Pesquisa

Projeto: Práticas de ensino, tecnologias e docência: articulações formativas [e inclusivas] na Educação [Matemática]
Coordenadora: Profa. Dra. Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus  
Período de execução: 2023 - atual
Resumo:  Este projeto de pesquisa, como um projeto matriz, objetiva suporte teórico e organicidade a outros projetos relacionados a monografia, iniciação científica, mestrado, dentre outros, que sejam orientadores pelos pesquisadores responsáveis. O projeto está articulado com ações investigativas orientadas pelos eixos temáticos Matemática e Educação Matemática, Educação, Diversidade e Inclusão, Tecnologia e Ensino e Educação Popular, e busca investigar acerca das temáticas práticas de ensino e formação docente, com ou sem o uso de tecnologias digitais, num olhar reflexivo, sempre que possível, para a Inclusão. Além disso, se propõe a contribuir e fortalecer com os estudos dos seguintes grupos de pesquisas: Matemática e EducaçãoMatemática (Unioeste - campus de Foz do Iguaçu); Educação, Diversidade e Inclusão no Contexto de Fronteira (Unioeste - campus de Foz do Iguaçu); Tecnologia, Inovação e Ensino (GTIE) (Unioeste - campus de Cascavel) e Educação Popular na Universidade (GRUPEPU) (Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS); e, compreender, debater, pensar, elaborar estratégias de ensino e práticas com reflexões e propostas lançando mão de políticas públicas e diretrizes educacionais voltadas ao aperfeiçoamento profissional de professores (temas: Formação de professores, Professores que ensinam a Matemática, Processos de ensino e aprendizagem, Inclusão, Diversidade e Tecnologias). Dada a característica abrangente do projeto, a metodologia de pesquisa não é fechada para que os pesquisadores possam desenvolver seus trabalhos com diferentes abordagens. No caso, a coleta/produção e análise dos dados poderão ser executados por levantamento de dados a partir de revisões de literatura e documentais, análise de conteúdos e depoimentos, e projetos de extensão articulados com diferentes instituições de ensino público, como municipais e estaduais. Período de vigência: 2023-2026. CEP-CAAE: 73750223.0.0000.0107.

Projeto: Formação e/em Práticas com Pensamento Computacional e Tecnologias Digitais para Professores que Ensinam Matemática
Coordenador: Prof. Dr. Clodis Boscarioli 
Período de execução: 2022 - atual
Resumo: Neste projeto de pesquisa iniciado em 2022, com financiamento, por dois anos, pela Fundação Araucária aprovado no Programa Pesquisa Básica e Aplicada, Convênio nº 166/2022, objetivamos refletir e propor formação docentes em práticas pedagógicas com pensamento computacional e tecnologias digitais para professores que ensinam matemática na Educação Básica, à luz das competências prescritas na BNCC, além do desenvolvimento colaborativo e disponibilização de artefatos, como objetos de aprendizagem, a serem disponibilizados para auxiliar os professores no desenvolvimento de estratégias de ensino inovativas.

Projeto: Tecnologias, Inovação, Gestão e Sociedade: Olhares e Perspectivas
Coordenador: Prof. Dr. Clodis Boscarioli  
Período de execução: 2017 - atual
Resumo: Com início em 2017, este projeto de pesquisa interdisciplinar agrega pesquisas acerca de tecnologias digitais diversas e suas aplicações na gestão e em processos de inovação, bem como investiga impactos diversos na sociedade, seja pela disrupção provocada, seja pela mudança de cultura e comportamentos diversos provocados pela interação com esses artefatos digitais, envolvendo também aspectos de interação e uso consciente das tecnologias digitais. 

Projeto: Pesquisas e Práticas em Formação [Continuada] de Professores em Tecnologias Educacionais
Coordenador: Prof. Dr. Clodis Boscarioli 
Período de execução: 2016 - atual
Resumo: Iniciado em 2016, este projeto abarca um pluralismo teórico e metodológico, que tem por objetivo investigar metodologias de ensino e práticas pedagógicas com o uso de recursos didáticos concretos e das TDIC em contextos formativos de professores, se propondo a contribuir com o estudo, elaboração criação de estratégias de ensino, e também com reflexões e propostas sobre políticas públicas e diretrizes educacionais voltadas ao desenvolvimento profissional de professores com o enfoque nas tecnologias educacionais. Para a coleta e análise dos dados, sob a execução de projetos de extensão, a pesquisa tem seu desenvolvimento em olhares sobre a literatura e sobre documentos governamentais internacionais, bem como na relação com diferentes instituições de ensino público, municipal e estadual, em diferentes cidades, como Foz do Iguaçu-PR, Cascavel-PR, Toledo-PR, Videira-SC.

Projeto: Tecnologias Digitais e Metodologias Inovativas em Processos de Ensino e Aprendizagem
Coordenador: Prof. Dr. Clodis Boscarioli 
Período de execução: 2016 - atual
Resumo: Pesquisa iniciada em 2016, que objetiva investigar metodologias inovativas, com ênfase nas relacionadas às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas em sala de aula, com interesse, não apenas mas com ênfase, no ensino de Matemática. Diante disso, o projeto tem atuado no emprego de tecnologias digitais diversas como Jogos Digitais, Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem, Pensamento Computacional e Simulação Realística de Alta Fidelidade, aplicadas em práticas pedagógicas nas diferentes modalidades de ensino.
 
 
 
 
Projeto: Inclusão, Tecnologias e o Ensino de Surdos
Coordenador: Prof. Dr. Clodis Boscarioli 
Período de execução: 2016 - 2023
Resumo: Este projeto, iniciado em 2015, volta-se ao ensino de surdos, tanto pelo olhar da inclusão em salas regulares, quanto em escolas bilingues de Foz do Iguaçu e Toledo, ou no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) de Cascavel investigando suas práticas, bem como a inserção de tecnologias, digitais ou não, nesse contexto. 
 

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