A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) para o ano letivo 2026 promoverá alteração na forma de ingresso aos interessados em conquistar uma vaga em um dos mais de 60 cursos de graduação distribuídos nos cinco Campi da Instituição: Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Toledo.
As vagas para o ingresso nos cursos de graduação passam a ser distribuídas nos processos seletivos da seguinte forma:
- Aprova Paraná Universidades: 20% das vagas ofertadas, utilizando a nota da Prova Paraná Mais (PPR+)
- Vestibular: processo seletivo próprio para oferta de 60% das vagas nos cursos
- SISU: 20% das vagas ofertadas, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
- Unio+: processo seletivo diversificado para ocupação de vagas remanescentes, que podem ser em série inicial, devido à ausência de candidatos nos demais processos seletivos ou em séries posteriores decorrentes de cancelamentos de matrícula, desistência ou transferência acadêmica.
DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS/COTAS
Para as séries iniciais, do total de vagas oferecidas, 50% destinam-se à ampla concorrência (Vaga AC) e 50% são reservadas para candidatos oriundos de escolas públicas (Vaga EP), das quais 10% são para candidatos autodeclarados pretos ou pardos (Vaga PP). Também são ofertadas 5% das vagas para a Pessoa com Deficiência (Vaga PCD) em todos os cursos.
APROVA PARANÁ UNIVERSIDADES x PROVA PARANÁ MAIS (PPR+)
De forma semelhante ao SISU, o Governo do Estado do Paraná criou o sistema Aprova Paraná Universidades, por meio do qual o candidato que participar da PPR+ pode se inscrever em até dois cursos das Universidades Estaduais Paranaenses. Fazendo uma relação direta com o Sisu, a PPR+ está para o Aprova assim como o Enem está para o SISU. Logo, é obrigatória a participação do candidato na edição da PPR+ que antecede o ano letivo de ingresso.
Diferente do ENEM/SISU, a participação na PPR+/Aprova é exclusiva para alunos da rede pública e não há taxa de inscrição para a rede pública paranaense.
Após a participação na PPR+, o candidato deve estar atento à publicação do resultado e à abertura das inscrições para o Aprova.
A previsão para publicação do resultado da PPR+ é início de janeiro do ano seguinte à realização prova. Na sequência, são abertas as inscrições para o Aprova, quando o candidato pode escolher até duas opções de curso, que podem ser em instituições diferentes, na mesma instituição ou câmpus.
Durante o período de inscrição do Aprova, são divulgados resultados parciais que permitem que o candidato avalie sua classificação, podendo alterar suas opções até a data/hora estabelecida em Edital.
Publicado o resultado do Aprova, se o candidato for classificado dentro do limite das vagas em qualquer uma das opções escolhidas, é obrigatória a matrícula conforme convocação realizada pela Universidade. O candidato não convocado deve registrar a opção de seu interesse em permanecer em lista de espera para continuar aguardando ser convocado, em caso de desistência daqueles que foram convocados anteriormente.