Campus de Foz do Iguaçu

Turismo

Campus: Campus de Foz do Iguaçu
Centro: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Turno: Noturno
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 6 anos
Formação: Bacharel em Turismo
Tipo de Formação: Bacharelado
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial

O Curso

Implantado no ano de 1985



Perfil do Profissional
Interlocução com pessoas, principalmente em virtude da diversidade da demanda turística, no que se refere à nacionalidade, idioma, cultura, necessidades, diferenças sociais e idade. A variedade dos serviços turísticos a serem prestados nas diferentes empresas envolvidas – tanto públicas como privadas - faz com que este profissional tenha um conjunto de informações e conhecimentos específicos dos assuntos relativos à natureza, manejo de áreas e práticas com equipamentos constantemente atualizados.

Campo de Atuação
Cerca de 50% dos profissionais desta área atuam na própria cidade de Foz do Iguaçu, contratados pelo setor de turismo, em meios de hospedagem, agências de viagem, empresas organizadoras de eventos, centros de convenções, alimentos e bebidas, recreação e animação em hotelaria, parques temáticos, assessoria turística e gerência de órgãos colegiados de turismo.

Situação Legal
Reconhecimento renovado - Portaria Estadual - 120/2020 - SETI, Diário Oficial do Estado - 15/05/2020

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 256/2010-CEPE de 25/11/2010

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
20062009201220152018
44233
Coordenação
Aurelinda Barreto Lopes
Email: aurelinda.lopes@unioeste.br
Telefone: 45 35768140

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares155Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Antropologia68Anual1º ano Cultura: um conceito antropológico - Etnocentrismo; relativismo; heterogeneidade; alteridade. Trabalho de campo: a viagem antropológica; familiarizar o exótico; exotizar o familiar. O ponto de vista nativo. Narrativa e imagens turísticas: uma construção arbitrária; tradição e memória; patrimônio cultural; identidade social. O olhar do turista: formas de sociabilidade. Expressões culturais. 
Comunicação e Expressão68Anual1º ano Concepção de Linguagem. Teoria da Argumentação Aplicada. Produção de Textos Dissertativos e Acadêmicos. Técnicas de Leitura Trabalhada. Técnicas de Resumos e Resenhas. Português Instrumental. Técnicas de Apresentação e Oratória. Tecnologias Aplicadas à Comunicação.  
Geografia Aplicada ao Turismo68Anual1º ano Epistemologia da Geografia. Espaço regional e planejamento. Paisagem como suporte a vida e ao turismo. A cartografia e interpretação. Espaço lugar. Desenvolvimento do espaço turístico, interferências no espaço socioambiental e qualidade de vida.  
História do Brasil68Anual1º ano Estudo da formação histórica do Brasil, abordando aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais. Inserção desta com a história do Paraná, de Foz do Iguaçu e da região tri-nacional. Aproximação dos acontecimentos históricos com os atrativos turísticos. 
Hospitalidade68Anual1º ano A hospitalidade numa concepção clássica, tradicional, moderna e contemporânea. Perspectiva histórica voltada à compreensão dos modelos de interação da comunidade anfitriã e a comunidade visitante em destinos, núcleos, municípios turísticos, centros de recepção e empreendimentos e atividades do setor. O papel do turismólogo e o domínio dos diversos conceitos, definições e técnicas de hospitalidade como meio de facilitação voltada ao deslocamento no espaço turístico envolvendo a comunicação através de pessoas, palavras, gestos, material impresso, marcas, desenho urbano, signos, ritos, sinalização, painéis, interpretação. Demonstração dos elementos e das relações sociais e humanas apoiadas nas atitudes, comportamentos e práticas de sociabilidade, de acolhimento, ajudam e de prestação de serviços. Representação das formas de atuação pública e privada. Domínio sobre Atos, Contratos e Serviços Públicos, Domínio Público com ênfase em administração e utilização de bens públicos. Intervenção na propriedade e atuação no domínio econômico. Responsabilidade civil da administração e controle. Panorama sobre a organização administrativa brasileira voltada ao turismo e áreas correlatas. Parcerias Públicas - Privada. 
Introdução a Administração68Anual1º ano Fundamentos da Administração. Desenvolvimento Histórico da Administração. Funções: Administrativas. O Campo da Administração: As instituições, abordagem introdutória, proporcionando-lhe perspectiva geral das áreas das atividades administrativas do Turismo. Fundamentos da Administração Pública no Brasil. Domínio dos conceitos, elementos e poderes do Estado. Organização do Estado e da Administração. Compreensão sobre Governo e Administração e Entidades Políticas e Administrativas. 
Lazer e Recreação68Anual1º ano O lazer na sociedade atual: o tempo de trabalho e tempo de lazer. O entendimento do termo lazer e recreação quanto aos seus conceitos, funções, classificações, valores, conteúdos, barreiras socioculturais à participação, difusão e interação social tendo como base uma abordagem multidisciplinar. A visão diacrônica do lazer. O profissional do lazer/recreação enquanto educador/animador/pesquisador e o mercado de trabalho existente e emergente. Políticas de lazer – setor público e privado. A relação entre lazer, o consumo de massa, as novas tecnologias e suas ligações com o setor cultural, além das principais características dos equipamentos específicos de lazer. O papel do lazer na sociedade atual e a importância dos empreendimentos de lazer no mercado turístico. 
Legislação do Turismo68Anual1º ano Noções Gerais de Direito e Legislação Brasileira; O Direito e o Turismo ao longo da história; Tratados, Convenções e Declarações Internacionais aplicados ao Turismo; O lugar do Turismo no direito pátrio; A Constituição Brasileira e os direitos e princípios fundamentais aplicado ao Turismo; Legislações federais, estaduais e municipais aplicadas ao Turismo nacional, regional e local; Estruturas Internacionais e Internas do Turismo; Legislação Geral do Turismo; Legislação aplicada às atividades turísticas; Legislação relativa aos prestadores de serviços turísticos; Código de Defesa ao Consumidor aplicado ao Turismo; Código Mundial de Ética do Turismo. 
Metodologia da Pesquisa68Anual1º ano Os métodos e tipos de conhecimento. O campo metodológico da pesquisa: estrutura e processo. Os níveis da pesquisa epistemológica, teórico-metodológica e técnica. As fases da pesquisa. Técnica de amostragem e coleta de dados. O emprego da pesquisa no planejamento do Turismo. Projeto de pesquisa em Turismo. Normas e técnicas de elaboração de trabalhos científicos. 
Teoria Geral do Turismo I68Anual1º ano Visão do curso, da profissão e ofertas. Turismo como estudo interdisciplinar: definições, tipologias, terminologias. Os elementos constitutivos do Turismo, dimensão, econômica, social e interdependência estrutural com os demais elementos do contexto. Dimensionamento do setor de serviço e equipamentos receptivos de alojamento hoteleiro extra hoteleiro, mercado de viagens, transporte e equipamentos complementares de recreação, alimentação e promoção. Caracterização, classificação, mensuração da demanda de bens e serviços turísticos. Grau de participação dos consumidores nas várias atividades de recreação e lazer da área em destaque. Glossário técnico. 
Economia do Turismo68Anual2º ano Conceito de Economia. Agentes Econômicos. Recursos Produtivos. Lei da Escassez. Problemas Econômicos. Sistemas Econômicos. Fluxo Circular da Renda. Teoria Elementar dos Mercados. Elasticidade da Demanda e Oferta e Aplicações ao Turismo. Noções da Teoria dos Custos. Teorias dos Mercados e Aplicações ao Turismo. Agregados Macroeconômicos. Noções de Economia do Setor Público. Noções de Economia Monetária. Noções de Economia Internacional. Política Macroeconômica e o Turismo.  
Filosofia68Anual2º ano Fundamentos filosóficos. O conhecimento. A ciência. A política. A moral. Estética. Antropologia filosófica. Objetividade dos valores. Ética da administração. Cenários Novos. As correntes filosóficas contemporâneas aplicadas ao Turismo.  
Fundamentos de Contabilidade e Finanças68Anual2º ano Princípios e normas contábeis; Estrutura e classificação dos elementos patrimoniais; sistema básico de contabilidade; noções sobre as demonstrações contábeis. Função financeira na empresa. Introdução à análise financeira para gastos, lucro, retorno de investimento, liquidez e solvência. Custo-volume-lucro: conceitos básicos. Ponto de equilíbrio e margem de contribuição. Fontes de financiamento das atividades da empresa turística. Planejamento e orçamentos empresarias: conceitos básicos. Avaliação de investimento. 
Gestão de Destinos Turísticos68Anual2º ano Conceitos de Planejamento, processo de desenvolvimento e as vertentes de pensamento no campo do turismo. Evolução do planejamento turístico. O processo de planejamento linear e não-linear. Discute o planejamento direcionado às especificidades considerando o dimensionamento e ação nos âmbitos municipal, regional, estadual, nacional e internacional. Tendências e planejamento prospectivo. Experiências metodológicas e modelos. Técnicas de elaboração de planos de desenvolvimento turístico de um município, programas e projetos na gestão do turismo. InventárioTurístico. 
Gestão de Pessoas68Anual2º ano Administração dos recursos humanos e o setor do Turismo - Relações interpessoais e dinâmica de grupo. Avaliação dos ambientes e competitividade. Comportamento e diagnóstico organizacional. Gerenciamento de habilidades e competências nas organizações formais e informais. Motivação e liderança. Novas estruturas e valores organizacionais. Sistemas de avaliação x impactos no clima organizacional. Papel e responsabilidades de talentos individuais e times de trabalho. Resultados e equipes de alta performance. Políticas e planejamento de recursos humanos. Comportamento - Personalidade e o Turista - Teorias da Motivação - Motivação e o Turista - Frustração no contexto motivacional - O estresse e suas consequências relacionados ao turismo.  
Língua Estrangeira I68Anual2º ano Comunicação em Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) em situações relativas ao contexto de turismo na cidade e no mundo, envolvendo, para tanto, trabalho com vocabulário, prática da leitura e compreensão de termos técnicos relativos à atividade do turismo. 
Marketing Turístico I68Anual2º ano O Marketing: produto, mercado, distribuição e estratégia de comunicação, no sistema turístico. Estudo mercadológico. A Publicidade como um componente do sistema de marketing em todos os setores da atividade econômica. Técnicas de comunicação humana e sua aplicação no desenvolvimento da atividade do Turismo. Ferramentas de Marketing. 
Sociologia do Turismo68Anual2º ano Aspectos históricos do pensamento sociológico. A sociologia como ciência. Conceito, objetivo e métodos. Conceitos sociológicos de Marx, Weber e Durkheim. Sociedades e lutas de classe. Movimentos sociais e a proposta do Estado. O modelo existencial das sociedades industriais: trabalho, moradia, lazer, viagem. O comportamento do Turista, do Visitante, das comunidades receptoras e das experiências vividas em viagens. O encontro de viajantes e viajados. A vida cotidiana na sociedade do trabalho. 
Teoria Geral do Turismo II68Anual2º ano Teoria Geral de Sistemas. Noções gerais sobre o SISTUR – Sistema Turístico sob a perspectiva da análise estrutural. Compreensão das características e elementos básicos do sistema de turismo. Pontos de Análise para compreensão do sistema. Estudo dos subsistemas - conjunto da organização estrutural; Conjunto das relações ambientais e conjunto das ações operacionais. Segmentação do Mercado Turístico. 
Território e Sociedade68Anual2º ano Geografia: teorias clássicas e contemporâneas. O território e o fenômeno da territorialidade. Cultura e especialidade. Ocupação dos territórios: posições e contradições. Estrutura e dinâmica populacional. Globalização e Turismo. Formação sócio-territorial do Brasil. O processo de produção do território brasileiro: as fases colonial, agrário-exportadores e urbano-industrial. A industrialização, a formação do mercado nacional e o papel do Estado. O Estado do Paraná. As territorialidades transfronteiriças do Iguassu. 
Estágio Supervisionado em Turismo280Anual3º ano Perfil e conduta profissional exigida. Tipos de estágio. Situação do mercado de trabalho. Aplicação do conhecimento teórico através da prática desenvolvida no estágio em empresas do trade turístico. Aplicação e reelaboração dos conhecimentos teóricos através da prática desenvolvida em estágios em áreas afins do curso. Elaboração de relatório das atividades desenvolvidas no estágio. O aluno deve ser acompanhado por um professor que o orientará até o momento da apresentação, discussão e avaliação do relatório.  
Gestão de Base de Dados no Turismo68Anual3º ano Metodologias de base de dados estatísticos e seus aspectos de planejamento para o turismo, coleta e organização. Análise de dados qualitativos e quantitativos e desenvolvimento da teoria das probabilidades para conclusões e tomada de decisões na análise de dados do Turismo. Parâmetros de mensuração da atividade turística pela OMT 
Gestão de Eventos68Anual3º ano A evolução histórica dos eventos, conceitos, definições, tipologia e a contextualização com o Turismo, sua importância e influência sócio econômica nos destinos turísticos e região. O planejamento, a estrutura, a organização de eventos e suas diretrizes. O mercado de eventos e suas tendências, articulação de parcerias, organização de Calendário de Eventos em todos os âmbitos. A tecnologia no auxilio da captação, divulgação e promoção dos eventos.  
Logística Aplicada ao Turismo68Anual3º ano Análise da logística internacional e dos principais modais e terminais de transportes no mercado global. Transportes aéreo, aquático, rodoviário e ferroviário. Vantagens e diferenciais da logística e transporte estratégico. A distribuição física. Divisão de região em zonas. Estratégias de distribuição e redes. Estudo de casos. Fronteira e transportes. Trâmites aduaneiros e sua relação com o turismo. Legislação e políticas nacionais de transportes. Acessibilidade em regiões de fronteira.  
Língua Estrangeira II68Anual3º ano Desenvolvimento de vocabulário, prática da leitura e compreensão de termos técnicos, textos em língua inglesa ou espanhola relativos à atividade do turismo. Comunicação na língua inglesa no turismo receptivo e emissivo. Uso de roteiros, guias, materiais de divulgação. Glossário técnico mais utilizado no setor. 
Marketing Turístico II68Anual3º ano A disciplina estuda o produto turístico e as relações de mercado. Competitividade e o comportamento do mercado. A segmentação e dimensionamento de mercados turísticos. Os produtos e serviços turísticos frente ao comportamento do consumidor. A organização do mercado nos núcleos emissores e receptores. As interrelações entre as empresas turísticas. Tendências do turismo e globalização. Os processos e técnicas de comercialização dos produtos e serviços turísticos. As pesquisas de mercado. Qualidade e Turismo. Plano de Negócios Aplicado ao Turismo. Turismo e desenvolvimento de produtos. O processo pós-compra e pós-venda do produto.  
Meios de Hospedagem68Anual3º ano Histórico dos meios de hospedagens. Definições, tipologias e caracterização do produto e serviço. Aspectos do mercado e formas de distribuição e venda do produto. Hotelaria no Brasil, formas de administração, tipologia e sistemas de certificação. Tarifação, descrição do funcionamento dos meios de hospedagens, estrutura e organização. Legislação correlata. Redes e cadeias hoteleiras. Aspectos econômicos e financeiros no funcionamento do hotel. Evolução e tendências da hotelaria no Brasil e mundo. 
Operações de Viagens68Anual3º ano Conceitos. Características, estrutura administrativa e física, operacional e estratégias, organogramas, fluxogramas e identificação de mecanismos de controles e vendas, por tipo de agência. Tipologia das agências de turismo. Parcerias comerciais com fornecedores/contratos. Rotinas administrativas de acordo com cada tipo de agência. Aspectos financeiros. Créditos para o setor. Sistemas de reservas. Identificação de segmentos (oferta/demanda) e perfil de clientes. Habilidades e competência do profissional. Legislação específica. Atividades práticas: de utilização de sistemas de reservas (GDS) e emissão de passagens. Concepção de agência (plano de negócio) 
Patrimônio, Identidade e Representações Culturais68Anual3º ano Estudo da história do patrimônio, identidade e das representações culturais, da sua preservação e conservação e aproximação com o turismo. Abordagem de políticas de incentivo, fomento, apoio e financiamento ao patrimônio cultural tangível e intangível e sua a legislação correlata. Os Patrimônios Mundiais. 
Políticas Públicas no Turismo68Anual3º ano O turismo no contexto da política social e econômica do país. Política Turística, instrumento de execução e desenvolvimento social. O turismo enquanto política pública em termo de aplicação, amplitude e relacionamentos. Noções de política e o poder. Tomada de decisão política no turismo e os ideais de desenvolvimento. 
Turismo de Base Comunitária68Anual3º ano Abordagem do Turismo de Base Comunitária, suas relações e sua importância para as populações. Economia Solidária com foco no Cooperativismo, Autogestão, Cultura Organizacional. Relação existente entre Economia solidária e Turismo, discutindo os princípios da economia solidária e o papel do Bacharel em Turismo. 
Gerenciamento de Projetos e Consultoria em Turismo68Anual4º ano Projetos no contexto do turismo. Análise de viabilidade econômica, social, política, ambiental, financeira e técnica. Tipologia e glossário técnico. Programas de financiamento do turismo. Apresentação de projetos para agências internacionais. PROINTUR. Linhas de financiamento. Criação de Empresas turísticas. 
Gestão da Gastronomia68Anual4º ano Estrutura organizacional da área de Alimentos e Bebidas. Aspectos físicos e operacionais. Tipologia dos restaurantes. Mise-en-place de bares e restaurantes. Formação da equipe de trabalho. Atendimento e fidelização do cliente. Sistemas e modalidades de serviços. Classificação e serviços de bebidas. Enogastronomia e enoturismo. Gastronomia e identidade cultural. Gastronomia brasileira, da Tríplice Fronteira e de Foz do Iguaçu. Gastronomia como produto turístico e patrimônio cultural e imaterial. A globalização e o turismo gastronômico. Gastronomia como fator de regionalização e busca de raízes. 
Gestão da Qualidade em Produtos e Destinos Turísticos68Anual4º ano Abordagem da gestão da qualidade sob uma perspectiva integrada e participativa, considerando os diversos processos de planejamento turístico (comunidades, governos, fornecedores, funcionários das organizações); considera a valorização da articulação e gestão de redes de parcerias, dos métodos e técnicas em negociação e resolução de conflitos, da gestão de talentos e equipes, do controle da qualidade em serviços, da auditoria e certificação em turismo e do uso de tecnologia da informação aplicada à gestão do turismo. 
Gestão do Turismo em Áreas Urbanas68Anual4º ano História das cidades. As funções sociais da cidade. Tendências contemporâneas e o urbanismo. Estatuto das Cidades. Planos diretores de gerenciamento do uso do solo aplicados ao turismo. Municípios turísticos, Corredores Turísticos, Zonas turísticas, Centros Turísticos e Sítios históricos. Legislação correlata. 
Optativa68Anual4º ano ...
Relações Internacionais Aplicadas ao Turismo68Anual4º ano Importância das relações diplomáticas. Função das embaixadas e consulados. Estudo dos países com bom relacionamento com o Brasil. A imagem do Brasil no exterior. Diferenças culturais e a Importância de uma identidade nacional. Relações exteriores. Constituição Federal de 1988: Princípios. Art. 4, da C. Federal. Nova Ordem Internacional. O impacto da globalização na Ordem Internacional contemporânea. Integração de países: experiências históricas globais. Estágios do processo de integração. Mercado Comum do Sul - MERCOSUL. Principais tratados internacionais. Os fundamentos da Geopolítica - Principais teorias geopolíticas – Análise geopolítica do século XX – Geopolítica para o século XXI.  
Tecnologia da Informação e Comunicação em Turismo68Anual4º ano Fundamentos do uso da Tecnologia da Informação. Tipos e usos de informação. Tópicos em Gerenciamento dos Sistemas de Distribuição no campo do Turismo. Uso estratégico da tecnologia da informação. Níveis de informação gerência de informação. Planejamento Estratégico da Informação. Gestão de conhecimento e de dados. Tendências e os novos usos da Tecnologia da Informação no setor de turismo. Visão Geral da Tecnologia da Informação e Comunicação em Turismo.  
Trabalho de Conclusão de Curso136Anual4º ano Desenvolvimento de produção, por artigo científico. Apresentação sobre o objeto de estudo. Discussão dos resultados. Considerações finais. 
Turismo e Educação68Anual4º ano Ensino específico da educação turística, ambiental e da qualidade, na atividade turística e à comunidade. Treinamentos e os cursos de educação informal. Exercícios e estudos práticos do ensino no turismo. Estudos de caso e programas de iniciação escolar no turismo. Material de apoio, recursos e equipamentos. 
Turismo em Áreas Naturais68Anual4º ano Compreensão da relação entre Turismo, Meio Ambiente e Sociedade; as dimensões ambientai e a atividade turística. Estudo do universo conceitual que fundamenta o debate sócio-ambiental contemporâneo. Características estruturais e funcionais dos sistemas ecológicos naturais.  
Docentes
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Aline Patricia HenzDoutorado55 45 35768140aline.henz@unioeste.brlattes.cnpq.br/7617252840194323
Andrielly ArenhartMestradoandrielly.arenhart@unioeste.brlattes.cnpq.br/5385715985476711
Aracelli BianchinMestradoaracelli.bianchin@unioeste.brlattes.cnpq.br/3283303330463838
Aurelinda Barreto LopesMestrado55 45 35768140aurelinda.lopes@unioeste.brlattes.cnpq.br/8540810725855316
Danielle AntunesDoutorado55 45 35768137danielle.antunes@unioeste.brlattes.cnpq.br/5823607293509111
Denise RissatoDoutorado55 45 35768140denise.rissato@unioeste.brlattes.cnpq.br/6547535188110916
Diógenes Alencar BolwerkMestradodiogenes.bolwerk@unioeste.brlattes.cnpq.br/7362195345748253
Filipe Augusto da Veigafilipe.veiga@unioeste.br
Hayrton Francis Ximenes de AndradeMestrado55 45 35768140hayrton.andrade@unioeste.brlattes.cnpq.br/4162407728580482
Ivanete Terezinha SchumannMestrado55 45 35768161ivanete.schumann@unioeste.brlattes.cnpq.br/6929620327910738
Jair KotzMestrado55 45 35768122jair.kotz@unioeste.brlattes.cnpq.br/2682773065789440
João Lucas Cavalheiro CamargoMestradojoao.camargo@unioeste.br
Karina Andrea Tarcakarina.tarca@unioeste.br
Laura Duarte MarinoskiMestradolaura.marinoski@unioeste.brlattes.cnpq.br/4940606928449647
Luis Eduardo Veloso GarciaDoutoradoluis.garcia1@unioeste.br
Mauro José Ferreira CuryPós-Doutorado55 45 35768140mauro.cury@unioeste.br
Sandra TornieriMestrado55 45 35768100sandra.tornieri@unioeste.brlattes.cnpq.br/3611932129210071
Sandro Rizzon VieiraGraduaçãosandro.vieira2@unioeste.brlattes.cnpq.br/7373411610547779
Silvano Antonio Mallmann FilhoEspecialização55 45 35768140silvano.mallmann@unioeste.brlattes.cnpq.br/1708643332448199
Silvia Maria TossiMestrado55 45 35768187silvia.tossi@unioeste.brlattes.cnpq.br/0234741236322126
Sérgio Luiz WinkertMestrado55 45 35768140sergio.winkert@unioeste.brlattes.cnpq.br/0004262696154412
Taise Fátima MatteiDoutoradotaise.mattei@unioeste.br
Tatiane Lima de PaivaMestradotatiane.paiva@unioeste.brlattes.cnpq.br/1535410228698107
Vivian Costa BritoDoutoradovivian.brito@unioeste.brlattes.cnpq.br/9110910282705199
Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Estágio05/12/2013Resolução 205/2013-CEPE
Projetos de Ensino
Titulo Tipo Início Coordenador
Diálogos sobre tecnologia de informação e comunicação em atividades características de TurismoProjetos de Ensino - 62170/202103/05/2021 - Atividade em AndamentoIvanete Terezinha Schumann

Fonte: Academus; Curso FOZ0022 ; Grade 2011/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2021



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