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Campus de Toledo - Cursos

Curso Carga Horária Total (horas) Tipo de Formação Turno Duração Informações sobre o curso
Pró-Reitoria Saiba mais
Ciências Econômicas 2728 Bacharelado Noturno 4 anos
Ciências Sociais 3300 Licenciatura Noturno 4 anos
Engenharia Química 4485 Bacharelado Integral 5 anos
Filosofia 3200 Licenciatura Matutino 4 anos
Filosofia 3200 Licenciatura Noturno 4 anos
Psicologia - Ênfase em Psicologia e Processos Clínicos e de Atenção à Saúde 4000 Bacharelado Matutino 5 anos
Psicologia - Ênfase em Psicologia e Processos Psicossociais 4000 Bacharelado Matutino 5 anos
Química 2615 Bacharelado Matutino 3 anos
Química 3201 Licenciatura Noturno 4 anos
Secretariado Executivo Trilíngue 3048 Bacharelado Noturno 4 anos
Serviço Social 3262 Bacharelado Noturno 4 anos
Superior de Tecnologia em Aquicultura 2244 Tecnológico Noturno 3 anos

Psicologia - Ênfase em Psicologia e Processos Psicossociais

Campus: Campus de Toledo Centro: Centro de Ciências Humanas e Sociais Turno: Matutino Duração Mínima: 5 anos Duração Máxima: 9 anos Formação: Bacharel em Psicologia Tipo de Formação: Bacharelado Habilitação/Ênfase: Oferta: presencial
O Curso
Para a matrícula no 4º ano do curso, o acadêmico deverá optar por uma das Ênfase oferecidas sendo: - Ênfase em Psicologia e Processos Clínicos e de Atenção à Saúde ou - Ênfase em Psicologia e Processos Psicossociais. Após conclusão de uma das ênfases, poderá o acadêmico reingressar como portador de diploma de graduação para concluir a ênfase diferente da sua formação, cumprindo os requisitos/disciplinas específicas e estágios supervisionados correspondentes. Maiores informações em: Direção do Centro de Ciências Humanas e Sociais 45 3379 7054
Perfil do Profissional Bacharel em Psicologia. As competências necessárias para a formação do bacharel psicólogo serão desenvolvidas por meio de um núcleo comum e duas ênfases curriculares. As disciplinas do núcleo comum estabelecem uma base homogênea para a formação e uma capacitação básica para lidar com os conteúdos da Psicologia, enquanto campo de conhecimento e de atuação. Desenvolvem as competências para o desempenho e atuação profissional requeridas do formado em Psicologia. Para isso, visam assegurar ao profissional Psicólogo o domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida. De acordo com as Diretrizes Curriculares para o Curso de Psicologia (2011), Parecer (2019), o que se espera do formado é que esteja capacitado para: I – analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; II – analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; III – identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo; IV – identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa; V – escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência; VI – avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; VII – realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações; VIII – coordenar e manejar processos grupais, considerando as Bacharel em Psicologia. As competências necessárias para a formação do bacharel psicólogo serão desenvolvidas por meio de um núcleo comum e duas ênfases curriculares. As disciplinas do núcleo comum estabelecem uma base homogênea para a formação e uma capacitação básica para lidar com os conteúdos da Psicologia, enquanto campo de conhecimento e de atuação. Visam assegurar ao profissional Psicólogo o domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida. As ênfases do Curso de Psicologia proposto foram definidas considerando as demandas profissionais do Psicólogo na atualidade e as características da instituição e da região em que se situa, a fim de possibilitar ao acadêmico a possibilidade de escolha, de acordo com o previsto na DCN do curso. As ênfases ofertadas são: Ênfase em Psicologia e Processos Clínicos e de Atenção à Saúde Esta ênfase tem como objetivo oferecer instrumental profissional para intervenções de caráter diagnóstico, terapêutico e preventivo tanto individual quanto em grupos. A atuação profissional terá como base os processos interativos entre o indivíduo (desenvolvimento cognitivo e da personalidade) e o grupo (desenvolvimento social e comunitário), em diferentes contextos (famílias, instituições, ecossistemas). Para tanto, fundamenta-se no embasamento teórico e prático que permitam uma atuação geral do psicólogo em diferentes esferas, entre elas: a clínica infantil, adolescentes e adultos, atendimento em consultórios, ambulatórios, redes de reabilitação e afins. Ao final da formação, o aluno estará apto para avaliar, prevenir e intervir em diferentes contextos, conforme as especificidades dos diferentes grupos etários nos aspectos clínicos e de saúde. Neste processo de formação, sempre serão respeitadas a autonomia do professor na definição das abordagens e as escolhas dos discentes em relação aos grupos de atuação, quando for o caso. Ênfase em Psicologia e Processos Psicossociais Esta ênfase se concentra no desenvolvimento das competências referentes aos processos psicossociais, com a intenção de compreender e explicar a maneira pela qual os pensamentos, sentimentos e comportamentos dos indivíduos são influenciados pela presença dos demais. Ao dar ênfase aos processos psicossociais, portanto, de natureza coletiva, ela busca dar uma formação ao profissional de modo a torná-lo apto para atuar no âmbito da psicologia social, grupal, institucional e comunitária. Sempre serão respeitadas, ao longo do processo de formação, a autonomia do professor na definição das abordagens e as escolhas dos discentes em relação aos grupos de atuação, quando for o caso. Campo de Atuação O campo de atuação do Psicólogo encontra-se amplamente potencializado na atualidade. Existem inúmeras demandas novas e ou renovadas a serem tratadas pelo profissional de psicologia em diferentes instâncias, desde os grupos terapêuticos, as clínicas e instituições sociais ou do mundo do trabalho, até as distintas categorias em que o metier da psicologia tem competência para atuar. Isso significa que o profissional Psicólogo é e será cada vez mais indispensável para o acolhimento, a orientação e a interpretação das novas formas de produção e comunicação de afetos. Situação Legal Autorização - Decreto Estadual - 3847 Diário Oficial do Estado - 31/10/2023

Coordenação
Rejane Teixeira Coelho
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Telefone: 45 32203171


Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução n. 087/2023-CEPE de 29/06/2023

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares120Anual- ...
Extensão Universitária Curricular - Disciplinas400Anual- ...
História das Teorias da Psicologia68Semestral1º ano 1º semestreDesenvolvimento da Psicologia Moderna e as Teorias da Psicologia com ênfase para o Estruturalismo, o Funcionalismo, a Gestalt e as abordagens cognitivas recentes. 
Introdução à Filosofia68Semestral1º ano 1º semestrePhysis (natureza). Psykhé (alma). Nous (intelecto). Psykhé como conceito metafísico: Ideia e substância. Filosofia como cuidado da alma. Teorias das faculdades (tipos, tarefas, produtos de cada faculdade). 
Introdução à Sociologia68Semestral1º ano 1º semestrePerspectiva histórica do desenvolvimento da sociologia. Apresentação das categorias fundamentais do raciocínio sociológico. Ação, interação e relações sociais; estrutura e instituições sociais; socialização; mudança, conflito e luta; Papéis sociais. Descrição do estado da arte das pesquisas no Brasil contemporâneo. 
Psicologia Fenomenológica Existencial68Semestral1º ano 1º semestreOs fundamentos filosóficos e teóricos do humanismo; A fenomenologia e o existencialismo como a Terceira Força dentro da ciência psicológica; A influência de Husserl e Kierkegaard; O método fenomenológico; A Psicologia da Gestalt; A abordagem centrada na pessoa de Rogers; A Psicologia topológica de Kurt Lewin; A concepção de homem como Ser-no-Mundo e dos fenômenos envolvidos no processo de existir. 
Ética Profissional do Psicólogo68Semestral1º ano 1º semestreÉtica e os fundamentos da ação moral; A transição do projeto moral para o projeto legal; Instrumentos de controle social; Deontologia e exercício profissional; Código de Ética Profissional do Psicólogo; Sigilo profissional; Princípios das responsabilidades objetiva e subjetiva. Atividade Prática Supervisionada- APS: 20 horas 
Bases Filosóficas das Ciências Humanas68Semestral1º ano 2º semestreOs pressupostos filosóficos das ciências humanas. O nascimento das ciências humanas. Ciências naturais e humanas (do espírito): critérios e estatutos científicos. Fundamentos, métodos e escopos das ciências humanas, segundo distintas escolas filosóficas. 
História da Psicanálise68Semestral1º ano 2º semestreEstudo da História da Psicanálise à época de Freud. 
Iniciação à Antropologia68Semestral1º ano 2º semestreDefinição da área, introdução a conceitos e temas fundamentais da área, tais como cultura, relativismo, etnocentrismo, observação participante, etnografia, representações coletivas, descrição do campo de atuação, ética profissional, e estado da arte das pesquisas antropológicas no Brasil contemporâneo; educação das relações étnico-raciais. 
Processos Grupais68Semestral1º ano 2º semestreIndivíduo, grupo social e sociedade. Processos grupais, massa e multidão. Contextualização histórica da dinâmica de grupo. Principais autores e teorias. Diferentes formas de conceituar e entender o grupo e suas consequências. As diversas aplicações dos conhecimentos sobre o funcionamento dos grupos. Estrutura e processos de interação nos grupos. Contribuições teórico- metodológicas: grupos operativos e psicodrama. Atividade Prática Supervisionada- APS 20 horas. 
Psicologia do Desenvolvimento Humano I68Semestral1º ano 2º semestrePressupostos teóricos básicos da psicologia do desenvolvimento; Fatores do desenvolvimento humano; A relação entre aprendizagem e desenvolvimento humano; Historicidade da infância; Aspectos biológicos, psicológicos e sociais do desenvolvimento pré-natal, nascimento e fase neonatal; Fatores envolvidos na formação da criança com necessidades especiais; Os primeiros anos de vida: desenvolvimento e aprendizagem na abordagem psicanalítica; As fases da vida e sua constituição histórica, social e psicológica; Desenvolvimento e aprendizagem da criança nas abordagens da Psicologia Genética de J. Piaget e Psicologia Genética de H. Wallon. 
Fundamentos Filosóficos das Narrativas Míticas68Semestral2º ano 1º semestreMito, lógos e arkhé. Mitos como narrativas rituais. Estrutura e mito. Bases filosóficas das noções de pessoa, religião e pensamento. Símbolos e arquétipos. Figuras míticas e sua herança. Filosofia contemporânea do mito. 
Genética Humana68Semestral2º ano 1º semestreBases gênicas e cromossômicas da hereditariedade humana; padrões de herança e suas variações; doenças genéticas e alterações no comportamento humano; herança multifatorial e o papel do ambiente; diagnóstico pré-natal, aconselhamento genético e o papel do profissional da psicologia. 
Introdução às Políticas Públicas68Semestral2º ano 1º semestreEstudo das noções de Estado, direitos, políticas sociais e políticas públicas; Análise da relação Psicologia e Políticas Públicas; avaliação de políticas públicas no Brasil: SUS, SUAS, educação habitação e previdência social. Atividade Prática Supervisionada- APS: 20 horas 
Psicologia Social68Semestral2º ano 1º semestreFundamentos teóricos e epistemológicos da Psicologia Social; Abordagem sócio-histórica em Psicologia social; Psicologia social no Brasil; Implicações para atuação junto a grupos, instituições e comunidades; A construção social do sujeito e da sociedade enquanto realidade subjetiva; A sociedade e instituições: a família, o estado, a escola e os grupos; A identidade como instituição social; Relações interpessoais e ideologias; 
Ética68Semestral2º ano 1º semestreConstituintes do campo ético. Felicidade. Liberdade. Responsabilidade. Dever. Reconhecimento. Estética da existência. Ética e Direitos Humanos. Ética aplicada. 
Anatomia e Fisiologia do Sistema Nervoso68Semestral2º ano 2º semestreAnatomia macroscópica do sistema nervoso periférico e central; Noções morfológicas do sistema nervoso; Formação embrionária do sistema nervoso; Conceitos básicos da fisiologia humana; Estudos das funções dos sistemas nervoso e endócrino; Compreensão dos conceitos básicos da fisiologia e a relação com situações do cotidiano, de forma a explicar alterações fisiológicas provocadas por diferentes estados emocionais. 
Epistemologia68Semestral2º ano 2º semestreConstituição histórica do campo epistemológico. Intersecção da psicologia com outras ciências. Epistemologias: genética; histórica; arqueológica; racionalista crítica/falibilismo; paradigmática. Anarquismo epistêmico. 
Fundamentos Filosóficos da Psicologia I68Semestral2º ano 2º semestreA relação corpo-mente. Racionalismo e Empirismo. Mecanicismo. 
Psicofarmacologia68Semestral2º ano 2º semestreNoções básicas de psicofarmacologia, critérios, condutas e aplicação em tratamentos psicoterápicos; Ações dos psicofármacos no SNC; Funcionamento mental sob o efeito dos psicofarmacológicos; Principais drogas psicotrópicas de uso médico e respectivas implicações na atuação das equipes multidisciplinares; Transformações do psiquismo e da conduta individual determinadas por agentes farmacológicos comparadas a outras determinadas pela interação psicológica com o meio.  
Psicologia das Relações Familiares68Semestral2º ano 2º semestreConstrução histórica e social da família; Novas configurações familiares; Diferentes abordagens psicológicas no estudo da família; Família e políticas públicas. Atividade Prática Supervisionada- APS: 20 horas 
Estágio Básico I100Semestral3º ano 1º semestreIntegração de práticas sobre os saberes adquiridos no núcleo comum. Planejamento de uma intervenção: observação, levantamento de demandas, caracterização ou diagnóstico, elaboração de plano de intervenção e devolutiva. Regulamento de Estágios do Curso de Psicologia. 
Fundamentos Filosóficos da Psicologia II68Semestral3º ano 1º semestreRepresentações inconscientes.Pragmatismo. Psicologismo. Fenomenologia. Existencialismo. Estruturalismo. 
Métodos Qualitativos e Quantitativos de Pesquisa68Semestral3º ano 1º semestrePesquisa Qualitativa: conceitos e especificidades. Métodos qualitativos de pesquisa. Instrumentos de pesquisa (entrevistas, observação, documentos). Estatística descritiva; Amostragem; Noções básicas de probabilidade; Testes de hipóteses; análise e interpretação de tabelas e testes estatísticos. Os bancos de dados em saúde Pública. 
Psicologia Hospitalar68Semestral3º ano 1º semestreHistória e desenvolvimento da Psicologia Hospitalar e da Saúde; Teorias e métodos; Abordagens psicológicas de promoção, prevenção e reabilitação em saúde; Inserção e atuação do psicólogo nas instituições de saúde em diversos contextos sociais e institucionais; Psicologia da saúde e Intervenção do psicólogo em equipe interdisciplinar. Atividade Prática Supervisionada- APS: 20 horas. 
Psicologia do Desenvolvimento Humano II68Semestral3º ano 1º semestreEstudo do desenvolvimento humano; Aspectos biológicos, psicológicos e sociais na adolescência, maturidade e velhice; O processo de individualização e a aquisição da identidade; Tópicos especiais em adolescência e juventude; 0 processo de amadurecimento e de envelhecimento na sociedade contemporânea; Desenvolvimento atípico; Tópicos especiais em envelhecimento. 
Elaboração de Projetos de Pesquisa68Semestral3º ano 2º semestreA definição do tema de pesquisa; a exploração da literatura; a construção de um problema de pesquisa; Hipótese e objetivos de pesquisa; a metodologia de pesquisa; a escrita do texto científico (relatório, artigo científico...). 
Estado e Movimentos Sociais no Brasil68Semestral3º ano 2º semestreEstudo da formação do Estado Brasileiro, das políticas públicas com ênfase na atuação dos movimentos sociais. 
Estágio Básico II100Semestral3º ano 2º semestreDesenvolvimentos de uma intervenção, através da realização da observação, do levantamento de demandas, da caracterização ou diagnóstico da realidade, elaboração de um plano de intervenção e a devolutiva. 
Filosofia da Mente68Semestral3º ano 2º semestreO problema mente/cérebro. Neurociência. Linguagem e pensamento. Comportamento. Modelos computacionais da mente. Inteligência Artificial. 
Psicologia Escolar68Semestral3º ano 2º semestreConstrução histórica e social da psicologia escolar/educacional; Relação entre Psicologia, Educação e Sociedade nos diferentes contextos educacionais; Políticas educacionais e psicologia; Mudanças de paradigmas e novas tendências da psicologia educacional frente aos fenômenos educacionais. Queixas escolares: análise crítica de concepções e práticas tradicionais do psicólogo. Atividade Prática Supervisionada- APS: 20 horas 
Psicologia Organizacional e do Trabalho68Semestral3º ano 2º semestreA perspectiva clínica do trabalho; Conceitos, abordagens teórico-metodológico e técnicas; Domínio de análise e de intervenção em Psicologia do Trabalho e Organizacional a partir do enfoque clínico do trabalho; Produção de conhecimento e aspectos éticos considerando a interface entre os processos de subjetivação, trabalho e saúde. 
Estágio Supervisionado em Psicologia e Processos Psicossociais I100Semestral4º ano 1º semestreDesenvolvimento de Estágio Curricular Obrigatório em Instituição Educacional; Promoção de intervenções junto a sujeitos, grupos e organizações; Diagnóstico e elaboração de um plano de intervenção; Trabalho em equipe multiprofissional; Registros em diário de campo; Elaboração do relatório da intervenção; 
Extensão I – em Psicologia e Processos Clínicos e de Atenção à Saúde110Semestral4º ano 1º semestrePromover a integração dos conteúdos trabalhados nas atividades acadêmicas da respectiva ênfase, proporcionando ao aluno a vivência prática dentro de projeto de extensão proposto pelo professor da disciplina. Serão enfatizados diálogos com populações de distintas matrizes socioculturais e diálogos interdisciplinares com as disciplinas do seu curso. Será destacada a extensão e as relações interpessoais e intrapessoais, a extensão e a comunicação (uso dos recursos tecnológicos de comunicação). 
Fundamentos da Psicanálise68Semestral4º ano 1º semestreA psicanálise e seus procedimentos de investigação de processos mentais; método de tratamento, hipótese psicológica; psicanálise e cultura; aparelho psíquico, sexualidade e inconsciente; pulsão, narcisismo e conflito edipiano. 
História do Gênero e Sexualidade68Semestral4º ano 1º semestreEstudos do Gênero e da sexualidade como construções históricas, sociais, culturais, políticas e discursivas. A questão da norma e das normalizações-normatizações. Debates acerca das diversidades sexuais e de gênero a partir de uma perspectiva interdisciplinar sobre os saberes científicos, ativistas e populares. 
Psicologia Comportamental68Semestral4º ano 1º semestreComportamento operante; estrutura e função; esquemas de reforçamento; controle de estímulos; condicionamento pavloniano, discriminação e generalização de estímulos; modelagem e aprendizagem; controle de estímulos aversivos. 
Psicologia da Personalidade68Semestral4º ano 1º semestreAspectos epistemológicos decorrentes do campo de estudo da personalidade; Principais sistemas e teorias da personalidade e métodos de pesquisa decorrentes; Teoria Psicanalítica da personalidade: Freud, Lacan; Estudos pós-freudianos: Adler, Horney, Klein e Reich. 
Estágio Supervisionado em Psicologia e Processos Psicossociais II100Semestral4º ano 2º semestreDesenvolvimento de Estágio Curricular Obrigatório em Instituição Educacional; Promoção de intervenções junto a sujeitos, grupos e organizações; Diagnóstico e elaboração de um plano de intervenção; Trabalho em equipe multiprofissional; Registros em diário de campo; Elaboração do relatório da intervenção; 
Filosofia e Psicologia: interfaces68Semestral4º ano 2º semestreO projeto de fundamentação psicológica da filosofia. Psicologismo. Positivismos. Contraciência. Religiosidade. Recepção crítica da Psicologia por distintas escolas filosóficas da contemporaneidade. Pós-estruturalismo. 
História da Cultura e de Processos de Subjetivação68Semestral4º ano 2º semestreEstudo da cultura na formação humana, social, psíquica, e as suas particularidades na sociedade contemporânea por meio de processos de subjetivação. 
Psicologia Jurídica e Direitos Humanos68Semestral4º ano 2º semestreHistória da psicologia jurídica; A loucura, o crime e o testemunho como objetos iniciais da psicologia jurídica, na interface com a psiquiatria e o direito; Principais áreas da psicologia jurídica; Principais ações do psicólogo na psicologia jurídica; Avaliação em psicologia jurídica: concepções, métodos e finalidades; Direitos Humanos; Ética em psicologia jurídica. 
Psicopatologia68Semestral4º ano 2º semestreIntrodução à Psicopatologia. A psicopatologia como área do conhecimento: delimitação do campo teórico. Limites e critérios diferenciais entre os fenômenos patológicos e os normais. Funções psíquicas e suas principais alterações. Transtornos psicopatológicos: prevenção, prognóstico e diretrizes de intervenção. Critérios diagnósticos do DSM-V e da CID-11. 
Técnicas Psicoterápicas68Semestral4º ano 2º semestreTeoria e Técnica psicoterápica com enfoque psicoterápico comportamental; Princípios teóricos da Análise do Comportamento; Teoria e Técnica psicoterápica com enfoque psicoterápico Cognitivo- Comportamental; Princípios teóricos da Terapia Cognitivo- Comportamental; Formas de psicoterapia: individual e grupai; Especificidades da psicoterapia com crianças, adolescentes, adultos e família; Especificidades do atendimento institucional; 
Trabalho de Conclusão de Curso68Anual5º ano Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso mediante orientação docente. O TCC em suas modalidades e requisitos, será disciplinado no regulamento aprovado pelo Colegiado de Curso de Psicologia. 
Estágio Supervisionado em Psicologia e Processos Psicossociais III100Semestral5º ano 1º semestreDesenvolvimento de Estágio Curricular Obrigatório em Instituição de Saúde; Diagnóstico e elaboração de um plano de intervenção; Registros de prontuário coletivo; Trabalho em equipe multiprofissional; Elaboração do relatório da intervenção. 
Extensão II – em Psicologia e Processos Psicossociais110Semestral5º ano 1º semestrePromover a integração dos conteúdos trabalhados nas atividades acadêmicas da respectiva ênfase, proporcionando ao aluno a vivência prática dentro de projeto de extensão proposto pelo professor da disciplina. Serão enfatizados diálogos com populações de distintas matrizes socioculturais e diálogos interdisciplinares com as disciplinas do seu curso. Será destacada a extensão e as relações interpessoais e intrapessoais, a extensão e a comunicação (uso dos recursos tecnológicos de comunicação). 
Filosofia e Processos de Subjetivação68Semestral5º ano 1º semestreA invenção do sujeito. Concepção filosófica de pessoa, indivíduo, identidade, diferença e suas relações. Processos de subjetivação e singularização em meio a seus regimes de verdade, à política, à economia, à religião. Produção de modos de subjetivação na contemporaneidade, entre o público e o privado. 
Psicologia Institucional68Semestral5º ano 1º semestreSociedade disciplinar e sociedade de controle. Caracterização das instituições e as peculiaridades das relações institucionais. As abordagens da análise institucional. O papel do psicólogo junto às instituições: Possibilidades e limites para a intervenção na saúde mental. 
Avaliação Psicológica68Semestral5º ano 2º semestreNatureza e origem dos testes psicológicos; Métodos e técnicas de avaliação psicológica; Análise crítica dos testes e de outros instrumentos de medida psicológica; Princípios científicos e psicométricos dos instrumentos de avaliação: validade, fidedignidade e normalização. Aspectos éticos implicados na avaliação psicológica / Ensino teórico e prático das técnicas de aplicação, correção e interpretação dos resultados. 
Estágio Supervisionado em Psicologia e Processos Psicossociais IV100Semestral5º ano 2º semestreDesenvolvimento de Estágio Curricular Obrigatório em Instituição de Saúde; Diagnóstico e elaboração de um plano de intervenção; Registros de prontuário coletivo; Trabalho em equipe multiprofissional; Elaboração do relatório da intervenção. 
Filosofia da Finitude68Semestral5º ano 2º semestreA finitude como questão filosófica. Adoecimento, dor e morte vistos pela filosofia. A morte do Homem. Concepções filosóficas contemporâneas de existência, sentido e decisão. 
Psicologia da Comunidade68Semestral5º ano 2º semestreDiferentes abordagens da Psicologia Comunitária. Metodologias da Pesquisa e intervenção. O papel do Psicólogo Comunitário e sua relação com a comunidade. Níveis de ação comunitária. Promoção da saúde, cidadania e qualidade de vida. Intervenção comunitária do Psicólogo. 
Psicologia no Atendimento à Pessoa com Deficiência68Semestral5º ano 2º semestreConhecimento teórico-prático do desenvolvimento orgânico e psicológico da pessoa que apresenta necessidades especiais; Tecnologias e procedimentos básicos para o trabalho com pessoas que apresentam necessidades especiais; Âmbitos de atuação do psicólogo; Inclusão social. Atividade Prática Supervisionada- APS: 20 horas 

Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Regulamentos
Sem regulamentos

Projetos de Ensino
Não encontrado


Fonte: Academus; Curso TOO0050 ; Grade 2024/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2024


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