Programação de Estudos 2024

Programa de Estudos para 2024"AS CONCEPÇÕES MARXISTAS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE DERMEVAL SAVIANI EM RELAÇÃO À TEMÁTICA DO CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES AO CURRÍCULO"


Obs.1) Segue a programação dos Grupos de Estudo da PHC – 2024 – com os links dos textos.  Seguem também algumas questões orientadoras (como sugestão) para auxiliar no debate em cada encontro. Caso não consiga acessar diretamente o texto, copie o título do texto, cole na barra de pesquisa do google e acesse, ou entre em contato com a coordenação do evento pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Obs. 2) Lembrem de fazer o registro/relato das principais questões e discussões ocorridas em cada encontro para lê-las no início do encontro seguinte.

OBS. 3) Para acessar os textos clique no título/tema (em vermelho) ou copie o link, cole no google de enter.

 

Primeiro encontro:

Reservado para organização do grupo. Reunir todos os participantes, ler a carta do coordenador, definir os dias e horários dos encontros, escolher um/a relator/a e distribuir tarefas para cada encontro, esclarecer eventuais dúvidas acerca da dinâmica e do funcionamento dos grupos.
Link: Carta do Coordenador

Obs 1. Falar como surgiu este Grupo de Estudo da PHC, o ano em que ocorreu, sua importância, seus objetivos e finalidades, além de esclarecer que, ao longo dos anos, já foi feito um percurso, em que se discutiu sobre os fundamentos, o método e os processos de institucionalização da PHC. Abordamos as questões teóricas e reuniremos diversas experiências de institucionalização no intuito de possibilitar sugestões de como se pode implementar a PHC na escola e institucionalizar no município e no seu estado.

 Obs 2. Não esqueça de lembrar que todos os participantes devem fazer sua inscrição no grupo. Caso contrário não receberá certificação.

 

Segundo encontro

Tema de discussão: "PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA INTRODUÇÃO"

Autor: Paulino José Orso

Link de acesso ao texto

 https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19235

Questões para o debate

 

Terceiro encontro

Tema de discussão: "PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A SUPERAÇÃO DO PROJETO CIVILIZATÓRIO BURGUÊS". Pags. 267-289

Autores: Anselmo Alencar Colares, Elenise Pinto de Arruda e Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

Link de acesso ao texto

http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/view/881/987/9670-1

Questões para o debate

 

Quarto encontro

Tema de discussão: "A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA". Pags. 20-42

Autora: Prof. Dermeval Saviani

Link de acesso ao texto

http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/view/881/987/9670-1

Questões para o debate

 

Quinto encontro:

Tema de Discussão: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ALTERNATIVA PARA A REVALORIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES – Pags. 195-211

Autores: Jaqueline Daniela Basso e Luiz Bezerra Neto

Link de acesso ao texto:

https://www.editoranavegando.com/_files/ugd/35e7c6_fed3a35d08fa44bfaf61c7e7e0777897.pdf

Questões para o debate

 

Sexto encontro:

Tema de discussão: "AS CONCEPÇÕES MARXISTAS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE DERMEVAL SAVIANI EM RELAÇÃO À TEMÁTICA DO CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES AO CURRÍCULO"

Autores: Márden de Pádua Ribeiro e Teodoro Adriano Costa Zanardi

Questões para o debate

 

Sétimo encontro:

Tema de discussão: "FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA ENTRE HISTÓRIA E FILOSOFIA" 

Autor: Matheus Bernardo Silva

Questões para o debate

 

Oitavo encontro

Tema do encontro: Reservado para avaliação do conjunto dos encontros, discussão do relatório final e aprovação para encaminhar à coordenação na Unioeste, postando-o no portal do evento.

Modelo de Template para envio de Relatório para os Anais.

 

Quem: todos os participantes

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.