Programa Geral de Estudos 2018

Programa de Estudos para 2018

Obs.
Nos links abaixo você pode acessar diretamente os textos de cada encontro. Caso não consiga fazê-lo diretamente, copie o título do texto, cole na barra de pesquisa do google e acesse.

1º Encontro:
Fazer apresentação do grupo, apresentar e discutir os objetivos e finalidades do grupo, lembrar da dinâmica de funcionamento dos grupos. Definir o coordenador e o relator do grupo, bem como o(s) membro(s) do grupo responsável por fazer a apresentação de cada capítulo/conteúdo a ser estudado ao longo dos encontros. Discussão do capítulo 1º do livro “Escola e Democracia” – “As teorias da educação e o problema da marginalidade”.
Acesse aqui os textos dos 4 primeiros encontros:

Escola e Democracia - Dermeval Saviani

2º Encontro: Discussão do capítulo 2º do livro “Escola e Democracia” – “Escola e Democracia I – A teoria da curvatura da vara”.

3º Encontro: Discussão do capítulo 3º do livro “Escola e Democracia” – “Escola e Democracia II – Para além da teoria da curvatura da vara”.

4º Encontro: Discussão do Capítulo 4º do livro "Escola e Democracia" - "Onze teses sobre educação e política".

5º Encontro: Discussão do texto: “A Pedagogia Histórico-Crítica no bojo das teoria educacionais”. (Elisângela Zarpelon Aksenen)

6º Encontro: Discussão do texto: “Pedagogia Histórico-Crítica e a formação da individualidade para si”. (Newton Duarte)

7º Encontro: Discussão do texto: "Pedagogia Histórico-Crítica e a defesa do saber objetivo como centro do currículo escolar". (Paulino José Orso; Julia Malanchen)

8º Discussão e aprovação coletiva do relatório final.
Obs: Depois de realizar os primeiros 7 encontros, reservar o 8º para fazer uma síntese das discussões e questões mais relevantes discutidas no grupo, elaborar um relatório que deve ser lido, discutido e aprovado pelo grupo. Na sequência, no período determinado, encaminhar pelo site como envio de trabalho para compor os Anais.