Filosofia
Campus: Campus de Toledo
Centro: Centro de Ciências Humanas e Sociais
Turno: Matutino
Duração Mínima: 3 anos
Duração Máxima: 6 anos
Formação: Bacharel em Filosofia
Tipo de Formação: Bacharelado
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial
O Curso
Implantado no ano de 2025.
Perfil do Profissional O filósofo prima pela formação de consciência crítica, o despertar, nos adolescentes e jovens, do interesse pela reflexão filosófica e pelo pensamento questionador e crítico em relação à sociedade na qual estão inseridos.
Campo de Atuação A formação básica do(a) graduado(a) em Filosofia consiste num conhecimento amplo da História da Filosofia, de modo a torná-lo(a) apto(a) a compreender e transmitir os principais temas, problemas e sistemas filosóficos para análise e reflexão sobre as áreas fundamentais da realidade.
Situação Legal Autorização - Decreto Estadual - 9011 Diário Oficial do Estado - 19/02/2025
O Curso
Implantado no ano de 2025.
Perfil do Profissional O filósofo prima pela formação de consciência crítica, o despertar, nos adolescentes e jovens, do interesse pela reflexão filosófica e pelo pensamento questionador e crítico em relação à sociedade na qual estão inseridos.
Campo de Atuação A formação básica do(a) graduado(a) em Filosofia consiste num conhecimento amplo da História da Filosofia, de modo a torná-lo(a) apto(a) a compreender e transmitir os principais temas, problemas e sistemas filosóficos para análise e reflexão sobre as áreas fundamentais da realidade.
Situação Legal Autorização - Decreto Estadual - 9011 Diário Oficial do Estado - 19/02/2025
Coordenação
José Francisco de Assis Dias
Email:Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: 45 33797035
José Francisco de Assis Dias
Email:
Telefone: 45 33797035
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução nº 178/2024-CEPE de 05/12/2024
Projeto Político-Pedagógico Resolução nº 178/2024-CEPE de 05/12/2024
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 212 | Anual | - | ... |
Extensão Universitária em Disciplinas | 224 | Anual | - | ... |
Extensão Universitária: Projetos | 16 | Anual | - | ... |
Argumentação Filosófica | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Técnicas argumentativas empregadas em textos filosóficos. |
Ações Extensionistas I: inserção em projetos | 34 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Inserção de discente em projeto de extensão, com a função de conhecer, avaliar o seu funcionamento e das demandas aferidas no público-alvo do projeto a fim de elaborar, individualmente, um plano de ação para enriquecimento do projeto. Aplicação de conhecimentos filosóficos no projeto. |
Conhecimento e Ciência | 34 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Tópicos introdutórios sobre o conhecimento e a ciência. Abordagens filosóficas, científicas e históricas. |
Introdução à Filosofia | 34 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Introdução a temas, autores e correntes filosóficas: a filosofia no tempo. Exposição da estrutura do curso e sua unidade formativa. |
Mito e Filosofia | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | LDB. Sistema educacional brasileiro, evolução histórica e suas políticas. Políticas sobre a Diversidade, Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (povos originários), Educação Inclusiva, Educação Ambiental e temas transversais. |
Política Educacional | 34 | Semestral | 1° ano 1º semestre | LDB. Sistema educacional brasileiro, evolução histórica e suas políticas. Políticas sobre a Diversidade, Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (povos originários), Educação Inclusiva, Educação Ambiental e temas transversais. |
Ética e Filosofia Política | 68 | Semestral | 1° ano 1º semestre | Introdução geral à ética e à política. Relações entre Ética e Política: origem, caracterização e concepções. |
Arte, Linguagens e Cultura | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Introdução a expressões culturais e artísticas. Linguagem e linguagens. |
Ações Extensionistas II: plano de ações | 34 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Inserção de discente em projeto de extensão, com a função de executar um plano de ação para enriquecimento do projeto. Aplicação de conhecimentos filosóficos no projeto. Autoavaliação do executado. |
História da Filosofia Antiga | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Contexto histórico. Filosofia grega clássica: origem e desenvolvimento. Phýsis, Ideia e Substância. |
Práticas de leituras e escritas filosóficas | 34 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Reflexão sobre o ato de ler, interpretar e escrever filosoficamente. Exercícios de leitura e escrita filosófica. |
Teoria das Ciências Humanas e Sociais | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | Origem, estatuto e escopo das ciências humanas e sociais. A transversalidade das ciências humanas e sociais. |
Tópicos em história da Filosofia I | 68 | Semestral | 1° ano 2º semestre | ... |
Ações Extensionistas III: eventos | 34 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Inserção de discente em projetos de eventos, de atividades formativas e integrativas a partir de demandas da universidade e da sociedade. Diálogo de saberes com a comunidade extrauniversitária visando a interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e interprofissionalidade. Direcionamento dos conhecimentos, das competências, das habilidades e dos valores filosóficos ao público-alvo. |
Estética | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Belo. Sublime. Mímesis. Expressão. Concepções filosóficas acerca do trágico. Reflexão filosófica acerca da gênese e natureza da arte e do gosto estético. Relação sujeito-objeto na experiência estética. |
História da Filosofia Medieval | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Surgimento da filosofia medieval em seu contexto no final do Império Romano. Filosofia medieval: o legado grego; a filosofia cristã; a filosofia árabe. Escolas do pensamento medieval. |
Lógica | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Contextualização histórica. Lógica silogística. Lógica proposicional. Lógica de predicados. Paráfrase formal. Tabelas de verdade. Provas. |
Metodologia da pesquisa filosófica | 34 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Elaboração e apresentação do pré-projeto de pesquisa para encaminhamento do Trabalho de Conclusão do Curso: elementos de um projeto de pesquisa. Tópicos de redação e normas técnicas. Ética e legalidade na pesquisa. |
Temas e problemas filosóficos I | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | ... |
Ações Extensionistas IV: eventos | 34 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Inserção de discente em projetos de eventos, de atividades formativas e integrativas a partir de demandas da universidade e da sociedade. Realização de ações coletivas em grupos de trabalho do evento, do planejamento ao relatório. Diálogo de saberes com a comunidade extrauniversitária visando a interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e interprofissionalidade. Direcionamento dos conhecimentos, das competências, das habilidades e dos valores filosóficos ao público-alvo. |
Filosofia Geral: Problemas Metafísicos | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Origem e desenvolvimento da metafísica. Estudo de temas metafísicos fundamentais. |
Filosofia Prática Contemporânea | 34 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Educação das relações étnico-raciais, ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena (povos originários). Educação Ambiental e Direitos Humanos. Gênero. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). |
História da Filosofia Moderna | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Formação do pensamento moderno. Principais correntes do pensamento moderno. Razão e subjetividade. |
Tópicos em história da Filosofia II | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | ... |
Ética | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Contextualização histórica. Ética teleológica. Ética deontológica. Ética descritiva. Metaética. |
Trabalho de Conclusão de Curso | 200 | Anual | 3° ano | Pesquisa e elaboração individual orientada do Trabalho de Conclusão de Curso. |
Ações Extensionistas V: Filosofia e Temas Emergentes | 34 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Engajamento discente em atividades de extensão com vistas a contribuir com o enfrentamento de problemas atuais que envolvem: inclusão, relações étnico-raciais, Direitos Humanos, meio ambiente, políticas de educação ambiental, gênero, relações interpessoais nos meios digitais, culturas afro-brasileiras, africanas e indígenas (povos originários), etc. |
Filosofia Política | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | A política como problema filosófico: o nascimento da democracia. Estado moderno e soberania. Contratualismo. Teorias contemporâneas da política. |
Filosofia da Linguagem | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Contextualização histórica. Teorias do significado. Sintaxe, semântica e pragmática. Linguagem, cultura e sociedade. |
Temas e problemas filosóficos II | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | ... |
Teoria do Conhecimento | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Contextualização histórica. A natureza do conhecimento. O problema da origem, limites e extensão do conhecimento. Empirismo, Racionalismo e Idealismo transcendental. |
Ações Extensionistas VI: Filosofia em Diálogo com a Sociedade | 34 | Semestral | 3° ano 2º semestre | ngajamento discente em atividades de extensão com vistas à promoção de diálogos e intercâmbio de saberes com variados segmentos extrauniversitários. Registros dos resultados e avaliações, com indicação de formulação de projetos de extensão futuros. |
Filosofia da Ciência | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Contextualização histórica. Empirismo lógico, racionalismo, filosofia histórica da ciência. O problema da demarcação. Progresso científico. Ciência e valores. |
Filosofia da Mente | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Contextualização histórica. Conceitos de mente. Identidade pessoal. Relação mente/ |
História da Filosofia Contemporânea | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Contextualização histórica. Principais correntes do pensamento contemporâneo. A “crise da razão” e seus desdobramentos. |
Tópicos em história da Filosofia III | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | ... |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus : 2025)
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
---|---|---|---|---|
Anna Maria Lorenzoni | Doutorado | lattes.cnpq.br/6534743346958799 | ||
Carlos Renato Moiteiro | Doutorado | lattes.cnpq.br/6081486683902218 | ||
Celia Machado Benvenho | Doutorado | 55 45 33797059 | lattes.cnpq.br/9781758140510682 | |
Claudinei Aparecido de Freitas da Silva | Pós-Doutorado | 55 45 33797127 | lattes.cnpq.br/1635393037621902 | |
Douglas Antonio Bassani | Doutorado | 55 45 33797034 | lattes.cnpq.br/0009805351056260 | |
Ester Maria Dreher Heuser | Pós-Doutorado | 55 45 33797035 | lattes.cnpq.br/5548908138476554 | |
Fabiana de Jesus Benetti | Doutorado | |||
Jadir Antunes | Pós-Doutorado | 55 45 33797127 | lattes.cnpq.br/1904038403983877 | |
José Atílio Pires da Silveira | Pós-Doutorado | 55 45 33797059 | lattes.cnpq.br/1797995409771247 | |
José Francisco de Assis Dias | Pós-Doutorado | 55 45 33797035 | lattes.cnpq.br/9950007997056231 | |
João Antonio Ferrer Guimarães | Doutorado | |||
Libanio Cardoso Neto | Doutorado | lattes.cnpq.br/2023864601889243 | ||
Luciano Carlos Utteich | Doutorado | 55 45 33797035 | lattes.cnpq.br/4999984722750319 | |
Luis Cesar Yanzer Portela | Doutorado | 55 45 33797054 | lattes.cnpq.br/6506237147824218 | |
Marcelo do Amaral Penna-forte | Doutorado | 55 45 33797139 | ||
Michelle Silvestre Cabral | Doutorado | |||
Remi Schorn | Doutorado | 55 45 33797004 | lattes.cnpq.br/2480419881310997 | |
Rosalvo Schütz | Pós-Doutorado | 55 45 33797127 | lattes.cnpq.br/0920572653737862 | |
Saulo Sbaraini Agostini | Doutorado | |||
Stefano Busellato | Doutorado | |||
Wilson Antonio Frezzatti Junior | Pós-Doutorado | 55 45 33797127 | lattes.cnpq.br/1014241381410099 |
Regulamentos
Sem regulamentos |
---|
Projetos de Ensino
Não encontrado |
---|
Fonte: Academus; Curso TOO0052 ; Grade 2025/1 ; Prd. Letivo de Vigência da grade 2025
Acessos: 1079827