Projeto da Unioeste ensina forma sustentável para produtos de higiene

O curso “Produtos de Limpeza e Higiene Sustentáveis” é um projeto de extensão em funcionamento desde 2011 na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão, coordenado pela professora Christiane Nascimento Grabaski.

O projeto que teve início por meio de aulas práticas no curso de Economia Doméstica na universidade, começou a elaborar o curso a partir das solicitações de prefeituras e escolas da região sudoeste do Paraná. De acordo com a professora a proposta visa o aprimoramento do conhecimento dos participantes das atividades práticas de extensão universitária por meio do desenvolvimento de atividade envolvendo a confecção de produtos de limpeza e higiene sustentáveis. “Os produtos de limpeza e higiene estão presentes no dia-a-dia das pessoas e é de extrema importância que todos saibam manusear de forma correta, com vistas à saúde e preservação do meio ambiente”.

A importância do projeto, na visão dela, está em proporcionar esse conhecimento às comunidades da região e também aos acadêmicos, para que na prática profissional possam estar preparados para desenvolver atividades, orientações a respeito do tema proposto. “Dessa forma, mantém a saúde das famílias e melhora a economia familiar, estimulando outras medidas de higiene e educação para a saúde. Indiretamente, evita-se o descarte indevido no meio ambiente de óleos, graxas, bem como outros resíduos nocivos que possuem alto poder de poluição ambiental” complementa.

O projeto é realizado em dois dias, de acordo com a demanda, tendo 10 horas de duração. Grabaski fala que no início o projeto é explicado e abordado sobre os efeitos dos produtos naturais, a ação não poluente destes se comparados com os comerciais. Depois é feita a impressão das apostilas e a organização dos materiais, que os membros trazem. Os públicos-alvo desta ação são as casas de famílias rurais, os grupos de mães e idosos, a Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), entre outras.

No campo dos voluntários está a bolsista Ariane Fernandes Camargo e as voluntárias Nandara Catanêo e Roseneide da Silva Venzo.

Christiane diz que durante a pandemia não puderam continuar as produções, entretanto, estão produzindo novos materiais quando tudo voltar ao normal.

Por Luis Gustavo