

A participação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade é obrigatória para os estudantes concluintes dos cursos de graduação definidos pelo Ministério da Educação - MEC, órgão que regulariza o Exame pela Portaria Normativa 40 , de 12 de dezembro de 2007, e utiliza-o como parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES .
O Enade ocorre ao final de cada ano letivo, para determinado grupo de cursos, observando o calendário trienal e tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação e avaliar os estudantes quantos as habilidades e competências adquiridas em sua formação, bem como integrar o SINAES à avaliação institucional e gerar o conceito do curso (CPC).
Além da participação no Exame, o estudante concluinte deverá preencher o Questionário do Estudante, ITEM OBRIGATÓRIO, disponibilizado no sítio www.enade.inep.gov.br , a partir de 30 dias antes da realização da prova e, caso o estudante não o preencha, este ficará em situação irregular junto ao Enade.
O estudante em situação irregular não poderá colar grau, nem ter seu diploma expedido, e somente estará apto a partir do segundo semestre do ano seguinte, período definido pelo MEC para a regularização desta situação.
A Portaria nº 03, de 06 de março de 2015, determina os cursos da Unioeste a serem avaliados neste ano, observado o calendário trienal do MEC, conforme a seguir:
CRONOGRAMA
22 de outubro – Início do período para preenchimento do Questionário do Estudante
22 de novembro – Realização do Exame