai, arte japonesa que mistura técnicas de arte gráfica ou art design com epigramas líricos ou pequenas frases, em geral de vinte e uma sílabas. Denominada “Tribo Hai Kai”, a exposição aborda temas polêmicos e propõe uma reflexão sobre assuntos como cultura, religião e comportamento, e seus estereótipos.
Os autores, os publicitários e artistas gráficos cascavelenses Tays Villaca e Cris Colsenti. que trabalham numa agência de comunicação de Cascavel inspiraram-se num livro de hai-kais escrito por Millor Fernandes, que se utilizou da técnica para abordar aspectos da realidade brasileira. Os cartazes, que já estiveram expostos na Fundação Assis Gurgacz (FAG), em Cascavel, retornam à cidade para serem mostrados nesta semana nos espaços da Unioeste.
Mais arte
Ao mesmo tempo em que está sendo mostrada a exposição de hai kai, na entrada da biblioteca, está sendo realizada uma exposição de poesias denominada do “Cotidiano à Contradição”, do poeta e acadêmico de História do Campus de Marechal Cândido Rondon, Douglas Luis Wrasse, residente no município de Mercedes.
Ainda nesta semana, também dentro da programação do projeto, será aberta a exposição das obras da artista plástica rondonense Miriam Schreiner Weirich e, na sequência, será promovida ainda uma mostra fotográfica e outra de Literatura a cargo do curso de Letras, fechando a programação do primeiro semestre de 2012.
O projeto Arte por Fazer Arte na Universidade é uma iniciativa da direção do Campus local no sentido de disponibilizar os espaços físicos da Instituição para as mais variadas produções artísticas, culturais e de ensino, não só as oriundas da comunidade acadêmica, mas também as da comunidade local e regional, buscando assim uma integração mais efetiva entre a universidade e a comunidade na qual ela está inserida.
Desde o ano passado, o Campus vem promovendo, por meio do Projeto, exposições de artes plásticas, mostras de fotografias, arte francesa, astronomia, poemas e artesanato, além de outras. Nas quartas-feiras em que o Campus não sedia nenhum evento, continuam as apresentações de filmes curta metragem no intervalo das aulas noturnas, no saguão principal dos blocos de salas de aula. A apresentação dos curtas ocorre por meio de parceria entre o projeto e o acervo do Cine do Serviço Social do Comércio (Sesc), unidade de Marechal Cândido Rondon.