Central de Notícias

Projeto da Unioeste ensina forma sustentável para produtos de higiene

O curso “Produtos de Limpeza e Higiene Sustentáveis” é um projeto de extensão em funcionamento desde 2011 na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão, coordenado pela professora Christiane Nascimento Grabaski.

O projeto que teve início por meio de aulas práticas no curso de Economia Doméstica na universidade, começou a elaborar o curso a partir das solicitações de prefeituras e escolas da região sudoeste do Paraná. De acordo com a professora a proposta visa o aprimoramento do conhecimento dos participantes das atividades práticas de extensão universitária por meio do desenvolvimento de atividade envolvendo a confecção de produtos de limpeza e higiene sustentáveis. “Os produtos de limpeza e higiene estão presentes no dia-a-dia das pessoas e é de extrema importância que todos saibam manusear de forma correta, com vistas à saúde e preservação do meio ambiente”.

A importância do projeto, na visão dela, está em proporcionar esse conhecimento às comunidades da região e também aos acadêmicos, para que na prática profissional possam estar preparados para desenvolver atividades, orientações a respeito do tema proposto. “Dessa forma, mantém a saúde das famílias e melhora a economia familiar, estimulando outras medidas de higiene e educação para a saúde. Indiretamente, evita-se o descarte indevido no meio ambiente de óleos, graxas, bem como outros resíduos nocivos que possuem alto poder de poluição ambiental” complementa.

O projeto é realizado em dois dias, de acordo com a demanda, tendo 10 horas de duração. Grabaski fala que no início o projeto é explicado e abordado sobre os efeitos dos produtos naturais, a ação não poluente destes se comparados com os comerciais. Depois é feita a impressão das apostilas e a organização dos materiais, que os membros trazem. Os públicos-alvo desta ação são as casas de famílias rurais, os grupos de mães e idosos, a Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), entre outras.

No campo dos voluntários está a bolsista Ariane Fernandes Camargo e as voluntárias Nandara Catanêo e Roseneide da Silva Venzo.

Christiane diz que durante a pandemia não puderam continuar as produções, entretanto, estão produzindo novos materiais quando tudo voltar ao normal.

Por Luis Gustavo

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.