Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE

Área:
Centro de Educação, Comunicação e Artes - Diretoria Geral de Campus

Finalidade e competências:
O principal objetivo do PPGE é a formação de profissionais qualificados para a pesquisa e para a docência no campo da Educação, capazes de produzir conhecimentos teórico-práticos acerca do fenômeno educativo em suas relações com a Sociedade e o Estado.
O PPGE busca ser referência como programa de pós-graduação para a formação de pesquisadores que atuem na criação de grupos de pesquisa, na execução de programas e projetos, que contribuam para o ensino em nível de graduação e pós-graduação na região, que compreendam as dinâmicas das políticas educacionais, tendo também como horizonte a melhoria no processo de formação de professores, a formulação de políticas educativas e o desenvolvimento da produção de pesquisa em educação.

Descrição dos serviços oferecidos:
- O programa oferta os cursos de mestrado e doutorado a comunidade interna e externa à Unioeste.
- A área de concentração Educação abrange linhas de pesquisa que têm como elemento de unidade a compreensão histórica da Educação como fenômeno social, que pode assumir formas escolares e não-escolares, e que deve ser analisado a partir do processo de formação e desenvolvimento da sociedade e das diversas formas de constituição e manifestação do Estado.
- A Linha de Pesquisa Educação, Políticas Sociais e Estado articula estudos e pesquisas voltadas para a compreensão das distintas dimensões teórico-práticas da Educação, a partir da análise dos fundamentos, funções e/ou ações do Estado e da sociedade civil nos diferentes campos das Políticas Sociais.
- A Linha de Pesquisa História da Educação articula estudos e pesquisas que abordam a educação escolar e não escolar, a constituição e análise dos fenômenos educacionais, a partir de uma perspectiva histórica.
- A Linha de Pesquisa Formação de Professores e Processos de Ensino e de Aprendizagem articula a formação e atuação de professores nos diferentes níveis e modalidades da Educação Básica e da Educação Superior. Processos de ensino e de aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento.

Telefone e WhatsApp: (45) 3220-7263

Endereço para atendimento presencial e correspondência:
Rua Universitária, n° 2069, Bloco A no Prédio de Salas de Aula, Sala A319 (3º piso), CEP 85819-110, Bairro Jardim Universitário, Cascavel - PR.

Dias e horários de Atendimento:
Segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h.