Núcleo de Ensino em Ciências de Toledo - NECTO

Centro de Engenharias e Ciências Exatas - CECE/Toledo.

Finalidade e competências:

- Melhorar a qualidade do Ensino Fundamental, Médio e Superior promovendo a articulação entre os profissionais das distintas áreas de conhecimento da Ciência da Natureza, como a Química, Física, Biologia, Ciências, Matemática e áreas afins.

- Promover ações colaborativas de troca de experiências e conhecimentos entre graduação e pós-graduação da Unioeste e dela com demais instituições.

- Desenvolver ações que agreguem ensino, pesquisa, extensão, prestação de serviço e inovação.

- Promover ações entre o Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE – Toledo) e a Secretaria Municipal de Educação (SMED).

- Contribuir com a qualificação de recursos humanos da região oeste do Paraná.

- Pautar o debate e ações de curto, médio e longo prazo sobre temas emergentes da Educação, em especial do ensino de Ciências.

Descrição dos serviços oferecidos:

Destacamos as principais atividades e serviços prestados pelo NECTO envolvendo ensino, extensão, pesquisa, prestação de serviço e inovação:

- Monitorias para a Educação Básica nas áreas de Ciências – Química, Física, Biologia e Matemática (monitores são acadêmicos dos Cursos de Graduação do CECE – Química Licenciatura, Química Bacharelado, Engenharia Química, Engenharia de Pesca).

- Espaço para aulas da Graduação, em especial do Curso de Química Licenciatura por conter em seu espaço materiais pedagógicos como livros, jogos, vidrarias e equipamentos para simular atividades experimentais didáticas entre outros.

- Projetos de extensão atendendo a comunidade interna e externa, sendo alguns: ComQuímica das Crianças; Educadores Químicos: coletivo de formação e atuação; Feira de Ciências de Toledo (FECI-TOO); Universidade, Escola e Comunidade: aproximando conhecimentos, ensino, aprendizagem e formação docente; Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP); Tabela Periódica em Braille 3D (TabPer3D) entre outros.

- Projetos de pesquisa envolvendo iniciação científica, tecnologia e inovação da graduação, pesquisas em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado do (PPGQUI/CECE Campus de Toledo; PPGECEM/CCET Campus de Cascavel).

- Atividades de pesquisa, ensino e extensão do Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação no Ensino de Ciências (GEPIEC);

- Cursos de Formação inicial e Continuada de Professores no âmbito dos projetos desenvolvidos e organizados pelo NECTO;

- Mostra do Estágio Supervisionado Curricular do Curso de Química;

- Eventos comemorativos voltados a área da Educação em Ciências e Educação;

- Espaço para o desenvolvimento das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID);

- Espaço para reuniões da área de Educação em Ciências e Química;

- Espaço para reuniões do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso Química Licenciatura;

- Espaço para defesas de monografia, dissertações e teses;

- Espaço de estudos dos acadêmicos de graduação e pós-graduação do CECE e do CCET.

Telefone: (45) 3279-4013

Página Eletrônica: https://www.unioeste.br/portal/campus-toledo/nucleos-toledo/necto-toledo

Coordenação NECTO: Profa. Dra. Silvia Zamberlan Costa Beber (Portaria Nº 3492/2021 - GRE; Portaria Nº 3023/2023 - GRE

Telefone: (45) 99902-8910

Endereço para atendimento presencial e correspondência:

UNIOESTE – Campus de Toledo - Andar Térreo – Bloco B2

Rua da Faculdade, nº 645 - Jardim La Salle CEP: 85903-000, Toledo – Paraná.

Dias e horários de Atendimento:

Segunda-feira a sexta-feira das 8h00 às 12h00 – serviços de secretaria

Segunda-feira a sexta-feira 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 22h00 – projetos de pesquisa e extensão, ensino, prestação de serviços diferentes serviços a comunidade interna e externa.