Extensão

Projeto: Criatividade em Matemática a partir de Problemas Abertos – Ano 2024
Equipe: Clodis Boscarioli, Hênio Delfino Ferreira de Oliveira e Rodolfo Eduardo Vertuan.
Período de execução: 15/04/2024 a 15/06/2025.
Público-alvo: Professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental, Ano Finais.
Carga horária: 56 horas
Resumo: A criatividade é um conceito complexo e multifacetado, e sua interpretação varia dependendo do contexto em que é abordada. Dito isso, e com foco no ensino de matemática, ofertar uma formação considerando esses desafios está diretamente alinhada às reflexões de Paulo Freire, quando fez críticas ao chamado ensino "bancário", argumentando que esse método distorce e restringe a capacidade criativa tanto de estudantes quanto de educadores (Freire, 1996). De acordo com as descobertas de Chamberlin et al. (2023), quando os educadores se comprometem de forma intencional a promover a criatividade no ensino da Matemática, as chances de desenvolver essa competência nos estudantes aumentam consideravelmente. Isso geralmente implica se afastar dos métodos tradicionais de ensino e adotar abordagens mais criativas. Portanto, fomentar a formação sobre, com e para a criatividade com professores que ensinam matemática é o objetivo, e a proposta é que seja de maneira online, com momentos síncronos e assíncronos, via plataforma Moodle, abrangendo as seguintes unidades temáticas: Teorias da Criatividade, Criatividade em Matemática, Pensamento divergente e convergente, Problemas abertos de Matemática, Escolas criativas, O ensinar criativamente e o ensinar para a criatividade, Avaliação da criatividade em Matemática e A criatividade do professor que ensina matemática. A formação será ofertada exclusivamente para docentes atuantes na Educação Básica, já que a formação está composta por práticas iniciais, guiadas e autônomas, a segunda ocorrendo em seus planejamentos pedagógicos. A Duração total da formação é de 8 meses, sendo os dois primeiros de estudos teóricos e práticas guiadas e os outros 4 meses, de implementação em sala de aula e reflexões com os pares. Espera-se que a formação instrumentalize os docentes para práticas com e para a criatividade em matemática e que seja possível dimensionar essas mudanças a partir das atividades realizadas ao longo da formação.
 
 
 
 
Projeto: Educação Especial em Formação – Ano 2023
Equipe: Clodis Boscarioli, Hênio Delfino de Oliveira, Cleusa Kruger Theisges, Rosiene Queres de Aguiar Soares, Luciana Valquíria Gebert Nascimento, Luiz Henrique Bezerra Bonadiman, Elizane Cordeiro Severino da Rocha, Simone Aparecida Ribeiro Spinelli, Ana Paula Coelho Magalhães e Marilene Toledo de Almeida
Período de execução: 13/03/2023 a 30/11/2023
Público-alvo: Tutores de Informática, Professores de Apoio Pedagógico, Professores de Salas de Recursos Multifuncionais, Coordenadores das escolas e professores regentes que tem aluno incluso em sua sala de aula pertencentes à Rede Municipal de Ensino de Cascavel, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Cascavel.
Carga horária: 80 horas
Resumo: Este curso, a distância e ofertado no ambiente Moodle em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cascavel, tem por objetivo propiciar um espaço de estudo e reflexão docente em relação à Educação Especial no município de Cascavel, de forma ampla, abrangendo todos os agentes que atuam com alunos com deficiências e necessidades educacionais específicas. O foco está em legislações afetas à Educação Especial na Educação Básica, bem como em discutir, ações, práticas, materiais manipulativos e tecnologias digitais que auxiliem nos processos de ensino e aprendizagem desse público. O curso é dividido em módulos, sendo que o primeiro, denominado geral, deverá ser cursado por todos os agentes escolares compreendidos como público-alvo da formação. A seguir, serão ofertados módulos específicos (trilhas), a serem cursados pelos participantes de acordo com sua função. Esperamos criar um ambiente formativo que permita ampliação de saberes e reflexividade a respeito da Educação Especial, contribuindo com a Educação Especial no município de Cascavel, colaborando com a inclusão em ambiente escolar.

Projeto: Formação em Tecnologias Digitais para Professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental
Equipe: Clodis Boscarioli, Priscila Gleden Novaes da Silva e Rodolfo Eduardo Vertuan
Período de execução: 10 /02/2022 a 30/08/2022
Público-alvo: Professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município de Foz do Iguaçu - PR.
Carga horária: 42 horas
Resumo: Alinhados à perspectiva de um processo de formação construído por um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas pedagógicas, e que leve em conta os saberes dos professores e as realidades específicas de seu trabalho cotidiano, este curso teve por objetivo propiciar um espaço de estudo e reflexão docente em relação à utilização de tecnologias digitais no ensino de matemática, a partir dos encontros de formação continuada. O foco do trabalho foi o estudo, criação, implementação e análise de atividades matemáticas mediadas por tecnologias digitais, considerando o ensino de Matemática no Ensino Fundamental. Durante o curso, que foi dividido em 3 etapas, os professores tiveram a oportunidade de estudar tecnologias digitais escolhidas por eles mesmos, criar propostas pensando em seus alunos e no currículo, e então, aplicá-las com eles, estabelecendo, dessa forma, uma relação entre a teoria e a prática. Ao final, retornaram ao grupo para compartilhar suas reflexões e impressões acerca da intervenção. Esperamos com isso ter contribuído com a formação desses professores, por meio da criação de um ambiente formativo baseado na escuta, reflexividade e possibilidade de vivenciar a criatividade e a autoria. Em especial, almejamos ter contribuído com a reflexão a respeito de como um ambiente colaborativo pode auxiliar na formação para o uso das tecnologias digitais na sala de aula de Matemática.

Projeto: Elaboração de Recursos Didáticos Concretos para a Alfabetização Matemática Inclusiva
Equipe:
Clodis Boscarioli e Davi Cézar da Silva
Período de execução: 05/02/2020 a 28/02/2022
Público-alvo: Professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município de Videira - SC.
Carga horária: 40 horas
Resumo: Este curso de extensão está articulado a uma pesquisa de doutorado no PPGECEM/Unioeste, e tem por objetivo possibilitar, como formação continuada, que os professores da Rede Municipal de Educação da Cidade de Videira – SC tenham autonomia no que se refere ao planejamento de novas construções de recursos didáticos concretos que auxiliem a inclusão nas aulas de Matemática, de acordo com necessidades específicas identificadas. Os recursos didáticos serão desenvolvidos e aplicados segundo as etapas da metodologia de Lesson Study. Espera-se contribuir na formação de professores interessados em aperfeiçoamento profissional, e que a atividade reforce a relação entre ensino, pesquisa e extensão.

Projeto: Pensamento Computacional em atividades de gramática de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental II
Equipe:
Clodis Boscarioli e Thais Mazotti Lins
Período de execução: 06/04/2021 a 08/06/2021
Público-alvo: Professores de inglês do Ensino Fundamental II do município de Foz do Iguaçu - PR.
Carga horária: 30 horas
Resumo: Este curso de extensão, uma ação ligada a uma pesquisa de mestrado no PPGEn/Unioeste, além de apresentar o Pensamento Computacional (PC), objetivou explicitar as compreensões acerca dos possíveis reflexos positivos do trabalho com o PC por meio de atividades de gramática no ensino da Língua Inglesa. Durante o curso os professores tiveram a oportunidade de analisar atividades propostas, planejar e aplicar atividades enriquecidas com os conceitos de PC, estabelecendo uma relação entre a teoria e a prática, voltando sempre ao grupo para compartilhar suas reflexões e impressões sobre a experiência vivida. Esperamos ter auxiliado os professores a construírem um ambiente educacional que priorize a independência, o engajamento e colabore para que os alunos vençam as barreiras que podem surgir na aquisição desse idioma.

Projeto: Formação Continuada em Multiletramentos Digitais para Professores do Ensino Fundamental 
Equipe:
Clodis Boscarioli e Michelle Bedin
Período de execução: 01/03/2020 a 29/01/2021
Público-alvo: Professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município de Toledo - PR.
Carga horária: 30 horas
Resumo: As tecnologias digitais criam possibilidades de comunicação e oportunizam novas relações com as informações. A pluralidade de recursos semióticos presentes nos textos exige conhecimentos diversos e requer um trabalho com práticas e procedimentos específicos em sala de aula. Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular, que endossa essa importância, é necessário criar contextos de formação continuada de professores que possibilitem a análise e a reflexão das práticas pedagógicas. Este projeto de extensão, uma ação ligada a uma pesquisa de mestrado no PPGEn/Unioeste, propôs um programa de formação sobre Multiletramentos Digitais para professores atuantes do Ensino Fundamental I da rede pública do município de Toledo - PR, com vistas à reflexão e criação de práticas pedagógicas sobre multiletramentos e tecnologias digitais. 

Projeto: Prática de ensino de matemática para docentes bilíngues de surdos
Equipe: Clodis Boscarioli e Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus
Período de execução: 03/03/2020 a 10/11/2020
Público-alvo: Professores bilíngues de surdos de Foz do Iguaçu e Medianeira - PR.
Carga horária total: 30 horas
Resumo: O objetivo deste curso, articulado a uma pesquisa de doutorado no PPGECEM/Unioeste, foi prover uma formação aos professores que lecionam a Matemática nas escolas bilíngues para surdos nas cidades de Foz do Iguaçu e Medianeira - PR, sob o uso do Scratch, que tem se apresentado como recurso tecnológico na apropriação e elaboração de conhecimentos escolares. Além disso, a partir desse processo de formação, avaliou-se as práticas docentes no contexto educacional bilíngue para surdos e as relações que podem ser estabelecidas. Esperamos, com isto, ter contribuído à formação docente em relação ao uso de tecnologias digitais no ensino da Matemática para a educação escolar dos surdos.

Projeto: Formação em Tecnologias Digitais para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Equipe: Clodis Boscarioli, Eliane Nascimento Pereira, Renata Camacho Bezerra, Joane Vilela Pinto, Thais Basem Mendes Correa Bastos e Etiene Caroline Farias de Mello
Período de execução: 01/10/2019 a 20/12/2019
Público-alvo: Professores que atuam com Informática Educativa na Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu - PR.
Carga horária: 30 horas
Resumo: O propósito deste curso de extensão, relacionado a uma pesquisa de mestrado no PPGEn/Unioeste, é colaborar com as necessidades e interesses formativos dos professores que atuam com informática educativa na rede municipal. O objetivo geral foi oferecer aos professores participantes conhecimentos sobre os pressupostos de literacia digital, para favorecer e potencializar a qualificação docente, promovendo oportunidades formativas, socialização e compartilhamento de saberes, a partir de uma proposta de formação para ampliar a leitura acerca de possibilidades formativas que abarquem habilidades em literacia digital.

Projeto: Formação de Professores de Língua Inglesa: Estudos em Tradução
Equipe:
Clodis Boscarioli e João Lucas Cavalheiro Camargo
Período de Execução: 01/06/2019 a 25/10/2019
Público-alvo: Professores da Educação Básica (Ensino Fundamental II e Médio) do município de Foz do Iguaçu e comunidade interessada.
Carga horária: 32 horas
Resumo: A Tradução é uma atividade em crescente demanda e expansão, carecendo de formação específica, continuada. Para tal, uma maneira de acompanhar essa expansão se dá por meio da pesquisa e prática em formação de tradutores. Com professores de Língua Inglesa como público-alvo, o objetivo desta proposta de curso, parte de uma pesquisa de mestrado em PPGEn/Unioeste, foi propiciar um espaço de formação técnica em Estudos da Tradução em duas modalidades: presencial (ofertado na cidade de Foz do Iguaçu) e a distância (via Moodle), tendo o professor participante optado por uma das duas opções. Os seguintes conteúdos foram abordados: A História dos Estudos da Tradução, O Processo Tradutório, Teorias da Tradução e Técnicas de Tradução.
 
 

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