Medicina Ocupacional
Finalidades e Competências
A Medicina Ocupacional, também conhecida como Medicina do Trabalho, é uma especialidade médica focada na saúde e bem-estar dos trabalhadores, no ambiente de trabalho. Seu objetivo principal é prevenir doenças e lesões relacionadas ao trabalho, promovendo um ambiente laboral seguro e saudável, além de cuidar da saúde física e mental dos servidores lotados na Reitoria e nos Campi (Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Toledo) e HUOP.
Serviços Oferecidos
a) Elaboração e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), conforme determina a NR 7.
b) Realização de exame médico ocupacional.
c) Identificação, encaminhamento dos trabalhadores que necessitem de atenção especializada.
d) Realização campanhas que visem a prevenção de doenças.
e) Avaliação dos riscos ocupacionais.
O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos seguintes exames médicos:
a) Admissional: deverá ser realizado antes que o servidor assuma suas atividades na UNIOESTE (admitidos por concurso público e/ou processo seletivo simplificado).
b) Periódico: diagnosticar precocemente alterações da saúde relacionadas ou não com o trabalho, mesmo que ainda subclínicas, desencadeando as medidas clínicas, de controle ambiental e epidemiológico necessárias. Determinados grupos poderão ter suas avaliações realizadas a intervalos mais curtos, a critério do médico – responsável pelo PCMSO, sempre que as exposições a agentes ambientais causadores de doenças e a fatores ante ergonômicos o justificar.
c) Retorno ao Trabalho: avaliar se após o evento mórbido que o acometeu, o empregado ainda continua apto a realizar sem prejuízo para sua saúde e segurança a mesma atividade laboral. Complementarmente busca identificar se fatores ocupacionais contribuíram para o surgimento da doença que gerou o afastamento. Será realizado sempre que ocorrer 30 dias ou mais de afastamento por motivo de saúde (doença ocupacional acidentes); deve ser realizado no primeiro dia de retorno à empresa.
d) Mudança de Risco Ocupacional: avaliar as condições de saúde do trabalhador, visando identificar desvios que possam ser agravados pelo exercício das novas tarefas, pelos agentes presentes no novo posto de trabalho, ou ainda que venha determinar maior risco de sofrer acidentes ou adquirir doenças ocupacionais; orientar o candidato e a empresa quanto a ser recomendável (apto) ou não recomendável (inapto) à mudança proposta.
e) Demissional: avaliar se o empregado está apto a realizar sua atividade laboral, sem prejuízo para sua saúde e segurança e se há patologia não ocupacional que necessite de tratamento médico antes da demissão.
Contato e Horário de Funcionamento
Horário de Atendimento: 07h00 às 17h00 de segunda-feira a sexta-feira;
Telofone: (45) 3321-4715 ou (45) 3321-4717
WhatsApp: (45) 3321-5461
Acessos: 150