Campus de Foz do Iguaçu

Engenharia Mecânica

Campus: Campus de Foz do Iguaçu
Centro: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Turno: Integral
Duração Mínima: 5 anos
Duração Máxima: 8 anos
Formação: Bacharel em Engenharia Mecânica
Tipo de Formação: Bacharelado
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial

O Curso

implatado no campus no ano de 2002.



Perfil do Profissional
O graduado em Engenharia Mecânica é capacitado para trabalhar em projetos, pesquisa, desenvolvimento, fabricação, manutenção e operação de plantas industriais, bem como para prestar assistência técnica, apoio e consultoria em outras áreas do conhecimento.

Campo de Atuação
Atua com transformação de energia, manutenção, projeto mecânico, indústria mecânica clássica, fabricação, automação, controle, transportes e controle térmico de sistemas e ambientes. Este profissional atua nos diversos setores regulamentados pelo Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea): mecânico, metalúrgico, naval e oceânico, aeronáutico e espacial, automação e controle, transportes, materiais e meio ambiente.

Situação Legal
Reconhecimento renovado - Decreto - 7763 Diário Oficial do Estado - 06/09/2017

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 312/2017-CEPE de 30/11/2017

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
20082011201420172019
44343
Coordenação
William Alexander Carrillo Ibanez
Email: william.ibanez@unioeste.br
Telefone:

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares230Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Cálculo I170Anual1° ano Números Reais. Funções e Gráficos. Funções Exponenciais, Trigonométricas, Hiperbólicas e suas Inversas. Limite e Continuidade. Derivada e Aplicações. Regra de l'Hôpital. Integrais e Aplicações. Técnicas de Integração. Integrais Impróprias. Coordenadas Polares. Funções de Mais de uma Variável: Limite, Continuidade, Derivadas (Parciais e Direcionais) e Integrais Múltiplas (Coordenadas Retangulares, Cilíndricas e Esféricas). 
Desenho Técnico136Anual1° ano Sistemas de projeção. Estudo do ponto, da reta e do plano. Métodos descritivos: rotação, rebatimento e mudança de plano. Representação de sólidos envolvendo secção, intersecção e planificação. Conceito, normalização e classificação do desenho técnico. Técnicas fundamentais do traçado à mão livre. Normas de legenda, formatos de folha, escalas e cotagem. Sistemas de representação: perspectivas, vistas ortográficas, vistas auxiliares e vistas seccionais. Tolerâncias e ajustes mecânicos. Indicação do estado de superfície. Desenho de elementos de máquinas e representação de conjuntos e detalhes mecânicos. Modelagem geométrica tridimensional e desenvolvimento de projetos auxiliados por computador (CAD). 
Física I136Anual1° ano Movimento em Uma Dimensão. Movimento em Duas e Três Dimensões. Força e Leis de Newton. Aplicações das Leis de Newton. Trabalho e Energia. Conservação da Energia. Momento Linear e sua Conservação. Sistema de Partículas. Dinâmica da Rotação. Conservação do Momento Angular. Equilíbrio dos Corpos. Gravitação. Fluidos. Oscilações. Ondas em Cordas. Ondas sonoras. Temperatura, Calor e Primeira Lei da Termodinâmica. Entropia e Segunda Lei da Termodinâmica. 
Geometria Analítica e Álgebra Linear136Anual1° ano Vetores. Produtos de Vetores. A Reta. O Plano. Posições Relativas de Retas e Planos. Perpendicularismo e Ortogonalidade. Ângulos. Distâncias. Mudanças de Coordenadas. Cônicas. Superfícies Quádricas. Matrizes. Determinantes. Inversão de Matrizes. Sistemas de Equações Lineares. Espaços Vetoriais. Espaços Vetoriais Euclidianos. Transformações Lineares. Operadores Lineares. Autovalores e Autovetores. Diagonalização de Operadores. Formas Quádricas. 
Introdução à Engenharia Mecânica68Anual1° ano Estrutura curricular do curso de Engenharia Mecânica e as normas institucionais. Funções do engenheiro no contexto tecnológico e social. Apresentação dos equipamentos básicos, sua nomenclatura e demonstrações dos principais processos. Ferramentas da Engenharia. A prática da Engenharia Mecânica e as principais questões relacionadas ao Meio Ambiente e às mudanças sociais. Discussão de tópicos referentes as relações Étnico-Raciais, a Cultura Afro-brasileira e indígena, o Respeito aos Direitos Humanos, a formação para a vida, para a convivência e respeito à diversidade. 
Laboratório de Física I68Anual1° ano Práticas laboratoriais correspondentes ao conteúdo da disciplina de Física I. 
Química102Anual1° ano Teoria atômica, modelos atômicos, estrutura atômica, configuração eletrônica. Ligações químicas. Reações químicas, tipos de reações, equações químicas. Soluções, ácidos, bases e pH. Reações redoxes. Equilíbrio químico. Introdução à termodinâmica. Eletroquímica. Corrosão e tratamento de superfícies. Eletrodeposição de metais. Anodização do alumínio. Deposição de metais sem corrente elétrica. Zincagem por imersão. Combustão e Combustíveis. Propriedades, estrutura, processamento e aplicações de materiais metálicos, cerâmicos e materiais poliméricos. 
Técnicas de Redação Científica34Semestral1° ano 1º semestreEstudo pela leitura trabalhada e produção de textos técnico-científicos. Orientação para a formulação de artigos e resumos. Estrutura de trabalhos acadêmicos e relatórios. Normas de apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos. Técnicas para apresentação oral de seminários. 
Computação136Anual2° ano Histórico da Computação. Noções de hardware e software. Conceitos de algoritmos e programação estruturada: representação, técnicas de elaboração, tipos de dados elementares, estruturas de controle. Elaboração e implementação de programas numa linguagem de programação estruturada. Estruturas de Dados Estáticas e Dinâmicas. Armazenamento e Recuperação de Dados. Algoritmos de Pesquisa e Ordenação. 
Cálculo II136Anual2° ano Curvas Planas e Curvas no Espaço. Equações Paramétricas. Campos Vetoriais. Integrais curvilíneas. Campos Conservativos. Teorema de Green. Integrais de Superfície. Teorema da Divergência. Teorema de Stokes. Números Complexos. Funções Analíticas. Integração Complexa. Séries de Potências e Séries de Taylor. Séries de Laurent. Resíduos e Polos. Aplicações. Funções Elementares e Mapeamento Conforme. 
Equações Diferenciais136Anual2° ano Equações Diferenciais de Primeira Ordem. Equações Diferenciais Lineares de Segunda Ordem e N-ésima Ordem: Método dos Coeficientes a Determinar e Método das Variações dos Parâmetros. Sequência de Números Reais. Séries Numéricas Infinitas. Séries de Potências. Soluções em Série para Equações Diferenciais Ordinárias. Transformadas de Laplace. Sistemas de Equações Diferenciais. Equações Diferenciais Não-Lineares e Estabilidade. Séries de Fourier. Transformadas de Fourier. Equações Diferenciais Parciais. Problemas de Valor Inicial e de Contorno. 
Física II136Anual2° ano Carga elétrica. Campo Elétrico. Lei de Gauss. Potencial Elétrico. Capacitores e Dielétricos. Corrente e resistência. Circuitos. Campo magnético. Fontes de Campo Magnético. Indução Eletromagnética. Propriedades Magnéticas da Matéria. Equações de Maxwell. Ondas eletromagnéticas. Natureza e Propagação da luz. Ótica Geométrica. Interferência. Difração. Relatividade. Fótons. Ondas de matéria. 
Laboratório de Física II68Anual2° ano Práticas laboratoriais correspondentes ao conteúdo da Física II. 
Materiais de Construção Mecânica136Anual2° ano Classificação dos materiais de construção mecânica. Estrutura atômica, cristalina e molecular. Defeitos cristalinos. Princípios de difusão. Deformação. Encruamento e recristalização. Propriedades mecânicas. Diagramas de equilíbrio binários. Diagrama Fe-C. Diagramas TTT isotérmicos e contínuos. Tratamentos térmicos e termoquímicos. Ensaios Mecânicos, principais processamento de materiais metálicos e sua correlação com microestrutura e propriedades resultantes no material. Aços, ferros fundidos, alumínio e suas ligas, cobre e suas ligas. Características principais dos materiais cerâmicos e polímeros. 
Mecânica136Anual2° ano Estática dos corpos rígidos, forças distribuídas, vigas simples isostáticas, análise de treliças, centro de gravidade, momento e produto de inércia entre áreas. Equilíbrio de barras e cabos. Atrito. Cinemática da partícula. Movimento relativo. Cinemática dos corpos rígidos nos movimento plano e espacial. Princípios básicos da dinâmica: Leis de Newton, Conservação dos momentos linear a angular e conservação de energia. Cinemática dos sistemas de partículas. Cinemática dos corpos rígidos nos movimento plano e espacial. Introdução à mecânica analítica. Equações de Lagrange. 
Termodinâmica102Anual2° ano Sistemas e volume de controle. Noção de meio contínuo. Pressão. Temperatura. Propriedades de substâncias puras. Diagrama de fases da água. Equação para gases perfeitos. Processos quase estáticos e processos irreversíveis. Trabalho. Calor. Primeira lei para sistemas. Teorema do transporte de Reynolds. Primeira lei para volumes de controle, em regime permanente e em regime não permanente uniforme. Estrangulamento adiabático. Segunda lei. Motor térmico e refrigerador. Enunciados de Kelvin-Planck e de Clausius. Ciclo de Carnot. Escala absoluta de temperatura. Desigualdade de Clausius. Entropia. Variação da entropia para sistemas, para sólidos, líquidos e gás perfeito. Conceito de trabalho perdido. Princípio do aumento da entropia. A segunda lei para volume de controle, em regime permanente e em regime não permanente uniforme. Equivalência entre os processos reversíveis em regime permanente, adiabático e isotérmico. Princípio de aumento da entropia para volume de controle. Ciclos termodinâmicos: máquinas a vapor e a gás e máquinas de refrigeração. 
Eletrótécnica102Anual3° ano Elementos e leis de circuitos. Equacionamento e soluções de circuitos por métodos algébricos e matriciais. Equacionamento de circuitos dinâmicos. Circuitos monofásicos. Elementos e Leis dos circuitos em C.C. e C.A. Potência e Energia. Circuitos monofásicos e trifásicos. Transformadores. Máquinas elétricas de indução, síncronas e de corrente contínua. Instalações elétricas e dispositivos de proteção. 
Mecânica dos Fluídos136Anual3° ano Propriedades dos fluidos. Estática dos meios fluidos. Leis básicas para sistemas e volumes de controle. Análise diferencial do movimento de fluidos. Escoamento incompressível não-viscoso. Análise dimensional. Escoamento viscoso incompressível. Escoamento em canalizações. Teoria da camada limite. Escoamento viscoso externo. 
Mecânica dos Sólidos136Anual3° ano Conceitos de Tensão e Deformação. Diagramas dos esforços solicitantes. Análise de Componentes estruturais solicitados com cargas axiais. Análise de Componentes estruturais solicitado em torção. Análise de Componentes estruturais solicitados em flexão. Análise de Componentes estruturais solicitados em cisalhamento transversal. Cargas combinadas e transformação de tensão e deformação. Projeto de vigas e eixos. Deflexão em vigas e eixos. Flambagem de colunas. Métodos de energia. 
Processos de Usinagem102Anual3° ano Movimentos e grandezas nos processos de usinagem. Geometria da cunha de corte. Mecanismo de formação do cavaco. Forças e potências de corte. Materiais para ferramentas. Avarias, desgastes e vida da ferramenta. Análise das condições econômicas de usinagem. Usinabilidade dos materiais. Fluidos de corte. Tecnologia dos principais processos que empregam ferramentas de geometria definida e indefinida. Fundamentos dos principais processos não-convencionais de usinagem. Noções básicas de programação NC. 
Transferência de Calor136Anual3° ano Revisão de princípios fundamentais. Mecanismos básicos de transmissão de calor. Princípios básicos da condução de calor. Condução unidimensional. Condução bidimensional. Condução transiente. Métodos numéricos na condução. Princípios básicos da radiação térmica. Radiação entre superfícies. Aplicações. Equações governantes da convecção; conceito da camada limite; efeitos da turbulência; solução de Blasius; correlações para escoamentos externos; escoamento interno; correlações; convecção natural; equações governantes; correlações; modos de ebulição e condensação; correlações, trocadores de calor. 
Vibrações136Anual3° ano Introdução aos sistemas dinâmicos lineares. Modelagem matemática de sistemas mecânicos, elétricos, eletromecânicos, fluidos e térmicos. Análise de sistemas dinâmicos no domínio da frequência (modelo por função de transferência) e no domínio do tempo (modelo no espaço de estados). Resposta transitória e resposta estacionária. Diagrama de blocos e álgebra de blocos. Resposta em frequência. Diagrama de Bode. Softwares para simulação numérica de sistemas dinâmicos. Caracterização dos movimentos vibratórios. Resposta de sistemas lineares estáveis. Sistemas modelados com um grau de liberdade. Informações sobre medição de vibrações. Problemas em máquinas rotativas. Sistemas modelados com dois ou mais graus de liberdade. Técnicas para o controle de vibrações. 
Metodologia Científica34Semestral3° ano 1º semestreCondução e revisão bibliográfica. Filosofia contemporânea da ciência. Classificação da pesquisa. Métodos e técnicas de pesquisa. Condução da revisão bibliográfica. Projeto de pesquisa. 
Probabilidade e Estatística68Semestral3° ano 1º semestreTeoria da probabilidade. Variáveis aleatórias discretas, distribuição de probabilidades discreta. Variáveis aleatórias contínuas, distribuição de probabilidades contínua. Função de variável aleatória. Variáveis aleatórias bidimensionais. Amostragem: tipos, técnicas de geração de números aleatórios. Distribuições amostrais. Estimação. Teste de hipótese. Testes não-paramétricos. Planejamento de experimentos com um único fator: análise de variância. Planejamento de experimentos com vários fatores. O método Taguchi. Controle estatístico da qualidade. 
Cálculo Númerico68Semestral3° ano 2º semestreErros. Raízes de Equações Algébricas e Transcendentes. Solução de Sistemas de Equações. Ajuste de Curvas. Interpolação. Integração. Solução de Equações Diferenciais. 
Elementos de Máquinas136Anual4° ano Falhas resultantes de carregamento estático. Eixos, chavetas e acoplamentos. Parafusos de potência e uniões parafusadas. Projeto de molas. Mancais de rolamento. Mancais de deslizamento. Capacidade de carga de engrenagens cilíndricas, engrenagens cônicas e de conjuntos sem-fim e coroa. Embreagens e freios. Transmissão por correias e correntes. Seleção de cabos de aço. 
Metrologia e Instrumentação136Anual4° ano Erro sistemático, aleatório, tendência e correção; Propriedades de um sistema de medição; Processo de calibração; Medidas diretas e indiretas; Medidas Correlacionadas; Propagação de Incertezas Através de Módulos; Intervalo de Tolerância e Incerteza de Medição; Confiabilidade de Sistemas de Medição; Ajuste Linear e Calibração; Condicionamento de Sinais e Placas AD e DA; Sensores de Temperatura; Extensometria; Ruídos em sistemas de medição; Sensores de Posição, Velocidade e Aceleração; Sensores de Nível, Pressão e Vazão; Controle PID e Sistemas SCADA; Sistema de Medição Auxiliares; Maquinas de Medir por Coordenadas e Blocos Padrão. 
Máquinas Térmicas102Anual4° ano Ciclos de refrigeração. Psicrometria aplicada e processos de condicionamento de ar. Propriedades básicas dos Fluídos Refrigerantes. Ciclos de refrigeração por compressão. Condicionamento de ar e frigoríficos. Noções de conforto térmico e qualidade do ar. Carga térmica. Sistemas de geração de potência. Turbinas térmicas. Princípios de combustão: reações de combustão, temperatura de chama adiabática, entalpia de reação. Motores de combustão interna. Sistemas de geração de calor. Sistemas de distribuição e utilização de vapor e outros fluidos de aquecimento. Sistemas de cogeração. 
Máquinas de Fluxo102Anual4° ano Classificação e definição das máquinas de fluxo. Introdução às bombas centrífugas, equações fundamental e de Euler, conceitos de potência, rendimento e energia, polígono de velocidades, grau de reação, curvas real e teórica, influência do número e curvatura das pás na altura de elevação, cavitação e coeficientes limites, associação de bombas e série e paralelo. Coeficientes adimensionais, leis de similaridade e fatores que deslocam as curvas características. Projeto de sistemas de bombeamento, determinação da perda de carga, altura manométrica e potência de acionamento, análise de diferentes tipos de instalações. Classificação e definição de ventiladores. Projeto de sistemas de ventilação, dimensionamento de dutos pelos métodos dinâmico, igual perda de carga e recuperação da pressão estática. Análise de diferentes tipos de instalações. Turbinas hidráulicas. Bombas de deslocamento. 
Cinemática dos Mecanismos68Semestral4° ano 1º semestreConceitos e notações aplicados aos Mecanismos. Tipos de Mecanismos. Síntese Dimensional de Mecanismos Articulados. Análise Cinemática de Cames Planos.  
Ciência, Tecnologia e Sociedade34Semestral4° ano 1º semestreDefinições e discussões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS e suas relações e impactos no desenvolvimento Científico, tecnológico, de inovação e social de maneira geral. Pilares da sustentabilidade. Relações da Ciência, Tecnologia e Sociedade com a proteção ao Meio Ambiente, com as mudanças sociais, considerando as relações Étnico-Raciais, Cultura Afro-brasileira e indígena. Tópicos sobre Direitos Humanos. 
Fadiga68Semestral4° ano 1º semestreAspectos gerais do fenômeno da Fadiga. Resistência à fadiga do material e dos componentes. Método SN. Tratamento de cargas reais de serviço através do Método Rain-Flow. Acúmulo Linear do Dano por Fadiga: Regra de Palmgren-Miner. Comportamento elastoplástico dos metais. Cargas de Colapso plástico. Fadiga Oligocíclica: Regra de Coffin-Manson. Introdução aos fundamentos da Mecânica da Fratura Elástica Linear e propagação de trincas de Fadiga. 
Processos de Fundição51Semestral4° ano 1º semestrePrincípios fundamentais da teoria de solidificação de metais e suas ligas. Aspectos gerais dos processos tradicionais de fundição: campo de aplicação, vantagens e limitações. Metalurgia dos processos de fundição. Projeto de moldes de areia para a fundição de peças metálicas. Inspeção e controle de qualidade de peças fundidas. 
Confiabilidade51Semestral4° ano 2º semestreConfiabilidade Funcional. Confiabilidade em Sistemas. Teoria de interferência. Confiabilidade sob solicitações estáticas e dinâmicas. Vedações estáticas e dinâmicas. 
Criatividade e inovação34Semestral4° ano 2º semestreConceito de criatividade. Preferencias mentais. Metodologias e ferramentais para geração de ideias e desenvolvimento da criatividade. Conceito de inovação. Processos de inovação e ambientes de inovação. 
Processos de Conformação51Semestral4° ano 2º semestreClassificação e descrição sumaria dos diversos processos de conformação mecânica dos metais. Aspectos básicos da conformação mecânica: tensões e deformações, elasticidade e plasticidade; fatores metalúrgicos na conformação mecânica dos metais; atrito e lubrificação. Métodos analíticos para solução de problemas na conformação mecânica dos metais. Trefilação e Extrusão. Forjamento. Laminação. Processos de conformação de chapas. Ferramentas e máquinas utilizadas na conformação dos metais. 
Processos de Soldagem51Semestral4° ano 2º semestreConceitos fundamentais de soldagem: terminologia, soldabilidade de aços e ferros fundidos. Simbologia na soldagem. Fundamentos de metalurgia da soldagem. Características térmicas e elétricas do arco voltaico utilizado nos processos de soldagem. Processos de soldagem a arco: eletrodos revestidos, MIG/MAG, eletrodos tubulares, TIG, plasma e arco submerso. Brasagem. Processos de soldagem a gás. Processos de corte: Oxicorte, Corte com Plasma, Goivagem. Normas e Qualificações na soldagem. Custos em soldagem. Projeto de juntas soldadas. Soldagem por resistência elétrica. Soldagem por explosão. 
Estágio Supervisionado238Anual5° ano Contato com a área industrial e/ou com a pesquisa. Aplicação dos conhecimentos adquiridos. Relacionamento profissional. Desenvolvimento da competência técnico-científica. Criatividade aplicada. 
Trabalho de Conclusão de Curso68Anual5° ano Elaboração orientada de monografia ou trabalho teórico e prático, demonstrando amplitude de conhecimentos relativos à Engenharia Mecânica, capacidade de aprofundamento nos tópicos de interesse, capacidade de síntese e estruturação metodológica na abordagem de problemas. 
Engenharia Econômica34Semestral5° ano 1º semestreJuros Simples. Conceito de Juros Simples. Desconto de Duplicatas. Desconto de Títulos. Valor de Face e Valor de Mercado. Juros Compostos. Conceito de Juros Compostos. Valor do Dinheiro no Tempo. Valor Presente e Valor Futuro. Valor Presente Liquido e Taxa Interna de Retorno. Taxa de desconto. Valor e Custo. Problemas da TIR. Equivalência de Taxas de Juros. Períodos de Capitalização. Taxas Anuais, Mensais e Diárias. Equivalência de Fluxos de Caixa. Perpetuidades e Anuidades. Sistemas de amortização. Tabela Price, SAC, SAM. 
Engenharia de Segurança, Legislação e Ética Profissional34Semestral5° ano 1º semestreEngenharia de segurança. Legislação e normas regulamentares. Fundamentos de higiene e segurança do trabalho. Análise de projetos. Laudos técnicos em projeto de instalações elétricas prediais e industriais. Princípios básicos de prevenção de acidentes de trabalho. Direitos e garantias fundamentais. Pessoas. Bens. Fato Jurídico. Empresa. Registro de comércio. Propriedade industrial. Sociedades comerciais. Empregado e empregador. Contrato de Trabalho. Exercício profissional. Responsabilidade profissional. Código de ética profissional do engenheiro. Legislação e Ética Profissional e suas relações com a proteção ao Meio Ambiente e com as mudanças sociais, considerando as relações Étnico-Raciais, Cultura Afro-brasileira e indígena. 
Optativa I51Semestral5° ano 1º semestre ...
Optativa II51Semestral5° ano 1º semestre ...
Optativa III51Semestral5° ano 1º semestre ...
Optativa IV51Semestral5° ano 1º semestre ...
Docentes
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Aline Elly TremlDoutoradoaline.treml@unioeste.brlattes.cnpq.br/4728642301860654
Camilo Alexandre FurlanettoEspecialização55 45 35768152camilo.furlanetto@unioeste.brlattes.cnpq.br/2780399229020740
Carlos dos SantosMestrado55 45 35768152carlos.santos2@unioeste.brlattes.cnpq.br/2402007695121599
Daniel Alberto Salinas CasanovaDoutorado55 45 35768152daniel.casanova@unioeste.brlattes.cnpq.br/1412984440565320
Eduardo César DechechiDoutorado55 45 35768279eduardo.dechechi@unioeste.br
Emerson LazzarottoDoutorado55 45 35768152emerson.lazzarotto@unioeste.br
Emidio Santos Portilho JuniorDoutoradoemidio.junior@unioeste.brlattes.cnpq.br/1186170234447332
Fernanda Maria NodariMestrado55 45 35768152fernanda.nodari@unioeste.brlattes.cnpq.br/8750485472171849
Fernando José GaiottoDoutoradofernando.gaiotto@unioeste.brlattes.cnpq.br/4472964146071694
Fernando Mucio BandoDoutorado55 45 35768152fernando.bando@unioeste.brlattes.cnpq.br/5793001633161555
Filipe Diniz Dal Moro BorgesMestrado55 45 35768152filipe.borges@unioeste.brlattes.cnpq.br/4264169453471875
Geraldo Carvalho Brito JuniorDoutorado55 45 35768152geraldo.brito@unioeste.brlattes.cnpq.br/1569536996814277
Giordano Pierozan BernardesDoutoradogiordano.bernardes@unioeste.br
Guilherme de Oliveira KunzDoutorado55 45 35768152guilherme.kunz@unioeste.brlattes.cnpq.br/8703018604279193
Gustavo Adolfo Velazquez CastilloDoutorado55 45 35768152gustavo.castillo@unioeste.brlattes.cnpq.br/2125367022328614
Juan Carlos SotuyoDoutorado55 45 35768152juan.sotuyo@unioeste.brlattes.cnpq.br/1093506238563449
Katiani Pereira da ConceiçãoDoutoradokatiani.conceicao@unioeste.brlattes.cnpq.br/1554427612484722
Leonilda Correia dos SantosDoutorado55 45 35768152leonilda.santos@unioeste.brlattes.cnpq.br/9314738507456992
Marcelo Henrique Manzke BrandtMestradomarcelo.brandt@unioeste.brlattes.cnpq.br/3770163761885996
Marciel ViapianaMestradomarciel.viapiana@unioeste.brlattes.cnpq.br/9373945752630067
Newton SpolaôrDoutorado55 45 35768815newton.spolaor@unioeste.brlattes.cnpq.br/6174150172961442
Nora Diaz MoraPós-Doutorado55 45 35768152nora.mora@unioeste.brlattes.cnpq.br/6196435567085401
Orlando Catarino da SilvaDoutorado55 45 35768152orlando.silva@unioeste.brlattes.cnpq.br/8119955193610891
Ricardo Jose FerracinDoutoradoricardo.ferracin@unioeste.brlattes.cnpq.br/8318596780458442
Ricardo Luis SchaeferMestradoricardo.schaefer@unioeste.brlattes.cnpq.br/8380193777003660
Richael Silva CaetanoDoutoradorichael.caetano@unioeste.br
William Alexander Carrillo IbanezMestradowilliam.ibanez@unioeste.brlattes.cnpq.br/8064998583244208
Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de TCC09/10/2014Resolução 220/2014-CEPE
Projetos de Ensino
Não encontrado

Fonte: Academus; Curso FOZ0039 ; Grade 2018/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2021



Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.