Programa A busca da formação integral de adolescentes que habitam nas periferias e bolsões de miséria em Cascavel/PR através da saúde, do meio ambiente, da cultura e da tecnologia

Área:
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - Diretoria Geral de Campus

Finalidade e competências:
Nos bolsões de pobreza no município de Cascavel que estão localizados nos bairros periféricos, registra-se uma intensa vulnerabilidade por parte da maioria das pessoas que habita esses locais. Entre as parcelas mais vulneráveis nestas áreas de bolsões, destacam-se as crianças, os adolescentes e os jovens. Seja pela facilidade em tornarem-se precocemente usuários de drogas, pelas circunstâncias que possibilitam a ação de atos criminosos e principalmente pela falta de oportunidades de qualificação para posterior ingresso no mercado de trabalho. A presente proposta visa dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos na Guarda Mirim e estender sua abrangência para outros órgãos públicos e instituições civis da comunidade. Neste contexto, serão desenvolvidas diversas atividades junto aos adolescentes destas entidades, de forma a possibilitar a produção e a difusão de conteúdos voltados à sua realidade social e econômica, resgatando e preservando as manifestações culturais das comunidades às quais eles pertencem, a formação para a cidadania, a prevenção ao uso de drogas, gravidez precoce e preservação ambiental. Espera-se que as ações a serem desenvolvidas possibilitem que os adolescentes tenham consciência de si e de sua cidadania atuando e interagindo no contexto familiar, comunitário e ambiental, de forma a promover a conquista de uma maior participação social e política, visando à melhoria de sua condição de vida.

Descrição dos serviços oferecidos:
- Através deste programa são oferecidas oficinas e cursos de treinamento básico de informática, atendendo atualmente adolescentes que fazem parte da Associação Educacional Espírita Lins de Vasconcelos (Guarda Mirim de Cascavel), adolescentes atendidos pelo Programa Família Acolhedora da Secretaria de Ação Social da Prefeitura Municipal de Cascavel e para cuidadores de idosos e demais participantes dos projetos sociais da Unimed Cascavel. Estas atividades são realizadas através de projetos da Unioeste e atendem três turmas de até 20 alunos cada, que tem aulas aos sábados, nos períodos da manhã e da tarde.
- Os projetos, oferecidos pelo Colegiado de Ciência da Computação do Campus de Cascavel, são: "Software livre como ferramenta para a inclusão digital de adolescentes", "Noções básicas de informática utilizando Software Livre" e "Noções básicas de informática" sendo coordenados pelos professores Adair Santa Catarina, Ivonei Freitas da Silva e André Luiz Brun, respectivamente.
- Ao longo do semestre são oferecidos os seguintes módulos: Introdução à Informática, Editor de textos (Word), Planilha de cálculo (Excel), Gerador de apresentações (Powerpoint) e Internet.
- As aulas acontecem, de forma presencial, no campus de Cascavel, Bloco F nos períodos matutino (8h30 às 11h30) e vespertino (13h30 às 16h30).

Telefone e WhatsApp: (45) 3220-3267
Página Eletrônica:

Endereço para atendimento presencial e correspondência:
Rua Universitária, n° 2069, Prédio Antigo, Bloco F, CEP 85819-110, Bairro Jardim Universitário, Cascavel - PR.

Dias e horários de Atendimento:
Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.