CCH - Laboratórios do Núcleo de Estudos PaleoAmbientais - NEPA

Título: Laboratórios do Núcleo de Estudos PaleoAmbientais - NEPA

Área: Centro de Ciências Humanas

Finalidade e competências:

- LABORATÓRIO EXTRAÇÃO FITÓLITOS: Vinculado ao NEPA, o laboratório é utilizado em pesquisas individuais, teses de doutorado e dissertações vinculadas a Unioeste e de outras IES do Brasil e do exterior. Enquanto rotina laboratorial são desenvolvidas: a) extração de fitólitos; b) contagem de fitólitos; c) confecção de lâminas para descrição e para contagem. Igualmente são realizadas atividades práticas em disciplinas da pós-graduação stricto sensu em Geografia (Mestrado e Doutorado).

- LABORATÓRIO ANÁLISES DE FORMAÇÕES SUPERFICIAIS: Vinculado ao NEPA, o laboratório é utilizado em pesquisas individuais, teses de doutorado e dissertações vinculadas a Unioeste e de outras IES do Brasil e do exterior. Enquanto rotina laboratorial são desenvolvidas as determinações: a) granulométrica; b) densidade de materiais; c) densidade de porosidade; d) densidade de matéria orgânica de formações superficiais. Igualmente são realizadas atividades práticas em disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu em Geografia (Mestrado e Doutorado).

- LABORATÓRIO MINERALOGIA E PETROGRAFIA: Vinculado ao NEPA, o laboratório é utilizado igualmente são realizadas atividades práticas em disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu em Geografia (Mestrado e Doutorado) e atendimento a comunidade externa das escolas públicas e privadas.

- LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA ÓTICA: Vinculado ao NEPA, o laboratório é utilizado em pesquisas individuais, teses de doutorado e dissertações vinculadas a Unioeste e de outras IES do Brasil e do exterior. Enquanto rotina laboratorial são desenvolvidas análises: a) micromorfológica de solos, paleossolos e saprólito; b) microsedimentologia de sedimentos modernos, experimentais e quaternários; c) fitolíticas e palinológicas. Igualmente são realizadas atividades práticas em disciplinas de graduação e pós-graduação stricto sensu em Geografia (Mestrado e Doutorado).

- LABORATÓRIO DE LAMINAÇÃO: Vinculado ao NEPA, o laboratório é utilizado em pesquisas individuais, teses de doutorado e dissertações vinculadas a Unioeste e de outras IES do Brasil e do exterior. Enquanto rotina laboratorial são desenvolvidas: preparação, impregnação, fatiamento e laminação de amostras indeformadas de sedimentos, solos, paleossolos e saprólito. Em paralelo são realizadas experimentações físicas de fluxos de densidade em estação experimental de laboratório. Igualmente são realizadas atividades práticas em disciplinas de graduação e pós-graduação stricto sensu em Geografia (Mestrado e Doutorado).

Descrição dos serviços oferecidos:

- Lab. Extração Fitólitos: a) extração de fitólitos; b) contagem de fitólitos; c) confecção de lâminas para descrição e contagem; d) identificação e descrição de fitólitos; e) elaboração de índices fitolíticos; f) instrução aos cursos de pós-graduação stricto sensu.

- Lab. Análises de Fomações Superficiais: a) determinação granulométrica; b) determinação de densidade de materiais; determinação da matéria orgânica de formações superficiais; f) instrução aos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu.

- Lab. Mineralogia e Petrografia: a) descrição das características físicas de minerais e rochas em disciplinas de graduação e pós-graduação stricto sensu em Geografia (Mestrado e Doutorado); b) atividades práticas de projetos de pesquisadores, pós-graduandos e graduandos; c) atendimento sistemático de visita ao acervo do Laboratório por escolas do Ensino Fundamental e Médio da região.

- Lab. de Microscopia Ótica: a) análise micromorfológica de solos, paleossolos e saprólito; b) análise microsedimentologia de sedimentos modernos, experimentais e quaternários; c) análise fitolíticas; d) análise palinológica; e) instrução aos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu.

- Lab. de Laminição: a) preparação, impregnação, fatiamento e laminação de amostras indeformadas de sedimentos, solos, paleossolos e saprólito; b) experimentações físicas de fluxos de densidade em estação experimental de laboratório; c) f) instrução aos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu.

E-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone (ramal): (46) 3520-4848/3520-4837