Image

Início

O bicho-da-seda é um inseto cujo casulo é utilizado na produção de fios de seda, dos quais são confeccionados diversos tipos de tecidos. Aliado a beleza e maciez, a seda é uma fibra natural, antialérgica, com brilho e que se apresenta adequada a todos os climas, pois é má condutora de calor. Assim, a seda é um produto nobre e seu preço é relativamente superior ao de outros tipos de tecidos; sendo usada na confecção de ternos, casacos, calças, jaquetas, camisas, gravatas, lingerie, meias, luvas, rendas, cortinas, revestimentos e bolsas.

A atividade agroindustrial responsável pela utilização do casulo do bicho-da-seda é designada sericicultura, sendo considerada uma das mais antigas explorações agrícolas feitas pelo homem. A cadeia produtiva da seda envolve o cultivo da amoreira (Morus sp.), a produção e o preparo dos ovos, a criação das lagartas do bicho-da-seda, Bombyx mori (Lepidoptera, Bombycidae), a industrialização dos fios de seda, a tecelagem e o comércio da seda.

O Brasil é o sexto produtor mundial de fios de seda e a sericicultura nacional apresenta relevante papel social, já que se desenvolve em pequenas propriedades rurais e se utiliza da mão de obra familiar, proporcionando aos produtores um meio de subsistência e contribuindo com sua fixação no campo. Ainda, não se pode utilizar agrotóxicos nas plantações de amoreira (alimento do inseto), caso contrário as lagartas de B. mori morrem intoxicadas. Desta forma, a sericicultura se enquadra no chamado desenvolvimento sustentável, ou seja, possibilita ganhos econômicos com baixo impacto ao meio ambiente.

Além das aplicações na indústria têxtil o bicho-da-seda também é utilizado como um organismo modelo em estudos científicos; da mesma forma que seu casulo, onde suas proteínas constituintes (fibroina e sericina) são alvos de pesquisas na área de biomateriais, biopolímeros, cosméticos, indústria de alimentos e inúmeras outras aplicações na medicina e saúde.

Somando-se aos aspectos científicos, econômicos, sociais e ambientais, verificamos que o bicho-da-seda pode também ser utilizado no ensino de zoologia, como representante do Filo Arthropoda, Classe Insecta.

O ensino é uma tarefa complexa que exige do professor a busca constante de ferramentas metodológicas adequadas e, dos inúmeros recursos educacionais disponíveis, a informática se faz cada vez mais presente, e a multimídia, em especial, tem sido uma grande aliada, uma vez que apresenta a habilidade de transferir informação através de mais de um meio, isto é, por intermédio de mais de um sentido. Esta característica pode dinamizar a compreensão de conteúdos, além de proporcionar um estímulo ao aluno. Assim, este site do bicho-da-seda se apresenta como um recurso educacional, contendo informações sobre este importante inseto, seu ciclo de vida e morfologia, buscando motivar não só o aluno, na construção de um conhecimento significativo, mas também o professor que irá aplicar este recurso em suas aulas.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.