Unioeste desenvolve Ações de Extensão no combate à COVID-19

Previous Next
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel vem desenvolvendo uma série de ações extensionistas de prevenção, cuidados e combate à pandemia do novo coronavírus. As ações englobam o atendimento à saúde via Call Center, a atuação direta em hospitais e nas Regionais de Saúde de Cascavel e Toledo.
 
O projeto é uma parceria com a Fundação Araucária, Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Teve seu início no final de março e estará em atividade nos próximos quatro meses. Além de Cascavel, o projeto também está sendo desenvolvido nos campus de Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste (PROEX).
 
Call Center Unioeste Cascavel
O atendimento gratuito pelo telefone 0800 200 4501 ocorre das 7 às 22 horas e é efetuado por profissionais e estudantes da graduação e da pós-graduação da área da saúde, que dão orientações gerais sobre prevenção, cuidados e combate ao novo coronavírus. Ainda, fazem uma espécie de triagem para quem tem os sintomas da doença, com encaminhamento ao atendimento especializado, em parceria com o Call Center da Prefeitura de Cascavel.
Estas são importantes ações de prevenção e enfrentamento a pandemia do Novo Coronavírus, que visam fornecer informações científicas a sociedade, diminuir o fluxo de pessoas nas unidades de saúde, ajudando a manter o isolamento social, proteger os profissionais de saúde, e tranquilizar a população.
 
APP Telemedicina Paraná
O Call Center de Cascavel também atua por meio digital junto ao aplicativo de telemedicina, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde do Paraná. Oferece o atendimento online para pacientes com suspeitas de Covid-19. Neste caso, após o cadastro, é feita uma avaliação epidemiológica, com questões que seguem orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), os casos suspeitos identificados passam para o teleatendimento e, se necessário, é direcionado a consulta online, onde o médico dá o direcionamento para cada caso. O aplicativo também fornece atendimento psicológico gratuito de acolhimento de sentimentos como medo, pânico e ansiedade que envolvem o processo pandêmico da Covid-19.
 
O serviço pode ser acessado de qualquer localidade paranaense pelo site (http://www.coronavirus.pr.gov.br/Campanha/Pagina/APP-COVID-19-PARANA)
ou pelo aplicativo Telemedicina Paraná, disponível para os sistemas Android e IOS.

 

Por Rose Meire Costa


Imprimir