Workshop Unioeste e Reino Unido iniciam conferências

O Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Proteção e Desastre – CEPED e o Núcleo de Inovações Tecnológicas – NIT da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), juntamente com o grupo da International Research Network on Resilient Climate Development: Climate Resilience Network – RIPEDRC promoveu uma série de reuniões online, entre pesquisadores e membros participantes de várias regiões do Brasil e também participantes do Reino Unido, Espanha, Paraguai, Argentina, Guatemala, Chile e Cuba.

A videoconferência foi realizada na última quarta (01), às 13 horas, por meio da plataforma Zoom, com a participação de 45 pesquisadores e técnicos, cuja programação contou com as falas da coordenadora profª. Drª. Irene Carniatto e do prof. Dr. Reginaldo Ferreira Santos, ambos da Unioeste, o prof. Dr. Augustine Ikpenai, da University Hallan Sheffield e da profª. Drª Renuka Thakore, da University College of Estate Management, em que foram apresentados os resultados obtidos durante as visitas técnicas que os pesquisadores da Unioeste realizaram em fevereiro, bem como os projetos que estão em andamento como resultado dessa REDE e da parceria estabelecida.

Também, nesta videoconferência foi proposta uma agenda de encontros quinzenais para dar prosseguimento aos projetos elencados, tendo como foco o atendimento das políticas de Sustentabilidade, Resiliência e Adaptação às Mudanças Climáticas na Tríplice Fronteira Brasil-Paraguai-Argentina, bem como nos territórios onde atuam cada um desses pesquisadores.

Nestes projetos já estão em andamento ações de atendimento às necessidades da rede hospitalar para a COVID-19, com produção de peças para manutenção dos respiradores em UTIs, máscaras para médicos e enfermeiros “face shield” ou protetores faciais, conserto de outros equipamentos de UTIs e outras iniciativas. Também têm sido desenvolvidas importantes inovações tecnológicas para mobilidade urbana sustentável, como carro elétrico, outras formas de captação de energia, painéis solares e outras tecnologias sociais. Novos projetos serão discutidos e elaborados a partir dos próximos encontros online da Rede Resiliência Climática.

Assessoria de Comunicação Social