Núcleo de Práticas Jurídicas - NPJ

Finalidade e competências:

- Preparar os estudantes para os desafios da prática jurídica do mundo real, incluindo habilidades de comunicação, negociação e gestão de casos.

- Desempenhar o papel fundamental na formação prática de estudantes de Direito, ao mesmo tempo que prestam serviços valiosos para a comunidade.

Descrição dos serviços oferecidos:

O Núcleo de Prática Jurídica oferta os seguintes serviços à comunidade interna:

- Possibilita aos discentes do curso de graduação em Direito da Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu.

- Fomenta a solidificação da relação entre a universidade e a comunidade, garantindo a manutenção de um canal aberto de benefícios mútuos entre ambas.

O Núcleo de Prática Jurídica oferta os seguintes serviços à comunidade externa:

- Realização de agendamentos e atendimentos nas áreas de Direito Civil, Direito de Família e Direito Criminal, com recepção dos clientes, ouvir suas preocupações legais e coletar informações relevantes para o caso.

- Prestação de assistência jurídica gratuita para pessoas de baixa renda que não podem pagar por serviços jurídicos. Incluindo atendimento de mediação e representação em casos simples.

- Realização de pesquisa jurídica para embasar estratégias de defesa ou acusação em casos específicos.

- Elaboração de documentos jurídicos, como contratos, petições, recursos e outros.

- Participação em audiências e sessões judiciais para ganhar experiência prática no funcionamento do sistema de justiça.

- Mediação e Conciliação para resolver disputas antes de irem a julgamento.

- Assistência em Processos Judiciais, como recolher provas, conduzir entrevistas e representar os clientes em tribunal sob a supervisão de advogados licenciados.

- Fornecer atendimento de qualidade, prezando pela ética profissional e responsabilidades éticas dos advogados, preparando os estudantes para a prática legal.

- Prezar pela participar de projetos de advocacia em causas sociais, como direitos humanos, direitos dos consumidores, direitos das mulheres e outros.

- Mediar disputas entre partes, ajudando a encontrar soluções consensuais fora do tribunal.

- Prestar assistência jurídica a vítimas e testemunhas de crimes, garantindo que compreendam seus direitos e como participe do processo judicial.

Telefone: Manhã: (45) 99821-3980 – Tarde: (45) 3576-8165

Página Eletrônica: https://www.facebook.com/NPJUNIOESTEFOZ/

Endereço para atendimento presencial e correspondência:

UNIOESTE – Bloco B – Sala 4 – Setor Núcleo de Práticas Jurídicas.
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitário das Américas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650.

Dias e horários de Atendimento:

Direito Criminal - Segunda-feira a sexta-feira das 8h às 12h.

Direito Civil e Direito de Família - Segunda-feira a sexta-feira das 14h às 18h.