CCH - Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG

Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG

Área: Centro de Ciências Humanas – campus de Francisco Beltrão

Finalidade e competências:

- O principal objetivo do PPGG é formar profissionais qualificados e aptos a compreender e atuar nas esferas da pesquisa, docência e atividades técnicas, referentes às suas três linhas de pesquisa: 1) Desenvolvimento Econômico e Dinâmicas Territoriais; 2) Dinâmica, Utilização e Preservação do Meio Ambiente; 3) Educação e Ensino de Geografia.

- O PPGG busca ser referência como Programa de pós-graduação em Geografia na região sudoeste do Paraná e regiões próximas. Busca valorizar as pesquisas acadêmicas na área da Geografia e áreas afins, tanto local, regional e nacional, como também, sua inserção no contexto internacional, atrelando as pesquisas vinculadas ao Programa com instituições estrangeiras, por meio de parcerias de pesquisas e divulgação de resultados científicos. As parcerias internacionais possibilitam apresentar a cientificidade dos estudos realizados junto ao Programa e estabelecer parcerias acadêmicas que agregam e contribuem no campo acadêmico e científico de maneira global. Contribuindo para divulgar e consolidar o PPGG para além da Universidade.

Descrição dos serviços oferecidos:

- O programa oferta os cursos de mestrado e doutorado a comunidade interna e externa à Unioeste.
- A área de concentração “Produção do Espaço e Meio Ambiente” está fundamentada na produção do espaço e no meio ambiente, tendo como justificativa a ideia de que os sujeitos constroem a sua espacialidade, desde os tempos remotos, por meio de um processo de interação constante com a natureza e por meio da sua força de trabalho.

O PPGG possui três linhas de pesquisa:

- A Linha de Pesquisa Desenvolvimento Econômico e Dinâmicas Territoriais  articula estudos regionais e territoriais em Geografia; a organização do espaço econômico, das principais modificações no mundo do trabalho; a produção do espaço urbano e regional, com seus agentes e processos característicos e da dinâmica agrária e movimentos sociais, orientando e instrumentalizando o pós-graduando a elaborar projetos, efetivar a pesquisa e a descrever, analisar e interpretar fenômenos e processos territoriais.

- A Linha de Pesquisa Dinâmica, Utilização e Preservação do Meio Ambiente articula a realização de estudos que tratem de temáticas como: identificação de unidades de análise e fatores de evolução da paisagem; a gênese e evolução dos solos; os processos morfogenéticos; processos hidrológicos, uso e manejo de recursos hídricos; e a representação espacial com enfoque na educação ambiental. Tais temas permitem a compreensão da dinâmica ambiental como subsídio à utilização e preservação do meio ambiente.

- A Linha de Pesquisa Educação e Ensino de Geografia articula a qualificação dos profissionais da rede pública de ensino, tanto regional, quanto estadual e nacional para o desenvolvimento de pesquisas sobre os problemas relacionados a educação e o ensino. E a compreensão da integração entre a produção do conhecimento do espaço geográfico e as questões ambientais ampliando as relações e discussões no contexto escolar e fora dele.

Telefone: (46) 35204845

Página Eletrônica: https://www5.unioeste.br/portalunioeste/pos/ppgg

Endereço para atendimento presencial e correspondência:

Rua Maringá, n° 1200, Bloco I, Sala 214 (2º piso), CEP 85605-010, Bairro Vila Nova, Francisco Beltrão - PR.

Dias e horários de Atendimento:

Segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h.