Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas
Campus: Campus de Foz do Iguaçu
Centro: Centro de Educação, Letras e Saúde
Turno: Matutino
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas
Tipo de Formação: Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial
O Curso
O curso de Letras - habilitação em Português foi implantado no no ano de1985 e a habilitação em Inglês no ano de 2003.
Perfil do Profissional O graduado em Letras, além de professor e educador, é um especialista da linguagem.
Campo de Atuação Os principais campos de trabalho são: a docência em letras (línguas e literaturas) no ensino fundamental (5º a 8ª série), ensino médio; docência em escolas de línguas estrangeiras e como tradutor, revisor ou redator em instituições de representação profissional, administrativas em órgãos públicos (inclusive em secretarias de escolas, colégios e universidades) e em variadas empresas ou instituições de caráter social, como: sindicatos, cooperativas, ONGs, órgãos de imprensa escrita e mídia em geral.
Situação Legal Reconhecimento renovado - Portaria/SETI - 123 Diário Oficial do Estado - 09/09/2021
O Curso
O curso de Letras - habilitação em Português foi implantado no no ano de1985 e a habilitação em Inglês no ano de 2003.
Perfil do Profissional O graduado em Letras, além de professor e educador, é um especialista da linguagem.
Campo de Atuação Os principais campos de trabalho são: a docência em letras (línguas e literaturas) no ensino fundamental (5º a 8ª série), ensino médio; docência em escolas de línguas estrangeiras e como tradutor, revisor ou redator em instituições de representação profissional, administrativas em órgãos públicos (inclusive em secretarias de escolas, colégios e universidades) e em variadas empresas ou instituições de caráter social, como: sindicatos, cooperativas, ONGs, órgãos de imprensa escrita e mídia em geral.
Situação Legal Reconhecimento renovado - Portaria/SETI - 123 Diário Oficial do Estado - 09/09/2021
Coordenação
Maridelma Laperuta Martins
Email:Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: 45 35768128
Maridelma Laperuta Martins
Email:
Telefone: 45 35768128
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
2005 | 2008 | 2011 | 2014 | 2017 | 4 | 4 | 4 | 3 | 5 |
---|
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 286/2016-CEPE de 08/12/2016
Projeto Político-Pedagógico Resolução 286/2016-CEPE de 08/12/2016
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 200 | Anual | - | ... |
Formação Independente | 0 | Anual | - | ... |
Estudos Linguísticos I | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | História das ideias linguística: a linguagem como objeto da ciência. Os troncos linguísticos ameríndios. Os estudos pré-saussurianos: linguística histórica e comparada. Os estudos saussurianos e o Estruturalismo. O Funcionalismo e seus principais nomes. Chomsky e o Gerativismo. A Linguística textual. Campos da linguística. Articulação das práticas linguagem aos campos de atuação. |
Gramática da Língua Portuguesa I | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Gramática e língua: diferenciações. Os tipos de gramática: gramática normativa, histórica, internalizada, descritiva: postulados e justificativas. A fonética e a produção dos sons. A fonologia e o estudo dos fonemas. A morfologia e o estudo dos morfemas. Processos de formação de palavras (etimologia, neologia, empréstimo, derivação, composição). O estudo das classes de palavras: palavras lexicais e palavras gramaticais. Fonética, fonologia, morfologia e suas relações com o ensino de língua portuguesa e os campos de atuação. |
Leitura, Escrita e Oralidade I | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Conceitos de texto. Gênero discursivo. Produção de texto acadêmico no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa: leitura, escrita, oralidade, análise linguística/ |
Pluralidade Linguístico-Cultural, Política Linguística e Ensino | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | O panorama sociolinguístico brasileiro, as políticas linguísticas e sua relação com a formação do professor e o ensino-aprendizagem em contexto de diversidade, como o de fronteiras. |
Teoria Literária | 68 | Semestral | 1º ano 1º semestre | Apresentação de aspectos essenciais da teoria, análise e crítica literária. Estudo do texto poético, narrativo e dramático e as múltiplas camadas de sentido. |
História da Língua Portuguesa | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | A língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso. Língua e mudança. Formação sócio-histórica da língua portuguesa. A língua latina clássica e vulgar: características linguístico-gramaticais. Metaplasmos. História da ortografia portuguesa – os acordos ortográficos. A língua portuguesa no mundo: as diversidades étnico-raciais envolvidas nas relações culturais e linguísticas da Língua Portuguesa. O português e as línguas indígenas – aspectos sociais e culturais. O português e as línguas africanas – aspectos sociais e culturais. O português brasileiro: aspectos sócio-históricos e linguísticos. A língua portuguesa e a História do Paraná: contrastes e variações socioculturais e linguísticas. |
História e Cultura de Língua Inglesa | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | A relação língua, cultura(s) e sociedade, com ênfase em cultura(s) de língua inglesa. A história da formação, difusão e mudança da língua inglesa (e cultura(s)) desde a Idade Média aos dias atuais, perpassando período colonial e pós-colonial em diversos países, como os do continente africano de herança colonial inglesa. O status da língua inglesa em diferentes países e culturas (língua nacional, língua oficial, língua franca, língua de instrução, língua de difusão científica, etc.), bem como língua de trocas internacionais em diversas partes do globo. O ensino de língua inglesa e cultura(s) de língua inglesa no Brasil, sua relevância no contexto mundial contemporâneo e em contexto de diversidade linguístico-cultural. |
Laboratório de Compreensão e Produção Oral em Língua Inglesa I | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Prática de compreensão e produção oral em língua inglesa. Pronúncia, ritmo e entonação. Introdução à fonética e fonologia da língua inglesa: teoria e prática. |
Literatura de Língua Portuguesa I | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Estudo de obras e autores significativos da literatura brasileira e portuguesa, bem como das diversas manifestações artísticas e culturais, das origens ao fim do século XIX. |
Língua Inglesa I | 68 | Semestral | 1º ano 2º semestre | Desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua inglesa como instrumento de interação por meio da compreensão e produção oral e escrita. Gramática da língua inglesa. Introdução ao ensino e aprendizagem da língua inglesa: reflexão e prática. |
Didática | 34 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Didática e sua relação com as teorias pedagógicas. Didáticas de línguas: contexto sócio-histórico, teorias e ensino de línguas. Processo de ensino-aprendizagem e práticas pedagógicas e suas manifestações na pedagogia tradicional, pedagogia da escola nova, pedagogia tecnicista, pedagogia da qualidade total, pedagogia histórico-crítica. BNCC e a pedagogia das competências: uma análise crítica. |
Estudos Linguísticos II | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Teorias enunciativas: os pressupostos das teorias enunciativas de Benveniste. A Sociolinguística (variação e contexto social). A língua e a relação com a história, sociedade, cultura e ideologia. Os estudos materialistas da linguagem: estudos soviéticos sobre a língua (Volochinov e o Círculo de Bakhtin), análise de discurso francesa; a questão da subjetividade a partir das relações históricas; a língua como materialidade das relações sociais. As práticas de linguagem e as relações com os campos de atuação. |
Literatura de Língua Inglesa I | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | A produção literária em língua inglesa desde a Idade Média até o início do século XIX. O estudo de textos literários de diversos gêneros em língua inglesa e seu contexto histórico, social, político e cultural de produção. Oficina de produção de textos literários em língua inglesa. |
Literatura de Língua Portuguesa II | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Literatura brasileira e portuguesa do início do século XX até 1945. Estudos de obras e autores representativos e relações com os campos de atuação. |
Políticas Educacionais | 34 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Determinações socioeconômicas, políticas e culturais do sistema educacional brasileiro. Educação Brasileira - Legislação: princípios, organização, gestão e estrutura (Constituição Federal 1988 – Capítulo da Educação; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 1996; Plano Nacional de Educação em vigor). Análise da organização escolar do Sistema Estadual de Educação do Paraná. Direitos Humanos. Direitos Educacionais de Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas (ECA). Análise do processo histórico de elaboração e da implementação da BNCC (2017, 2018) e da participação da iniciativa privada nas definições do processo de formação humana na educação pública. |
Sociologia da Educação | 68 | Semestral | 2° ano 1º semestre | Pressupostos teóricos da Sociologia para a educação. Abordagens clássicas: ideologia e instituição social. Abordagens recentes: Disciplina, saber/ |
Gramática da Língua Portuguesa II | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Estudo da sintaxe dentro da gramática descritiva. Sintaxe da oração: noção de sintagma; tipos de sintagma; funções sintáticas. Sintaxe do período: encaixamento; hipotaxe; parataxe. Reflexões sobre a oração e o período como unidades básicas da organização sintática do texto e seu papel na (re)construção dos sentidos do texto. As relações da linguagem com os campos de atuação. |
Laboratório de Compreensão e Produção Oral em Língua Inglesa II | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Continuação da prática de compreensão e produção oral em língua inglesa. Pronúncia, ritmo e entonação. Fonética e fonologia da língua inglesa: teoria e prática. |
Leitura, Escrita e Oralidade II | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Produção de texto acadêmico no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa: leitura, escrita, oralidade, análise linguística/ |
Língua Inglesa II | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Continuação do desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua inglesa como instrumento de interação por meio da compreensão e produção oral e escrita. Gramática da língua inglesa. Ensino e aprendizagem da língua inglesa: reflexão e prática. |
Psicologia da Educação | 68 | Semestral | 2° ano 2º semestre | Análise da complexidade do objeto de estudo da Psicologia. Evolução histórica. Fundamentos da abordagem da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem como subsídio para o conhecimento teórico-metodológico na área educacional, possibilitando cuidar da saúde física e emocional de si e dos alunos, compreendendo a diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. Atividade de observação ou práticas experimentais sobre a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem com crianças e adolescentes matriculados ou não em escolas públicas ou privadas. Tópico em Educação Especial. |
Fundamentos de Ensino de Língua Inglesa | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Domínios da Linguística Aplicada. Questões históricas, políticas, teóricas e práticas que envolvem o ensino da Língua Inglesa. Abordagens, métodos e técnicas para o ensino de Língua Inglesa. A aprendizagem de línguas adicionais. Políticas públicas para o ensino e aprendizagem da Língua Inglesa e formação de professores (PCN, DCE, entre outros). Fundamentos didáticos para a elaboração de planos de ensino, plano de trabalho docente e plano de aula. |
Fundamentos de Ensino de Língua Portuguesa | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Profissão de professor de Língua Portuguesa no Brasil: percurso sócio-histórico e formação docente. Linguística Aplicada e ensino de Língua Portuguesa. Propostas curriculares de Língua Portuguesa: teorias subjacentes e saberes pedagógicos. Aula de Língua Portuguesa. Abordagens didático-metodológicas para o ensino de Língua Portuguesa. Materiais didáticos de Língua Portuguesa. |
Leitura, Escrita e Oralidade III | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Texto como unidade de trabalho/ |
Literatura Infantojuvenil | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | Noções introdutórias sobre as origens e gêneros tradicionais da literatura infantil. A literatura infantil e juvenil brasileira até a contemporaneidade e relações com os campos de atuação. Abordagens para o texto literário em sala de aula. |
Literatura de Língua Inglesa II | 68 | Semestral | 3° ano 1º semestre | A produção literária em língua inglesa a partir do século XIX. O estudo de textos literários de diversos gêneros em língua inglesa e do contexto histórico, social, político e cultural de produção. Oficina de produção de textos literários em língua inglesa. |
Gramática da Língua Portuguesa III | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | A semântica e semantização: conceitos. Categorias semânticas: dêixis, referenciação, predicação, verificação, inferência, pressuposição, metáfora, metonímia, polissemia, conectividade, hipônimo, hiperônimo, campos lexicais e semânticos. Pragmática: a construção dos sentidos implícitos na interlocução. Performatividade e atos da fala. As práticas de linguagem e as relações com os campos de atuação. |
Iniciação à Pesquisa Científica | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Etapas do projeto de iniciação científica em Letras: estabelecimento do objeto de pesquisa e delineamento do problema; referencial teórico; formulação de objetivos; procedimentos de coleta e análise de dados. Orientação para elaboração de um projeto de pesquisa com destaque para a formulação do objeto e construção de referencial teórico a partir de uma temática relacionada ao campo do curso. Redação de projeto de pesquisa. |
Laboratório de Compreensão e Produção Escrita em Língua Inglesa | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Prática de compreensão e produção escrita dos diferentes gêneros em língua inglesa. Estrutura textual e análise linguística. Gramática e texto. |
Literatura de Língua Portuguesa III | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Estudo da literatura brasileira a partir de 1945 à atualidade. O projeto estético e identitário das literaturas africanas de Língua Portuguesa. Estudo de obras e autores representativos. |
Língua Inglesa III | 68 | Semestral | 3° ano 2º semestre | Continuação do desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua inglesa como instrumento de interação por meio da compreensão e produção oral e escrita. Gramática da língua inglesa. Ensino e aprendizagem da língua inglesa: reflexão e prática. |
Estágio Supervisionado de Língua Inglesa | 268 | Anual | 4° ano | Domínios da Linguística Aplicada. Abordagens, métodos e técnicas para o ensino de Língua Inglesa. Análise e Elaboração de material didático. Planos de ensino, plano de trabalho docente, planos de aula. Estágio Supervisionado: propósitos, modalidades, campos de atuação, etc. Aspectos técnicos e textuais e elaboração do Relatório Final. |
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa | 268 | Anual | 4° ano | Estágio: conceito, tipos e campos. Planos de trabalho e planos de aula. Articulação dos objetos de ensino. Materiais e recursos didáticos. Avaliação. Ciclo docente no processo ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa: estágio supervisionado nos ensinos Fundamental e Médio, de acordo com o Regulamento Geral do Estágio de Letras. Reflexão sobre a prática de sala de aula. Elaboração do relatório final. |
Trabalho de Conclusão de Curso | 136 | Anual | 4° ano | Acompanhamento das etapas de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob orientação de professores. Orientação da escrita de acordo com as normas de trabalhos acadêmicos. Apresentação dos Seminários de Pesquisa. Organização da apresentação pública oral do TCC. |
Literatura de Língua Inglesa III | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | A literatura de língua inglesa na contemporaneidade e a literatura pós-colonial: múltiplas vozes. O estudo de textos literários de diversos gêneros em língua inglesa e do contexto histórico, social, político e cultural de produção. Oficina de produção de textos literários em língua inglesa. |
Língua Inglesa IV | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | Continuação do desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua inglesa como instrumento de interação por meio da compreensão e produção oral e escrita. Gramática da língua inglesa. Ensino e aprendizagem da língua inglesa: reflexão e prática. Exames internacionais. Produção de textos acadêmicos (orais e escritos) de gêneros diversos. |
Optativa I | 68 | Semestral | 4° ano 1º semestre | ... |
Libras | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | Introdução à história do sujeito surdo no Brasil e no mundo (educação, cultura e identidade surda). Introdução aos aspectos teóricos da Língua Brasileira de Sinais e os parâmetros linguísticos e gramaticais da modalidade visual-espacial. Movimentos políticos da comunidade surda, suas conquistas e modelos educacionais para a educação de surdos. Iniciação a prática de sinalização aplicada ao contexto escolar. |
Optativa II | 68 | Semestral | 4° ano 2º semestre | ... |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus : 2025)
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
---|---|---|---|---|
Ana Maria Kaust | Mestrado | 55 45 35768128 | lattes.cnpq.br/5947816124254635 | |
Cleiser Schenatto Langaro | Doutorado | 55 45 35768128 | ||
Delfina Cristina Paizan | Doutorado | lattes.cnpq.br/4525247148715461 | ||
Filipe Augusto da Veiga | Mestrado | |||
Flavio Pereira | Doutorado | 55 45 35768128 | lattes.cnpq.br/8622335523438194 | |
Isis Ribeiro Berger | Doutorado | 55 45 35768112 | ||
Lidiane Cossetin Alves | Mestrado | |||
Marcia Cristine Agustini | Doutorado | |||
Maridelma Laperuta Martins | Doutorado | 55 45 35768128 | lattes.cnpq.br/6009498366480094 | |
Olga Viviana Flores | Doutorado | 55 45 35768128 | ||
Polyana Zwirtes | Mestrado | |||
Vilma Lucia de Oliveira Barreira | Doutorado | 55 45 35768128 | lattes.cnpq.br/5447343334529178 |
Regulamentos
Titulo | Data | Arquivo |
---|---|---|
Regulamento de Estágio | 28/11/2019 | Resolução 220/2019-CEPE |
Regulamento de TCC | 12/04/2018 | Resolução 092/2018-CEPE |
Projetos de Ensino
Não encontrado |
---|
Fonte: Academus; Curso FOZ0038 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência da grade 2024
Acessos: 1285364