Campus de Foz do Iguaçu

Enfermagem

Campus: Campus de Foz do Iguaçu
Centro: Centro de Educação, Letras e Saúde
Turno: Integral
Duração Mínima: 5 anos
Duração Máxima: 9 anos
Formação: Bacharel e Licenciado em Enfermagem
Tipo de Formação: Bacharelado e Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial

O Curso

Implantado no ano de 1998.



Perfil do Profissional
O graduado em enfermagem deve pautar-se na responsabilidade social, no compromisso com a promoção da saúde integral do ser humano e com a educação básica e a educação profissional em enfermagem. As ações assistenciais são desenvolvidas visando tanto à promoção, à prevenção e à reabilitação da saúde.

Campo de Atuação
Atua nas seguintes áreas: Unidades Básicas de saúde (UBSs), Programas de Saúde da Familia (PSF), hospitais, escolas Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), Centros Regionais de Especialidades (CREs), clínicas, laboratórios, hemocentros, regionais de saúde e prefeituras, entre outros.

Situação Legal
Reconhecimento renovado - Decreto - 3421 Diário Oficial do Estado - 20/11/2019

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 182/2012-CEPE de 29/11/2012

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
201320162019
433
Coordenação
Helder Ferreira
Email: helder.ferreira@unioeste.br
Telefone: 45 35768137

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares267Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Anatomia Humana136Anual1º ano Fundamentos da terminologia e constituição dos órgãos e sistemas do corpo humano. Introdução ao estudo de anatomia humana. Estudos dos aparelhos locomotor e urogenital e dos sistemas que constituem o organismo humano: tegumentar, sensorial, circulatório, respiratório, digestório e nervoso. 
Biologia Celular68Semestral1º ano Evolução celular. Diversidade e organização celular. Noções de microscopia. Morfofisiologia dos componentes celulares e suas relações. Sinalização celular. Ciclo de vida da célula. Vias do fluxo informacional. Interação da célula com a matriz extracelular. Diferenciação celular. Célula diferenciada. Morte celular. Célula tumoral. 
Didática Geral e Aplicada à Enfermagem102Anual1º ano Estudo da trajetória histórica da Didática, dos seus pressupostos teóricos e metodológicos, destacando a concepção dialética da Didática. O papel da didática na prática docente enquanto uma atividade crítica e reflexiva. Estrutura e elementos do processo de ensino-aprendizagem. Pressupostos do trabalho interdisciplinar no processo educativo. 
Embriologia e Histologia68Semestral1º ano Fecundação, Embriologia Geral (Desenvolvimento Pré-embrionário, Embrionário e Fetal). Estudo dos tecidos fundamentais, componentes do organismo superior, microscopicamente e por método de estudo da Histologia dos tecidos: epiteliais de revestimento e glandular, tecidos conjuntivos e suas variáveis, tecido muscular e tecido nervoso. 
Enfermagem Fundamental I136Anual1º ano Semiologia e semiotécnica para a prática da enfermagem. Concepções das necessidades humanas, a fim de instrumentalizar e fundamentar a reflexão das práticas assistenciais da profissão, para atender o cliente e ou paciente, relacionadas ao desequilíbrio destas. Exame Físico. Primeiros socorros. Estrutura e formação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Vigilância epidemiológica das Infecções Hospitalares. Portarias e legislação vigente. Prevenção e controle das infecções hospitalares nas instituições de saúde. 
Exercício da Enfermagem68Semestral1º ano Origem e evolução da Enfermagem. Desenvolvimento da Enfermagem como profissão. Enfermagem brasileira. Fases e fatores que influenciaram na constituição da Enfermagem. Contribuições da Ciência para a Enfermagem atual. Leis do exercício profissional. Código de ética de Enfermagem. Educação étnico- raciais e a diversidade na ótica do cuidado humano em enfermagem. Entidades representativas de classe. Campos de atuação do Enfermeiro. A Bioética e a prática da Enfermagem. 
Fundamentos de Filosofia Aplicados a Enfermagem51Semestral1º ano Fundamentos da filosofia. O processo de filosofar. A razão. A verdade. A consciência. A linguagem. As ciências humanas. O sagrado e a instituição da religião. A morte. Direitos Humanos. Educação das relações Étnico-Raciais. O cuidado. Fundamentos da filosofia aplicados à Enfermagem. 
Imunologia51Semestral1º ano Fundamentos de imunologia. Antígenos. Imunoglobulinas. Sistema complemento. Citocinas. Complexo de histocompatibilidade principal. Sistema linfoide. Interação antígeno-anticorpo “in vitro”. Cooperação celular. Resposta imune celular e humoral. Imunoregulação. Reações de defesa mediadas por fagocitose. Imunodeficiências. Hipersensibilidade do tipo I, II, III e IV. Autoimunidade. Imunologia em transplantes. Imunologia dos tumores. Mecanismos de imunidade às infecções fúngicas, bacterianas, virais e parasitárias. Tolerância e imunossupressão. Imunoprofilaxia e imunoterapia. Drogas imunossupressoras e antinflamatórias. 
Metodologia Científica51Semestral1º ano Análise, discussão crítica e aprofundamento das concepções, dos conceitos, métodos e instrumentos de análise do conhecimento e de sua produção dentro de uma perspectiva histórica. Métodos e normas técnicas para a produção do conhecimento científico. Diferentes formas de produção de textos. O estudo como forma de pesquisa. 
Política Educacional Brasileira51Semestral1º ano Reflexão sobre a educação brasileira e as leis que regem a estrutura e funcionamento do ensino. Educação nas constituições brasileiras. LDB 4024/61. A reforma universitária 5540/68. Reforma 5692/71. Lei 7044/82. LDB 9394/96, destacando as diretrizes para o ensino superior e formação de docentes. Educação étnico-raciais e direitos humanos. 
Políticas de Saúde e Prática Assistencial em Saúde Coletiva102Anual1º ano História da saúde pública. Políticas de saúde no Brasil. O movimento da reforma sanitária e o Sistema Único de Saúde. As Conferências Nacionais de Saúde. Processo Saúde-Doença. Direitos humanos e a legislação em saúde. Atuação do Enfermeiro nos diferentes níveis de assistência. Educação em saúde. Visita domiciliar. 
Psicologia Aplicada a Enfermagem68Semestral1º ano Evolução histórica da psicologia. As mais importantes teorias da psicologia. A psicologia no contexto da Enfermagem. Psicologia nas instituições de saúde. Ciclo vital. Relações humanas interpessoais. Educação das Relações étnico-raciais. O Processo grupal. Conflitos e mecanismos de defesa. Funções psíquicas. Cuidado emocional em Enfermagem na perspectiva da assistência integral. 
Saúde, Trabalho e Ambiente102Anual1º ano Saúde e doença como expressão das condições concretas de existência. A relação entre saúde, trabalho, ambiente e sociedade. Principais patologias relacionadas ao trabalho e ao ambiente. Educação ambiental. A atuação da Enfermagem em saúde do trabalhador. 
Sociologia51Semestral1º ano Principais correntes teóricas do pensamento sociológico. A trajetória das ciências sociais em saúde na América Latina e no Brasil. A perspectiva da análise social no campo da saúde. Movimentos sociais. Direitos humanos. Estado e direito à saúde. Relação entre sociedade, saúde e Enfermagem. 
Bioestatística51Semestral2º ano Introdução à estatística descritiva. Cálculo de probabilidades. Variáveis aleatórias. Distribuições discretas e contínuas. Amostragem. Distribuição por amostragem. Estimação. Intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Regressão e correlação linear. Introdução à análise de variância. Dados de saúde. Aplicação da estatística de decisões. 
Bioquímica68Semestral2º ano Estudo bioquímico da célula, água, pH e tampões. Estrutura química de proteínas, carboidratos, lipídios e nucleotídeos. Enzimas. Metabolismo de carboidratos, lipídios, aminoácidos e proteínas. Integração metabólica 
Enfermagem Fundamental II204Anual2º ano Tecnologias do cuidar: cuidados de enfermagem nas necessidades terapêuticas relacionadas a terapia medicamentosa (Subcutânea, Intradérmica, Endovenosa, Intramuscular, Venóclise) e sondagens (retal, vesical, Sonda Nasogástrica, Sonda Nasoenteral), curativos. Assistência de Enfermagem nas necessidades humanas: fisiológicas: oxigenação, alimentação, circulatória, hidratação, integridade cutânea, eliminações: urinária, intestinal. 
Epidemiologia e Vigilância em Saúde102Anual2º ano Fundamentos da Epidemiologia. Inquérito de saúde. Sistema de informação em saúde. Epidemiologia, gestão e planejamento em Unidade Básica de Saúde. Construção do perfil demográfico e epidemiológico. Abordagem epidemiológica e assistencial em Saúde Coletiva. Principais doenças e objetos de notificação compulsória. 
Farmacologia68Semestral2º ano Estudos das vias de administração, mecanismos de ação, fatores que interferem nas ações e efeitos dos medicamentos. Implicações na área de Enfermagem. Absorção, biotransformação e eliminação de medicamentos. Farmacodinâmica: ações gerais dos fármacos. Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo. Farmacologia do Sistema Nervoso Central, especialmente dos agentes anticonvulsivantes, tranquilizantes, antidepressivos. Antinflamatórios. Farmacologia do sistema cardiovascular. Farmacologia do sistema hematopoiético. Farmacologia endócrina e reprodutor. Farmacologia do sistema respiratório. Farmacologia do sistema digestório. Quimioterapia antimicrobiana. Medicamentos anti-helmínticos. Interação medicamentosa 
Fisiologia Humana e Biofísica136Anual2º ano Biofísica e Fisiologia Celular e Homeostasia. Estudo biofísico e fisiológico dos sistemas: Nervoso, Endócrino, Digestório, Cardiovascular, Respiratório e Renal. Radiobiologia. 
Genética Humana51Semestral2º ano Introdução à genética. Padrões de herança. Citogenética clínica. Bases moleculares e bioquímicas das doenças genéticas. Genética dos distúrbios com herança multifatorial. Genética molecular na saúde humana. 
Microbiologia68Semestral2º ano Estrutura, fisiologia, nutrição, metabolismo e genética de microorganismos e biotecnologia aplicada à área da saúde. Características gerais de microorganismos, bactérias, vírus e fungos e sua patogenia. Interação microrganismos-homem-ambiente. Relações inter e intra espécie. Ação de agentes físicos e químicos sobre os microorganismos. Mecanismos de patogenicidade microbiana. Bacteriologia, micologia e virologia aplicada a área de saúde. Métodos de coleta de material biológico. 
Nutrição e Dietética Aplicada a Enfermagem51Semestral2º ano Estudo da Nutrição e Dietética aplicada ao processo do cuidado nutricional e promoção da saúde, em sua interface com a prestação de assistência de enfermagem ao cliente em unidade hospitalar e ambulatorial. 
Parasitologia68Semestral2º ano Introdução à Parasitologia Humana. Noções de Epidemiologia. Relação parasito-hospedeiro e fatores interferentes. Ações patogênicas dos parasitos sobre o hospedeiro. Estudo de protozoários e helmintos de interesse na Enfermagem e seus respectivos vetores e reservatórios. Entomologia médica: estudo dos principais artrópodes e ectoparasitas. Parasitoses em pacientes imunossuprimidos. Infecções parasitárias mistas e emergentes. 
Patologia Geral68Semestral2º ano Conceituação. Etiologia e patogenia das lesões celulares. Anormalidades do crescimento celular. Neoplasias. Imunopatologias. Patologia das doenças inflamatórias e granulomatosas. Processos infecciosos. 
Psicologia da Educação51Semestral2º ano O desenvolvimento da disciplina de Psicologia da Educação abordará a relação entre desenvolvimento cognitivo, ensino e aprendizagem no processo de construção do sujeito, bem como as várias concepções de aprendizagem escolar e decorrentes práticas pedagógicas, fornecendo subsídios e respaldo teórico-metodológico para uma atuação docente que responda, de forma reflexiva e transformadora a realidade sócio educacional. 
Sistematização da Assistência de Enfermagem68Semestral2º ano As teorias de enfermagem como norteadoras da implementação do processo de enfermagem, identificando o processo de enfermagem como instrumento de trabalho do enfermeiro que propicia mediante o estabelecimento dos diagnósticos de enfermagem uma assistência sistematizada. Fundamentação teórica sobre consulta de enfermagem e suas etapas de operacionalização. 
Administração de Enfermagem68Semestral3º ano O conhecimento da inserção do serviço de Enfermagem e das Instituições no sistema de saúde, considerando os modelos clínico e epidemiológico. A cultura organizacional. Políticas que norteiam o processo de trabalho e as propostas assistenciais. As estruturas organizacionais e as relações autonomia X poder. As funções administrativas e a caracterização das necessidades da clientela, baseada em perfil epidemiológico local. 
Enfermagem Perioperatória136Anual3º ano Evolução histórica da enfermagem Perioperatória; a unidade de centro cirúrgico no contexto hospitalar; aspectos éticos e legais; assistência de enfermagem Perioperatória; dinâmica da central de material e esterilização. 
Enfermagem em Clínica Médico Cirúrgica170Anual3º ano Fundamentação científica e assistência de enfermagem nas patologias mais comuns encontradas em Clínica Médica e Cirúrgica, incluindo a abordagem preventiva e de reabilitação. Cuidados de enfermagem no pré e pós operatório. Assistência de enfermagem nas doenças transmissíveis. 
Enfermagem em Psiquiatria e em Saúde Mental136Anual3º ano Evolução histórica da psiquiatria, da enfermagem em psiquiatria e saúde mental. Visão atual e tendências da enfermagem em psiquiatria e em saúde mental. Operacionalização dos serviços de saúde mental no contexto das políticas de saúde mental. Princípios fundamentais éticos-estéticos em enfermagem em psiquiatria e em saúde mental. Assistência de enfermagem ao indivíduo em sofrimento psíquico e sua família. Reabilitação psicossocial. 
Enfermagem em Puericultura, Criança e Adolescente Sadios e Hospitalizados170Anual3º ano Assistência de Enfermagem individual e coletiva à criança e adolescente não hospitalizados nas diferentes etapas de crescimento e desenvolvimento. Aplicação da metodologia da assistência de enfermagem à criança e ao adolescente hospitalizado. Desenvolvimento de técnicas básicas de enfermagem específicas à criança e ao adolescente hospitalizados. Compreensão epidemiológica, social, familiar e política dos problemas de saúde da criança e do adolescente hospitalizado. Assistência de enfermagem à criança e ao adolescente nos problemas de saúde que requerem hospitalização. Assistência de Enfermagem ao recém-nato nos níveis de atenção primária, secundária e terciária. O papel do enfermeiro no cuidado da fase inicial da vida. Desenvolvimento de técnicas de Enfermagem na atenção à criança e ao adolescente sadios. 
Enfermagem em Saúde Coletiva119Anual3º ano A enfermagem e a Saúde Coletiva. Promoção, proteção e recuperação da saúde nos diferentes estágios da vida humana. Principais programas nacionais de saúde. A prática de Enfermagem em Unidade Básica de Saúde. 
Libras68Anual3º ano A disciplina aborda os aspectos ético-políticos da educação da pessoa surda, os fundamentos da língua brasileira de sinais e a cultura da pessoa surda. 
Prática de Ensino I (Estágio Supervisionado de Licenciatura)136Anual3º ano Atividade teórico-prática que promoverá a reflexão das concepções e práticas de ensino de saúde nas escolas de ensino fundamental e médio, bem como o desenvolvimento de práticas educativas em saúde. 
A Enfermagem e o Paciente Crítico119Anual4º ano Aspectos éticos e legais em Unidades de urgência/ emergência e Unidade de Terapia Intensiva. Assistência de enfermagem a pacientes em situações de urgência/ emergência. 
Administração de Enfermagem em Instituições de Saúde170Anual4º ano O planejamento em saúde como instrumento de trabalho na Enfermagem, considerando os diferentes tipos de planejamento. Gerenciamento de recursos ambientais, financeiros, físicos, materiais e equipamentos. Gestão de recursos humanos em Enfermagem. Provimento, integração e desenvolvimento. Avaliação de desempenho e resultados. Sistema de informação em saúde e processo decisório. Auditoria e avaliação do serviço de Enfermagem. Aplicação dos conhecimentos de administração no gerenciamento em Enfermagem nas instituições de saúde. 
Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia170Anual4º ano Compreensão epidemiológica, social e política dos problemas de saúde da mulher e da gestação. Assistência de enfermagem à mulher na prevenção do câncer cérvico-uterino e mama, nas doenças da mama, vulva, vagina, útero e seus anexos, nas doenças sexualmente transmissíveis e planejamento familiar. O ciclo gravídico-puerperal e a metodologia de Assistência de Enfermagem à mulher, gestante, parturiente, puérpera e recém-nascido, na unidade básica de saúde, centro obstétrico e alojamento obstétrico. 
Metodologia da Pesquisa em Saúde51Semestral4º ano O homem e o processo de produção do conhecimento. Diferentes tipos de conhecimento. Concepções de Ciência. O materialismo e o idealismo como referencial filosófico. As três principais correntes teórico-metodológicas: a fenomenologia, o positivismo e o materialismo. O Processo de pesquisa. Tipos de pesquisa. Discussão e análise da prática de produção de conhecimentos em saúde. Elaboração de projeto para TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. 
Prática de Ensino II (Estágio Superv. de Licenciatura)264Anual4º ano Atividade teórico-prática que visa a reflexão e a investigação da ação docente, bem como a atuação docente sistematizada em cursos específicos de formação de profissionais de enfermagem. Desenvolvimento e execução de projetos de educação continuada junto a instituições que desenvolvam atividade de saúde. 
Estágio Curricular Supervisionado I - Em Instituições de Saúde Hospitalar380Anual5º ano O estágio curricular supervisionado do Curso de Enfermagem constitui-se em atividade curricular de caráter prático que permite aprofundar as relações do processo de formação com o processo de trabalho em saúde e em enfermagem em instituições de Saúde Hospitalares. 
Estágio Curricular Supervisionado II - Em Instituições de Saúde Pública380Anual5º ano O estágio curricular supervisionado do Curso de Enfermagem constitui-se em atividade curricular de caráter prático que permite aprofundar as relações do processo de formação com o processo de trabalho em saúde e em enfermagem em instituições de Saúde Pública. 
Trabalho de Conclusão de Curso34Anual5º ano Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso, podendo ser na forma de revisão bibliográfica, monografia, pesquisa de campo ou outros. 
Docentes
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Adilson Francelino AlvesDoutorado55 46 35204834adilson.alves@unioeste.brlattes.cnpq.br/7794386442283975
Adriana ZillyDoutorado55 45 35768185adriana.zilly@unioeste.brlattes.cnpq.br/6792533235391231
Alessandra Rosa CarrijoDoutoradoalessandra.carrijo@unioeste.brlattes.cnpq.br/0614287587916284
Ana Paula Contiero ToninatoDoutorado55 45 35768160ana.toninato@unioeste.brlattes.cnpq.br/4888337219096493
Andrea Ferreira Ouchi FrançaDoutorado55 45 35768128andrea.franca@unioeste.brlattes.cnpq.br/0755720214064621
André Nobre de OliveiraMestradoandre.oliveira27@unioeste.br
Carina Sperotto LibrelottoDoutorado55 45 35768137carina.librelotto@unioeste.brlattes.cnpq.br/6537854454360347
Cristiane Ferraro Gilaberte da SilvaMestrado55 45 35768128cristiane.silva2@unioeste.br
Danielle AntunesDoutorado55 45 35768137danielle.antunes@unioeste.brlattes.cnpq.br/5823607293509111
Elis Maria Teixeira Palma PriottoDoutorado55 45 35768128elis.priotto@unioeste.brlattes.cnpq.br/7380387808307862
Filipe Augusto da Veigafilipe.veiga@unioeste.br
Giuliano Silveira DerrossoDoutoradogiuliano.derrosso@unioeste.br
Helder FerreiraDoutorado55 45 35768137helder.ferreira@unioeste.brlattes.cnpq.br/9227029037577765
Jossiana Wilke FallerDoutorado55 45 35768128jossiana.faller@unioeste.brlattes.cnpq.br/1033093010277048
João Jorge CorreaPós-Doutorado55 45 35768128joao.correa2@unioeste.brlattes.cnpq.br/0759673500851824
Lilian Lessa CardosoMestrado55 45 35768137lilian.cardoso@unioeste.brlattes.cnpq.br/3172937797573639
Mara Cristina Ripoli MeiraDoutorado55 45 35768137mara.meira@unioeste.brlattes.cnpq.br/4687702233966962
Marcos Augusto Moraes ArcoverdeDoutorado55 45 35768137marcos.arcoverde@unioeste.brlattes.cnpq.br/3444075274993847
Maria de Lourdes de AlmeidaDoutorado55 45 35768137maria.almeida2@unioeste.brlattes.cnpq.br/9552683262580490
Marieta Fernandes SantosDoutorado55 45 35768128marieta.santos@unioeste.brlattes.cnpq.br/7132526231422093
Mustafa Hassan IssaDoutorado55 45 35768137mustafa.issa@unioeste.brlattes.cnpq.br/3249856002843729
Neide Martins MoreiraDoutorado55 45 35768178neide.moreira@unioeste.brlattes.cnpq.br/5091824330241561
Oscar Kenji NiheiPós-Doutorado55 45 35768178oscar.nihei@unioeste.brlattes.cnpq.br/8679080014455133
Regiane Bezerra CamposDoutorado55 45 35768112regiane.campos@unioeste.brlattes.cnpq.br/0905639879735667
Rosane Meire Munhak da SilvaDoutorado55 45 35768100rosane.silva@unioeste.brlattes.cnpq.br/0570877095871679
Sheila Cristina Rocha BrischiliariDoutoradosheila.brischiliari@unioeste.brlattes.cnpq.br/3502122503814909
TATIANY SILVA SANTOSEspecialização55 45 35768112tatiany.santos@unioeste.br
Wesley MartinsDoutoradowesley.martins@unioeste.brlattes.cnpq.br/7194548982116038
Wu Feng ChungDoutorado55 45 35768815wu.chung@unioeste.brlattes.cnpq.br/9411757525231574
Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Estágio - Prática de Ensino13/12/2007Resolução 370/2007-CEPE
Regulamento de Estágio13/12/2007Resolução 368/2007-CEPE
Regulamento de TCC18/10/2007Resolução 262/2007-CEPE
Projetos de Ensino
Não encontrado

Fonte: Academus; Curso FOZ0033 ; Grade 2013/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2021



Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.