Campus de Foz do Iguaçu

Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola e Respectivas Literaturas

Campus: Campus de Foz do Iguaçu
Centro: Centro de Educação, Letras e Saúde
Turno: Matutino
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Licenciado em Letras
Tipo de Formação: Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial

O Curso

O curso de Letras - habilitação em Português foi implantado no no ano de1985 e a habilitação em espanhol em 1997.



Perfil do Profissional
O graduado em Letras, além de professor e educador, é um especialista da linguagem.

Campo de Atuação
Os principais campos de trabalho são: a docência em letras (línguas e literaturas) no ensino fundamental (5º a 8ª série), ensino médio; docência em escolas de línguas estrangeiras e como tradutor, revisor ou redator em instituições de representação profissional, administrativas em órgãos públicos (inclusive em secretarias de escolas, colégios e universidades) e em variadas empresas ou instituições de caráter social, como: sindicatos, cooperativas, ONGs, órgãos de imprensa escrita e mídia em geral.

Situação Legal
Reconhecimento renovado - Decreto - 8288 Diário Oficial do Estado - 22/11/2017

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 286/2016-CEPE de 08/12/2016

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
20052008201120142017
44433
Coordenação
Maridelma Laperuta Martins
Email: maridelma.martins@unioeste.br
Telefone: 45 35768128

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Estudos Linguísticos I68Semestral1º ano 1º semestreIntrodução aos estudos da linguagem. A linguagem como fenômeno científico: seus métodos de investigação. A constituição do objeto linguístico. As áreas da linguística. Os estudos da linguagem desde a Antiguidade hindu e grega. Os estudos pré-saussurianos. Os estudos saussurianos e o Estruturalismo. Os estudos chomskyanos e o Gerativismo. Fundamentos da linguística para o ensino. 
Gramática da Língua Portuguesa I68Semestral1º ano 1º semestreGramática e língua: diferenciações. Os tipos de gramática: gramática normativa, histórica, internalizada, descritiva. A gramática descritiva: postulados e justificativas para o trabalho descritivo. A fonética e a produção dos sons. A fonologia e o estudo dos fonemas. A morfologia e o estudo dos morfemas. Processos de formação de palavras (etimologia, neologia, empréstimo, derivação, composição). O estudo das classes de palavras: palavras lexicais e palavras gramaticais. Fonética, fonologia e morfologia e suas relações com o ensino de língua portuguesa – interfaces da gramática descritiva e normativa na escola. Problematizações a respeito das normas padrão e não padrão. 
Leitura, Escrita e Oralidade I68Semestral1º ano 1º semestreEstudo dos gêneros discursivos e suas relações com o ensino de língua portuguesa. Gêneros acadêmicos em suas modalidades escritas e orais: resumo, resenha, diário de leitura, seminário. 
Pluralidade Linguístico-Cultural, Política Linguística e Ensino68Semestral1º ano 1º semestreO panorama sociolinguístico brasileiro, as políticas linguísticas e sua relação com a formação do professor e o ensino-aprendizagem em contexto de diversidade, como o de fronteiras. 
Teoria Literária68Semestral1º ano 1º semestreConcepções de literatura. O conceito de gênero literário. Tendências Modernas da Critica Literária. 
História da Língua Portuguesa68Semestral1º ano 2º semestreLíngua e mudança: teorias que fundamentam a mudança linguística. Formação sócio-histórica da língua portuguesa: fases e períodos. A língua latina clássica e vulgar: características linguístico-gramaticais. Movimentos fonético-fonológicos, morfossintáticos, semânticos, lexicais e ortográficos. História da ortografia portuguesa – os acordos ortográficos. A língua portuguesa no mundo: Europa, Ásia e África – as diversidades étnico-raciais envolvidas nas relações culturais e linguísticas da Língua Portuguesa. O português brasileiro: aspectos sócio-históricos e linguísticos. A língua portuguesa e a História do Paraná: contrastes e variações socioculturais e linguísticas.  
História e Cultura de Língua Espanhola68Semestral1º ano 2º semestreA relação entre língua, cultura(s) e sociedade, com ênfase nas cultura(s) de língua espanhola. História da formação, difusão e mudança da língua e das culturas hispânicas, desde a desagregação do Império Romano, a ocupação da Península Ibérica por cristãos, judeus, muçulmanos e outros povos. A unificação ideológica na formação da Espanha e a internacionalização da língua espanhola por meio da colonização, a contraditória mestiçagem e a complexa formação das culturas pós-coloniais. A presença da cultura hispânica e da língua espanhola nos Estados Unidos da América e no Brasil. A problematização das culturas da Espanha e da América na abordagem da cultura no ensino de espanhol para brasileiros. As relações étnico-raciais no processo de formação da Espanha e da América desde a colonização: a presença das etnias indígenas e africanas e o hibridismo nas práticas culturais. Os reflexos do processo histórico-cultural sobre o ambiente: rumo a uma ecologia da cultura 
Laboratório de Compreensão e Produção Oral em Língua Espanhola I68Semestral1º ano 2º semestrePrática de compreensão e produção oral em Língua Espanhola. Pronúncia, ritmo e entonação. Introdução à fonética e fonologia da língua espanhola: a pronúncia de vogais e consoantes. Aspectos lexicais, fenômenos fonéticos e morfossintáticos do espanhol coloquial: a linguagem dos jovens no mundo hispânico. 
Literatura de Língua Portuguesa I68Semestral1º ano 2º semestreContexto histórico-cultural final do séc. XIX ao início séc. XX. Literatura Portuguesa de meados à primeira metade do século XX, compreendendo os seguintes movimentos: Orpheu, Presença e Neo-Realismo. Causas do Modernismo Brasileiro. A semana de arte moderna. A expansão do modernismo no Brasil, a prosa e a poesia do período. A fase inconoclasta. A fase construtiva. O legado do modernismo. Origens do moderno teatro brasileiro. As formas dramáticas e sua adaptação a uma linguagem teatral brasileira. Os grupos e companhias teatrais brasileiras marcantes do século XX. Exame de autores e obras significativos. Desenvolvimento de atividades acadêmicas complementares que possibilitem ampliar o debate do legado modernista, da história e da cultura afro-brasileira. 
Língua Espanhola I68Semestral1º ano 2º semestreDesenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua espanhola como instrumento de interação por meio da compreensão e produção oral e escrita. Gramática básica da língua espanhola em contraste com a língua portuguesa de norma brasileira. 
Didática34Semestral2° ano 1º semestreDidática e sua relação com as teorias pedagógicas. Didáticas de línguas: contexto sócio-histórico, teorias e ensino de línguas. Processo de ensino-aprendizagem e práticas pedagógicas e suas manifestações na pedagogia tradicional, pedagogia da escola nova, pedagogia tecnicista, pedagogia da qualidade total, pedagogia histórico-crítica. 
Estudos Linguísticos II68Semestral2° ano 1º semestreTeorias enunciativas, discursivas e textuais: a língua e a relação com a história, sociedade e ideologia. A Sociolinguística (variação e contexto social). Bakhtin e o signo ideológico. Análises discursivas e a relação com a ideologia. As teorias enunciativas no contexto de ensino. 
Leitura, Escrita e Oralidade II68Semestral2° ano 1º semestreTeorias de leitura, escrita e oralidade e a relação com os processos de ensino/aprendizagem. Gêneros do discurso como eixo articulador das práticas de leitura, escrita e oralidade. Gêneros acadêmicos em suas modalidades escritas e orais: artigo, apresentação oral. 
Literatura de Língua Espanhola desde o Modernismo68Semestral2° ano 1º semestreA literatura espanhola e a literatura hispano-americana desde o Modernismo: o processo de descolonização literária e cultural e a emergência das correntes literárias hispano-americanas: do realismo maravilhoso, realismo mágico, indigenismo e costumbrismo até o pós-modernismo literário. As correntes literárias na Espanha a partir da Geração de 1898 até a pós-Transição. As relações étnico-raciais e as tensões multiculturais na literatura hispano-americana. 
Políticas Educacionais34Semestral2° ano 1º semestreDeterminações socioeconômicas, políticas e culturais do sistema educacional brasileiro. Educação Brasileira - Legislação: princípios, organização, gestão e estrutura (Constituição Federal 1988 – Capítulo da Educação; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 1996; Plano Nacional de Educação em vigor). Análise da organização escolar do Sistema Estadual de Educação do Paraná. Direitos Humanos. Direitos Educacionais de Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas (ECA). 
Sociologia da Educação68Semestral2° ano 1º semestrePressupostos teóricos da Sociologia para a educação. Abordagens clássicas: ideologia e instituição social. Abordagens recentes: Disciplina, saber/poder. (Re)produção social e (re)produção cultural: desigualdade x diversidades - de gênero, de religião, geracional, cultural,etc). Educação e direitos humanos (educação especial e direitos de jovens e adolescentes). 
Gramática da Língua Portuguesa II68Semestral2° ano 2º semestreA gramática descritiva: postulados e justificativas para o trabalho descritivo. O estudo da sintaxe: a abordagem formalista e a abordagem funcionalista: uma introdução. O objeto da sintaxe: relações hipotáticas e paratáticas; sintaxe de concordância, de regência e de colocação no português brasileiro. A sintaxe e suas relações com o ensino de língua portuguesa – interfaces da gramática descritiva e normativa na escola. Problematizações a respeito das normas padrão e não padrão. 
Laboratório de Compreensão e Produção Oral em Língua Espanhola II68Semestral2° ano 2º semestreContinuação da prática de compreensão e produção oral em língua Espanhola. Pronúncia, ritmo e entonação. Tópicos de dialetologia hispânica em contexto ibérico e americano e fenômenos do contato do espanhol com outras línguas, segundo os contextos linguísticos e geográficos: portunhol, yopara e spanglish. 
Literatura de Língua Portuguesa II68Semestral2° ano 2º semestreContexto histórico-cultural do séc. XX e XXI. Tendências estéticas da literatura da segunda metade do séc. XX à atualidade. O romance, a poesia, o conto e a crônica contemporânea. As vanguardas poéticas. O projeto estético e ideológico das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e a questão da busca e desejo de reconstrução de uma identidade nacional. O texto dramático e o texto cênico, características e diferenciação. Caminhos do teatro brasileiro contemporâneo. Exame de autores e obras significativos. Desenvolvimento de atividades complementares que enfatizem a História do Paraná e o legado artístico paranaense. 
Língua Espanhola II68Semestral2° ano 2º semestreContinuação do desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua espanhola como instrumento de interação por meio da compreensão e produção oral e escrita. Gramática da língua espanhola em contraste com a língua portuguesa de norma brasileira: reflexão e prática. 
Psicologia da Educação68Semestral2° ano 2º semestreAnálise da complexidade do objeto de estudo da psicologia. Evolução histórica. Fundamentos da abordagem da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem como subsídio para o conhecimento teórico-metodológico na área educacional. Atividade de observação ou práticas experimentais sobre a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem com crianças e adolescentes matriculados ou não em escolas públicas ou privadas. Tópico em Educação Especial. 
Formação da Literatura Espanhola68Semestral3° ano 1º semestreO processo de formação da literatura espanhola, desde a Idade Média até o Século de Ouro. A lírica peninsular culta, o romanceiro ibérico, a escritura dos ascéticos e místicos e a poesia de Francisco de Quevedo e Luis de Góngora. O processo de eclosão da narrativa moderna: de La Celestina até El ingenioso hidalgo Don Quijote de La Mancha, passando pelo Lazarillo de Tormes e a picaresca clássica. A obra dramática de Lope de Vega, Calderón de La Barca e Tirso de Molina.  
Fundamentos de Ensino de Língua Espanhola68Semestral3° ano 1º semestreA didática e metodologia no ensino da língua espanhola. História do ensino de idiomas e ensino do Espanhol no Brasil. Métodos e enfoques no ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. Abordagens da Linguística Aplicada ao ensino da língua espanhola. Documentos Oficiais do Ensino da língua espanhola no estado do Paraná e no Brasil. Relação entre conteúdos acadêmicos e a prática do professor em sala de aula. Análise da interação professor/aluno nas aulas de língua espanhola. 
Fundamentos de Ensino de Língua Portuguesa68Semestral3° ano 1º semestreProfessor de Língua Portuguesa no Brasil: percurso sócio-histórico e formação docente. Ensino de Língua Portuguesa: configuração e propostas curriculares. Abordagens didático-metodológicas para o ensino de Língua Portuguesa. Propostas de didatização: gêneros discursivos e práticas de leitura, escrita, oralidade e análise linguística. Ensino gramatical. Livro didático de Língua Portuguesa. 
Leitura, Escrita e Oralidade III68Semestral3° ano 1º semestreO texto como articulador dos diferentes saberes que mobilizam as práticas de leitura, escrita e oralidade. Práticas de análise de linguagem. Propostas de análise linguística para diferentes gêneros. Elaboração de unidades didáticas articulando leitura, escrita, oralidade e análise linguística. 
Literatura Infanto-Juvenil68Semestral3° ano 1º semestreNoções introdutórias sobre as origens e gêneros tradicionais da literatura infantil. A literatura infantil e juvenil brasileira até a contemporaneidade. Análise de textos poéticos e ficcionais, entendendo-se a linguagem literária como manifestação estética relacionada ao contexto histórico-social, considerando-se a especificidade do leitor, do gênero e das práticas de leitura no universo escolar. Desenvolvimento de projetos acadêmicos que possibilitem investigar cultura, meio ambiente, herança afro-brasileira e diversidade, com ênfase sobre as obras da literatura infantojuvenil brasileira. 
Gramática da Língua Portuguesa III68Semestral3° ano 2º semestreA gramática descritiva: postulados e justificativas para o trabalho descritivo. A língua como um multissistema. As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia e terminologia. Processos de lexicalização. O dicionário, sua formação e seu uso. A semântica e semantização: conceitos. Categorias semânticas: dêixis, referenciação, predicação, verificação, inferência, pressuposição, metáfora, metonímia, polissemia, conectividade, hipônimo, hiperônimo, campos lexicais e semânticos. Pragmática: a construção dos sentidos implícitos na interlocução. Performatividade e atos da fala. Contribuições da semântica para o ensino da língua portuguesa - interfaces da gramática descritiva e normativa na escola. Problematizações a respeito das normas padrão e não padrão. 
Iniciação à Pesquisa Científica68Semestral3° ano 2º semestreEtapas do projeto de iniciação científica em Letras: estabelecimento do objeto de pesquisa e delineamento do problema; referencial teórico; formulação de objetivos; procedimentos de coleta e análise de dados. Orientação para elaboração de um projeto de pesquisa com destaque para a formulação do objeto e construção de referencial teórico a partir de uma temática relacionada ao campo do curso. Redação de projeto de pesquisa. 
Laboratório de Compreensão e Produção Escrita em Língua Espanhola68Semestral3° ano 2º semestrePrática de compreensão e produção escrita dos diferentes gêneros em língua espanhola. Estrutura textual e análise linguística. Gramática e texto. 
Literatura de Língua Portuguesa III68Semestral3° ano 2º semestreContexto histórico-cultural das origens ao séc. XIX. A literatura portuguesa medieval e o teatro de Gil Vicente. O Renascimento em Portugal. Momentos decisivos da formação e evolução da literatura brasileira. Do Barroco ao Arcadismo: caracterização dos períodos e tendências estéticas nas literaturas portuguesa e brasileira; Romantismo, Realismo e Simbolismo, manifestações em prosa e verso. As formas dramáticas e sua adaptação a uma linguagem teatral. O teatro romântico e a ascensão da burguesia. Exame de autores e obras portugueses e brasileiros. 
Língua Espanhola III68Semestral3° ano 2º semestreEmenta: Continuação do desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua espanhola como instrumento de interação por meio da compreensão e produção oral e escrita. Gramática da língua espanhola. Influências das línguas indígenas na formação do espanhol na América. Ensino e aprendizagem da língua: reflexão e prática. 
Estágio Supervisionado de Língua Espanhola268Anual4° ano A relação teoria-prática no ensino de língua espanhola e respectivas literaturas. O ensino de Espanhol - língua estrangeira em âmbito de fronteira no Brasil. Fundamentos didáticos para a elaboração de Planos de Aula e Planos de Ensino. Estágio Supervisionado: propósito, modalidade, aspectos técnicos, textuais e elaboração do relatório final. 
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa268Anual4° ano Estágio: conceito, tipos e campos. Planos de trabalho e planos de aula. Articulação dos objetos de ensino. Materiais e recursos didáticos. Avaliação. Ciclo docente no processo ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa: estágio supervisionado nos ensinos Fundamental e Médio, de acordo com o Regulamento Geral do Estágio de Letras. Reflexão sobre a prática de sala de aula. Elaboração do relatório final. 
Trabalho de Conclusão de Curso136Anual4° ano Acompanhamento das etapas de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob orientação de professores. Orientação da escrita de acordo com as normas de trabalhos acadêmicos. Organização da Apresentação Oral da defesa pública do TCC. 
Formação da Literatura Hispano-Americana68Semestral4° ano 1º semestreO processo de formação da literatura hispano-americana, desde a conquista até o Realismo-Naturalismo. As crônicas da conquista e a visão dos vencidos. A obra de Sóror Juana Inés de La Cruz e o universo barroco hispano-americano. El Periquillo Sarniento e a crítica à sociedade colonial. O Romantismo no ensaio, poesia e narrativa: Facundo: Civilización y Barbarie, El gaucho Martín Fierro e o romance romântico. O Naturalismo de Eugenio Cambaceres. 
Língua Espanhola IV68Semestral4° ano 1º semestreContinuação do desenvolvimento da competência linguística e comunicativa em língua espanhola como instrumento de interação por meio da compreensão e produção oral e escrita. Gramática da língua espanhola. Ensino e aprendizagem da língua: reflexão e prática. Produção de textos acadêmicos de gêneros diversos. 
Optativa I68Semestral4° ano 1º semestre ...
Libras68Semestral4° ano 2º semestreIntrodução à história do sujeito surdo no Brasil e no mundo (educação, cultura e identidade surda). Introdução aos aspectos teóricos da Língua Brasileira de Sinais e os parâmetros linguísticos e gramaticais da modalidade visual-espacial. Movimentos políticos da comunidade surda, suas conquistas e modelos educacionais para a educação de surdos. Iniciação a prática de sinalização aplicada ao contexto escolar. 
Optativa II68Semestral4° ano 2º semestre ...
Docentes
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Adilson Francelino AlvesDoutorado55 46 35204834adilson.alves@unioeste.brlattes.cnpq.br/7794386442283975
Adriane Elisa GlasserMestradoadriane.glasser@unioeste.br
Cleiser Schenatto LangaroDoutorado55 45 35768128cleiser.langaro@unioeste.brlattes.cnpq.br/2455961417762465
Cristiane Ferraro Gilaberte da SilvaMestrado55 45 35768128cristiane.silva2@unioeste.br
Delfina Cristina PaizanDoutoradodelfina.paizan@unioeste.brlattes.cnpq.br/4525247148715461
Filipe Augusto da Veigafilipe.veiga@unioeste.br
Flavio PereiraDoutorado55 45 35768128flavio.pereira@unioeste.brlattes.cnpq.br/8622335523438194
Giuliano Silveira DerrossoDoutoradogiuliano.derrosso@unioeste.br
Isis Ribeiro BergerDoutorado55 45 35768112isis.berger@unioeste.brlattes.cnpq.br/3677446191260767
Josiele Kaminski Corso OzelameDoutorado55 45 35768128josiele.ozelame@unioeste.brlattes.cnpq.br/8181629756218639
João Lucas Cavalheiro CamargoMestradojoao.camargo@unioeste.br
Lorivaldo do NascimentoDoutoradolorivaldo.nascimento@unioeste.brlattes.cnpq.br/8706886018508089
Luciana VedovatoDoutorado55 45 35768168luciana.vedovato@unioeste.brlattes.cnpq.br/8763315059585223
Luis Eduardo Veloso GarciaDoutoradoluis.garcia1@unioeste.br
Mariana Girata FrancisDoutorado55 45 35768128mariana.francis@unioeste.brlattes.cnpq.br/1636942300806851
Mariangela Garcia LunardelliDoutorado55 45 35768128mariangela.lunardelli@unioeste.br
Maridelma Laperuta MartinsDoutorado55 45 35768128maridelma.martins@unioeste.brlattes.cnpq.br/6009498366480094
Mirna Fernanda de OliveiraDoutorado55 45 35768128mirna.oliveira@unioeste.brlattes.cnpq.br/1384636665520964
Olga Viviana FloresMestrado55 45 35768128olga.flores@unioeste.brlattes.cnpq.br/5728609748497994
Tatiane Lima de PaivaMestradotatiane.paiva@unioeste.brlattes.cnpq.br/1535410228698107
Vilma Lucia de Oliveira BarreiraDoutorado55 45 35768128vilma.barreira@unioeste.brlattes.cnpq.br/5447343334529178
Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Estágio24/08/2006Resolução 234/2013
Regulamento de TCC24/08/2006Resolução 147/2006-CEPE
Projetos de Ensino
Não encontrado

Fonte: Academus; Curso FOZ0037 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2021



Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.