Image

Campus de Toledo - Cursos

Filosofia

Campus: Campus de Toledo Centro: Centro de Ciências Humanas e Sociais Turno: Matutino Duração Mínima: 4 anos Duração Máxima: 8 anos Formação: Licenciado em Filosofia Tipo de Formação: Licenciatura Habilitação/Ênfase: Oferta: presencial
O Curso
Implantado no ano de 1980.
Perfil do Profissional O filósofo prima pela formação de consciência crítica, o despertar nos adolescentes e jovens, do interesse pela reflexão filosófica e pelo pensamento questionador e crítico em relação à sociedade na qual estão inseridos. Campo de Atuação O graduado em Filosofia é habilitado profissionalmente para a docência no ensino fundamental e médio, com habilidades específicas para o questionamento acerca da existência humana, a análise dos valores que orientam o pensar e o agir, a capacidade para projetos artísticos, culturais e educacionais, a prática pedagógica, aliada à evolução dos métodos de ensino, o domínio e a segurança no uso de novas tecnologias em sala de aula. Situação Legal Reconhecimento renovado - Resolução/SETI - 146 Diário Oficial do Estado - 21/08/2023

Coordenação
Libanio Cardoso Neto
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone:


Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
20052008201120142017
33333

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 004/2023-CEPE de 28/02/2023

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Formação Independente0Semestral- ...
Filosofia Política I68Semestral1º ano 1º semestreFilosofia Política grega. Igreja e política na Idade Média. A ruptura do pensamento clássico. 
História da Filosofia Antiga I68Semestral1º ano 1º semestreContextualização histórica. Mito. Surgimento da filosofia. Filosofia pré-socrática. Uno e múltiplo. Movimento e realidade. Aparência e realidade. Conhecimento e opinião. Problema das Ideias. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. 
Introdução à Filosofia68Semestral1º ano 1º semestreA filosofia e seus problemas. As diferentes concepções, sentidos e relevância da filosofia. Filosofia: suas áreas e seus conceitos. Filosofia: sua história e caracterizações. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. 
Lógica I68Semestral1º ano 1º semestreProposição e argumento. Validade e verdade. Reconhecimento de argumentos. Lógica silogística. Diagramas de Venn. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. 
Propedêutica à Escrita e Leitura Filosófica68Semestral1º ano 1º semestreDesenvolvimento das habilidades de escrita e leitura, a partir de textos literários e filosóficos. Desenvolvimento da atenção à estruturação de textos e de seus elementos. Análise da relação entre forma e conteúdo. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. 
Filosofia Geral: Problemas Metafísicos I68Semestral1º ano 2º semestreO conceito de metafísica (origem e desenvolvimento de sua acepção). Metafísica enquanto filosofia primeira. A questão do fundamento: Ente supremo, Subjetividade. Desenvolvimento da prática do professor de filosofia. 
História da Filosofia Antiga II68Semestral1º ano 2º semestreConcepção de essência e de substância. Física e conhecimento científico em Aristóteles. Noções de filosofia helenística. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. 
Lógica II68Semestral1º ano 2º semestreLógica proposicional. Tabela de verdade. Dedução natural. Lógica de predicados. Teoria da quantificação. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. 
Metodologia da Pesquisa Filosófica I68Semestral1º ano 2º semestreOrganização do trabalho acadêmico. Estrutura do texto argumentativo. Modelos de interpretação. Leitura, explicação e comentário de textos filosóficos. Redação filosófica. Ética e legalidade na pesquisa: a questão do plágio. Desenvolvimento da prática de formação do professor de filosofia. 
Política Educacional68Semestral1º ano 2º semestreLDB; PNE; ECA. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. Instituição de leis e reformas nos sistemas de educação com a inclusão de conteúdos sobre a diversidade (étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa e de faixa geracional), cultura afro-brasileira e africana, educação inclusiva e educação ambiental. Políticas de formação do professor da Educação Básica. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. 
Filosofia Geral: Problemas Metafísicos II68Semestral2º ano 1º semestreMundo e Experiência. Metafísica versus ciência positiva. Superação da metafísica. As questões metafísicas como trans epocais. Desenvolvimento da prática do professor de filosofia. 
Filosofia do Ensino de Filosofia68Semestral2º ano 1º semestreFilosofar, ensinar e aprender filosofia. Razões para a existência da escola. Funções cultural e filosófica da docência. A História da Filosofia e seu ensino. Reflexões de professores filósofos sobre o ensino de Filosofia.  
História da Filosofia Medieval I68Semestral2º ano 1º semestreContextualização histórica, concepção, autores e correntes principais: patrística e escolástica. Tempo e eternidade. Conhecimento humano e conhecimento divino. O problema dos universais. Os transcendentais. Mística medieval. Desenvolvimento da prática de formação do professor de filosofia. 
Teoria do Conhecimento I68Semestral2º ano 1º semestreOrigem, natureza, possibilidade e limites do conhecimento. Racionalismo: ideias; método; verdade e evidência. Empirismo: origem das ideias; associação de ideias; razão e experiência; causalidade. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. 
Ética I68Semestral2º ano 1º semestreIntrodução geral à Ética. Ética aristotélica. Ética helenística. Ética medieval. Ética do sentimento moral. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. 
História da Filosofia Medieval II68Semestral2º ano 2º semestreTeoria do conhecimento e do juízo na escolástica. Provas da existência de Deus: argumentos ontológico, cosmológico e teleológico. Debate acerca do critério de verdade na reforma e Contrarreforma. Especificidade filosófica do Renascimento. Humanismo. Revolução científica. O pensamento político do Renascimento e a gênese da modernidade. Desenvolvimento da prática de formação do professor de filosofia. 
Metodologia do Ensino de Filosofia68Semestral2º ano 2º semestreA história do ensino da filosofia no Brasil. As especificidades da atividade docente em Filosofia. Filosofia para/com crianças e adolescentes. Didáticas para o Ensino de Filosofia. Uso das Tecnologias de Comunicação e Informação na Educação. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. 
Psicologia da Educação68Semestral2º ano 2º semestreTeorias psicológicas do desenvolvimento e da aprendizagem a partir de seus fundamentos epistemológicos. Análise da multideterminação da personalidade nos diversos processos de aprendizagem e na consequente postura docente.  
Teoria do Conhecimento II68Semestral2º ano 2º semestreOrigem, natureza, possibilidade e limites do conhecimento. Antecedentes da filosofia crítica. Criticismo: conhecimento a priori e a posteriori; estética transcendental; analítica transcendental; dialética. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. 
Ética II68Semestral2º ano 2º semestreA ética kantiana. A ética utilitarista. Éticas procedimentais. Comunitarismo em Ética. Ética prática. Ética aplicada: meio ambiente, vida, gênero, etnia e cultura. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. 
Estágio Supervisionado em Filosofia I200Anual3º ano Investigação e análise da estrutura e funcionamento da escola e de seu Projeto Político Pedagógico. As diferentes dimensões da atuação profissional docente. Conhecimento e análise das práticas docentes e dos recursos didáticos existentes para o ensino de filosofia. Relação entre o ensino e a aprendizagem na escola. O ensino de filosofia e a docência em filosofia na Educação Básica. Planejamento e execução de diferentes estratégias didáticas para trabalhar o ensino de filosofia no Ensino Fundamental e Médio. Planejamento e execução de Oficinas com conteúdos de educação ambiental e diversidade étnico-racial, cultura afro-brasileira e africana, bem como conteúdos referentes à História do Paraná. 
Estética68Semestral3º ano 1º semestreReflexão filosófica acerca da gênese e natureza da arte e do gosto estético. Mímesis e expressão. Relação sujeito-objeto na experiência estética. Concepções filosóficas acerca do trágico. O belo e o sublime na filosofia. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. 
Filosofia da Ciência68Semestral3º ano 1º semestreContextualização histórica. Empirismo lógico, racionalismo, filosofia histórica da ciência. O problema da demarcação. Progresso científico. Ciência e valores.  
História da Filosofia Moderna I68Semestral3º ano 1º semestreCaracterização geral: Empirismo, racionalismo e idealismo. Contextualização histórica, teorias do sujeito e fundamentos metafísicos da filosofia moderna. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. 
Optativa I68Semestral3º ano 1º semestre ...
Filosofia Política II68Semestral3º ano 2º semestreO contratualismo moderno. Teorias políticas hegeliano-marxistas. Teorias contemporâneas da Justiça. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. 
História da Filosofia Moderna II68Semestral3º ano 2º semestreVontade e liberdade. Filosofias da história. Razão e entendimento. Idealismo. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. 
Metodologia da Pesquisa Filosófica II68Semestral3º ano 2º semestreDelimitação do problema de pesquisa; indicações de como elaborar uma revisão de bibliografia; análise de procedimentos metodológicos e redação conforme normas técnicas. 
Optativa II68Semestral3º ano 2º semestre ...
Estágio Supervisionado em Filosofia II200Anual4º ano Experimentação docente e capacitação à prática de ensino: observação de aulas de filosofia na escola em que a regência será realizada; planejamento da proposta de trabalho da docência compartilhada sob a orientação do supervisor na escola e do orientador. Reflexões sobre o ensino de filosofia e a docência em filosofia na Educação Básica. Experimentação docente: desenvolvimento da docência compartilhada (regência de classe); Reflexões e avaliação da formação para a docência no curso de filosofia. 
Trabalho de Conclusão de Curso152Anual4º ano Pesquisa e elaboração individual orientada do Trabalho de Conclusão de Curso. 
Filosofia da Linguagem68Semestral4º ano 1º semestreContextualização histórica. Teorias do significado. Sintaxe, semântica e pragmática. Linguagem, cultura e sociedade. 
História da Filosofia Contemporânea I68Semestral4º ano 1º semestreContextualização histórica. Crise da razão. Dialética. Filosofia da vida. Fenomenologia. Hermenêutica filosófica. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. 
Optativa III68Semestral4º ano 1º semestre ...
Teoria das Ciências Humanas e Sociais68Semestral4º ano 1º semestreOrigem, estatuto e escopo das ciências humanas e sociais. A transversalidade das ciências humanas e sociais. 
Filosofia da Mente68Semestral4º ano 2º semestreContextualização histórica. Conceitos de mente. Identidade pessoal. Relação mente/corpo. Outras mentes. O problema dos qualia. 
História da Filosofia Contemporânea II68Semestral4º ano 2º semestreFilosofia analítica. Pragmatismo. Estruturalismo. Filosofias da diferença. Desenvolvimento da prática de formação do professor de Filosofia. 
Libras68Semestral4º ano 2º semestreConcepção da Língua Brasileira de Sinais e sua contribuição na sociedade inclusiva. Conceitos e habilidades necessárias para a aquisição da LIBRAS. Conteúdos gerais para comunicação visual, baseadas nas regras gramaticais da Língua de Sinais e do Segmento das Pessoas Surdas. Estudo para encaminhamentos teóricos e metodológicos de estudantes surdos inclusos na educação básica. 
Optativa IV68Semestral4º ano 2º semestre ...

Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Ana Karine Braggio FranzDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/1712426299672608
Anna Maria LorenzoniDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/6534743346958799
Carlos Renato MoiteiroDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/6081486683902218
Celia Machado BenvenhoDoutorado55 45 33797035Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/9781758140510682
Claudinei Aparecido de Freitas da SilvaPós-Doutorado55 45 33797127Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/1635393037621902
Douglas Antonio BassaniDoutorado55 45 33797000Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/0009805351056260
Ester Maria Dreher HeuserDoutorado55 45 33797035Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/5548908138476554
Jadir AntunesDoutorado55 45 33797127Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/1904038403983877
José Francisco de Assis DiasPós-Doutorado55 45 33797035Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
João Antonio Ferrer GuimarãesDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Libanio Cardoso NetoDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/2023864601889243
Luciano Carlos UtteichDoutorado55 45 33797035Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/4999984722750319
Luis Cesar Yanzer PortelaDoutorado55 45 33797054Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/6506237147824218
Marcelo do Amaral Penna-forteDoutorado55 45 33797139Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nelsi Kistemacher WelterDoutorado55 45 33797000Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/4421951609665640
Remi SchornDoutorado55 45 33797005Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/2480419881310997
Roberto Saraiva Kahlmeyer MertensDoutorado55 45 33797054Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/1160022857910767
Stefano BusellatoDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tania Aparecida MartinsDoutorado55 45 33797000Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/9163959056977778
Wellington TrottaDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Wilson Antonio Frezzatti JuniorDoutorado55 45 33797127Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/1014241381410099

Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso28/11/2019Resolução 217/2019-CEPE
Regulamento de estágio16/09/2021Resolução 188/2021-CEPE

Projetos de Ensino
Não encontrado


Fonte: Academus; Curso TOO0034 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2024


Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.