Central de Notícias

HUOP abre inscrições para Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica

Foto: Assessoria de Comunicação

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) está com inscrições abertas para o Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica. No total estão sendo oferecidas quatro vagas por um período de dois anos. As inscrições seguem até o próximo dia 16.
 
Segundo a coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica, Alessandra Crystian Engles dos Reis, todo o projeto do Programa foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (COREN). “O enfermeiro obstetra atua desde o pré-natal nas UBS até no atendimento da mulher em trabalho de parto e todos os cuidados que envolvem o pós-parto. Essa demanda da residência de Enfermagem Obstétrica já é antiga, temos um campo muito rico no HUOP. Isso tudo, é a realização de um sonho que estamos colocando em prática, preparando os profissionais que passarem pela residência podendo ofertar um atendimento mais especializado”, enfatizou Alessandra.
 
De acordo com a diretora de Enfermagem do HUOP, Sara Treccossi, ter a primeira turma de Residência no Centro Obstétrico (CO) é um orgulho muito grande para a Instituição. “Podemos ver a importância que a enfermagem obstetrícia tem dentro do Hospital Universitário, isso é um ganho e um avanço fantástico, mostrando a supervalorização da profissão e do curso na Unioeste. Esse Programa é o resultado de todo o esforço da Reitoria da Universidade”, explicou Treccossi.
 
Segundo ela o foco desse Programa traz a importância do plano de parto, ressaltando o suporte e a estrutura da residência. “Por isso a importância da coordenação em estimular o profissional, pois a residência ofertada no HUOP é reconhecida e habilitada pelo Ministério da Saúde. O enfermeiro obstetra tem toda capacidade de realizar procedimento e intervenção de sutura de períneo na gestante, seja no pré-natal ou no puerpério. Somente médicos e enfermeiros com especialidade em obstetrícia são autorizados a realizarem esses procedimentos”, enfatizou Sara.
“A demanda de profissionais focados em assistência hospitalar, diminuindo as taxas de mortalidade materna e infantil, aliando teoria e prática durante todo o Programa da Residência”, ressaltou a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU), Nelci Salete Tonini.
 
Obstetrícia
 
Nagmara Engel, coordenadora de Enfermagem do CO do HUOP, ressaltou ainda que o HUOP o único hospital universitário a ter 1.600 atendimentos na Obstetrícia ao mês, sendo de 300 a 400 partos realizados. “Recebemos pedidos da 10ª Regional de Saúde, do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (CISOP) e gestação de alto risco encaminhados pelo município”, explicou Nagmara.
 
Inscrição
 
Para seleção os interessados devem acessar o site (http://www.unioeste.br/residencias) até às 17h do dia 16 de dezembro de 2022 e preencher os dados da ficha de inscrição. O valor é de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) e pode ser pago via boleto bancário.
 
O programa de Residência em Área Profissional da Saúde na Modalidade Uniprofissional, possui o total de 5.760 horas, sendo 60 (sessenta) horas semanais, distribuídos em sistemas de escala de plantões em regime de dedicação exclusiva. O valor de remuneração da bolsa é de R$ 4.106,09.
 
A primeira etapa da prova será realizada em 27 de janeiro de 2023 e o início das aulas acontece em 1º de março de 2023.

Assessoria de Comunicação Social

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.