Porque estudar a PHC

A Pedagogia Histórico-Crítica foi idealizada inicialmente pelo Prof. Dermeval Saviani no final da década de 1970, em 1979, no contexto da ditadura civil-militar, opondo-se às pedagogias não-críticas e crítico-reprodutivistas. Recebe seu nome definitivo em 1984. Inicialmente, tratava-se de uma produção praticamente individual. Depois, dissemina-se e assume um caráter cada vez mais coletivo. Na atualidade, PHC e história da educação brasileira praticamente se confundem, de tal modo que não se pode explicar uma sem considerar a outra.

Ao longo de seus 44 anos, ela tem acumulado reflexões e produções; organizado seminários e jornadas; realizado diversas tentativas de institucionalização e se transformado numa relevante trincheira de luta em defesa do conhecimento, da ciência, da educação pública, laica, gratuita e universal; de combate contra o desmantelamento do sistema público de ensino; contra as posições retrógradas e conservadoras, enfim, tem se transformado num instrumento de resistência contra  as privatizações e de luta em defesa dos interesses da classe trabalhadora.

A importância de estudar a PHC deve-se ao fato de ser uma das principaias Teorias Pedagógicas existentes na atualidade no Brasil e, quem sabe, no mundo. Trata-se de uma pedagogia contra hegemônica, comprometida com a classe trabalhadora, que objetiva a construção de uma nova educação para outra sociedade. Daí a necessidade de estudarmos, nos organizarmos, compreendermos seus pressupostos, seus fundamentos, sua teoria e realizar uma prática / ação pedagógica adequada a ela. Afinal, não há prática consequente sem conhecimento apropriado. Por isso, nos alerta Gramsci: "Instruí-vos, porque precisamos da vossa inteligência. Agitai-vos, porque precisamos do vosso entusiasmo. Organizai-vos, porque carecemos de toda a vossa força"

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