Unioeste: Ciências Contábeis leva conhecimento para jovens de escolas municipais

Alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), do Campus de Cascavel, e pesquisadores do Programa de Pós Graduação (nível mestrado) estão levando conhecimento para jovens de escolas do Ensino Médio da rede pública do município. O projeto tem como nome “Escola Itinerantes”, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Iniciada em 2017 a partir de atividades acadêmicas, a ideia deu tão certo que em breve será levada para instituições dos países do Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul) e para o Chile. O grupo é formado por alunos dos cinco anos do curso e coordenadores de área das escolas.

A coordenadora do projeto, professora doutora Neiva Feuser Capponi, vinculada ao curso de Ciências Contábeis, explica que o projeto resume-se no ato de promover a aproximação entre discentes da Universidade. “O projeto envolve mais especificamente acadêmicos das turmas (1° ao 5° ano e alunos do Mestrado em Contabilidade que interagem com alunos secundaristas, técnicos, bem como bacharelandos de outras instituições, inclusive de outros países com o objetivo de promover a dialética dos saberes”, elucida.

Neiva esclarece ainda que o projeto abrange quatro pilares da educação contemporânea:  formação com qualidade, ética, responsabilidade social e ambiental. ‘O trabalho possibilitou que os acadêmicos levassem seu conhecimento a alunos de cursos técnicos, quando as coordenadoras das escolas expuseram as dificuldades dos alunos em alguns assuntos, permitindo que os acadêmicos se preparassem com as temáticas e eles fossem os responsáveis por passarem mais conhecimentos”.

Segundo a coordenadora, com o trabalho alunos e pesquisadores exercitam posturas diante de pessoas diferentes dos que estão em sala de aula na universidade. “O ganho ocorre quanto ao preparo nos acadêmicos em continuar com os estudos, tal como o mestrado. Assim, é possível demonstrar que a Unioeste pode promover interação dos saberes com outros públicos é importante”.

Com a aplicação desses conteúdos, tem surgidos ideias para novas pesquisas de pós-graduação. “Os alunos que se despertaram para fazerem a graduação em Ciências Contábeis; alunos que sentiram a competência para participar do programa de mestrado – são frutos percebidos a partir dessa interação”.

Outro benefício do projeto é despertar entre os alunos das escolas municipais o desejo e a vocação para, no futuro, fazerem graduação na área de Contabilidade. “Pesquisadores devem estar próximos da sociedade em suas mais diversas atuações. Desta forma, poder verificar o efeito dos estudos contábeis na sociedade, permite o desenvolvimento de um novo olhar sobre o que se está ensinando e aprendendo, bem como o que se pretende levar e fazer nesta inserção com e na sociedade. Desta necessidade de aproximação com a sociedade surge este projeto, no qual os discentes e docentes da Unioeste estarão próximos da comunidade”, comentou a coordenadora, ressaltando ainda que além de repasse de conteúdo, os envolvidos no projeto ministram cursos sobre a contabilidade e a aplicabilidade ética de suas ferramentas. “O recorte escolhido no primeiro momento ocorre com adolescentes e jovens que estão nos ensinos médio e técnico de Cascavel".

Como consequência, acrescenta a docente, espera-se instigar maior interesse desta faixa etária em ingressar no curso de Ciências Contábeis. “O impulso pode ser dinamizado também à outras instituições privadas e públicas, bem como internacionais, compreendendo o Mercosul, que possam se interessar pela integração de saberes. Esta interlocução proporciona ganhos a todos, principalmente para que estes se tornem adultos e profissionais mais atentos, não só na profissão contábil, mas com responsabilidade social e ambiental”.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as atividades presenciais estão interrompidas. Entretanto, professores estão produzindo lives com o conteúdo, que podem ser assistidas pelos alunos e interessados das escolas.

Por Mara Vitorino