Campus de Foz do Iguaçu

Engenharia Elétrica

Campus: Campus de Foz do Iguaçu
Centro: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Turno: Integral
Duração Mínima: 5 anos
Duração Máxima: 8 anos
Formação: Bacharel em Engenharia Elétrica
Tipo de Formação: Bacharelado
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial

O Curso

Implantado no ano de 1998.

O acadêmico deverá cursar 408 horas em disciplinas optativas da ênfase a ser escolhida em Sistemas de Potência ou Sistemas de Controle, as quais são definidas anuamente pelo colegiado do curso.



Perfil do Profissional
Os graduados podem exercer atividades tanto na área da engenharia elétrica, quanto na de eletrônica e automação. Este profissional possui domínio da informática e suas aplicações, tem aptidão para novas tecnologias, entre outras qualidades.

Campo de Atuação
Atua nas empresas do setor elétrico brasileiro instaladas em Foz do Iguaçu, como a Itaipu Binacional, as Furnas Centrais Elétricas e a Copel, beneficiando o aprendizado, já que a graduação se vale de convênios com a Itaipu Binacional, as Furnas Centrais Elétricas e a Copel.

Situação Legal
Reconhecimento renovado - Portaria Estadual - 123/2020 - SETI, Diário Oficial do Estado - 15/05/2020

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 250/2014-CEPE de 13/11/2014

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
200520082011201420172019
433344
Coordenação
Roberto Cayetano Lotero
Email: roberto.lotero@unioeste.br
Telefone:

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares210Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Computação136Anual1º ano Histórico da Computação. Noções de hardware e software. Conceitos de algoritmos e programação estruturada: representação, técnicas de elaboração, tipos de dados elementares, estruturas de controle. Elaboração e implementação de programas numa linguagem de programação estruturada. Estruturas de Dados Estáticas e Dinâmicas. Armazenamento e Recuperação de Dados. Algoritmos de Pesquisa e Ordenação. 
Cálculo136Anual1º ano Números Reais, Funções e Gráficos. Limite e Continuidade. Derivada e Aplicações. Integrais e Aplicações. Funções Exponenciais, Trigonométricas, Hiperbólicas e suas Inversas. Técnicas de Inte-gração. Regra de l'Hôpital e Integrais Impróprias. Séries Infinitas. Séries de Potências. Coordenadas Polares. Funções de Mais de uma Variável: Limite, Continuidade, Derivadas (Parciais e Direcionais) e Integrais Múltiplas (Coordenadas Retangulares, Cilíndricas e Esféricas). 
Desenho Técnico68Anual1º ano Conceito, normalização e classificação do Desenho Técnico. Técnicas fundamentais do traçado à mão livre. Técnicas fundamentais do desenho auxiliado por computador (CAD). Noções básicas de geometria descritiva. Sistemas de representação: perspectivas e vistas ortográficas. Desenho técnico: normas de legendas, cotagens, escalas, cortes e seções. Desenhos de projetos industriais. Desenhos de projetos de engenharia para aplicações em sistemas de potência. Desenhos de diagramas elétricos. Noções de desenho arquitetônico e civil. Desenho de instalação elétrica residencial. 
Física I136Anual1º ano Cinemática da Partícula. Leis de Newton. Estática e Dinâmica da Partícula. Trabalho e Energia. Conservação da Energia. Momento Linear e sua Conservação. Colisões. Dinâmica da Rotação. Conservação do Momento angular. Carga, Campo Elétrico. Lei de Gauss. Potencial Elétrico. Capacito-res e Dielétricos. Leis de Ohm. Força Eletromotriz. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Propriedades Magnéticas da Matéria. Oscilações Eletromagnéticas. Equações de Maxwell. 
Geometria Analítica e Álgebra Linear136Anual1º ano Matrizes. Determinantes. Inversão de Matrizes. Sistemas de Equações Lineares. Vetores. Produtos de Vetores. A Reta. O Plano. Posições Relativas de Retas e Planos. Perpendicularismo e Ortogonalidade. Ângulos. Distâncias. Mudanças de Coordenadas. Cônicas. Superfícies Quádricas. Espaços Vetoriais. Espaços Vetoriais Euclidianos. Transformações Lineares. Operadores Lineares. Autovalores e Autovetores. Diagonalização de Operadores. Formas Quádricas. 
Introdução à Engenharia Elétrica68Anual1º ano Conceito de engenharia elétrica. Funções do engenheiro eletricista no contexto técnico e social: visão histórica e perspectivas de atuação profissional. Relações étnico-raciais, afrodescendência e gênero na Engenharia. Palestras e visitas técnicas. 
Laboratório de Física68Anual1º ano Práticas laboratoriais correspondentes ao conteúdo da Física I. 
Química Tecnológica e Materiais Elétricos136Anual1º ano Teoria atômica, modelos atômicos, estrutura atômica, configuração eletrônica. Ligações químicas. Reações químicas, tipos de reações, equações químicas, ácidos, bases e pH. Soluções. Equilíbrio químico. Introdução à termodinâmica: termoquímica. Eletroquímica. Corrosão e formas de corrosão em metais. Deterioração de cerâmicas e degradação de polímeros. Combustão. Combustíveis. Propriedades, estrutura, processamento e aplicações de materiais metálicos, cerâmicos e materiais poliméricos. Propriedades gerais dos materiais. Materiais condutores: estruturas e processos eletrônicos, propriedades, aplicações. Ligas: propriedades, aplicações. Materiais dielétricos: propriedades, aplicações. Materiais semicondutores, materiais supercondutores, materiais magnéticos. Normas técnicas. 
Circuitos Elétricos136Anual2º ano Circuitos resistivos lineares em corrente contínua: análise de malhas e nodal, linearidade e superposição, transformação de fontes, teoremas de Thévenin e Norton. Arvores e análise nodal generalizada. Análise da resposta natural à entrada em degrau. Circuitos de corrente alternada em regime permanente senoidal: fasores. Potência e energia, máxima transferência de potência. Tensões trifásicas, seqüência de fases, cargas equilibradas e desequilibradas. Circuito monofásico equivalente. Medição de potência, fator de potência trifásico. Circuitos acoplados magneticamente. 
Cálculo Vetorial e Variáveis Complexas136Anual2º ano Curvas Planas e Curvas no Espaço. Equações Paramétricas. Campos Vetoriais. Integrais Curvilíneas. Campos Conservativos. Teorema de Green. Integrais de Superfície. Teorema da Divergência. Teorema de Stokes. Números Complexos. Funções Analíticas. Funções Elementares e Mapeamento Conforme. Integração Complexa. Séries de Potências e Séries de Taylor. Séries de Laurent. Resíduos e Polos. Aplicações. 
Equações Diferenciais102Anual2º ano Equações Diferenciais de Primeira Ordem. Equações Diferenciais Lineares de Segunda Ordem e N-ésima Ordem: Método dos Coeficientes a Determinar e Método das Variações dos Parâmetros. Soluções em Série. Transformadas de Laplace. Sistemas de Equações Diferenciais. Equações Di-ferenciais Não-Lineares e Estabilidade. Séries, Integrais e Transformadas de Fourier. Equações Dife-renciais Parciais. Problemas de Valor Inicial e de Contorno. 
Física II136Anual2º ano Equilíbrio dos Corpos. Oscilações. Gravitações. Estática e dinâmica dos fluídos. Ondas sonoras. Temperatura, calor e a primeira Lei da Termodinâmica. Teoria cinética dos gases I e II. Entropia e segunda Lei da Termodinâmica. Ondas eletromagnéticas, Natureza e Propagação da luz, interferência, difração, espectro, polarização. Radiação térmica. Fótons, propriedades corpusculares e ondulatórias. Modelo atômico de Bohr, mecânica quântica. 
Laboratório de Instrumentação68Anual2º ano Práticas laboratoriais visando dotar o aluno de conhecimento para uso de equipamentos de instrumentação eletro-eletrönica: uso do multímetro, osciloscópio, wattmetro, montagem e manipulação de circuitos elétricos e eletrônicos utilizando componentes discreto e semicondutores (diodos, tran-sistores, circuitos integrados). 
Mecânica Geral136Anual2º ano Estática das partículas e dos corpos rígidos: diagrama de corpo livre, reações vinculares; Atrito; Análise de treliças: método das seções e dos nós; Vigas simples isostáticas: método das seções, diagramas de solicitações internas; Equilíbrio de barras e cabos: suspensão parabólica e catenária; Centro de gravidade de figuras planas; Momento de inércia, polar, centrífugo e raio de giração de figuras planas. Esforços simples: cargas axiais, cisalhamento, torção, flexão; Tensão e deformação: definição, di-agrama tensão-deformação, coeficiente de Poisson, deformações térmicas, lei de Hooke, estados de tensão e deformação; Análise de tensões em um ponto: transformação de tensões, círculo de Mohr; Projeto de elementos de máquinas: tipos de materiais, tensão admissível, fator de segurança; Solicitação axial; Flexão estática de vigas retas; Cisalhamento em vigas; Torção; Solicitações compostas; Flamba-gem; Teorias do colapso; Introdução a dinâmica: cinemática e cinética da partícula; cinética e cinemá-tica dos corpos rígidos, dinâmica dos corpos rígidos; Vibrações mecânicas. 
Probabilidades e Estatística102Anual2º ano Teoria da probabilidade. Variáveis aleatórias discretas, distribuição de probabilidades discreta. Variáveis aleatórias contínuas, distribuição de probabilidades contínua. Função de variável aleatória. Variáveis aleatórias bidimensionais. Amostragem: tipos, técnicas de geração de números aleatórios. Distribuições amostrais. Estimação. Teste de hipótese. Testes não-paramétricos. Planejamento de experimentos com um único fator: análise de variância. Planejamento de experimentos com vários fatores. O método Taguchi. Controle estatístico da qualidade. 
Análise de Sistemas Dinâmicos136Anual3º ano Introdução aos sistemas dinâmicos lineares. Revisão de ferramentas matemáticas: transformada de Laplace, série de Fourier e transformada de Fourier. Modelagem matemática de sistemas mecânicos, elétricos, eletromecânicos, fluidos e térmicos. Análise de sistemas dinâmicos no domínio da freqüência (modelo por função de transferência) e no domínio do tempo (modelo no espaço de estados). Resposta transitória e resposta estacionária. Diagrama de blocos e álgebra de blocos. Resposta em freqüência. Diagrama de Bode. Softwares para simulação numérica de sistemas dinâmicos. 
Cálculo Numérico102Anual3º ano Erros. Raízes de Equações Algébricas e Transcendentes. Solução de Sistemas de Equações. Ajuste de Curvas. Interpolação. Integração. Solução de Equações Diferenciais. 
Eletromagnetismo e Conversão Eletromecânica de Energia136Anual3º ano Análise vetorial e Transformação de coordenadas. Lei de Coulomb e Campo Elétrico. Fluxo Elétrico. Lei de Gauss. Divergente, Gradiente e Rotacional. Energia e Potencial. Equações de Poisson e Laplace. Condutores, Dielétricos, Capacitores. Campo Magnético. Indutância. Forças Magnéticas. Materiais Magnéticos. Equações de Maxwell. Circuitos magnéticos. Transformadores: princípio de funcionamento, operação a vazio e sob carga, operação em paralelo, conexões. Transformadores especiais. Princípios da conversão eletromecânica de energia. Campos girantes. Máquinas síncronas: fundamentos, características, modelo. Gerador síncrono. Transitório elétrico, paralelismo e distribuição de potência. Sistemas de excitação. Motor e compensador síncrono. 
Eletrônica Básica136Anual3º ano Diodo PN, Diodos especiais, circuitos com diodos. Transistor Bipolar. Polarização. Análise AC. Mode-los híbrido e re. Parâmetros de amplificadores: ganho de tensão e corrente, resistência de entrada e de saída. Transistores de efeito de campo. Características construtivas. FET, MOSFET. CMOS. Polarização. Análise AC. Parâmetros de amplificadores: ganho de tensão e corrente, resistência de entrada e de saída. Análise da resposta de saída de amplificadores de acordo com a freqüência do sinal. Amplificador operacional. Amplificador diferencial. Espelho de corrente. Análise do circuito interno. Terra virtual. Curto circuito virtual. Ganho de tensão. CMRR, Slew Rate. Amplificador inver-sor, não-inversor, diferenciador, integrador, PID. Amplificador de áudio, filtros ativos, osciladores discretos. Dispositivos semi condutores pnpn. 
Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável68Anual3º ano Energia e desenvolvimento. Tendências Energéticas Globais. Recursos Energéticos. Fontes energéticas convencionais e alternativas. Impactos ambientais associados ao emprego de energia. Energia, meio ambiente e estilo de vida. Energia e meio ambiente: políticas e ações. 
Engenharia de Segurança, Legislação e Ética Profissional34Anual3º ano Engenharia de segurança. Legislação e normas regulamentares. Fundamentos de higiene e segurança do trabalho. Análise de projetos. Laudos técnicos em projeto de instalações elétricas prediais e industriais. Princípios básicos de prevenção de acidentes de trabalho. Direitos e garantias fundamentais. Pessoas. Bens. Fato Jurídico. Empresa. Registro de comércio. Propriedade industrial. Sociedades comerciais. Empregado e empregador. Contrato de Trabalho. Exercício profissional. Responsabilidade profissional. Código de ética profissional do engenheiro. 
Fenômenos de Transportes68Anual3º ano Equações para meios contínuos, propriedades de uma substância pura. Escoamento de um fluido real. Cálculo de perda de carga distribuída e localizada, dimensionamento de tubulações. Conceitos de rendimento, eficiência e perdas. Transferência de calor. Mecanismos de transmissão de calor: Condução, convecção e radiação. Dimensionamento de dissipadores de calor. Princípios básicos do funcionamento das turbinas hidráulicas e máquinas térmicas.Transferência de massa, tipos de difusão. A lei de Fick, difusão em estado estacionário. 
Medidas Elétricas e Metrologia68Anual3º ano Teoria dos erros; Sistemas de unidades, Terminologia Metrológica (VIM); Padrões Primários, Secundários; Métodos de Medição (comparação materializada); Exatidão; Incerteza; Algarismo Signi-ficativo; Valores Combinacionais; Estatística aplicada a Metrologia; Qualidade e Metrologia; Sistemas Metrológicos regionais (Suramet, Brasileiro, etc). 
Sistemas Digitais e Microprocessadores136Anual3º ano Sistemas de numeração. Álgebra booleana. Circuitos combinacionais. Simplificação de circuitos: mapa de Karnaugh. Flip-flops, registradores, contadores. Circuitos seqüenciais e diagramas de transição de estados. Indicadores de sete segmentos e decodificadores. Conversores analógico-digitais e digital-analógicos. Circuitos de memória. Famílias TTL, ECL, CMOS. Arquiteturas de microprocessadores, tipos e formatos de instruções. Modos de endereçamento. Linguagem Assembly. Memória E/S. dispositivos periféricos. Interrupção, Acesso Direto à Memória (DMA). Barramentos padrões. Projetos com microprocessadores. Microcontroladores, programação e projeto. 
Técnicas de Redação e Metodologia Científica34Anual3º ano Condução e revisão bibliográfica. Estruturas de trabalhos, relatórios, dissertações e teses. Normas de orientação bibliográfica e normas de apresentação de trabalhos. Estrutura e orientação para a formulação de artigos e resumo. 
Controle Discreto68Anual4º ano Sistemas discretos de controle em malha aberta e em malha fechada. Revisão de Transformada Z. Função de transferência discreta. Resposta temporal. Estabilidade de sistemas discretos. Relação entre os planos z e s. Equivalentes discretos. Lugar das raízes. Resposta em freqüência. Projeto discreto: controlador PID digital, controlador de tempo mínimo, controlador ótimo linear quadrático. Imple-mentação de controladores discretos em computadores digitais. 
Eletricidade Industrial136Anual4º ano Normas. Elementos de projeto. Sistema de alimentação e configuração de redes de AT e BT. Condutores: critérios de dimensionamento. Instalações prediais. Luminotécnica e projeto de iluminação interna e externa. Luminotécnica pública e emergência. Entradas e medições em AT e BT. Fator de potência. Projeto telefônico. Projetos complementares. Matériais elétricos. Aterramento industrial I. Cálculos de correntes de curtos circuitos. Dimensionamento da proteção. Instalação e proteção de mo-tores. Aterramento industrial II. Projeto elétrico industrial. Quadros e subestações industriais. Instala-ções em correntes contínua. Cargas especiais. Partida de motores elétricos de indução. Automação industrial. 
Eletrônica de Potência e Sistemas Industriais136Anual4º ano Semicondutores de potência (diodos; tiristores: SCR, ASCR, LASCR, MCT, GTO, TRIAC; transistores de potência: TJB, MOSFET, IGBT). Circuitos básicos empregando diodos, tiristores e interruptores. Circuitos retificadores monofásicos e trifásicos com diodos. Índices de desempenho: fator de forma de onda, fator de ondulação, fator de crista, fator de deslocamento, taxa de distorção harmônica, fator de distorção e fator de potência. Estudo da comutação. Simulação numérica em computador. Introdução aos sistemas de produção automatizados: níveis, atividades e equipamentos. Computadores industriais. Controladores Lógicos Programáveis: arquitetura e programação (linguagem de relés, GRAFCET, linguagens de alto nível). Comando Numérico Computadorizado. Outros sistemas programáveis. Sensores e atuadores inteligentes. Interligação de sistemas programáveis. Interface RS-232C, GPIB, VME). 
Engenharia Econômica e Gestão de Projetos68Anual4º ano Juros Simples. Conceito de Juros Simples. Desconto de Duplicatas. Desconto de Títulos. Valor de Face e Valor de Mercado. Juros Compostos. Conceito de Juros Compostos. Valor do Dinheiro no Tempo. Valor Presente e Valor Futuro. Valor Presente Liquido e Taxa Interna de Retorno. Taxa de desconto. Valor e Custo. Problemas da TIR. Equivalência de Taxas de Juros. Períodos de Capitalização. Taxas Anuais, Mensais e Diárias. Equivalência de Fluxos de Caixa. Perpetuidades e Anuidades. Sistemas de amortização. Tabela Price, SAC, SAM. Formação de preço. O método PERT/CPM para gestão de projetos. O gráfico de gantt, diagrama de seta, diagrama de blocos. Caminho critico, folga livre e folga total. Montagem da rede. Custos e recursos. Uso da tabela de composição de preços de obras (TCPO). 
Introdução aos Sistemas de Energia Elétrica136Anual4º ano Sistemas de Energia Elétrica. Representação dos sistemas de potência. Estudo do fluxo de potência, uso de programas computacionais. Compensação de potência reativa. Operação econômica de um sistema de energia. Análise de curto-circuito. Curto-circuito simétrico. Componentes simétricas. Curto-circuito assimétrico. Noções de estabilidade de sistemas de potência. Uso de programas compu-tacionais. 
Laboratório de Aplicações de Microcontraladores68Anual4º ano Projetar, desenvolver e implementar equipamentos controlados por microcontroladores. 
Máquinas Elétricas e Acionamento136Anual4º ano Máquinas de corrente contínua: fundamentos. Tipos de máquinas. Características e equações do gerador e do motor. Controle de velocidade. Partida e frenagem. Comutação. Máquinas assíncronas: princípios de funcionamento. Operação a vazio e sob carga. Conjugado. Partida e frenagem. Gerador assíncrono. Motores monofásicos. Especificação de motores de indução Trifásicos (MIT). Especifica-ções de motores de corrente contínua. Equipamentos de comando e proteção de MIT. Centro de controle de motores. Princípios básicos de controle de motores elétricos; fundamentos de acionadores elétricos; máquinas elétricas não-convencionais; conversores estáticos para acionamentos de máquinas elétricas; controle eletrônico de motores CC; controle eletrônico de motores CA; controle eletrônico de máquinas não convencionais. 
Sistemas de Controle136Anual4º ano Introdução aos sistemas automáticos de controle: histórico e definições. Sistemas de controle contínuos em malha aberta e em malha fechada. Estratégias básicas de controle. Estabilidade. Critério de Routh Rurwitz: análise e projeto. Análise dinâmica: critérios de desempenho e localização de pólos. Análise estática: precisão e sensibilidade. Projeto: ações básicas de controle e controlador PID. Lugar das raízes: análise e projeto. Resposta em freqüência. Diagramas polares. Critério da estabilidade de Nyquist. Estabilidade relativa: margem de ganho e margem de fase. Sistemas de fase não mínima. Projeto de compensadores por atraso e/ou avanço de fase. 
Comunicação Analógica e Digital102Anual5º ano Sinais e sistemas contínuos e discretos. Transformada Z. Amostragem. Teorema da amostragem. Condicionamento de sinais. Filtros Digitais. Telecomunicações: história, conceitos básicos e equipamentos. Propagação de ondas. Meios de Transmissão. Modulação por onda contínua: AM. Modulação angular: FM e PM. Multiplexação por divisão de frequência. Modulação pulsada. Mul-tiplexação por divisão de tempo. Medidas em telecomunicações: degradação, distorção e ruído. An-tenas: tipos, características e propriedades. 
Eletiva 168Semestral5º ano ...
Eletiva 268Semestral5º ano ...
Eletiva 368Semestral5º ano ...
Eletiva 468Semestral5º ano ...
Eletiva 568Semestral5º ano ...
Eletiva 668Semestral5º ano ...
Estágio Supervisionado238Anual5º ano Contato com a área industrial e/ou com a pesquisa. Aplicação dos conhecimentos adquiridos. Relacionamento profissional. Desenvolvimento da competência técnico-científica. Criatividade aplicada. 
Trabalho de Conclusão de Curso102Anual5º ano Elaboração orientada de monografia ou trabalho teórico e prático, demonstrando amplitude de conheci-mentos relativos à Engenharia Elétrica, capacidade de aprofundamento nos tópicos de interesse, capacidade de síntese e estruturação metodológica na abordagem de problemas. 
Docentes
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Adriana Tokuhashi KauatiDoutorado55 45 35768152adriana.kauati@unioeste.brlattes.cnpq.br/4808167232091229
Adriano Batista de AlmeidaDoutoradoadriano.almeida@unioeste.brlattes.cnpq.br/2483742275772291
Carlos Henrique Farias dos SantosDoutorado55 45 35768152carlos.santos@unioeste.brlattes.cnpq.br/2021977611161895
Carlos Henrique Zanelato PantaleãoDoutorado55 45 35768812carlos.pantaleao@unioeste.brlattes.cnpq.br/7560571987514133
Carlos Roberto Mendonça da RochaDoutorado55 45 35768808carlos.rocha@unioeste.brlattes.cnpq.br/4658529903411274
Carlos dos SantosMestrado55 45 35768152carlos.santos2@unioeste.brlattes.cnpq.br/2402007695121599
Daniel Alberto Salinas CasanovaDoutorado55 45 35768152daniel.casanova@unioeste.brlattes.cnpq.br/1412984440565320
Daniel MotterDoutoradodaniel.motter@unioeste.brlattes.cnpq.br/2485951756714882
Edgar Manuel Carreño FrancoDoutorado55 45 35768152edgar.franco@unioeste.brlattes.cnpq.br/6694050726661837
Elidio de Carvalho LobãoDoutorado55 45 35768277elidio.lobao@unioeste.brlattes.cnpq.br/3374757279544058
Emidio Santos Portilho JuniorDoutoradoemidio.junior@unioeste.brlattes.cnpq.br/1186170234447332
Fernando José GaiottoDoutoradofernando.gaiotto@unioeste.brlattes.cnpq.br/4472964146071694
Fernando Mucio BandoDoutorado55 45 35768152fernando.bando@unioeste.brlattes.cnpq.br/5793001633161555
Geraldo Carvalho Brito JuniorDoutorado55 45 35768152geraldo.brito@unioeste.brlattes.cnpq.br/1569536996814277
Giordano Pierozan BernardesDoutoradogiordano.bernardes@unioeste.br
Guilherme de Oliveira KunzDoutorado55 45 35768152guilherme.kunz@unioeste.brlattes.cnpq.br/8703018604279193
Hayrton Francis Ximenes de AndradeMestrado55 45 35768140hayrton.andrade@unioeste.brlattes.cnpq.br/4162407728580482
Helton Fernando SchererDoutoradohelton.scherer@unioeste.br
Juliano Ricardo da SilvaDoutorado55 45 35768152juliano.silva4@unioeste.brlattes.cnpq.br/0709828798811059
Katiani Pereira da ConceiçãoDoutoradokatiani.conceicao@unioeste.brlattes.cnpq.br/1554427612484722
Leonilda Correia dos SantosDoutorado55 45 35768152leonilda.santos@unioeste.brlattes.cnpq.br/9314738507456992
Marcelo Henrique Manzke BrandtMestradomarcelo.brandt@unioeste.brlattes.cnpq.br/3770163761885996
Marciel ViapianaMestradomarciel.viapiana@unioeste.brlattes.cnpq.br/9373945752630067
Marcos Fonseca MendesDoutoradomarcos.mendes@unioeste.brlattes.cnpq.br/6557258854111396
Maurício MenonMestradomauricio.menon@unioeste.brlattes.cnpq.br/4750736579431131
Newton SpolaôrDoutorado55 45 35768815newton.spolaor@unioeste.brlattes.cnpq.br/6174150172961442
Nora Diaz MoraPós-Doutorado55 45 35768152nora.mora@unioeste.brlattes.cnpq.br/6196435567085401
Orlando Catarino da SilvaDoutorado55 45 35768152orlando.silva@unioeste.brlattes.cnpq.br/8119955193610891
Rian Lopes de LimaDoutoradorian.lima@unioeste.br
Ricardo Krauskopf NetoMestradoricardo.neto@unioeste.brlattes.cnpq.br/1780441728736608
Ricardo Luiz Barros de FreitasPós-Doutoradoricardo.freitas1@unioeste.brlattes.cnpq.br/2930318641344862
Roberto Cayetano LoteroPós-Doutoradoroberto.lotero@unioeste.brlattes.cnpq.br/2866486851342810
Robson Almir de OliveiraMestrado55 45 35768152robson.oliveira@unioeste.brlattes.cnpq.br/8958106009459925
Sandro BattistellaDoutoradosandro.battistella@unioeste.brlattes.cnpq.br/5487197769616594
Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Estágio23/05/2013Resolução 106/2013-CEPE
Regulamento de TCC05/12/2013Resolução 230/2013-CEPE
Projetos de Ensino
Não encontrado

Fonte: Academus; Curso FOZ0042 ; Grade 2008/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2021



Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.