Image

Educação à Distância

Letras - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras e Literaturas Brasileira e Surda

Centro: Centro de Educação, Comunicação e Artes Turno: Misto Duração Mínima: 4 anos Duração Máxima: 5 anos Formação: Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras e Literaturas Brasileira e Surda Tipo de Formação: Licenciatura Habilitação/Ênfase: Oferta: à distância
O Curso
Implantado no 2° semestre de 2017.
Perfil do Profissional Ao estabelecer o perfil do profissional que pretende formar, o Curso de Letras Libras da Unioeste, campus de Cascavel, leva em consideração: a) o tipo de clientela (a origem dos alunos, o nível de conhecimento que têm ao ingressarem na Universidade, o nível de leitura, o domínio da linguagem escrita que apresentam e o conhecimento que possui sobre a área da surdez, esta última não é considerada como pré-requisito de ingresso); b) o contexto em que se processa o ensino e a aprendizagem (o curso é oferecido à distância com encontros presenciais apenas uma vez por mês, assim a clientela poderá ser composta, por alunos, na maioria, trabalhadores, que se deslocam de diferentes municípios e estados); d) a forma de ingresso na Universidade. O graduando em Letras/Libras para o ensino das disciplinas de Libras como 1ª e 2ª Língua e Língua Portuguesa como 1ª e 2ª língua, deverá compreender que a complexidade do ensino tanto da Libras quanto do português atenderá necessidades específicas considerando as manifestações das suas diferentes estruturas, bem como o público alvo exposto a sua aprendizagem. Diante disso, o perfil do graduando para o ensino de Libras e português ambas como L1 e L2 deverá incluir: a) aptidão para atuar como professor da língua brasileira de sinais nos diferentes níveis de ensino seja na docência da sua área de competência ou na gestão do trabalho educativo; b) aptidão para atuar como professor da língua portuguesa como L1 e L2 nos diferentes espaços educacional envolvendo, principalmente, o ensino do português como L2 para surdos; c) conhecimentos teóricos e descritivos básicos dos componentes fonológico, morfológico, sintático, semântico e discursivo da Libras e da Língua Portuguesa; d) capacidade de compreender os fatos da língua e de conduzir investigações de língua e de linguagem que possam ser aplicadas a problemas de ensino e de aprendizagem de Libras e português como L1 e L2; e) Capacidade de desempenhar o papel de multiplicador, formando leitores críticos e produtores de textos de diferentes gêneros e registros linguísticos, fomentando o desenvolvimento de habilidades linguísticas, culturais e estéticas. Campo de Atuação Formação do Professor de Libras e Língua Portuguesa: - Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Instituições de Ensino Superior (presencial ou EaD); - Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, na modalidade de Educação Especial para surdos; - Escolas de Idiomas que ofertarem cursos de Libras; - Cursos livres de Libras. Situação Legal Reconhecimento - Portaria/SETI - 137 Diário Oficial do Estado - 05/10/2021

Coordenação
Carmen Teresinha Baumgärtner
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 45 32207432


Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 237/2018-CEPE de 06/12/2018

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Aquisição da Linguagem90Modular1° Módulo Teorias e problemas de aquisição da linguagem. Desenvolvimento linguístico na criança. Cognição e linguagem. Contribuições da área para o ensino. Os processos da aprendizagem da linguagem oral e escrita Teorias e aquisição de primeira e de segunda língua. Estágios de aquisição de linguagem em primeira língua. O papel da primeira língua e do indivíduo na aquisição da segunda língua. Aquisição do português como língua materna e como segunda língua. 
Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos da Educação de Surdos90Modular1° Módulo Estudo de conceitos básicos, histórico-metodológicos da educação de surdos. Questões educacionais e políticas da educação bilíngue para surdos. Status da Língua de sinais no Brasil As dimensões metodológicas e políticas no ensino para surdos na conjuntura atual. Conhecimentos dos fundamentos filosóficos, históricos, sociológicos, econômicos e do meio ambiente da Educação e suas relações com a realidade da educação de surdos no Brasil. 
História e Formação da Língua Portuguesa90Modular1° Módulo Estudo da origem, da expansão e dos processos de mudança da Língua Portuguesa, sob o ponto de vista diacrônico, considerando aspectos fonológicos, morfossintáticos e semânticos. O Português Brasileiro. 
Introdução a EaD90Modular1° Módulo Educação a Distância: histórico, características, definições, regulamentações. A Educação a Distância no Brasil. Educação a Distância e Novas Tecnologias. A Mediação pedagógica na modalidade Educação a Distância. 
Libras I90Modular1° Módulo Processos cognitivos e linguísticos. Organização cerebral no uso da língua. Parâmetros e propriedades constitutivas das línguas de sinais. Tópicos de linguística aplicados à Língua de sinais. Organização linguística da Libras e seus elementos linguísticos. 
Aquisição da Lingua de Sinais90Modular2° Módulo Estudos de línguas de sinais e a aquisição da linguagem. Os efeitos de modalidade. O período crítico e os estudos da aquisição da língua de sinais. Introdução à aquisição da língua de sinais como primeira língua.  
Fonética e Fonologia da Libras60Modular2° Módulo Os Parâmetros fonológicos da língua de sinais. A variação linguística da Libras. Aspectos fonéticos fonológicos da língua de sinais no âmbito da linguística. Analisar a relação entre língua e sociedade, focalizando a variação linguística e a padronização da língua de sinais no Brasil. 
Leitura e Produção de Textos I90Modular2° Módulo Concepções de leitura. A relação leitor, texto e autor. Iniciação teórico-prática aos processos de leitura e de escrita em diferentes esferas discursivas, com predomínio do âmbito acadêmico. Concepções de escrita. Reflexões teórico-práticas: produção de textos, pertencentes a diferentes gêneros textuais/discursivos. 
Libras II90Modular2° Módulo Estudo do léxico da Libras. O uso das expressões não manuais na Libras e seus aspectos gramaticais. Construções com aspecto, tópico, foco, negativas, interrogativas, afirmativas, com argumentos pronunciados e nulos. 
Linguística I90Modular2° Módulo Introdução ao estudo científico da linguagem em sua expressão falada e escrita. Os estudos linguísticos do século XX. As principais abordagens. A Linguística como ciência. Fundamentos teóricos e campos de investigação da Linguística. 
Escrita de Sinais I90Modular3° Módulo Aspectos históricos, culturais, linguísticos, educacionais e sociais de surdez. Conceitos sobre a escrita das línguas orais e a escrita de sinais. Fundamentos teóricos e práticos da escrita de sinais da Libras utilizando o sistema SignWriting. Vocabulário em Libras. Tópicos sobre a escrita de sinais: aquisição do sistema de escrita de língua de sinais pela compreensão dos códigos próprios da escrita de sinais e trabalho prático com a mesma. 
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa90Modular3° Módulo Introdução ao campo da teoria e análise fonética e fonológica. Análise de processos fonológicos. Análise dos níveis fonético, fonológico e prosódico de línguas naturais. Sistema fonético e fonológico do Português Brasileiro. 
Leitura e Produção de Textos II90Modular3° Módulo Familiarização com perspectivas teóricas sobre a noção gênero e o processo de produção de texto. Análise de gêneros diversos quanto a suas condições de produção e respectivos reflexos na sua organização e funcionamento discursivo, em particular na produção e edição de gêneros acadêmicos. 
Libras III90Modular3° Módulo O uso do espaço. Classificadores: Tipos de classifica- dores e restrições que se aplicam ao uso dos mesmos. O papel dos classificadores na língua de sinais. Os verbos complexos classificadores. 
Linguística II60Modular3° Módulo Relações entre língua e sociedade. As possíveis relações entre Linguística, Sociologia, História, Antropologia. Variáveis linguísticas e extralinguísticas. Processos sociais, variação e mudança linguística. Interações sociais: língua e organização social. 
Escrita de Sinais II60Modular4° Módulo O processo de aquisição da leitura e escrita da língua de sinais. A alfabetização na escrita da língua de sinais. Produção de literatura na escrita da língua de sinais. Aprofundamento do sistema de escrita de sinais da Libras. Ampliação do vocabulário. 
Libras IV90Modular4° Módulo Descrição visual (técnicas e habilidades). Explorando o espaço de sinalização do ponto de vista linguístico e topográfico. Tópicos de linguística aplicados à língua de sinais: uso do espaço e sistema de transcrição (ELAN).  
Morfologia da Língua Portuguesa60Modular4° Módulo Conceitos básicos e princípios metodológicos da morfologia da Língua Portuguesa, apontando interfaces com outros níveis do conhecimento linguístico, principalmente sintaxe e semântica. Morfologia flexional e lexical da Língua Portuguesa. 
Sintaxe da Lìngua Portuguesa90Modular4° Módulo Conceitos de sintaxe, frase, oração e período. Relações sintagmáticas e os termos da oração. O período composto e sua organização em português. Sintaxe de regência, concordância e colocação. Sintaxe e pontuação. 
Sintaxe e Morfologia da Libras90Modular4° Módulo Conceitos Básicos relativos à sintaxe e a morfologia. Estudo dos constituintes sintáticos da Libras. Formação das sentenças em Libras e suas categorias lexicais. Relação núcleo, argumento e adjuntos. Estudo da palavra na Libras e abordagens sobre as classes de palavras. Estudos relativos aos processos de flexão e derivação na Libras. 
Escrita de Sinais III60Modular5° Módulo Mapeamento dos Estudos da escrita de sinais. Conceitos aprofundados sobre a escrita de sinais. Importância da inserção da escrita de sinais na educação de surdos. Práticas de leitura e de escrita pelo sistema SignWriting.  
Estudos Semânticos da Lingua Portuguesa90Modular5° Módulo A semântica e seu objeto de estudo. A semântica formal na linguística contemporânea. Relações semânticas no nível da palavra e no nível da sentença: propriedades semânticas. Noções de sentido e referência. Fundamentos de significado e de produção do sentido nas línguas naturais, especialmente no Português Brasileiro. 
LIbras V90Modular5° Módulo Análise reflexiva dos aspectos semânticos e pragmáticos da língua de sinais brasileira. Tópicos de linguística aplicados à língua de sinais: análise do discurso e sociolinguística. Análise reflexiva da estrutura do discurso em língua de sinais e da variação linguística. A questão do bilinguismo: português e língua de sinais. Questões de aprofundamentos no sistema ELAN. 
Semântica e Pragmática da Libras90Modular5° Módulo Tópicos de linguística aplicados à língua de sinais: semântica e pragmática. Análise reflexiva dos aspectos semânticos e pragmáticos da Libras. A ocorrência dos fenômenos semânticos que ocorre nas línguas de sinais. Atividades de prática como componente curricular. 
Teoria Literária60Modular5° Módulo O conceito de Literatura. Gêneros: épico, lírico e dramático. Características dos gêneros contemporâneos: a ficção narrativa e a poesia. Estudo da personagem, tempo e espaço. Crítica Literária. O fenômeno literário como expressão cultural de um tempo histórico e as suas características intrínsecas. 
Literatura Brasileira90Modular6° Módulo Estudo das manifestações e produções literárias do Período Colonial à Contemporaneidade, correlacionando-as ao contexto histórico-social, considerando as relações étnico-raciais entre as culturas indígena, africanas e portuguesa. Romance e poesia do século XIX. O Modernismo Brasileiro. Ficção e poesia contemporâneas. 
Literatura Surda60Modular6° Módulo Introdução à Literatura Surda. A expressividade estética e literária nas línguas de sinais. O gênero narrativo: estrutura e funções. Exploração visual e espacial das diferentes narrativas. As narrativas surdas: redescoberta da criação literária surda. Tipos de narrativa em línguas de sinais: estórias visualizadas, conto, piadas, poesias e outros. As diferentes etapas utilizadas pelo contador de estórias para crianças surdas. Produção e análise de narrativas. A literatura como um artefato cultural. 
Pragmática da Língua Portuguesa90Modular6° Módulo Percurso histórico e objeto de estudo da pragmática. Relações entre significado, ação e história. Abordagens da linguagem em uso. Aspectos de significado e sentido no contexto de uso da linguagem. Perspectivas pragmáticas para o estudo da metáfora. 
Prática de Ensino I60Modular6° Módulo O fenômeno educativo e suas várias manifestações e modalidades. Conceitos e natureza da educação e da educação escolar. Desenvolvimento histórico da Didática e seus diferentes enfoques. A Didática enquanto teoria da instrução e do ensino. O método na ciência e na educação. A aula como forma de organização do ensino. Concepções de planejamento escolar e o planejamento do ensino. 
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem90Modular6° Módulo História, conceitos e campos de ação da Psicologia na educação. O processo de conhecer em avaliação psicológica: paradigmas e perspectivas atuais. Ética. Psicologia com enfoque na educação: Diagnóstico, planejamento e desenvolvimento. Relação interpessoal na família, na escola e no trabalho. 
Metodologia Científica90Modular7° Módulo Ciência e paradigma científico. Tipologia de pesquisa, procedimentos teórico-metodológicos para o planejamento, orientação e desenvolvimento de pré-projetos de pesquisa. Pesquisa científica em linguagem e cultura. 
Metodologia de Ensino de Libras L1 e L290Modular7° Módulo Didática da Libras. Conteúdos e Princípios metodológicos para o ensino da Libras para surdos como L1 e para não surdos como L2. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino da Libras como disciplina nos cursos de Licenciatura. A questão do Ensino da Gramática da Libras. Os materiais didáticos e as propostas Curriculares. 
Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa como L1 e L290Modular7° Módulo Didática da língua portuguesa. Conteúdos e Princípios metodológicos para o ensino de Linguagem. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino da língua portuguesa nos anos iniciais. A questão do Ensino da Gramática. Os Livros Didáticos e as Propostas Curriculares. 
Optativa60Modular7° Módulo ...
Prática de Ensino II60Modular7° Módulo Reflexão sobre as atuais abordagens de ensino e os princípios norteadores dos procedimentos metodológicos para o ensino e aprendizagem das habilidades linguísticas e comunicativas da Libras. Estágio de observação, análise e relato das práticas pedagógicas utilizadas no ensino das habilidades linguísticas e comunicativas da Libras. 
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Libras90Modular8° Módulo Realização de sondagem/diagnóstico em aulas de língua de sinais e escrita da língua de sinais: conhecimento da realidade e análise do processo de articulação teoria/prática. Planejamento e programação de estágio língua de sinais e escrita da língua de sinais. Docência compartilhada com a escola campo de estágio nos níveis Fundamental ou Médio de ensino, pela Regência de Classe Regular ou sob forma de Projetos Especiais de ensino da língua de sinais e escrita de sinais. Propostas de ensino para educação de surdos com enfoque nas experiências visuais. Didática e dinâmica na aula de/com surdos. 
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Literatura Brasileira60Modular8° Módulo Políticas e diretrizes do ensino da literatura no ensino fundamental e médio. Construção de alternativas metodológicas para o ensino da literatura. Prática docente em literatura no ensino fundamental e médio. Análise das propostas oficiais e do trabalho docente em Literatura Brasileira nos ensinos fundamental e médio. Formas de organização das atividades pedagógicas, materiais didáticos, aprendizagem e avaliação (finalidades, instrumentos e critérios). Planejamento e desenvolvimento de atividades docentes, considerando-se o diagnóstico das escolas/instâncias campo de estágio. 
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Literatura Surda60Modular8° Módulo Metodologia do ensino da Literatura Surda a partir de diversos gêneros literários explorando diferentes elementos da língua de sinais (configurações de mão, movimentos, pontos de articulação). Organização de unidades pedagógicas de língua de sinais e Literatura Surda, enfocando a produção em vídeos. 
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa90Modular8° Módulo Fundamentos teóricos e metodológicos para o ensino de língua portuguesa. Análise das propostas oficiais e do trabalho docente em Língua Portuguesa nos ensinos fundamental e médio. Formas de organização das atividades pedagógicas, materiais didáticos, aprendizagem e avaliação (finalidades, instrumentos e critérios). Planejamento e desenvolvimento de atividades docentes, considerando-se o diagnóstico das escolas/instâncias campo de estágio. 
Trabalho de Conclusão de Curso60Modular8° Módulo O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de acordo com os parâmetros da produção acadêmica, constitui-se do tratamento escrito de maneira descritiva e analítica, de um assunto relacionado aos conhecimentos adquiridos durante a formação do acadêmico a partir das experiências obtidas no decorrer das disciplinas de Estágio Supervisionado. 

Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Alcione Tereza CorbariDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/8655755961709836
Alexandre Sebastião Ferrari SoaresDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Antonio Marcio AtaideDoutorado55 45 32205671Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/5309343691760864
Carmen Elisabete de OliveiraMestradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/9645936920781067
Carmen Teresinha BaumgärtnerDoutorado55 45 32207432Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/4125351448244478
Denielli KendrickEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Elizabeth Becker WachholzEspecializaçãoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/1185202330053597
Flavio Kottwitz JuniorEspecializaçãoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/9109543691816015
Francieli GizaMestradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gloria Das Neves Cerqueira Vila VerdeMestrado55 45 32207325Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/5219883253848411
Graziela Cantelle de PinhoEspecialização55 45 32207300Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/9712791191420517
Iara Mikal Holland OlizaroskiMestradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/5423406819330055
Jaqueline Ângelo dos Santos DenardinDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/7060075429927246
Julia Cristina Granetto MoreiraDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/1612397536637333
Katiuscia WagnerMestradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/2600950670521450
Laysmara Carneiro EdoardoDoutorado55 45 32203000Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/4645981847408509
Loraine AlcântaraEspecializaçãoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/4708449685820061
Lourdes Kaminski AlvesDoutorado55 45 32203220Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Luciane WatthierDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/3019085158091338
Marciana Pelin KliemannDoutorado55 45 32203171Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/7810310797222928
Marco Aurélio Tupinambá Viana FilhoDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Marcos PrettoEspecializaçãoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/6496408863234627
Maricélia Nunes dos SantosDoutorado55 45 32207293Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/6170976908787308
Mirielly FerraçaDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/6247065286963082
Márcia Regina RistowDoutorado55 45 32203171Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Pedro Leites JuniorMestradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/0312276806206560
Rosana de Fátima Janes ConstâncioMestradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Rosane Toebe ZenDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/1227803375560894
Rose Maria Belim MotterDoutorado55 45 32203161Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/3610406479791203
Terezinha da Conceição Costa HübesDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tiarles Mirlei PiaiaEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/9027654498056621
Valdenir de Souza PinheiroMestrado55 45 32847845Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Verônica Rosemary de OliveiraEspecialização55 45 32207370Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/4372774046195076

Regulamentos
Sem regulamentos

Projetos de Ensino
Não encontrado


Fonte: Academus; Curso EADCSC02 ; Grade 2019/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2022


Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.