Campus de Foz do Iguaçu

Hotelaria

Campus: Campus de Foz do Iguaçu
Centro: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Turno: Matutino
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 8 anos
Formação: Bacharel em Hotelaria
Tipo de Formação: Bacharelado
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial

O Curso

Implantado no ano de 1995.



Perfil do Profissional
A graduação em Hotelaria tem como objetivo qualificar profissionais para o setor hoteleiro nacional e internacional. O curso enfatiza a formação do futuro gestor de empresas que atuam com hospedagem, tais como: hotéis, resorts, cruzeiros, hotelaria hospitalar, restaurantes, bares e similares, empresas de organização, gestão e espaços de eventos, empresas de lazer e entretenimento.

Campo de Atuação
Capacitado para atuar em um mundo com a economia globalizada. Deve ainda focar suas habilidades e competências para atuar com a gestão de pessoas, visando alcançar resultados dentro dos preceitos modernos de gestão.

Situação Legal
Reconhecimento renovado - Portaria - 076/2020 - SETI, Diário Oficial do Estado - 22/04/2020

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 208/2013-CEPE de 05/12/2013

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
Coordenação
Rosislene de Fátima Fontana
Email: rosislene.fontana@unioeste.br
Telefone: 45 35768140

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Espanhol Técnico I68Anual1º ano Fonética e fonologia de espanhol. Classes de palavras: formas e funções. Ortografia. Verbo: seus modificadores e complementos, noções fundamentais de gramática e de comunicação. O uso do idioma nos meios de hospedagem. 
Fundamentos da Gastronomia102Anual1º ano Preservação da História e da Cultura Gastronômica. A Evolução da Gastronomia no Mundo. A influência das culturas na culinária. História e Tipologia na Restauração. A comida nos grandes centros urbanos. Diferentes Tipos de Culinária no Mundo. A Influência da Miscigenação na Culinária Nacional. A comida regional rural. Etiqueta e rouparia. Preservação na cultura gastronômica. Gastronomia como atrativo turístico. 
Inglês Técnico I68Anual1º ano A língua inglesa no mundo e no cenário da indústria Hoteleira: aspectos linguístico-culturais. A comunicação em língua inglesa nos diversos setores da infraestrutura dos hotéis: desenvolvimento da compreensão oral e escrita. Desenvolvimento de habilidades de leitura e produção escrita em língua inglesa de textos de gêneros diversos em circulação no contexto da Hotelaria e Turismo. 
Lazer e Recreação em Meios de Hospedagem e Similares68Anual1º ano Recreação e animação quanto a seus conceitos, funções, classificações, valores, preconceitos, segmentação e interação social tendo como uma abordagem multidisciplinar. O duplo sentido educativo no lazer: a educação pelo e para o lazer. O profissional do lazer/recreação enquanto educador/animador e o mercado de trabalho existente e emergente. As heranças culturais, brincadeiras tradicionais e os vínculos com o avanço tecnológico da diversão. Técnicas de animação. Análise da importância das ações relacionadas ao lazer e a recreação. Estrutura, organização e serviços re-lacionados à animação aplicada a meios de hospedagem e restauração, Jogos e ati-vidades aquáticas, de salão e ao ar livre. Animação em datas e festas típicas. 
Língua Portuguesa102Anual1º ano Redação de textos técnicos. Teoria da comunicação: conceito e evolução. Comunica-ção Humana: processo, aspectos sociais, psicológicos. Elementos básicos, identificação, propriedades, funções. Comunicação interpessoal: objetivo, dinâmica, fatores influentes. Semiologia: conceito, signo: definição, classificação. Processos simbólicos, mecanismos e usos. Teoria dos sistemas: conceito e evolução. Aproveitamento pleno da leitura e produção competente do texto. Estrutura da frase: parágrafo, redação. 
Metodologia Cientifica Aplicada à Hotelaria68Anual1º ano A trajetória do conhecimento humano: dos primórdios ao apogeu da ciência. O método científico – Etapas preliminares: delimitação e definição do tema, formulação do problema. Identificação das variáveis de pesquisa, hipóteses e elaboração de objetivos. Revisão de literatura. Atividades na biblioteca. A utilização de recursos de informática para pesquisa. Pesquisa bibliográfica com base de dados computadoriza-da, portais de revistas científicas e outros recursos disponíveis na internet. Aspectos éticos da pesquisa. Redação científica, normas da ABNT. Método científico: tipos, características, procedimentos e técnicas de coleta de dados. Resumo, resenha, pro-jetos de relatórios de pesquisa: função, elaboração e aplicação na área da hotelaria. 
Operacionalização da Hotelaria68Anual1º ano Conceituação dos serviços de recepção. Estrutura organizacional. Interdependência departamental. Portaria social e de serviços. Sistemas e serviços de telefonia. Reservas. Sistemas e fluxo de informações e de controle da recepção. Aspectos ligados a EMBRATUR, Classificação Hoteleira, ABIH e Sindicatos. 
Planejamento e Organização de Eventos68Anual1º ano Tipologia de eventos – dinâmica e características de cada um deles. Legislação Brasileira sobre a Organização de Eventos. Estudo das técnicas de planejamento, organização e operacionalização de eventos. Cerimonial Público e Empresarial na Organização de Eventos. Cerimonial para executivos, incluindo observações sobre hábitos e costumes de outros países. Associações de classe do setor de eventos. Criação, gestão e operação de organizações do terceiro setor que atuam em eventos como um Convention & Visitor Bureaux. Análise da importância da organização de eventos para a hotelaria e restauração, posicionando-os como opção viável para a complementaridade de serviços, na diversificação de atrativos, na captação de recur-sos e na reorientação da sazonalidade. Como e porque implantar PEGE (Programa Estratégico de Gestão de Eventos). 
Teoria Geral da Administração dos Meios de Hospedagem68Anual1º ano As funções da empresa. As funções do processo administrativo: planejamento, orga-nização, direção e controle. Administração nas empresas hoteleiras e demais meios de hospedagem, restaurantes, serviços de alimentação, empresas prestadoras de serviços para eventos e outros. As funções administrativas frente as novas tendên-cias. 
Teoria Geral do Turismo e Hotelaria102Anual1º ano Identificar os meios que dimensionam o Turismo e sua Teoria. O sistema turístico e as relações de dependências e sua articulação lógica. Aspectos históricos e sociais das viagens, do turismo e da hotelaria que contribuíram com a expansão das atividades atuais no mundo e no Brasil. Relacionar o Turismo e a Hotelaria, fazendo com que o aluno entenda a interdependência destas áreas do conhecimento. A hotelaria como infraestrutura essencial para o desenvolvimento turístico. Os diferentes tipos de turismo, turistas e de estabelecimentos hoteleiros. O espaço turístico e a atividade hoteleira como meios de garantir o desenvolvimento local. Sustentabilidade econômica, ambiental e sociocultural. Tipologia de hotéis. 
Alimentos e Bebidas I68Anual2º ano Conceituação da nutrição e dietética. Necessidades nutricionais: hábitos e preferências. Valor nutritivo dos alimentos. A Pirâmide Alimentar. Aplicação da nutrição e dietética na restauração. Alimentos: Caracteres organolépticos, seleção conservação, utilização e manuseio. Condições sanitárias dos alimentos. Bebidas: classificação, processo de fabricação e serviço. Outras opções de alimentação. Aspectos toxicológicos dos alimentos. Dietas especiais: para melhor idade, público infantil, clientes de spas, pacientes de hotéis-hospitais, entre outros. 
Comunicação Empresarial68Anual2º ano A importância da comunicação. Formas de comunicação (oral e escrita). Auto e heteropercepção. Comunicação e linguagem. Barreiras da comunicação. Importância da comunicação não-verbal. Utilização de métodos para leitura de manuais, normas e procedimentos. Redação empresarial (produção de textos oficiais/comerciais, além dos modelos). Produção de textos nos aplicativos do ambiente windows. Oratória (apresentação em público / argumentação como base nas relações interpessoais). Conceitos e técnicas de relações púbicas. A atuação das relações públicas em Hotelaria e Turismo. Relações públicas governamentais. 
Controles em Meios de Hospedagem68Anual2º ano Estudos das necessidades e dos métodos de acompanhamento e controle dos fluxos operacionais, patrimoniais e financeiros em hotéis, restaurantes e bares.  
Espanhol Técnico II68Anual2º ano Enfoque funcional que permita ao aluno expressar-se em espanhol mediante ideias próprias e situações condicionadas aos meios de hospedagem. Prática de conversação. 
Geografia68Anual2º ano A geografia e as ciências humanas associadas ao espaço econômico. O conhecimento da cartografia e o seu uso direcionado ao serviço do turismo e hotelaria. A análise do espaço turístico e do planejamento. O espaço geográfico aliado ao conforto ambiental, com destaque aos aspectos físicos e econômicos relacionados à instalação hoteleira. 
Hospedagem I102Anual2º ano A inter-relação da governança com os demais departamentos do hotel. Reconhecimento e manipulação de equipamentos e utensílios do setor de governança. Postura, comportamentos e indumentárias no setor de governança. Procedimentos rotineiros de atendimento aos hóspedes do setor de governança. Decoração e arrumação. Administração das roupas e da lavanderia interna e para hóspedes. 
Inglês Técnico II68Anual2º ano Aperfeiçoamento de competências linguísticas voltadas às funções comunicativas aplicadas aos diversos setores da infraestrutura hoteleira (reservas, recepção de visitantes, descrição de facilidades e infraestrutura hoteleira, atendimento nas dependências do hotel, informações turísticas e atendimento básico ao hóspede). Tradução do/para o inglês de textos de gêneros diversos em circulação no contexto da Hotelaria e Turismo. 
Matemática Básica e Financeira68Anual2º ano Conceitos matemáticos básicos aplicados ao cálculo financeiro. Juros simples e compostos. Taxa de juros. Valor atual e montante. Séries de pagamentos: uniforme, gradiente, perpétua e variável. Empréstimos, amortizações e câmbios. Sistemas de amortização com utilização de planilhas eletrônicas. Uso da calculadora HP 12C. Aplicações práticas em poupança, CDB, desconto de duplicatas, inflação e índices. Como desenvolver problemas matemáticos identificando a fórmula de solução. Introdução à matemática financeira. Juros e descontos simples. Juros e descontos compostos. Anuidades e empréstimos. Correção monetária. Amortizações de débitos. Depreciação. Introdução à análise de investimentos. 
Optativa34Semestral2º ano ...
Socioantropologia da Hospitalidade68Anual2º ano Referências analíticas da sociologia e de antropologia para compreensão das práticas à hotelaria, como aquelas ligadas, ao lazer e ao turismo. Favorecer um quadro conceitual que possibilite pensar a hotelaria como parte de algumas expressões da cultura contemporânea. A hospitalidade como um princípio das relações humanas. A recepção, a hospedagem, a alimentação e o entretenimento do hóspede analisados do ponto de vista dos atores sociais envolvidos e das perspectivas assumas por diferentes grupos humanos. Relações étnico-racionais. Estudo de texto s sociológicos e antropológicos sobre a hospitalidade humana, analisando criticamente as posturas ideológicas e as praxes administrativas dos meios hoteleiros e extra hoteleiros. 
Tecnologia de Alimentos & Bebidas102Anual2º ano Procedimentos de mise-en-place e normas de padronização no preparo de caldos, fundos e molhos de base. Cortes padronizados de vegetais, carnes, aves, peixes e frutos do mar. Métodos de cocção e massa base. Reconhecer os diversos tipos de bebidas, sua fabricação e associação com os alimentos. Elaboração de fichas técnicas e operacionais. 
Alimentos e Bebidas II51Semestral3º ano Noções de microbiologia de alimentos. As formas de contaminação alimentar, transmissão e prevenção de doenças (DVA´s). O manipulador de alimentos. Fundamentos da manipulação, higiene básica, hábitos e funções. A organização básica de toda a área de produção de alimentos, dentro das normas técnicas das legislações mais atuais. Os equipamentos e utensílios operacionais, seu layout, funções e higienização adequada. A higiene e o armazenamento da matéria-prima utilizada para elaboração dos alimentos e seus métodos de conservação. Elaboração do check list total da produção. 
Aspectos Jurídicos Aplicados aos Meios de Hospedagem34Semestral3º ano As noções introdutórias ao Direito - norma jurídica, fontes do direito, a formação da lei e sua aplicação; as normas constitucionais aplicáveis à hotelaria; o Direito Civil aplicável à área; as normas de fiscalização sanitária para abertura e funcionamento dos meios de hospedagem; o Direito Tributário - tributos e aspectos relevantes da tributação aplicável à hotelaria; as normas trabalhistas; Direito do Consumidor; Legislação Turística. Relações étnico raciais. 
Estatística Descritiva Aplicada à Hotelaria51Semestral3º ano Modelos estatísticos. Análise de problema. Razão e proporção. Porcentagem. Amostragem. Distribuição de frequências. Medidas de dispersão. Regressão pelo método dos mínimos quadrados. Séries Estatísticas. Coleta de Dados. Ajuste de Dados para a Análise Estatística. Medidas estatísticas. Representações Gráficas. Sistemas e processos de obtenção, organização e análise de dados sobre produtos e mercados hoteleiros. Obter resultados sobre populações a partir de amostras; organizar, descrever, analisar e interpretar os dados experimentais. 
Estágio Supervisionado340Semestral3º ano Participação real do aluno na atividade profissional, realizando tarefas operacionais, táticas e estratégicas dos aspectos de aplicação prática de conhecimento, das tomadas de decisões e gestão como um todo. 
Hospedagem II51Semestral3º ano Conceitos básicos de manutenção e engenharia de manutenção. Administração e controle patrimonial. Estrutura, organização e procedimentos para execução, conservação e manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e instalações internas e externas. Contratação de serviços de manutenção. Padrões de trabalho em locais que afetam hóspedes e pessoal interno. 
Iniciação Científica34Semestral3º ano Elaboração de trabalhos científicos: Artigo. Estrutura do artigo científico: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Redação de artigo científico. Apresentação de artigo científico: técnicas de apresentação. 
Planejamento Físico Hoteleiro51Semestral3º ano Análise espacial, leitura e interpretação de plantas e áreas hoteleiras. Planejamento estrutural e funcional e das instalações físicas. Planejamento dos equipamentos e utensílios para a prestação de serviços na área de meios de hospedagem. Funcionalidade das instalações e aparências estética. Design de meios de hospedagem. Necessidades e exigências do mercado. Análise de projetos de meios de hospedagem, revisão quanto as instalações e equipamentos da portaria e salões; balcão da portaria, sala de jogos e das crianças; instalações e equipamentos dos andares; lojas e outros estabelecimentos; instalações técnicas, entre outros. Os diversos fluxos internos. Implantação e instalação de equipamentos nos diversos setores. 
Psicologia das Organizações da Hospitalidade34Semestral3º ano Esta disciplina abordará três aspectos sendo o primeiro, a própria psicologia como ciência abrangendo as teorias da motivação: teoria behaviorista, teoria cognitivista, teoria psicanalítica e teoria humanista. A partir deste ponto analisaremos o perfil do consumidor, nos aspectos como, personalidade, autoconceito, atitudes, aprendizagem, o consumidor na sociedade - "quem são os grupos de referência e os líderes de opinião?", o consumidor no processo da compra e o consumidor internacional. Encerraremos com a psicologia e comportamento organizacional. Correntes teóricas sobre o comportamento, motivação, relações interpessoais; relações entre stress e trabalho; competência humana como fator fundamental nos processos grupais e de liderança. Seleçao de pessoal. Treinamento. 
Segurança do Trabalho e Patrimonial nos Meios de Hospedagem e Similares51Semestral3º ano Estrutura, organização e procedimentos de segurança do trabalho interna e externa. Higiene e segurança no trabalho. Prevenção de acidentes. Primeiros socorros. A ergonometria aplicada à hotelaria. Estrutura, organização, procedimentos e fluxos de segurança patrimonial interna e externa. Administração e controle patrimonial. 
Tecnologia da Informação nos Meios de Hospedagem34Semestral3º ano A internet e a nova economia. Perfil do internauta brasileiro. Cuidados e práticas de E-Commerce. Aplicação de ferramentas de marketing digital para a otimização de e-commerce. Serviços de hosting para o E-commerce. Fatores geradores de negócios na web. Tecnologias disponíveis. Modelos de negócios online. Portais e parcerias. Segurança de transações. A internet apoiando o marketing direto. Evolução da tecnologia/softwares: CRS, GDS e Internet. Canais de distribuição, OTA (online travel agency), vantagens e desvantagens. Influência das mídias sociais para as reservas no hotel. A utilização de dispositivos móveis e a geolocalização como benefícios para o hotel. Revenue Management. 
Técnicas de Elaboração de Cardápios34Semestral3º ano Tipologia da restauração. Tendência do setor. Planejamento e elaboração de cardápios. Ficha técnica e preço de venda. Planejamento, organização, produção, serviço, execução e avaliação de eventos no setor de alimentos e bebidas. Fatores determinantes de um cardápio. Composição de diferentes tipos de cardápio. Estudos das necessidades e dos métodos de acompanhamento e controle de fluxos operacionais, patrimoniais e financeiros em hotéis, restaurantes e bares. 
Alimentos e Bebidas III68Anual4º ano Origem e história dos bares. Tipos de bares. Utensílios e mobiliário. Classificação das bebidas; prática básica de serviços de bebidas. O perfil do barman. Administração e controle do setor de bares. A evolução da cozinha através da história. Tipos de cozinhas e suas funções. Equipamentos e utensílios. A brigada de cozinha e suas funções. Etiqueta profissional. Departamento de A&B; definições de serviços, pontos chaves e roteiro do responsável de A&B; custos: parâmetros ideais "prime cost", margem bruta. Controladoria: Ficha técnica, compras/almoxarifado; cotações, prazos; Rotatividade; Recebimento e armazenamento de mercadorias; Engenharia de Cardápio: Planejamento e organização de cardápios: Composição de buffet; Sugestão do dia. 
Alimentos e Bebidas IV102Anual4º ano Gastronomia internacional, bebidas, drinks, técnicas de elaboração, novas tendências e alimentações especiais. 
Empreendedorismo, Qualidade e Inovação68Anual4º ano A importância da iniciativa empresarial no desenvolvimento econômico. O conceito de empreendedorismo. A inovação e o espírito empreendedor. A criatividade na inovação do processo empreendedor. As oportunidades e os riscos. As frequentes armadilhas na iniciativa empresarial. A dinâmica atual do conhecimento científico-tecnológico na iniciativa empresarial. A necessidade de conhecimento científico e tecnológico na capacitação empresarial. O processo empreendedor. Tipos de empreendimentos. A gestão das micro e pequenas empresas. Suporte mercadológico, financeiro, pessoal e legal para a abertura e o desenvolvimento de um negócio. As possibilidades de sucesso e de fracasso. O plano de negócios. Gestão da qualidade. Prêmios de qualidade. Certificação de empresas. inovação na Hotelaria. 
Gestão Sócio Ambiental68Anual4º ano Aplicação da NBR 15401 de sustentabilidade para os meios de hospedagem. Motivações para implementação de ações socioambientais em organizações privadas. Histórico e conceituação de responsabilidade sócio ambiental - RSE. Histórico e conceituação de gestão ambiental. Sistema de produção mais limpa. Gerenciamento de recursos e gestão de resíduos. Implementação de RSE e gestão ambiental em meios de hospedagem. Certificações, selos e rotulagens ambientais aplicadas a hotelaria. Análise do ciclo de vidas. Gestão da sustentabilidade. Indicadores de sustentabilidade na hotelaria.Documentos da ONU para gestão sustentável de organizações privadas: Metas do Milênio; Carta da terra; Declaração Universal dos Direitos Humanos; Pacto Global, etc. 
Gestão de Pessoas68Anual4º ano O contexto histórico da gestão de pessoal. Política de recursos humanos das empresas de meios de hospedagem, restauração e similares. Métodos e técnicas utilizadas em gestão de seres humanos. Postura e ética profissional. Análise descrição de cargos e salários. Planos de trabalho e escalas. Gestão do conhecimento aplicado à hotelaria, com ênfase para gestão de competências. O futuro da gestão de recursos humanos. 
Hospedagem III68Anual4º ano Diferentes tipos de habilidades e suas efetivas aplicações no setor de hotelaria. Níveis de gestão. Discussão entre o líder e o chefe. Orientação sobre as habilidades pessoais e profissionais e como aplicá-las em ambientes organizacionais. Reflexão sobre sua maneira de agir, reagir e pró-agir, aumentando sua capacidade de resolvar problemas em diversas e distintas situações em ambientes profissionais e pessoais. Reflexão sobre seus comportamentos, atitudes e posturas, como fator de sucesso. A classificação hoteleira e a qualidade. 
Hotelaria Hospitalar34Semestral4º ano Conceito de hospitalidade. A etimologia da palavra hospital. Os serviços hospitalares. O negócio da saúde curativa. Os departamentos do hospital. Insumos e informações hospitalares. A estrutura organizacional do hospital. As interfaces entre a hotelaria e os serviços da saúde.  
Marketing e Vendas na Hotelaria68Anual4º ano Estudo do Marketing em hotéis envolvendo produtos/serviços e mercado, estratégia de fidelização de clientes, pesquisa de mercado, enfatizando sua importância no sistema hoteleiro. Administração de marketing. Planejamento e principais etapas do ciclo de vendas. Identificação, quantificação e qualificação, planejamento, aproximação, apresentação, objeções e fechamento. Vendas para clientes corporativos: identificação dos papéis de compra. Administração de vendas. Metas de vendas. A estrutura organizacional de vendas. Recrutamento e seleção, treinamento, compensação e motivação. Automação de equipes de vendas. Controles gerenciais. Análise e controle de mix de clientes, produtos e territórios. Estudos e medidas que possam determinar a estratégia de lançamento, sustentação, relançamento de produtos e serviços de meios de hospedagem e restauração no mercado. 
Projetos Voltados para Meios de Hospedagem68Anual4º ano As etapas de um projeto. O estudo de mercado. Localização e capacidade produtiva do empreendimento. Fatores importantes da localização. Aspectos tecnológicos do projeto. A análise financeira: custos e receitas. Projeção de resultados. Investimentos e financiamentos. O processo de tomada de decisão. 
Trabalho de Conclusão de Curso68Anual4º ano Construção de um trabalho de formação profissional, interdisciplinar, sendo este o estudo de viabilidade econômico financeiro e o projeto do hotel, voltado para as experiências acumuladas durante o estágio supervisionado e aproveitando as diversas disciplinas do curso. Ao final o trabalho deverá ser apresentado frente a uma banca examinadora. 
Docentes
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Andrielly ArenhartMestradoandrielly.arenhart@unioeste.brlattes.cnpq.br/5385715985476711
Claudia BarbosaDoutoradoclaudia.barbosa@unioeste.brlattes.cnpq.br/1191713026861699
Claudio Alexandre de SouzaPós-Doutorado55 45 35768140claudio.souza@unioeste.brlattes.cnpq.br/0356316368021912
Cynthia Borges de MouraDoutorado55 45 35768128cynthia.moura@unioeste.brlattes.cnpq.br/1886037553553430
Eurídice Ribeiro de AlencastroDoutorado55 45 35768140euridice.alencastro@unioeste.brlattes.cnpq.br/5515000046543983
Isis Ribeiro BergerDoutorado55 45 35768112isis.berger@unioeste.brlattes.cnpq.br/3677446191260767
João Lucas Cavalheiro CamargoMestradojoao.camargo@unioeste.br
Lavínia Raquel Martins de MartinsMestrado55 45 35768140lavinia.martins@unioeste.brlattes.cnpq.br/5581268735812311
Leandro Jose SchererMestradoleandro.scherer1@unioeste.brlattes.cnpq.br/6884244816246542
Leonilda Correia dos SantosDoutorado55 45 35768152leonilda.santos@unioeste.brlattes.cnpq.br/9314738507456992
Luis Eduardo Veloso GarciaDoutoradoluis.garcia1@unioeste.br
Manoela Silveira dos SantosDoutoradomanoela.santos@unioeste.br
Mariana Girata FrancisDoutorado55 45 35768128mariana.francis@unioeste.brlattes.cnpq.br/1636942300806851
Mauro José Ferreira CuryPós-Doutorado55 45 35768140mauro.cury@unioeste.br
Nândri Cândida StrassburgerMestrado55 45 35768100nandri.strassburger@unioeste.brlattes.cnpq.br/6182593400671000
Orlando Catarino da SilvaDoutorado55 45 35768152orlando.silva@unioeste.brlattes.cnpq.br/8119955193610891
Paola StukerDoutoradopaola.stuker@unioeste.br
Paulo Roberto Chavarria NogueiraDoutorado55 46 35204844paulo.nogueira@unioeste.brlattes.cnpq.br/6985506407479271
Ricardo Krauskopf NetoMestradoricardo.neto@unioeste.brlattes.cnpq.br/1780441728736608
Ricardo Santana de AlmeidaEspecializaçãoricardo.almeida1@unioeste.brlattes.cnpq.br/0906652510753140
Rosislene de Fátima FontanaDoutorado55 45 35768140rosislene.fontana@unioeste.brlattes.cnpq.br/0411099241790537
Samanta Gallo CabralMestrado55 45 35768148samanta.cabral@unioeste.brlattes.cnpq.br/6544684646374704
Sandra Maria ColtreDoutoradosandra.coltre@unioeste.brlattes.cnpq.br/7080243319528079
Sandra TornieriMestrado55 45 35768100sandra.tornieri@unioeste.brlattes.cnpq.br/3611932129210071
Sérgio Luiz WinkertMestrado55 45 35768140sergio.winkert@unioeste.brlattes.cnpq.br/0004262696154412
Thiago Pelegrinelli EngelageMestradothiago.engelage@unioeste.brlattes.cnpq.br/7035854142874266
Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Estágio06/10/2016Resolução 206/2016-CEPE
Regulamento de TCC25/11/2010Resolução 291/2010-CEPE
Projetos de Ensino
Não encontrado

Fonte: Academus; Curso FOZ0034 ; Grade 2014/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2021



Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.