Programação de Estudos 2024
Programa de Estudos para 2024"AS CONCEPÇÕES MARXISTAS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE DERMEVAL SAVIANI EM RELAÇÃO À TEMÁTICA DO CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES AO CURRÍCULO"
Obs.1) Segue a programação dos Grupos de Estudo da PHC – 2024 – com os links dos textos. Seguem também algumas questões orientadoras (como sugestão) para auxiliar no debate em cada encontro. Caso não consiga acessar diretamente o texto, copie o título do texto, cole na barra de pesquisa do google e acesse, ou entre em contato com a coordenação do evento pelo e-mail:
Obs. 2) Lembrem de fazer o registro/relato das principais questões e discussões ocorridas em cada encontro para lê-las no início do encontro seguinte.
OBS. 3) Para acessar os textos clique no título/tema (em vermelho) ou copie o link, cole no google de enter.
Primeiro encontro:
Reservado para organização do grupo. Reunir todos os participantes, ler a carta do coordenador, definir os dias e horários dos encontros, escolher um/a relator/a e distribuir tarefas para cada encontro, esclarecer eventuais dúvidas acerca da dinâmica e do funcionamento dos grupos.
Link: Carta do Coordenador
Obs 1. Falar como surgiu este Grupo de Estudo da PHC, o ano em que ocorreu, sua importância, seus objetivos e finalidades, além de esclarecer que, ao longo dos anos, já foi feito um percurso, em que se discutiu sobre os fundamentos, o método e os processos de institucionalização da PHC. Abordamos as questões teóricas e reuniremos diversas experiências de institucionalização no intuito de possibilitar sugestões de como se pode implementar a PHC na escola e institucionalizar no município e no seu estado.
Obs 2. Não esqueça de lembrar que todos os participantes devem fazer sua inscrição no grupo. Caso contrário não receberá certificação.
Segundo encontro:
Tema de discussão: "PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA INTRODUÇÃO"
Autor: Paulino José Orso
Link de acesso ao texto
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19235
Terceiro encontro:
Tema de discussão: "PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A SUPERAÇÃO DO PROJETO CIVILIZATÓRIO BURGUÊS". Pags. 267-289
Autores: Anselmo Alencar Colares, Elenise Pinto de Arruda e Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
Link de acesso ao texto
http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/view/881/987/9670-1
Quarto encontro:
Tema de discussão: "A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA". Pags. 20-42
Autora: Prof. Dermeval Saviani
Link de acesso ao texto
http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/view/881/987/9670-1
Quinto encontro:
Tema de Discussão: “PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ALTERNATIVA PARA A REVALORIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES” – Pags. 195-211
Autores: Jaqueline Daniela Basso e Luiz Bezerra Neto
https://www.editoranavegando.com/_files/ugd/35e7c6_fed3a35d08fa44bfaf61c7e7e0777897.pdf
Sexto encontro:
Tema de discussão: "AS CONCEPÇÕES MARXISTAS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE DERMEVAL SAVIANI EM RELAÇÃO À TEMÁTICA DO CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES AO CURRÍCULO"
Autores: Márden de Pádua Ribeiro e Teodoro Adriano Costa Zanardi
Sétimo encontro:
Tema de discussão: "FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA ENTRE HISTÓRIA E FILOSOFIA"
Autor: Matheus Bernardo Silva
Oitavo encontro:
Tema do encontro: Reservado para avaliação do conjunto dos encontros, discussão do relatório final e aprovação para encaminhar à coordenação na Unioeste, postando-o no portal do evento.
Modelo de Template para envio de Relatório para os Anais.
Quem: todos os participantes