Museus e Coleções

A organização das coleções institucionais fornece maior visibilidade ao trabalho prestado pelas mesmas no Brasil há décadas.

O pesquisador/curador deverá elaborar o regimento interno de uso da sua coleção seja ela de caráter microbiológico, zoológico ou botânico.

Em adição o pesquisador/curador responsável deverá elaborar e aprovar institucionalmente a resolução que normatize o uso e acesso dos espécimes vinculados a sua coleção.

A coleção deverá estar registrada em diferentes plataformas:

1-    Sisgen: Sistema Nacional de Gestão do patrimônio genético e do conhecimento tradicional associado ().

2-    SisBBr-Sistema de Informação sobre Biodiversidade Brasileira  (https://www.sibbr.gov.br/)

O Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) é uma plataforma online que integra dados e informações sobre a biodiversidade e os ecossistemas de diferentes fontes, tornando-os acessíveis para usos diversos.

3-    Rede Paranaense de Coleções Biológica - Taxonline (https://www.taxonline.bio.br/coleções

As coleções biológicas do Estado do Paraná são reconhecidas nacional e internacionalmente por sua qualidade que reflete diretamente a capacidade científica dos pesquisadores a elas associados. A rede compreende coleções (botânicas, microbiológicas e zoológicas) de 15 instituições das instâncias municipal, estadual, federal e privada. Muitas das coleções são históricas, tendo sido iniciadas no início do século passado juntamente com programas de pós-graduação que permanecem até hoje, muitos deles de excelência em taxonomia biológica.

 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.