Durante três dias cerca de duas mil pessoas participaram de dezenas de atividades desenvolvidas no 12º Seminário de Extensão (SEU), sediado pelo Campus de Cascavel em promoção da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O encerramento, na tarde desta última sexta-feira, 18, teve ainda apresentação do grupo de danças folclóricas alemãs, do Campus de Rondon.
A comunidade acadêmica esteve reunida, entre os dias 16, 17 e 18, participando de mesas redondas, palestras, oficinas e exibição de pôsteres, além de apresentações culturais. Foram 29 mesas temáticas, totalizando 139 trabalhos mostrados em oito áreas sendo uma em Comunicação e Cultura, duas em Direitos Humanos, 12 em Educação, duas em Meio Ambiente; oito em Saúde, duas em Tecnologia e Produção e mais duas em Trabalho.
Além disso, 103 pôsteres em sete áreas, 18 oficinas, com a participação de 487 pessoas, 21 estandes e outras 15 atividades culturais, entre mostra de curtas-metragens, feiras de produtos orgânicos e artesanais, e apresentações artístico-culturais. Todos os trabalhos foram produzidos por acadêmicos e professores dos cinco campi da Unioeste, que envolve Toledo, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Candido Rondon e Cascavel.
De acordo com a sub-coordenadora do SEU, Erosania Lisbôa “o evento manteve os resultados já alcançados, ampliando as atividades culturais e as avaliações”. Ela destaca ainda que neste ano serão avaliados, além de trabalhos individuais e oficinas, mesas temáticas e pôsteres por meio de formulários específicos, que serão analisados. Desse modo, os resultados serão utilizados pela Pró-Reitoria de Extensão para aprimorar a próxima edição e as políticas de extensão da Unioeste. O 13º SEU será realizado no Campus de Foz do Iguaçu.
Regional Sul
Os trabalhos apresentados durante o SEU serão agora selecionados por uma comissão, em reunião já marcada para o próximo dia 29. Os melhores trabalhos selecionados participam do Seminário de Extensão Universitária da Regional Sul (Seurs), que ocorre na cidade de Rio Grande, RS, entre os dias 3 e 5 de setembro próximo, na Fundação Universidade do Rio Grande (FURG).
Para se filtrar os melhores trabalhos dos campi é constituída uma comissão de avaliadores, formada por um representante de cada campi, professores extensionistas e convidados especiais do campus que sedia o seminário. Neste ano, serão escolhidos 20 trabalhos, sendo 16 comunicações orais, três oficinas e um mini curso. O pró-reitor de Extensão, Gilmar Baumgartner, explica como é feito o processo de avaliação: “inicialmente a comissão analisa o trabalho escrito, depois assiste sua apresentação e faz a pontuação. Por fim é realizada uma reunião de avaliação de todos os trabalhos”.
O pró-reitor destaca ainda que os projetos de extensão num todo, desenvolvidos pela Unioeste, “objetivam o atendimento a comunidade externa e contribuem com a participação da Universidade em problemas comunitários”. Ele observa também que, “além de beneficiar a comunidade, os alunos conseguem aprimorar na prática o conhecimento aprendido em sala de aula e levá-los como experiência de vida profissional”.