Programas de Estudos 2023

 
Programa de Estudos para 2023

Obs.1) Seguem os links dos textos da programação dos Grupos de Estudo da PHC - 2023.  Seguem também (como sugestão) algumas questões orientadoras para auxiliar no debate de cada encontro. Caso não consiga acessar diretamente o texto, copie o título do texto, cole na barra de pesquisa do google e acesse, ou entre em contato com a coordenação do evento pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Obs. 2) Lembrem de fazer o registro/relato das principais questões e discussões ocorridas em cada encontro para lê-las no início do encontro seguinte.
OBS. 3) Para acessar os textos clique no título/tema (em vermelho)
 
Primeiro encontro:
Resrevado para organização do grupo. Reunir todos os participantes do Grupo, assistir a fala da coordenação gerral dos grupos da PHC, definir os dias e horários dos próximos encontros, escolher um relator  e distribuir tarefas para cada encontro, esclarecer eventuais dúvidas acerca da dinâmica e do funcionamento dos grupos.
 
Obs. Orientar os componentes do grupo que, em 2023, depois de, ao longo dos anos, termos discutidos sobre os fundamentos e o método da PHC, trataremos dos processos de intitucionalização da PHC. Abordamos as questões teóricas e reuniremos diversas experiênias de institucionalização no intuito de possibilitar algumas sugestões de como podem pensar em implementar em sua escola e institucionalizar em seu município.
 
Segundo encontro
Tema de discussão: "A IMPLEMENTAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: FORMAS, EXIGÊNCIAS E DESAFIOS"
Autor: Paulino José Orso
 
Terceiro encontro
Tema de discussão: "ANÁLISE DOS DIFERENTES PROCESSOS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO PARANÁ".
Autora: Sandra Tonidandel
 
Quarto encontro:
Tema de Discussão: "OS DESAFIOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ITAIPULÂNDIA – PR"
Autores: Celso Sidinei Balzan e Paulino José Orso
 
Quinto encontro:
Tema de discussão: "A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O QUE REVELA A EXPERIÊNCIA DE CASCAVEL?"
Autores: Neide da Silveira Duarte de Matos e Leonete Dalla Vecchia Mazaro
 
Sexto encontro:
Tema de discussão: "PEDAGOGIA HISTÓRICO–CRÍTICA: DESAFIOS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO" – Experiência de Limeira-SP - CAPÍTULO 9 – pags. 169-190
Autores: José Claudinei Lombardi
 
Sétimo encontro
Tema de discussão: "OS PROCESSOS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA" 
Autores: Viviane Grzechota Selzler e Paulino José Orso
 
Oitavo encontro
Tema do encontro: Momento para avaliação do conjunto dos encontros, discutir o relatório final e aprová-lo para ser encaminhado à coordenação na Unioeste, postando o mesmo no portal do evento.
Quem: todos os participantes

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.