Letras - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras e Literaturas Brasileira e Surda
Centro: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Turno: Misto
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 5 anos
Formação: Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras e Literaturas Brasileira e Surda
Tipo de Formação: Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: à distância
O Curso
Implantado no 2° semestre de 2017.
Perfil do Profissional Ao estabelecer o perfil do profissional que pretende formar, o Curso de Letras Libras da Unioeste, campus de Cascavel, leva em consideração: a) o tipo de clientela (a origem dos alunos, o nível de conhecimento que têm ao ingressarem na Universidade, o nível de leitura, o domínio da linguagem escrita que apresentam e o conhecimento que possui sobre a área da surdez, esta última não é considerada como pré-requisito de ingresso); b) o contexto em que se processa o ensino e a aprendizagem (o curso é oferecido à distância com encontros presenciais apenas uma vez por mês, assim a clientela poderá ser composta, por alunos, na maioria, trabalhadores, que se deslocam de diferentes municípios e estados); d) a forma de ingresso na Universidade. O graduando em Letras/Libras para o ensino das disciplinas de Libras como 1ª e 2ª Língua e Língua Portuguesa como 1ª e 2ª língua, deverá compreender que a complexidade do ensino tanto da Libras quanto do português atenderá necessidades específicas considerando as manifestações das suas diferentes estruturas, bem como o público alvo exposto a sua aprendizagem. Diante disso, o perfil do graduando para o ensino de Libras e português ambas como L1 e L2 deverá incluir: a) aptidão para atuar como professor da língua brasileira de sinais nos diferentes níveis de ensino seja na docência da sua área de competência ou na gestão do trabalho educativo; b) aptidão para atuar como professor da língua portuguesa como L1 e L2 nos diferentes espaços educacional envolvendo, principalmente, o ensino do português como L2 para surdos; c) conhecimentos teóricos e descritivos básicos dos componentes fonológico, morfológico, sintático, semântico e discursivo da Libras e da Língua Portuguesa; d) capacidade de compreender os fatos da língua e de conduzir investigações de língua e de linguagem que possam ser aplicadas a problemas de ensino e de aprendizagem de Libras e português como L1 e L2; e) Capacidade de desempenhar o papel de multiplicador, formando leitores críticos e produtores de textos de diferentes gêneros e registros linguísticos, fomentando o desenvolvimento de habilidades linguísticas, culturais e estéticas. Campo de Atuação Formação do Professor de Libras e Língua Portuguesa: - Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Instituições de Ensino Superior (presencial ou EaD); - Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, na modalidade de Educação Especial para surdos; - Escolas de Idiomas que ofertarem cursos de Libras; - Cursos livres de Libras. Situação Legal Reconhecimento - Portaria/SETI - 137 Diário Oficial do Estado - 05/10/2021
O Curso
Implantado no 2° semestre de 2017.
Perfil do Profissional Ao estabelecer o perfil do profissional que pretende formar, o Curso de Letras Libras da Unioeste, campus de Cascavel, leva em consideração: a) o tipo de clientela (a origem dos alunos, o nível de conhecimento que têm ao ingressarem na Universidade, o nível de leitura, o domínio da linguagem escrita que apresentam e o conhecimento que possui sobre a área da surdez, esta última não é considerada como pré-requisito de ingresso); b) o contexto em que se processa o ensino e a aprendizagem (o curso é oferecido à distância com encontros presenciais apenas uma vez por mês, assim a clientela poderá ser composta, por alunos, na maioria, trabalhadores, que se deslocam de diferentes municípios e estados); d) a forma de ingresso na Universidade. O graduando em Letras/Libras para o ensino das disciplinas de Libras como 1ª e 2ª Língua e Língua Portuguesa como 1ª e 2ª língua, deverá compreender que a complexidade do ensino tanto da Libras quanto do português atenderá necessidades específicas considerando as manifestações das suas diferentes estruturas, bem como o público alvo exposto a sua aprendizagem. Diante disso, o perfil do graduando para o ensino de Libras e português ambas como L1 e L2 deverá incluir: a) aptidão para atuar como professor da língua brasileira de sinais nos diferentes níveis de ensino seja na docência da sua área de competência ou na gestão do trabalho educativo; b) aptidão para atuar como professor da língua portuguesa como L1 e L2 nos diferentes espaços educacional envolvendo, principalmente, o ensino do português como L2 para surdos; c) conhecimentos teóricos e descritivos básicos dos componentes fonológico, morfológico, sintático, semântico e discursivo da Libras e da Língua Portuguesa; d) capacidade de compreender os fatos da língua e de conduzir investigações de língua e de linguagem que possam ser aplicadas a problemas de ensino e de aprendizagem de Libras e português como L1 e L2; e) Capacidade de desempenhar o papel de multiplicador, formando leitores críticos e produtores de textos de diferentes gêneros e registros linguísticos, fomentando o desenvolvimento de habilidades linguísticas, culturais e estéticas. Campo de Atuação Formação do Professor de Libras e Língua Portuguesa: - Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Instituições de Ensino Superior (presencial ou EaD); - Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, na modalidade de Educação Especial para surdos; - Escolas de Idiomas que ofertarem cursos de Libras; - Cursos livres de Libras. Situação Legal Reconhecimento - Portaria/SETI - 137 Diário Oficial do Estado - 05/10/2021
Coordenação
Carmen Teresinha Baumgärtner
Email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 45 32207432
Carmen Teresinha Baumgärtner
Email:
Telefone: 45 32207432
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 237/2018-CEPE de 06/12/2018
Projeto Político-Pedagógico Resolução 237/2018-CEPE de 06/12/2018
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
---|---|---|---|---|
Atividades Acadêmicas Complementares | 200 | Anual | - | ... |
Aquisição da Linguagem | 90 | Modular | 1° Módulo | Teorias e problemas de aquisição da linguagem. Desenvolvimento linguístico na criança. Cognição e linguagem. Contribuições da área para o ensino. Os processos da aprendizagem da linguagem oral e escrita Teorias e aquisição de primeira e de segunda língua. Estágios de aquisição de linguagem em primeira língua. O papel da primeira língua e do indivíduo na aquisição da segunda língua. Aquisição do português como língua materna e como segunda língua. |
Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos da Educação de Surdos | 90 | Modular | 1° Módulo | Estudo de conceitos básicos, histórico-metodológicos da educação de surdos. Questões educacionais e políticas da educação bilíngue para surdos. Status da Língua de sinais no Brasil As dimensões metodológicas e políticas no ensino para surdos na conjuntura atual. Conhecimentos dos fundamentos filosóficos, históricos, sociológicos, econômicos e do meio ambiente da Educação e suas relações com a realidade da educação de surdos no Brasil. |
História e Formação da Língua Portuguesa | 90 | Modular | 1° Módulo | Estudo da origem, da expansão e dos processos de mudança da Língua Portuguesa, sob o ponto de vista diacrônico, considerando aspectos fonológicos, morfossintáticos e semânticos. O Português Brasileiro. |
Introdução a EaD | 90 | Modular | 1° Módulo | Educação a Distância: histórico, características, definições, regulamentações. A Educação a Distância no Brasil. Educação a Distância e Novas Tecnologias. A Mediação pedagógica na modalidade Educação a Distância. |
Libras I | 90 | Modular | 1° Módulo | Processos cognitivos e linguísticos. Organização cerebral no uso da língua. Parâmetros e propriedades constitutivas das línguas de sinais. Tópicos de linguística aplicados à Língua de sinais. Organização linguística da Libras e seus elementos linguísticos. |
Aquisição da Lingua de Sinais | 90 | Modular | 2° Módulo | Estudos de línguas de sinais e a aquisição da linguagem. Os efeitos de modalidade. O período crítico e os estudos da aquisição da língua de sinais. Introdução à aquisição da língua de sinais como primeira língua. |
Fonética e Fonologia da Libras | 60 | Modular | 2° Módulo | Os Parâmetros fonológicos da língua de sinais. A variação linguística da Libras. Aspectos fonéticos fonológicos da língua de sinais no âmbito da linguística. Analisar a relação entre língua e sociedade, focalizando a variação linguística e a padronização da língua de sinais no Brasil. |
Leitura e Produção de Textos I | 90 | Modular | 2° Módulo | Concepções de leitura. A relação leitor, texto e autor. Iniciação teórico-prática aos processos de leitura e de escrita em diferentes esferas discursivas, com predomínio do âmbito acadêmico. Concepções de escrita. Reflexões teórico-práticas: produção de textos, pertencentes a diferentes gêneros textuais/ |
Libras II | 90 | Modular | 2° Módulo | Estudo do léxico da Libras. O uso das expressões não manuais na Libras e seus aspectos gramaticais. Construções com aspecto, tópico, foco, negativas, interrogativas, afirmativas, com argumentos pronunciados e nulos. |
Linguística I | 90 | Modular | 2° Módulo | Introdução ao estudo científico da linguagem em sua expressão falada e escrita. Os estudos linguísticos do século XX. As principais abordagens. A Linguística como ciência. Fundamentos teóricos e campos de investigação da Linguística. |
Escrita de Sinais I | 90 | Modular | 3° Módulo | Aspectos históricos, culturais, linguísticos, educacionais e sociais de surdez. Conceitos sobre a escrita das línguas orais e a escrita de sinais. Fundamentos teóricos e práticos da escrita de sinais da Libras utilizando o sistema SignWriting. Vocabulário em Libras. Tópicos sobre a escrita de sinais: aquisição do sistema de escrita de língua de sinais pela compreensão dos códigos próprios da escrita de sinais e trabalho prático com a mesma. |
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa | 90 | Modular | 3° Módulo | Introdução ao campo da teoria e análise fonética e fonológica. Análise de processos fonológicos. Análise dos níveis fonético, fonológico e prosódico de línguas naturais. Sistema fonético e fonológico do Português Brasileiro. |
Leitura e Produção de Textos II | 90 | Modular | 3° Módulo | Familiarização com perspectivas teóricas sobre a noção gênero e o processo de produção de texto. Análise de gêneros diversos quanto a suas condições de produção e respectivos reflexos na sua organização e funcionamento discursivo, em particular na produção e edição de gêneros acadêmicos. |
Libras III | 90 | Modular | 3° Módulo | O uso do espaço. Classificadores: Tipos de classifica- dores e restrições que se aplicam ao uso dos mesmos. O papel dos classificadores na língua de sinais. Os verbos complexos classificadores. |
Linguística II | 60 | Modular | 3° Módulo | Relações entre língua e sociedade. As possíveis relações entre Linguística, Sociologia, História, Antropologia. Variáveis linguísticas e extralinguísticas. Processos sociais, variação e mudança linguística. Interações sociais: língua e organização social. |
Escrita de Sinais II | 60 | Modular | 4° Módulo | O processo de aquisição da leitura e escrita da língua de sinais. A alfabetização na escrita da língua de sinais. Produção de literatura na escrita da língua de sinais. Aprofundamento do sistema de escrita de sinais da Libras. Ampliação do vocabulário. |
Libras IV | 90 | Modular | 4° Módulo | Descrição visual (técnicas e habilidades). Explorando o espaço de sinalização do ponto de vista linguístico e topográfico. Tópicos de linguística aplicados à língua de sinais: uso do espaço e sistema de transcrição (ELAN). |
Morfologia da Língua Portuguesa | 60 | Modular | 4° Módulo | Conceitos básicos e princípios metodológicos da morfologia da Língua Portuguesa, apontando interfaces com outros níveis do conhecimento linguístico, principalmente sintaxe e semântica. Morfologia flexional e lexical da Língua Portuguesa. |
Sintaxe da Lìngua Portuguesa | 90 | Modular | 4° Módulo | Conceitos de sintaxe, frase, oração e período. Relações sintagmáticas e os termos da oração. O período composto e sua organização em português. Sintaxe de regência, concordância e colocação. Sintaxe e pontuação. |
Sintaxe e Morfologia da Libras | 90 | Modular | 4° Módulo | Conceitos Básicos relativos à sintaxe e a morfologia. Estudo dos constituintes sintáticos da Libras. Formação das sentenças em Libras e suas categorias lexicais. Relação núcleo, argumento e adjuntos. Estudo da palavra na Libras e abordagens sobre as classes de palavras. Estudos relativos aos processos de flexão e derivação na Libras. |
Escrita de Sinais III | 60 | Modular | 5° Módulo | Mapeamento dos Estudos da escrita de sinais. Conceitos aprofundados sobre a escrita de sinais. Importância da inserção da escrita de sinais na educação de surdos. Práticas de leitura e de escrita pelo sistema SignWriting. |
Estudos Semânticos da Lingua Portuguesa | 90 | Modular | 5° Módulo | A semântica e seu objeto de estudo. A semântica formal na linguística contemporânea. Relações semânticas no nível da palavra e no nível da sentença: propriedades semânticas. Noções de sentido e referência. Fundamentos de significado e de produção do sentido nas línguas naturais, especialmente no Português Brasileiro. |
LIbras V | 90 | Modular | 5° Módulo | Análise reflexiva dos aspectos semânticos e pragmáticos da língua de sinais brasileira. Tópicos de linguística aplicados à língua de sinais: análise do discurso e sociolinguística. Análise reflexiva da estrutura do discurso em língua de sinais e da variação linguística. A questão do bilinguismo: português e língua de sinais. Questões de aprofundamentos no sistema ELAN. |
Semântica e Pragmática da Libras | 90 | Modular | 5° Módulo | Tópicos de linguística aplicados à língua de sinais: semântica e pragmática. Análise reflexiva dos aspectos semânticos e pragmáticos da Libras. A ocorrência dos fenômenos semânticos que ocorre nas línguas de sinais. Atividades de prática como componente curricular. |
Teoria Literária | 60 | Modular | 5° Módulo | O conceito de Literatura. Gêneros: épico, lírico e dramático. Características dos gêneros contemporâneos: a ficção narrativa e a poesia. Estudo da personagem, tempo e espaço. Crítica Literária. O fenômeno literário como expressão cultural de um tempo histórico e as suas características intrínsecas. |
Literatura Brasileira | 90 | Modular | 6° Módulo | Estudo das manifestações e produções literárias do Período Colonial à Contemporaneidade, correlacionando-as ao contexto histórico-social, considerando as relações étnico-raciais entre as culturas indígena, africanas e portuguesa. Romance e poesia do século XIX. O Modernismo Brasileiro. Ficção e poesia contemporâneas. |
Literatura Surda | 60 | Modular | 6° Módulo | Introdução à Literatura Surda. A expressividade estética e literária nas línguas de sinais. O gênero narrativo: estrutura e funções. Exploração visual e espacial das diferentes narrativas. As narrativas surdas: redescoberta da criação literária surda. Tipos de narrativa em línguas de sinais: estórias visualizadas, conto, piadas, poesias e outros. As diferentes etapas utilizadas pelo contador de estórias para crianças surdas. Produção e análise de narrativas. A literatura como um artefato cultural. |
Pragmática da Língua Portuguesa | 90 | Modular | 6° Módulo | Percurso histórico e objeto de estudo da pragmática. Relações entre significado, ação e história. Abordagens da linguagem em uso. Aspectos de significado e sentido no contexto de uso da linguagem. Perspectivas pragmáticas para o estudo da metáfora. |
Prática de Ensino I | 60 | Modular | 6° Módulo | O fenômeno educativo e suas várias manifestações e modalidades. Conceitos e natureza da educação e da educação escolar. Desenvolvimento histórico da Didática e seus diferentes enfoques. A Didática enquanto teoria da instrução e do ensino. O método na ciência e na educação. A aula como forma de organização do ensino. Concepções de planejamento escolar e o planejamento do ensino. |
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 90 | Modular | 6° Módulo | História, conceitos e campos de ação da Psicologia na educação. O processo de conhecer em avaliação psicológica: paradigmas e perspectivas atuais. Ética. Psicologia com enfoque na educação: Diagnóstico, planejamento e desenvolvimento. Relação interpessoal na família, na escola e no trabalho. |
Metodologia Científica | 90 | Modular | 7° Módulo | Ciência e paradigma científico. Tipologia de pesquisa, procedimentos teórico-metodológicos para o planejamento, orientação e desenvolvimento de pré-projetos de pesquisa. Pesquisa científica em linguagem e cultura. |
Metodologia de Ensino de Libras L1 e L2 | 90 | Modular | 7° Módulo | Didática da Libras. Conteúdos e Princípios metodológicos para o ensino da Libras para surdos como L1 e para não surdos como L2. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino da Libras como disciplina nos cursos de Licenciatura. A questão do Ensino da Gramática da Libras. Os materiais didáticos e as propostas Curriculares. |
Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa como L1 e L2 | 90 | Modular | 7° Módulo | Didática da língua portuguesa. Conteúdos e Princípios metodológicos para o ensino de Linguagem. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino da língua portuguesa nos anos iniciais. A questão do Ensino da Gramática. Os Livros Didáticos e as Propostas Curriculares. |
Optativa | 60 | Modular | 7° Módulo | ... |
Prática de Ensino II | 60 | Modular | 7° Módulo | Reflexão sobre as atuais abordagens de ensino e os princípios norteadores dos procedimentos metodológicos para o ensino e aprendizagem das habilidades linguísticas e comunicativas da Libras. Estágio de observação, análise e relato das práticas pedagógicas utilizadas no ensino das habilidades linguísticas e comunicativas da Libras. |
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Libras | 90 | Modular | 8° Módulo | Realização de sondagem/ |
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Literatura Brasileira | 60 | Modular | 8° Módulo | Políticas e diretrizes do ensino da literatura no ensino fundamental e médio. Construção de alternativas metodológicas para o ensino da literatura. Prática docente em literatura no ensino fundamental e médio. Análise das propostas oficiais e do trabalho docente em Literatura Brasileira nos ensinos fundamental e médio. Formas de organização das atividades pedagógicas, materiais didáticos, aprendizagem e avaliação (finalidades, instrumentos e critérios). Planejamento e desenvolvimento de atividades docentes, considerando-se o diagnóstico das escolas/ |
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Literatura Surda | 60 | Modular | 8° Módulo | Metodologia do ensino da Literatura Surda a partir de diversos gêneros literários explorando diferentes elementos da língua de sinais (configurações de mão, movimentos, pontos de articulação). Organização de unidades pedagógicas de língua de sinais e Literatura Surda, enfocando a produção em vídeos. |
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa | 90 | Modular | 8° Módulo | Fundamentos teóricos e metodológicos para o ensino de língua portuguesa. Análise das propostas oficiais e do trabalho docente em Língua Portuguesa nos ensinos fundamental e médio. Formas de organização das atividades pedagógicas, materiais didáticos, aprendizagem e avaliação (finalidades, instrumentos e critérios). Planejamento e desenvolvimento de atividades docentes, considerando-se o diagnóstico das escolas/ |
Trabalho de Conclusão de Curso | 60 | Modular | 8° Módulo | O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de acordo com os parâmetros da produção acadêmica, constitui-se do tratamento escrito de maneira descritiva e analítica, de um assunto relacionado aos conhecimentos adquiridos durante a formação do acadêmico a partir das experiências obtidas no decorrer das disciplinas de Estágio Supervisionado. |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
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Alcione Tereza Corbari | Doutorado | lattes.cnpq.br/8655755961709836 | ||
Alexandre Sebastião Ferrari Soares | Doutorado | |||
Antonio Marcio Ataide | Doutorado | 55 45 32205671 | lattes.cnpq.br/5309343691760864 | |
Carmen Elisabete de Oliveira | Mestrado | lattes.cnpq.br/9645936920781067 | ||
Carmen Teresinha Baumgärtner | Doutorado | 55 45 32207432 | lattes.cnpq.br/4125351448244478 | |
Denielli Kendrick | ||||
Elizabeth Becker Wachholz | Especialização | lattes.cnpq.br/1185202330053597 | ||
Flavio Kottwitz Junior | Especialização | lattes.cnpq.br/9109543691816015 | ||
Francieli Giza | Mestrado | |||
Gloria Das Neves Cerqueira Vila Verde | Mestrado | 55 45 32207325 | lattes.cnpq.br/5219883253848411 | |
Graziela Cantelle de Pinho | Especialização | 55 45 32207300 | lattes.cnpq.br/9712791191420517 | |
Iara Mikal Holland Olizaroski | Mestrado | lattes.cnpq.br/5423406819330055 | ||
Jaqueline Ângelo dos Santos Denardin | Doutorado | lattes.cnpq.br/7060075429927246 | ||
Julia Cristina Granetto Moreira | Doutorado | lattes.cnpq.br/1612397536637333 | ||
Katiuscia Wagner | Mestrado | lattes.cnpq.br/2600950670521450 | ||
Laysmara Carneiro Edoardo | Doutorado | 55 45 32203000 | lattes.cnpq.br/4645981847408509 | |
Loraine Alcântara | Especialização | lattes.cnpq.br/4708449685820061 | ||
Lourdes Kaminski Alves | Doutorado | 55 45 32203220 | ||
Luciane Watthier | Doutorado | lattes.cnpq.br/3019085158091338 | ||
Marciana Pelin Kliemann | Doutorado | 55 45 32203171 | lattes.cnpq.br/7810310797222928 | |
Marco Aurélio Tupinambá Viana Filho | Doutorado | |||
Marcos Pretto | Especialização | lattes.cnpq.br/6496408863234627 | ||
Maricélia Nunes dos Santos | Doutorado | 55 45 32207293 | lattes.cnpq.br/6170976908787308 | |
Mirielly Ferraça | Doutorado | lattes.cnpq.br/6247065286963082 | ||
Márcia Regina Ristow | Doutorado | 55 45 32203171 | ||
Pedro Leites Junior | Mestrado | lattes.cnpq.br/0312276806206560 | ||
Rosana de Fátima Janes Constâncio | Mestrado | |||
Rosane Toebe Zen | Doutorado | lattes.cnpq.br/1227803375560894 | ||
Rose Maria Belim Motter | Doutorado | 55 45 32203161 | lattes.cnpq.br/3610406479791203 | |
Terezinha da Conceição Costa Hübes | Doutorado | |||
Tiarles Mirlei Piaia | lattes.cnpq.br/9027654498056621 | |||
Valdenir de Souza Pinheiro | Mestrado | 55 45 32847845 | ||
Verônica Rosemary de Oliveira | Especialização | 55 45 32207370 | lattes.cnpq.br/4372774046195076 |
Regulamentos
Sem regulamentos |
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Projetos de Ensino
Não encontrado |
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Fonte: Academus; Curso EADCSC02 ; Grade 2019/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2022
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