Campus Cascavel

Ciências Biológicas

Mais Informações
Campus: Campus de Cascavel
Centro: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Turno: Noturno
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Licenciado em Ciências Biológicas
Tipo de Formação: Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial

O Curso

Implantado no ano de 1993 e o turno inicial era integral. A partir do ano de 2003 passou a ter sua oferta no turno noturno.



Perfil do Profissional
Proporciona conhecimentos da diversidade dos seres vivos e consciência da necessidade da conservação do ambiente e do manejo da biodiversidade. Esta área proporciona a formulação de políticas de saúde, de meio ambiente, de biotecnologia e de gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto nos de melhoria da qualidade de vida.

Campo de Atuação
O biólogo pode exercer orientações, direções, assessoramentos e prestação de consultoria a instituições e a empresas. Além disso, atua na realização de perícias e emissão de laudos ou pareceres técnicos. O licenciado, além dos campos de atuação acima, pode exercer a profissão de professor do ensino fundamental, na disciplina de Ciências, e do ensino médio, em Biologia.

Situação Legal
Reconhecimento renovado - Portaria Estadual - 115/2020 - SETI, Diário Oficial do Estado - 15/05/2020

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 238/2019-CEPE de 28/11/2019

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
20052008201120142017
44444
Coordenação
Celso Aparecido Polinarski
Email: celso.polinarski@unioeste.br
Telefone: 45 32207309

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Anatomia Humana68Semestral1° ano 1º semestreIntrodução à anatomia. Aparelhos locomotor e urogenital. Sistemas circulatório, linfático, respiratório, digestório, nervoso e órgãos dos sentidos (olho e orelha). 
Anatomia e Morfologia Vegetal68Semestral1° ano 1º semestreIntrodução ao Reino Plantae. Ciclos de vida dos vegetais. Célula vegetal. Tecidos vegetais. Morfologia, variações e adaptações funcionais dos órgãos vegetativos (raiz, caule, folha) e reprodutivos (esporângio, gametângio, flor, fruto e semente). Anatomia e adaptações funcionais dos órgãos vegetativos (raiz, caule, folha) e reprodutivos (flor, fruto e semente). 
Biologia Celular68Semestral1° ano 1º semestreOrigem da vida e evolução celular; Classificação celular; Métodos de estudo das células; Morfofisiologia dos constituintes de Procariotos e Protozoa; Morfofisiologia dos constituintes das células eucarióticas, membrana plasmática, citoesqueleto; Núcleo celular; Ciclo celular; Tipos de divisão celular; Morte celular programada; Diversidade celular e matriz extracelular; Noções básicas de diferenciação celular; Vírus. 
Bioquímica68Semestral1° ano 1º semestreBiomoléculas; Água, pH e tampão; Estrutura química dos aminoácidos e peptídeos, proteínas, carboidratos e lipídeos; Enzimas; Bioenergética; Fotossíntese; Metabolismo dos carboidratos, lipídeos, aminoácidos e nucleotídeos; Integração metabólica e hormonal. 
Ecologia I68Semestral1° ano 1º semestreO que é Ecologia e como estudá-la: Método hipotético dedutivo, escala, diversidade e rigor científico. Organismos e seu ambiente: Recursos, condições e evolução. Dinâmica de Populações: História de vida, distribuição e abundância, crescimento, controle populacional e dinâmica de populações. Interações entre organismos: Competição, predação e herbivoria, parasitismo, mutualismo e comensalismo. 
Ecologia II68Semestral1° ano 2º semestreEstrutura e dinâmica de comunidades: A natureza das comunidades ecológicas, mudanças em comunidades, biogeografia, partição de recursos e coexistência, diversidades de espécies em comunidades. Estrutura e funcionamento de Ecossistemas: Produtividade, fluxo de energético e teias tróficas, oferta e ciclagem de nutrientes. Ecologia Aplicada: Biologia da conservação, sustentabilidade, mudanças climáticas globais, ecologia da paisagem e manejo dos ecossistemas, ecologia global. 
Evolução e Sistemática Filogenética34Semestral1° ano 2º semestreConceitos básicos de Evolução: Seleção Natural, Sexual e Artificial; as bases do Neodarwinismo; Adaptação; Evo-Devo; Heterocronia; convergência, paralelismo e co-evolução. Sistemática e diversidade biológica; Noções básicas de classificações biológicas; Coleções científicas em biologia, conceito de série tipo; Códigos e regras internacionais de nomenclatura microbiológica, zoológica e botânica; Grupos monofiléticos e merofiléticos, plesiomorfia, apomorfia, sinapomorfia, simplesiomorfia e homoplasia; Princípio de parcimônia e construção de cladogramas com base em matrizes de características tanto morfológicas quanto moleculares. Bioinformática na sistemática filogenética. 
Histologia Animal68Semestral1° ano 2º semestreMétodos de estudo aplicados à histologia; Estudo dos tecidos: epitelial, sistema tegumentar, conjuntivos, adiposo, cartilaginoso, ósseo, sangue, sistema linfóide, nervoso e muscular. 
História e Epistemologia das Ciências Biológicas34Semestral1° ano 2º semestreA Ciência como construção social; Aspectos da História das Ciências da Natureza; Ciência Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea e o desenvolvimento do conhecimento biológico; Constituição da Biologia como Ciência Autônoma; Imagens contextualizadas da Ciência, do Cientista e das Metodologias Científicas; Relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. 
Legislação Educacional34Semestral1° ano 2º semestreA instituição das leis e reformas educacionais no Brasil com foco na Educação Básica. Determinantes históricos, econômicos, políticos e sociais do planejamento educacional. Políticas educacionais para o Ensino Básico e para a formação do educador com ênfase na LDB nº 9.394/1996. Plano Decenal de Educação e Estatuto da Criança e do Adolescente. 
Psicologia da Educação34Semestral1° ano 2º semestreComplexidade do objetivo de estudo da Psicologia e sua transformação histórica, bem como a multideterminação da personalidade humana, com ênfase nas teorias sobre o processo de aprendizagem na área de Ciências Biológicas. 
Química Geral68Semestral1° ano 2º semestreConceitos básicos de química inorgânica; Importância da química; Estequiometria de fórmulas e de reações; Ligações químicas; Soluções e equilíbrio químico; Conceitos básicos de química orgânica; Fundamentos; Teoria estrutural; Hibridação; Funções orgânicas; Estereoquímica. 
Estágio Supervisionado I136Anual2° ano Pesquisa em Educação em Ciências e principais linhas de investigação nessa área. Ambiente escolar, suas principais problemáticas e modalidades de ensino. Desafios para o campo do Ensino de Ciências e Biologia. Reconhecimento da documentação e estrutura escolar. 
Didática de Ciências68Semestral2° ano 1º semestreConcepções de educação e suas implicações nas concepções do ensino de Ciências. Epistemologia da Ciência. Processos de ensino, aprendizagem e avaliação de Ciências. Planejamento. Referenciais Curriculares para o ensino fundamental. Transposição Didática. 
Física e Astronomia34Semestral2° ano 1º semestreMedição e Unidades Físicas; Grandezas Fundamentais da Física; Noções de Cinemática; Leis de Newton, aceleração da gravidade; Energia e Transformações de Energia na Biosfera; Calor, Temperatura e Processos Térmicos na Natureza; Noções de Mecânica de Fluidos; Noções de Eletricidade; Noções de Óptica; Natureza e Propagação das Radiações; Efeitos biológicos das radiações; Universo, Sistema Solar; Noções de Astrofísica e Cosmologia; Ensino de Astronomia nos níveis de escolaridade fundamental e médio. 
Metodologia do Ensino de Ciências68Semestral2° ano 1º semestreHistória do Ensino de Ciências e Biologia no Brasil; Caracterização da área de Ensino de Ciências na Educação Formal; Alfabetização Científica; Bases e Diretrizes Curriculares Nacionais e do Estado; Experimentação no Ensino de Ciências; Utilização pedagógica das mídias. Organização de trabalhos de campo, feiras de ciências e montagem/manutenção de laboratórios de ciências; compreensão do programa de Livro Didático/PNLD; O ensino e a abordagem das relações étnico raciais, respeito à diversidade, bioética e segurança. 
Sistemática de Criptógamas e Micologia68Semestral2° ano 1º semestreIntrodução à taxonomia vegetal. Sistemas de classificação e filogenia dos grandes grupos vegetais. Caracterização morfológica e sistemática e importância econômica dos seguintes grupos vegetais: Algas (Cyanophyta/Cyanobactéria, Euglenophyta, Bacillariophyta, Chlorophyta, Charophyta, Rhodophyta, Phaeophyta), Reino Fungi, Fungos liquenizados, Bryophyta, Lycophyta e Monilophyta. 
Zoologia dos Invertebrados I68Semestral2° ano 1º semestreIntrodução a Zoologia. Diversidade animal. Fundamentos de cladística. Estudo geral de Protozoa. Estudo morfofuncional e sistemático de Animalia, com abordagem de Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Mollusca e Annelida. Aspectos evolutivos, ecológicos e importância. 
Biofísica34Semestral2° ano 2º semestreBiofísica das membranas. Fluídos, tensão superficial e capilaridade. Bioeletricidade, Biopotenciais, Bioeletrogênese. Biofísica da contração muscular. Biofísica de Sistemas: Cardiovascular, Respiratório. 
Embriologia Animal68Semestral2° ano 2º semestreGametogênese e tipos de ovos; Sinalização celular entre gametas; Etapas da fertilização e bloqueios de poliespermia; Tipos de clivagens; Blastulação; Determinação celular e Afinidade seletiva; Movimentos de gastrulação e os três folhetos embrionários; Notocorda e Neurulação; Desenvolvimento de anamniotas; Desenvolvimento de amniotas; Embriologia de mamíferos placentários; Anexos embrionários; Teratologia. 
Fisiologia Vegetal68Semestral2° ano 2º semestreA água no sistema solo-planta-atmosfera (absorção e perdas). Crescimento e produtividade vegetal. Interceptação da energia radiante. Mecanismos fotossintéticos nas plantas. Distribuição de assimilados nas plantas. Respiração e economia de carbono nas plantas. Regulação do crescimento e desenvolvimento. Aspectos fisiológicos e ecológicos da germinação. Respostas aos estímulos. 
Genética Geral e Humana68Semestral2° ano 2º semestreMendelismo: princípios básicos da hereditariedade. Alelos múltiplos. Alelos letais. Fatores que modificam as proporções mendelianas. Interação gênica. Determinação do sexo e herança relacionada ao sexo. Genética humana: padrões de herança. Ligação gênica e mapeamento genético. Princípios da Herança poligênica e multifatorial. Herança extranuclear. Estrutura e função dos cromossomos. Alterações cromossômicas. Origem e efeitos das alterações cromossômicas no homem. 
Zoologia dos Invertebrados II68Semestral2° ano 2º semestreEstudo morfofuncional e sistemático de Animalia com abordagem em Arthropoda, Nematoda, Rotifera, Acanthocephala e Echinodermata; aspectos evolutivos, ecológicos e importância. 
Estágio Supervisionado II136Anual3° ano Fundamentos teóricos metodológicos para a docência em Ciências; Elaboração, planejamento e execução de atividades docentes. 
Didática de Biologia68Semestral3° ano 1º semestreEpistemologia da Biologia. Disciplina escolar Biologia. Processos de ensino, aprendizagem e avaliação de Biologia. Planejamento. Referenciais Curriculares para o Ensino Médio. 
Fisiologia Humana68Semestral3° ano 1º semestreMeio interno e homeostase; Fisiologia dos sistemas nervoso, endócrino, digestório, cardiovascular, respiratório e renal. 
Genética Molecular68Semestral3° ano 1º semestreEstrutura e função dos ácidos nucléicos; Cromossomos procarioto e eucarioto; Fluxo da informação genética; Código genético; Mutação e mecanismos de reparo do DNA; Regulação da expressão gênica procariota; Diversidade de anticorpos e câncer; Técnicas em genética molecular. 
Zoologia dos Cordados I68Semestral3° ano 1º semestreOrigem, características e relações evolutivas de Hemichordata e Chordata. Diversidade, morfologia funcional e sistemática de cordados basais (Cephalochordata e Urochordata) e vertebrados anamniotos (peixes e anfíbios). Comparação entre órgãos e sistemas e relações evolutivas e adaptativas. Origem e evolução de Tetrapoda e a invasão dos ambientes terrestres. Importância ecológica, ameaças e conservação dos grupos viventes. 
Antropologia e Sociologia34Semestral3° ano 2º semestreHistória da Antropologia; principais tendências do pensamento antropológico contemporâneo; A especificidade da prática antropológica; o ato de pensar; do senso comum ao senso crítico; Ética profissional; A formação cultural de um povo e seus conceitos éticos, considerando os diretos humanos e relações étnico-raciais. Relação da Sociologia e Antropologia na formação dos conceitos de conservação e educação ambiental. 
Geologia68Semestral3° ano 2º semestreOrigem do Universo e do Sistema Solar. Estrutura e constituição da Terra. Tectônica de Placas. Escala do tempo geológico. Elementos de mineralogia. Rochas Magmáticas e vulcanismo. Rochas Metamórficas. Rochas Sedimentares. Intemperismo e formação do solo. Elementos de hidrologia, circulação atmosférica, oceânica e mudanças climáticas. 
Metodologia do Ensino de Biologia68Semestral3° ano 2º semestreConceitos estruturantes da Biologia e sua articulação no Ensino de Biologia; Metodologias para o Ensino de Biologia; Recursos Didáticos para o Ensino de Biologia. O Livro Didático no Ensino de Biologia. Inovações Tecnológicas para o Ensino de Biologia. Articulação entre História, Epistemologia e Sociologia da Ciência e o Ensino de Biologia. Educação Especial, Diversidade e Direitos Humanos no Ensino de Biologia. 
Microbiologia Geral68Semestral3° ano 2º semestreCaracterísticas gerais de bactérias, fungos, vírus e sua patogenia. Estrutura, fisiologia, nutrição, genética e metabolismo de microrganismos. Ação de agentes físicos e químicos sobre os microrganismos. Mecanismo ação dos antimicrobianos. Mecanismos de patogenicidade microbiana e resistência do hospedeiro. 
Métodos e Técnicas em Pesquisa34Semestral3° ano 2º semestreMétodo científico aplicado à biologia e tipos de pesquisa. Introdução para o desenvolvimento de pesquisa na graduação e pós-graduação. 
Sistemática de Fanerógamas68Semestral3° ano 2º semestreSistemas de classificação e filogenia. Técnicas de coleta e herborização. Evolução, sistemática e caracterização morfológica das principais famílias de Gimnospermas e Angiospermas. 
Estágio Supervisionado III136Anual4° ano Fundamentos teóricos metodológicos para a docência em Biologia. Elaboração, planejamento e execução de atividades docentes. 
Trabalho de Conclusão de Curso204Anual4° ano Elaboração do trabalho de conclusão de curso pautado nas Normas aprovadas pelo Colegiado do Curso, utilizando conhecimentos teóricos, metodológicos e éticos sob orientação docente. 
Bioestatística68Semestral4° ano 1º semestreNoções básicas de matemática. Introdução à Estatística Descritiva: tabelas, gráficos, distribuição de frequências, medidas de posição e dispersão, assimetria e curtose. Amostragem. Testes de hipóteses. Introdução à regressão e correlação simples. Introdução à análise de variância. 
Genética de Populações e Evolução68Semestral4° ano 1º semestreFrequências alélicas, genotípicas e fenotípicas; Dinâmica dos genes nas populações; Equilíbrio de Hardy-Weinberg e suas aplicações; Teorias evolucionistas; Fatores ecológicos e evolutivos; Estrutura de populações, seleção e deriva; Especiação; Filogenética; Evolução humana. 
Paleontologia68Semestral4° ano 1º semestreProcessos de fossilização e tafonomia. Estratigrafia e bioestratigrafia. Origem e registro da vida no Arqueano e no Proterozoico. Vida ao longo do Fanerozoico. Principais grupos de invertebrados fósseis. Origem e diversificação dos principais grupos de plantas e de vertebrados. Paleontologia da Bacia do Paraná. Noções de preservação do patrimônio paleontológico. 
Zoologia dos Cordados II68Semestral4° ano 1º semestreEstudo morfofuncional e sistemático de tetrápodes Amniota. Comparações dos órgãos e sistemas em Sauropsida (Testudines, Lepidosauria e Archosauria) e Synapsida (Mammalia). Diversidade, adaptações morfológicas, história evolutiva, ecologia, ameaças e conservação ambiental para seus táxons. 
Educação Ambiental68Semestral4° ano 2º semestreHistórico da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo; Meio ambiente e sociedade; Plano Nacional de Educação Ambiental; Interdisciplinariedade em Educação Ambiental; Desenvolvimento de projetos em espaços formais e não-formais; Documentos planetários. Desenvolvimento da prática para a formação do professor de Ciências Biológicas. 
Educação e Saúde68Semestral4° ano 2º semestrePolítica Nacional da Criança e do Adolescente; Saúde do escolar; Educação em Saúde; Doenças transmitidas pela falta de saneamento básico; Doenças sexualmente transmissíveis; Gravidez precoce; Sexualidade; Planejamento familiar; Violência e maus tratos na infância; Primeiros socorros; Promoção da saúde. 
Fisiologia Animal Comparada68Semestral4° ano 2º semestreOsmorregulação; Excreção do nitrogênio amínico; Órgão de excreção e formação de urina; Respiração; Fisiologia do mergulho; Digestão; Termorregulação; Hormônios; Fotocepção e visão; Sistema nervoso e comportamento. 
Imunologia Humana34Semestral4° ano 2º semestreFundamentos de imunologia. Sistema imune, imunidade inata e adaptativa. Sistema linfoide. Antígenos. Imunoglobulinas. Sistema complemento. Citocinas. Complexo de histocompatibilidade principal. Processamento e apresentação de antígenos, ativação e regulação das respostas imunes. Resposta imune celular e humoral. Reações de Hipersensibilidades do tipo I, II, III e IV. Imunologia dos transplantes. Imunologia dos tumores. Doenças auto-imunes. Imunodeficiências. 
Libras68Semestral4° ano 2º semestreDesenvolver as habilidades necessárias para a aquisição da LIBRAS - a língua de modalidade visual e gestual das pessoas surdas. Abrange os conteúdos gerais para comunicação visual, baseada em regras gramaticais da Língua de Sinais e do Segmento das Pessoas Surdas. 
Docentes
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Adelize Trentin LemesMestradoadelize.lemes@unioeste.brlattes.cnpq.br/2121638750811193
Aline Barbosa MacedoDoutorado55 45 32205793aline.macedo1@unioeste.brlattes.cnpq.br/0417734813933472
Ana Carla Marques da SilvaMestrado55 45 32203130ana.silva@unioeste.brlattes.cnpq.br/1536694023683011
Ana Tereza Bittencourt GuimarãesDoutorado55 45 32207350ana.bittencourt@unioeste.brlattes.cnpq.br/7043053823250811
Andréa Maria Teixeira FortesDoutorado55 45 32207206andrea.fortes@unioeste.brlattes.cnpq.br/1584973071720617
Celso Aparecido PolinarskiDoutorado55 45 32207309celso.polinarski@unioeste.brlattes.cnpq.br/5887561895831576
Daniela Frigo FerrazDoutorado55 45 32203217daniela.ferraz@unioeste.brlattes.cnpq.br/8545353645381794
Débora JacominiDoutorado55 45 32203000debora.jacomini@unioeste.brlattes.cnpq.br/0808153078488417
Ednéia Fátima Brambilla TorquatoDoutorado55 45 32207405edneia.torquato@unioeste.brlattes.cnpq.br/9756944685266007
Eliseu Vieira DiasDoutorado55 45 32203285eliseu.dias@unioeste.brlattes.cnpq.br/5970789398466562
Fernanda Aparecida MeglhiorattiPós-Doutorado55 45 32207309fernanda.meglhioratti@unioeste.br
Gláucia Soares TolentinoDoutoradoglaucia.tolentino@unioeste.brlattes.cnpq.br/4719172268012237
Helaine Maruska Vieira SilvaDoutorado55 45 32207489helaine.silva@unioeste.brlattes.cnpq.br/7770981509392180
Irene Carniatto de OliveiraDoutorado55 45 32207287irene.oliveira@unioeste.brlattes.cnpq.br/7508449720430708
Jean Franciesco VettorazziDoutoradojean.vettorazzi@unioeste.brlattes.cnpq.br/5839477512215069
Jocicléia Thums KoneratDoutoradojocicleia.konerat@unioeste.brlattes.cnpq.br/2337560357435337
Juliana Moreira Prudente de OliveiraMestrado55 45 32207309juliana.oliveira@unioeste.brlattes.cnpq.br/6038521222971015
Kamilla Zabotti GiuffridaMestradokamilla.giuffrida@unioeste.brlattes.cnpq.br/7776166388603921
Katiuscia WagnerMestradokatiuscia.wagner@unioeste.brlattes.cnpq.br/2600950670521450
Lourdes Aparecida Della JustinaDoutorado55 45 32203217lourdes.justina@unioeste.br
Luciano Lazzarini WolffDoutorado55 45 32203254luciano.wolff@unioeste.brlattes.cnpq.br/1264659516837674
Lívia Godinho TemponiDoutorado55 45 32207335livia.temponi@unioeste.brlattes.cnpq.br/6073829585718937
Maristela Jorge PadoinDoutorado55 45 32203247maristela.padoin@unioeste.brlattes.cnpq.br/5242004138264449
Miryan Denise Araujo CoraciniDoutorado55 45 32204214miryan.coracini@unioeste.brlattes.cnpq.br/1022962740238794
Neiva Gallina MazzucoDoutorado55 45 32203171neiva.mazzuco@unioeste.brlattes.cnpq.br/7964164411349818
Neucir SzinwelskiDoutoradoneucir.szinwelski@unioeste.brlattes.cnpq.br/5135022065325874
Rafaela Maria MorescoDoutoradorafaela.moresco@unioeste.brlattes.cnpq.br/5267818086748215
Ricardo Matheus PiresDoutoradoricardo.pires@unioeste.brlattes.cnpq.br/7916588283425822
Rosilene Luciana DelarivaDoutorado55 45 32207396rosilene.delariva@unioeste.brlattes.cnpq.br/4590095662665915
Shirley Martins SilvaDoutorado55 45 32207350shirley.silva@unioeste.brlattes.cnpq.br/8306632785180942
Suzana BenderMestrado55 45 32207340suzana.bender@unioeste.br
Vladimir Pavan MargaridoPós-Doutorado55 45 32203235vladimir.margarido@unioeste.brlattes.cnpq.br/5121185222918238
Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de TCC31/12/1969Resolução 059/2011-CEPE
Regulamento de Monografia31/12/1969Resolução 100/2008-CEPE
Projetos de Ensino
Não encontrado

Fonte: Academus; Curso CSC0071 ; Grade 2020/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2021



Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.