Convênios e Projetos

 
        Uma das principais ações desenvolvidas pelo CEPEDAL nos últimos dez anos tem sido a celebração de termos de convênio entre a Unioeste, Campus Marechal Cândido Rondon, e instituições públicas municipais e estaduais, bem como junto a instituições de natureza privada, no sentido de articular pesquisa, inovação e processos formativos e de promover a democratização de acesso a documentações e conhecimentos de diversa natureza. 
                                                                          
 
 
Convênio - Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon
 
          Por meio de convênio celebrado entre a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon e o campus da UNIOESTE de Marechal Cândido Rondon, foi executado em 2015 o projeto “Diagnóstico da Sociedade Civil Organizada do Município de Marechal Cândido Rondon-PR”. Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, o projeto envolveu docentes e bolsistas de extensão com o objetivo de realizar pesquisas, catalogação e organização de um livro-catálogo descritivo das entidades que conformam a sociedade civil organizada do município. Os resultados foram registrados no livro “Catálogo da Sociedade Civil Organizada de Marechal Cândido Rondon”, publicado em 2016.

                                                         COLAGEM_MARECHAL_CATALOGO.jpg

                                                                                   Sumário e Capa do livro "Catálogo da Sociedade Civil Organizada de Marechal Cândido Rondon" 

 

 Convênio - Prefeitura Municipal de Cascavel (Museu da Imagem e do Som)

Assinado em 2009, o Termo de Convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal de Cascavel e a UNIOESTE é o mais duradouro dentre aqueles realizado junto ao CEPEDAL. Nestes quase 15 anos, tem-se desenvolvido um conjunto de atividades técnicas, tecnológicas, científicas e institucionais reunidas em um projeto de extensão intitulado “Ações para a Higienização, Catalogação e Digitalização do Acervo do Museu da Imagem e Som de Cascavel – MIS”. 

Essas ações envolvem um trabalho cuidadoso, eficiente e produtivo da equipe (docentes, estagiários e bolsistas de extensão) com documentações históricas do MIS, com destaque para o acervo fotográfico (50 mil fotografias). 

Em agosto de 2019 foi firmado um novo Convênio, agora entre a UNIOESTE - Campus de Marechal Cândido Rondon - e o Município de Cascavel, celebrado em 2020, tendo por objeto a continuidade e finalização do processo de digitalização dos materiais fotográficas, bem como sua ampliação a documentos fílmicos e revistas.

                                                 COLAGEM_LE_BRU_E_SAMUEL.jpg

                                                              Bolsistas Bruna e Samuel e estagiária Letícia trabalhando no laboratório a partir do convenio com o Museu da Imagem e do Som de Cascavel.

 

Convênio - Prefeitura Municipal de Toledo (Museu Histórico Willy Barth)

Em 16 de dezembro de 2021, em Toledo, foi assinado o Convênio de Cooperação Técnico-Científico e Cultural envolvendo a UNIOESTE – Campus Marechal Cândido Rondon e a Prefeitura Municipal de Toledo. Constitui objeto principal deste Convênio o planejamento e a execução de ações voltadas à higienização, catalogação e digitalização de documentos históricos pertencentes ao Museu “Willy Barth”. Para tanto, o Convênio contempla a seleção e contratação de estagiários e a cedência de computador, scanner de alta resolução e HDs externos. 

Trata-se de um rico acervo constituído de fotografias, jornais, títulos eleitorais, dentre outros, que serão convertidos em formato digital para serem disponibilizados em futuro site do Museu e acessados por qualquer cidadão através de computador, celular ou tablet. 

Iniciado oficialmente em abril de 2023, o convênio conta com uma equipe formada por docentes e dois estagiários que seguem em trabalho de higienização e primeira catalogação de parte da coleção de fotografias. 

                                                                                                                                                 WhatsApp_Image_2023-04-19_at_14.24.33_1.jpeg

                                                                                                     Estagiário Renato Severino trabalhando no laboratório a partir do convênio com o Museu Histórico Willy Bath.

 

Convênio - Fundação Araucária

Celebrado entre a Fundação Araucária e a UNIOESTE - Campus de Marechal Cândido Rondon, tendo por ente mediador a Fundação Universitária do Campus (FUNDECAMP) através do Termo de Colaboração 007/2021. 

O Termo contempla etapas de planejamento e execução do Projeto de Inexigibilidade (PI 13/2020 - FA) intitulado “Preservação documental e da memória do fomento à pesquisa da Fundação Araucária: higienização, catalogação e digitalização e produção de dados sobre o acervo (2000-2020)”, bem como a seleção e contratação de bolsistas e a aquisição de materiais de consumo, equipamentos tecnológicos (computador, scanner) e mídias (HDs externos).   

Trata-se de expressiva “memória documental” relacionada à posição fundamental assumida pela Fundação Araucária no investimento em pesquisa científica em diversas áreas do saber e no desenvolvimento estruturante da Ciência e da Inovação Tecnológica no Estado do Paraná. 

A equipe do projeto – composta por docentes, bolsistas técnicos e bolsistas de extensão – tem trabalhado articuladamente com os procedimentos de higienização, digitalização e catalogação, de modo a garantir o cuidado no tratamento da massa documental e a eficiência em sua catalogação e conversão digital. Prevê também a entrega de um produto final, como, por exemplo, um guia catalográfico digital.

JOAO_E_ANDRE.jpg

                                                                           Bolsistas André, João Vitor e João Pedro trabalhando no laboratório a partir do convênio com a Fundação Araucária.

 

Convênio - Rádio Difusora (Marechal C. Rondon)

Termo de convênio celebrado entre a Unioeste, Campus MCR, e a empresa Rádio Difusora de Marechal Cândido Rondon em 2016. Trata-se de convênio que prevê ações de higienização e digitalização do acervo da rádio intitulado “Frente Ampla de Notícias”. Sofreu um período de paralisação das atividades em 2020 em função da pandemia de COVID-19 e por problemas temporários de infraestrutura tecnológica, mas, desde agosto de 2022 foi retomado com a troca e manutenção de peças de maquinário e, principalmente, com a aquisição de scanners planetários portáteis de alta resolução, qualidade e eficiência.  

Existente no formato de grandes cadernos em capa dura, o valioso e instigante acervo da Rádio Difusora recobre um período histórico que se estende de 1966 (ano de sua criação) até 2016 (quando a empresa deixou de produzir os cadernos, aderindo a era digital). Seu conteúdo é de evidente importância histórica, posto que diz respeito a atividades e notícias divulgadas pela rádio. Trata-se de rico material de pesquisa histórica e de estudos sobre memória e mídia na localidade. 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.