Professores do Colegiado de Ciências Econômicas do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) vem se destacando na captação de recursos para pesquisa e na produção científica, na área de Ciências Sociais Aplicadas da Instituição. Recentemente, conseguiram aprovar quatro grandes projetos no Edital Universal de Pesquisa Básica e Aplicada da Fundação Araucária.
Os projetos, dos professores Carlos Alberto Gonçalves Junior, Crislaine Colla, Mirian Braun, Moacir Piffer, Pery Shikida e Valdir Galante, foram aprovados em diversas modalidades e discutem desde a crise financeira de 2008 até questões regionais locais, como o desenvolvimento urbano de Toledo e o crescimento econômico paranaense. Dos doze projetos aprovados para a Unioeste no edital da Fundação, quatro foram para o Colegiado de Ciências Econômicas de Toledo.
Além desses projetos aprovados neste ano e nos anos de 2010 e 2011, os professores Jandir Ferrera de Lima, Jefferson Ramundo Staduto, Lucir Reinaldo Alves, Ricardo Rippel e Weimar Freire da Rocha Junior tiveram projetos financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), Fundação Araucária e por prefeituras, demonstrando o potencial dos pesquisadores em carrear recursos de fomento para a pesquisa.
Essa captação de recursos tem beneficiado diretamente não só o Colegiado de Ciências Econômicas quanto o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e o Centro de Ciências Sociais Aplicadas de Toledo. Além disso, tem beneficiado alunos da graduação e pós-graduação que tem tido acesso a um número maior de bolsas de iniciação cientifica, auxílio à pesquisa e estágios profissionais.
Além disso, os Grupos de Pesquisa em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Gepec) e Transporte, Logística e Modelagem de Sistemas (Translog), que capitaneiam as pesquisas do Colegiado, tem alcançado indicadores de produção cientifica expressivos nos últimos anos, fortalecendo a Unioeste/Campus de Toledo como uma referência nos estudos regionais e urbanos.
Legenda: Professores do Campus de Toledo que tiveram seus projetos aprovados