HUOP abre inscrições para Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica

Foto: Assessoria de Comunicação

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) está com inscrições abertas para o Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica. No total estão sendo oferecidas quatro vagas por um período de dois anos. As inscrições seguem até o próximo dia 16.

Segundo a coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica, Alessandra Crystian Engles dos Reis, todo o projeto do Programa foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (COREN). “O enfermeiro obstetra atua desde o pré-natal nas UBS até no atendimento da mulher em trabalho de parto e todos os cuidados que envolvem o pós-parto. Essa demanda da residência de Enfermagem Obstétrica já é antiga, temos um campo muito rico no HUOP. Isso tudo, é a realização de um sonho que estamos colocando em prática, preparando os profissionais que passarem pela residência podendo ofertar um atendimento mais especializado”, enfatizou Alessandra.

De acordo com a diretora de Enfermagem do HUOP, Sara Treccossi, ter a primeira turma de Residência no Centro Obstétrico (CO) é um orgulho muito grande para a Instituição. “Podemos ver a importância que a enfermagem obstetrícia tem dentro do Hospital Universitário, isso é um ganho e um avanço fantástico, mostrando a supervalorização da profissão e do curso na Unioeste. Esse Programa é o resultado de todo o esforço da Reitoria da Universidade”, explicou Treccossi.

Segundo ela o foco desse Programa traz a importância do plano de parto, ressaltando o suporte e a estrutura da residência. “Por isso a importância da coordenação em estimular o profissional, pois a residência ofertada no HUOP é reconhecida e habilitada pelo Ministério da Saúde. O enfermeiro obstetra tem toda capacidade de realizar procedimento e intervenção de sutura de períneo na gestante, seja no pré-natal ou no puerpério. Somente médicos e enfermeiros com especialidade em obstetrícia são autorizados a realizarem esses procedimentos”, enfatizou Sara.
“A demanda de profissionais focados em assistência hospitalar, diminuindo as taxas de mortalidade materna e infantil, aliando teoria e prática durante todo o Programa da Residência”, ressaltou a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU), Nelci Salete Tonini.

Obstetrícia

Nagmara Engel, coordenadora de Enfermagem do CO do HUOP, ressaltou ainda que o HUOP o único hospital universitário a ter 1.600 atendimentos na Obstetrícia ao mês, sendo de 300 a 400 partos realizados. “Recebemos pedidos da 10ª Regional de Saúde, do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (CISOP) e gestação de alto risco encaminhados pelo município”, explicou Nagmara.

Inscrição

Para seleção os interessados devem acessar o site (http://www.unioeste.br/residencias) até às 17h do dia 16 de dezembro de 2022 e preencher os dados da ficha de inscrição. O valor é de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) e pode ser pago via boleto bancário.

O programa de Residência em Área Profissional da Saúde na Modalidade Uniprofissional, possui o total de 5.760 horas, sendo 60 (sessenta) horas semanais, distribuídos em sistemas de escala de plantões em regime de dedicação exclusiva. O valor de remuneração da bolsa é de R$ 4.106,09.

A primeira etapa da prova será realizada em 27 de janeiro de 2023 e o início das aulas acontece em 1º de março de 2023.

Assessoria de Comunicação Social