Campus de Foz do Iguaçu

Pedagogia

Campus: Campus de Foz do Iguaçu
Centro: Centro de Educação, Letras e Saúde
Turno: Noturno
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Licenciado em Pedagogia
Tipo de Formação: Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial

O Curso

Implantado no ano de 1999.



Perfil do Profissional
O curso une o ensino e a pesquisa, como elementos articuladores e norteadores da prática pedagógica.

Campo de Atuação
Atua no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação. O pedagogo pode ainda lecionar na educação infantil e séries iniciais (1ª a 4ª) do ensino fundamental e articular o trabalho pedagógico numa dimensão interdisciplinar, habilitado para atuar na administração escolar, na orientação educacional, na supervisão e na coordenação pedagógica.

Situação Legal
Reconhecimento renovado - Decreto - 1685 Diário Oficial do Estado - 13/06/2019

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 287/2016-CEPE de 08/12/2016

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
20052008201120142017
45444
Coordenação
Joceli de Fatima Arruda Sousa
Email: joceli.sousa@unioeste.br
Telefone: 45 35768128

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Didática I68Semestral1º ano 1º semestrePressupostos epistemológicos do pensamento didático: Correntes e pensadores clássicos da didática. O materialismo histórico-dialético e sua contribuição para a Didática. Interdisciplinaridade, Teorias Educacional e Didática: discussões contemporâneas. 
Filosofia I68Semestral1º ano 1º semestreHistórica da Filosofia. Filosofia antiga: pré-socrática e a filosofia clássica greco-romana; filosofia medieval; Moderna e contemporânea. Correntes filosóficas; filosofia da ciência e teoria do conhecimento; Direitos Humanos. 
Fundamentos da Educação Especial68Semestral1º ano 1º semestreA educação especial e educação inclusiva. Direitos humanos e a pessoa com deficiência. Os sujeitos do processo educacional especializado na perspectiva Histórico-Cultural. Adaptações, acessibilidades e tecnologias assistivas. 
História da Educação I68Semestral1º ano 1º semestreDiscussão de perspectivas teóricas do estudo da história da educação. Estudo analítico do processo educacional na antiguidade clássica e na idade média, com ênfase às organizações educacionais, às visões pedagógicas e às práticas educacionais, explicitando-as em relação aos diferentes contextos históricos. 
Psicologia da Educação I68Semestral1º ano 1º semestrePrincipais correntes teóricas presentes no campo da Psicologia: inatismo, behaviorismo, epistemologia genética e a psicologia analítica. 
Filosofia II68Semestral1º ano 2º semestreÉtica e política; filosofia da linguagem; estética; lógica formal e dialética; Problemas metafísicos e ontológicos; Teoria do contratualismo no pensamento moderno e contemporâneo. Estado de natureza, Estado teológico, estado de organização política, estado de organização social. 
Fundamentos Teóricos Metodológicos da História e Geografia68Semestral1º ano 2º semestreA constituição da História como disciplina escolar. O ensino do tempo histórico: diacronia, sincronia e crítica à metodologia dos círculos concêntricos. Relações entre métodos historiográficos e concepções de história e metodologia de ensino. Contradições entre Materialismo Histórico-Dialético e Nova História. Estudo da História Local e o estabelecimento de relações com a história do mundo e com o presente. História dos Afro-descendentes. Processo de formação histórica do Paraná: o local, o regional e o nacional. Uso de fontes históricas como mediadores culturais: iconográficas, objetos da cultura material, fontes escritas e orais. Propostas curriculares e livros didáticos. História da Geografia como disciplina escolar. Bases para o ensino de Geografia Física e Geografia Humana: construção da linguagem. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial/inclusiva. Questões relacionadas a religiosidade na perspectiva histórico-cultural. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial/inclusiva. 
História da Educação II68Semestral1º ano 2º semestreEstudo analítico do processo educacional nas fases moderna e contemporânea, com ênfase às organizações educacionais, às visões pedagógicas e às práticas educacionais, explicitando-as em relação aos diferentes contextos históricos. Nesse contexto focalizar os afrodescendentes e indígenas articulados aos Direitos humanos. 
Organização do Trabalho Pedagógico I68Semestral1º ano 2º semestreA Economia Política e as implicações para o sistema educacional. O Trabalho como categoria central para a produção da existência humana. O processo de produção capitalista. As mudanças de organização do processo de produção e trabalho na sociedade capitalista e as implicações para os sistemas educacionais (Taylorismo, Fordismo e Toyotismo). A natureza e a especificidade do processo de trabalho pedagógico. Questões relacionadas aos Direitos humanos. 
Psicologia da Educação II68Semestral1º ano 2º semestreFundamentos teóricos e implicações pedagógicas da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem numa perspectiva histórico-cultural. 
Didática II68Anual2º ano Fundamentos filosófico-metodológicos do currículo dos primeiros anos do ensino fundamental nas Diretrizes Curriculares Nacionais e documentos oficiais da Secretaria da Educação do Estado do Paraná e do MEC e suas incidências na prática educativa. 
Prática de Ensino I sob a forma de Estágio Supervisionado136Anual2º ano Desenvolvimento de Estágio Curricular Obrigatório junto às escolas da Educação Básica, suas modalidades (EJA) e demais espaços educativos, orientado na organização do trabalho pedagógico educacional e escolar, numa perspectiva de investigação-ação que fundamenta a práxis. A práxis na escola e nas instâncias colegiadas. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial. 
Disciplina Optativa68Semestral2º ano 1º semestre ...
Filosofia III68Semestral2º ano 1º semestreFundamentos do conhecimento, teorias da educação, necessidades naturais, necessidades históricas, necessidades sociais. Educação formal, educação informal. Teorias da educação que orientam os sistemas educacionais. Principais correntes da filosofia da educação; formas de organização política de cada momento histórico; Fundamentos do materialismo histórico; dialética materialista e idealista. 
Fundamentos Teóricos Metodológicos da Educação Infantil I68Semestral2º ano 1º semestreA história da educação da Infância e das crianças. Concepções de infância e concepções de Educação Infantil. Direitos humanos das crianças e o E.C.A. As políticas públicas de Educação Infantil. A ação docente na educação de bebês de 0 a 3 anos e na Creche frente às teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. A inter-relação entre o educar e o cuidar na Educação Infantil. As Linguagens e os movimentos na educação de bebês. Análise, intervenção e coordenação dos processos de Educação Infantil em espaços educativos. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial inclusiva. 
História da Educação III68Semestral2º ano 1º semestreDiscussão de perspectivas teóricas do estudo analítico da história da educação brasileira e o processo educacional com destaque nos períodos Colonial, Imperial; Primeira República e Estado Novo da República Populista, ao final do século XX. Ênfase às organizações educacionais, às visões pedagógicas e às práticas educacionais, explicitando-as em relação aos diferentes contextos sócio históricos. Destaque para as relações étnico raciais, educação contemporânea e indígenas no Brasil articulados aos Direitos humanos. 
Sociologia I68Semestral2º ano 1º semestreO desenvolvimento do capitalismo e do industrialismo, como pré-requisitos para o nascimento do pensamento sociológico. Estudo dos diferentes pensamentos sociológicos clássicos, abordando contribuições e limites para análise desvelada do real: socialistas utópicos, positivistas e funcionalistas, o pensamento materialista histórico e dialético e a sociologia compreensiva. 
Alfabetização I68Semestral2º ano 2º semestreAs concepções de alfabetização, letramento, escolarização e linguagem . Relações entre linguagem e escola. Fundamentos linguísticos do ensino da Língua: concepções de língua, linguagem, discurso, texto. Relações entre oralidade e escrita. Conhecimentos da ordem da escrita, seus usos e objetos, funções, discursos e lugares de produção, circulação, divulgação. Dimensão sócio-histórica da escrita, do alfabeto, da alfabetização, dos métodos de alfabetização, do letramento. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial inclusiva. 
Metodologia da Pesquisa em Educação68Semestral2º ano 2º semestreA inter-relação sujeito e objeto no processo ontológico e gnosiológico; ideologia e ciência na constituição da subjetividade; história da ciência e métodos de pesquisa; visão crítica sobre as epistemologias idealistas e positivistas; a dialética materialista e a totalidade social na pesquisa educacional 
Organização do Trabalho Pedagógico II68Semestral2º ano 2º semestreA especificidade da gestão escolar frente à administração em geral e adm. Capitalista. A escola enquanto espaço de contradição da luta de classes. O caráter necessariamente democrático da educação que se propõe emancipadora. A organização da Escola de Educação Básica no Brasil e as instâncias de tomada de decisão coletiva (PPP, APMF, Conselho Escolar, Conselho de Classe e Grêmio Estudantil). 
Sociologia II68Semestral2º ano 2º semestreA concepção crítica da sociologia: Marx e a dialética histórico-social. A gênese das instituições: família, Estado, direito etc. A sociedade de classes e sua perpetuação nas diferentes etapas históricas e a consciência como produto social deste movimento. Os pensadores críticos da educação classista e reprodutivista: Althusser, Bourdieu e Passeron, Enguitta. Questões relacionadas aos Direitos humanos. 
Prática de Ensino II sob forma de Estágio Supervisionado248Anual3º ano Desenvolvimento de Estágio Curricular Obrigatório fundamentado na Docência da Educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial inclusiva. 
Alfabetização II68Semestral3º ano 1º semestreTeorias do ensino-aprendizado da língua escrita: diferentes matrizes teóricas e suas implicações pedagógicas. Os componentes linguísticos do ensino da língua: oralidade, leitura, escrita e produção de textos escritos, análise linguística. Análise linguística: apropriação do Sistema Alfabético-Ortográfico. Ensino das relações entre letras e sons e variedade linguística. Condições escolares de ensino aprendizado da língua: Diversidade de formas de operacionalização pedagógica dos conhecimentos. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial inclusiva.  
Fundamentos Teóricos Metodológicos da Educação Infantil II68Semestral3º ano 1º semestreO educar e o cuidar na Pré-Escola e na Educação Infantil. A ação docente na educação de crianças de 4 a 6 anos e na Pré-escola frente às teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. As áreas de ensino aprendizagem que compõem a elaboração do conhecimento: a arte, o jogo simbólico, o conhecimento lógico-matemático, as ciências naturais, os movimentos, as noções de história, espaço e tempo, as linguagens e suas literaturas. Análise, intervenção e coordenação dos processos de Educação Infantil em espaços educativos. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial inclusiva. 
Fundamentos Teóricos Metodológicos da Matemática68Semestral3º ano 1º semestreTendências em Educação Matemática: História da Matemática; Etnomatemática; Resolução de Problemas; Jogos; Informática; Modelagem matemática. Perspectivas psicológicas do ensino de matemática: a construção do conceito de número pela criança na perspectiva de Piaget; a passagem do perceptivo para o cultural na compreensão da matemática segundo Vigotsky. Relações dos conteúdos de matemática com as teorias de ensino e aprendizagem na educação infantil nos anos iniciais do ensino fundamental. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial inclusiva. 
Sociologia III68Semestral3º ano 1º semestreAs transformações ocorridas na sociedade no século XX, no âmbito econômico, político e social e os imbricamentos deste processo para o setor educativo. Os acordos macroeconômicos, o Neoliberalismo e a educação. Estudo da articulação entre os movimentos sociais e a educação. Questões relacionadas aos Direitos humanos. 
Fundamentos Teóricos Metodológicos da Língua Portuguesa68Semestral3º ano 2º semestreFundamentos teórico-metodológicos do ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Concepções de língua, linguagem, texto e ensino da língua padrão em contexto de fronteira. Os eixos norteadores do ensino da língua portuguesa: oralidade, leitura e escrita. A função da escrita e condições de produção de texto em sala de aula considerando a perspectiva Histórico-Cultural. A literatura Infantil clássica e moderna. O trabalho com os gêneros discursivos e sua função social. A formação do leitor e formas de operacionalização pedagógica - análise linguística (discursividade, textualidade e normatividade). Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial inclusiva. 
Fundamentos Teóricos Metodológicos das Ciências Naturais68Semestral3º ano 2º semestreA importância da terminologia científica no ensino de ciências. Diferenças entre conhecimento científico e senso comum. Cotidiano e ciência. Projetos de Ciências. O ensino de astronomia. Diferenças entre Ecologia e Educação Ambiental. Educação ambiental: História da Educação Ambiental no Brasil. Concepções de Educação ambiental: Conservadora, Pragmática, Crítica, Ecopedagogia, Marxista. A abordagem interdisciplinar no ensino de ciências. Diferenças entre interdisciplinaridade e transversalidade. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial/inclusiva. 
Organização do Trabalho Pedagógico III68Semestral3º ano 2º semestreAs diferentes concepções de planejamento, currículo e avaliação e suas implicações na organização do trabalho pedagógico. Cultura, currículo e conhecimento na perspectiva marxista. Políticas públicas nacionais e estaduais sobre currículo, planejamento e avaliação para a educação básica. Questões relacionadas a Gênero e Sexualidade e religiosidade. 
Política Educacional I68Semestral3º ano 2º semestreOrganização da política educacional no contexto imperial e republicano e a proposição de reformas, culminando com a ideia de sistema articulado nas Leis 4.024/61 e 5.692/71. Atuação dos organismos internacionais na elaboração de documentos conformadores à lógica capitalista neoliberal. A Lei 9.394/96 como marco referencial da ingerência internacional e dos consensos e pactos nacionais, e os planos e programas produzidos a partir deste contexto. Os conceitos fundamentais que balizam a reflexão é a ideia de política pública, política de estado e política de governo marcado pelo personalismo e descontinuidade das ações, e dos binômios em conflito histórico centralização/descentralização, qualidade/quantidade, público/privado, igualdade/equidade. 
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS68Anual4º ano Retrospectiva histórica sobre os Surdos e sobre as conquistas Surdas: cultura Surda, identidade, conquistas legais em âmbito internacional e nacional; Legitimação da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) como língua oficial dos Surdos no Brasil. Movimentos Surdos e Acessibilidade; O papel do Tradutor e Intérprete da Língua de Sinais (TILS); A comunicação e inter-relação do surdo com a sociedade. 
Prática de Ensino III sob forma de Estágio Supervisionado248Anual4º ano Desenvolvimento de Estágio Curricular Obrigatório na Educação Básica fundamentado na práxis do/a Pedagogo/a como articulador/a do trabalho pedagógico, com enfoque no Projeto Político Pedagógico, na Gestão Escolar, nas Instâncias Colegiadas e na prática de Docência das disciplinas pedagógicas. 
Trabalho de Conclusão de Curso136Anual4º ano Elementos constitutivos para elaboração do projeto de pesquisa monográfica; sistematização de conhecimentos relacionados às questões educacionais e apresentação pública. 
Fundamentos Teóricos Metodológicos de Arte e Movimento68Semestral4º ano 1º semestreFundamentos e métodos da arte e do movimento na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A imaginação e a criação na idade infantil. Apreciação estética, produção artística, construção da arte como conhecimento cultural e social. Materialização Cotidiana: linguagens plásticas, corporais, musicais, literárias e cênicas. A Linguagem corporal: movimento, percepção, criatividade, expressão, imaginação e improvisação; O Movimento: identidade, autonomia, pluralidade. Articulação de trabalho em grupo: a recreação, a brincadeira, a arte e aos jogos. Manutenção e mudança nas práticas de socialização: o desenvolvimento da motricidade e artístico. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial/inclusiva. 
Organização do Trabalho Pedagógico IV68Semestral4º ano 1º semestreO pedagogo unitário e a articulação do trabalho pedagógico da escola superando a fragmentação das especialidades. Dimensão histórica da formação do pedagogo no Brasil – da origem às formulações atuais. Concepções e tendências da formação e da atuação do pedagogo em face da estrutura contemporânea brasileira: A legislação brasileira concernente aos Cursos de Pedagogia. 
Psicologia da Educação III68Semestral4º ano 1º semestrePressupostos teóricos do desenvolvimento psicossexual. Sexualidade e gênero na contemporaneidade. Estudo das psicopatologias no âmbito escolar. 
Educação de Jovens e Adultos68Semestral4º ano 2º semestreA Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular; os movimentos sociais, Educação Profissional e a Educação Tecnológica: Alfabetização; Políticas; história, epistemologia e possibilidades de práxis. Questões relacionadas a faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade. Adaptações curriculares para o público alvo da educação especial, Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e Direitos humanos. 
Política Educacional II68Semestral4º ano 2º semestreContexto histórico da construção e organização do sistema educacional de ensino paranaense. Criação e atuação dos Núcleos Regionais de Educação como articuladores da política oficial. A concepção de Estado, de governo e seus desdobramentos nas políticas educacionais nas últimas quatro décadas. Legislação, planos e programas da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria Municipal de Foz do Iguaçu e os movimentos de resistência e de proposição dos trabalhadores da educação. Política publica para Educação no Campo e Direitos Humanos. 
Trabalho e Educação68Semestral4º ano 2º semestreA ontologia do ser social. O trabalho como princípio educativo. A escola unitária. Processo de reestruturação produtiva (acumulação flexível) e suas repercussões na educação. Problemas da submissão da educação aos interesses do mercado. A educação e emancipação humana: estudos dos requisitos para uma sociedade emancipatória. Adaptações curriculares para o ensino dos alunos da educação especial inclusiva. 
Docentes
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Berenice Borssoi JuraszekMestrado55 45 35768142berenice.borssoi@unioeste.brlattes.cnpq.br/2956288429037300
Danielle AntunesDoutorado55 45 35768137danielle.antunes@unioeste.brlattes.cnpq.br/5823607293509111
Denise Rosana da Silva MoraesDoutorado55 45 35768142denise.moraes@unioeste.brlattes.cnpq.br/6545283027670184
Diógenes Alencar BolwerkMestradodiogenes.bolwerk@unioeste.brlattes.cnpq.br/7362195345748253
Evitani Rodrigues WilcMestradoevitani.wilc@unioeste.br
Filipe Augusto da Veigafilipe.veiga@unioeste.br
Flávia Anastácio de PaulaDoutorado55 45 35768128flavia.paula@unioeste.brlattes.cnpq.br/4680587764863167
Giuliano Silveira DerrossoDoutoradogiuliano.derrosso@unioeste.br
Janaina Aparecida de Mattos AlmeidaDoutorado55 45 35768130janaina.almeida@unioeste.br
Joceli de Fatima Arruda SousaDoutorado55 45 35768128joceli.sousa@unioeste.brlattes.cnpq.br/4461788798381505
João Jorge CorreaPós-Doutorado55 45 35768128joao.correa2@unioeste.brlattes.cnpq.br/0759673500851824
Julia MalanchenPós-Doutorado55 45 35768128julia.malanchen@unioeste.br
Laura Duarte MarinoskiMestradolaura.marinoski@unioeste.brlattes.cnpq.br/4940606928449647
Lorivaldo do NascimentoDoutoradolorivaldo.nascimento@unioeste.brlattes.cnpq.br/8706886018508089
Marcelo GomesDoutorado55 45 35768128marcelo.gomes2@unioeste.brlattes.cnpq.br/1765128528172775
Richael Silva CaetanoDoutoradorichael.caetano@unioeste.br
Rosane Wandscheer BortoliniMestradorosane.bortolini@unioeste.brlattes.cnpq.br/3321718489697475
Sebastião Rodrigues GonçalvesDoutorado55 45 35768128sebastiao.goncalves@unioeste.brlattes.cnpq.br/7612977176449064
Tamara Cardoso AndréDoutorado55 45 35768128tamara.andre@unioeste.brlattes.cnpq.br/9519719491233229
Vanessa Batista de AndradeMestrado55 45 35768128vanessa.andrade@unioeste.brlattes.cnpq.br/8266708796400867
Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Estágio13/11/2009Resolução 253/2009-CEPE
Regulamento de Monografia03/08/2009Resolução 172/2009-CEPE
Projetos de Ensino
Não encontrado

Fonte: Academus; Curso FOZ0032 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2021



Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.