Campus Cascavel

Fisioterapia

Campus: Campus de Cascavel
Centro: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Turno: Integral
Duração Mínima: 5 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Bacharel em Fisioterapia
Tipo de Formação: Bacharelado
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial

O Curso

Implantado no ano de 1999.



Perfil do Profissional
O graduado em Fisioterapia faz avaliação cinesio-funcional de desvios intercorrentes na estrutura e funcionamento do corpo. Ele atua nos âmbitos de prevenção, tratamento e reabilitação.

Campo de Atuação
O graduado em Fisioterapia atua em várias especialidades: ambulatorial, clínicas de reabilitação, ortopedia e traumatologia, estética, terceira idade, escolas especiais, academias, empresas, escolas, unidade básica de saúde, entre outros. A estética surge como um espaço para a fisioterapia, especialmente no pré e pós-operatório de cirurgia plástica.

Situação Legal
Reconhecimento renovado - Portaria - 89/2021 - SETI, Diário Oficial do Estado - 14/07/2021

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 163/2007-CEPE de 07/10/2008

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
200420072010201320162019
455554
Coordenação
Juliana Cristina Frare
Email: juliana.frare@unioeste.br
Telefone: 45 32207314

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares232Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Anatomia Humana170Anual1º ano Estudo teórico-prático dos conceitos, divisões, sistematizações, classificações, nomenclaturas e significados dos termos anatômicos. Estudo dos sistemas: ósseo, articular, muscular, cardiovascular, digestório, circulatório, respiratório, urinário, genital masculino e feminino, endócrino e noções dos órgãos do sentido. Estudo regional de membros superiores e inferiores, tórax, abdome, pelve, períneo, cabeça e pescoço. Relacionando-os ao entendimento na Fisioterapia e na pesquisa. 
Biofísica68Anual1º ano Estudo biofísico das membranas e sistemas biológicos, princípios de trocas gasosas, e processos biofísicos da bioenergia, termodinâmica, água e soluções. Mecanismos de contração muscular, circulação sanguínea, sistema cardiovascular, manutenção do pH radioatividade e eletromagnetismo. Transporte através de membranas celulares, potencial de membrana, potencial de ação. Transmissão sináptica. Equilíbrio ácido-básico. Equilíbrio hídrico e eletrolítico. Princípios físicos da hemodinâmica. Relacionando o entendimento dessas funções à Fisioterapia e à pesquisa científica. 
Biologia Geral68Anual1º ano Noções de microscopia. A célula no nível molecular. Morfofisiologia dos componentes celulares e suas interações. Ciclo celular e meiose. Gametogênese. Fecundação. Fundamentos da estrutura genômica. Mutação gênica e Reparo do material genético. Fundamentos das doenças com etiologia genética devido às alterações monogênicas. Anormalidades Cromossòmicas. Genética dos Distúrbios de Herança Complexa. Semiologia e Informação Genética. Genética Molecular na área Médica. 
Bioquímica102Anual1º ano Estudos dos constituintes bioquímicos das células e suas funções (aminoácidos, carboidratos, proteínas e enzimas). Bioenergética. Vias catabólicas, anabólicas e suas interrelações. Integração e regulação hormonal do metabolismo no nível celular e do organismo. Bioquímica qualitativa e quantitativa, relacionando-a com a Fisioterapia. 
Fisioterapia Preventiva I102Anual1º ano Estudo da atuação e dos recursos da Fisioterapia nos diversos níveis da saúde, com ênfase na atenção primária, para evitar o desenvolvimento e ou o agravamento de processos patológicos que promovem necessidade de atendimento profissional de saúde a níveis mais complexos. 
Gerontologia102Anual1º ano Estudo do processo do envelhecimento sob os aspectos bio-psico-sociais interdisciplinar. Realidade demográfica e epidemiológica. Políticas públicas. O idoso na família, na comunidade e no estado. Longevidade, finitude, qualidade de vida e bioética do envelhecimento. Prevenção e reabilitação gerontológica. Questões metodológicas na pesquisa sobre velhice e envelhecimento direcionados á Fisioterapia. 
Histologia e Embriologia68Anual1º ano Estudo dos aspectos gerais da reprodução, gametogênese, fecundação e ciclo menstrual. Estudo das quatro primeiras semanas da embriogênese humana. Teratologia. Métodos de estudo em Histologia. Tecido epitelial. Tecido conjuntivo propriamente dito e especiais: adiposo, cartilaginoso, ósseo, sangüíneo, Tecido muscular. Tecido nervoso. Interrelacionando estes estudos com a aplicação da Fisioterapia. 
Imunologia34Anual1º ano Estudo das principais estruturas: células, tecidos e órgãos através dos mecanismos do sistema imunológico. Principais formas de profilaxia das doenças infecciosas e imunoterapia preventiva. Mecanismos de imunidade às infecções fúngicos, bacterianas, virais e parasitárias aos transplantes, tumores e hipersensibilidades. Interrelacionando com a Fisioterapia. 
Introdução à Pesquisa34Anual1º ano Estudo da metodologia á iniciação á pesquisa. Diferenciação da consulta, tipos, fases e problemas. Iniciação do trabalho de pesquisa científica: estrutura e apresentação. Pesquisa bibliográfica, coleta de dados, tabulação e análise de dados. Introdução de pesquisa em Fisioterapia. 
Saúde Coletiva102Anual1º ano Estudo da Saúde Pública, o ensino de História e Cultura afro-brasileira, africana e indígena voltado à saúde. O processo saúde-doença. Políticas de Saúde. Princípios, diretrizes e funcionamento do SUS. Fundamentos da epidemiologia, vigilância epidemiológica e sistema de informação em saúde. Principais doenças objeto de notificação compulsória. Principais programas de saúde nacionais. Origem, característica e evolução do Programa Saúde da Família. Papel do fisioterapeuta como agente de saúde. 
Sociologia e Antropologia34Anual1º ano Estudo dos conceitos básicos em sociologia e antropologia a partir das relações entre ciências naturais e ciências sociais. Estudo dos conceitos relacionados ao estudo da história e cultura afro-brasileira, africana, indígena e das relações de conceitos ambientais. Análise dos elementos constitutivos da sociedade moderna e identificação dos determinantes sociais no processo de saúde e doença. O papel das políticas sociais de saúde no Brasil contemporâneo. Relação fisioterapeuta/paciente. Vida social do paciente. 
Cinesiologia e Biomecânica136Anual2º ano Estudo do movimento do corpo humano sob o aspecto mecânico e funcional com aplicação das leis da biomecânica quantitativa, sob os aspectos da cinemática e cinética do movimento humano. 
Cinesioterapia136Anual2º ano Estudo dos métodos e técnicas do exercício terapêutico, seus valores clínicos, efeitos fisiológicos, indicação e contraindicação, aplicação nos métodos e técnicas de mobilização articular. Aplicação do movimento, sob forma terapêutica. Treinamento das qualidades físicas como força, flexibilidade, resistência, coordenação, propriocepção articular. 
Diagnóstico Cinesiofuncional102Anual2º ano Estudos dos métodos e técnicas de avaliação cinesiofuncional. Propedêutica da coluna vertebral e extremidades. Palpação, testes especiais, exame do movimento, avaliação funcional. Avaliação da marcha e postura corporal. 
Farmacologia68Semestral2º ano Estudo das vias de administração dos medicamentos, farmacocinética e farmacodinâmica dos principais grupos de fármacos, com ênfase sobre as drogas de aplicação em pacientes submetidos a tratamentos fisioterapêuticos, com ênfase em pediatria, ginecologia, ortopedia e traumatologia, geriatria, cardiopulmonar, neurologia, dermatologia, reumatologia e desportiva. 
Fisiologia Geral170Anual2º ano Estudo das funções dos principais órgãos e sistemas do corpo humano e sua integração, assim como os princípios que controlam essas funções e sua relação com o meio, relacionando se entendimento com a Fisioterapia e a pesquisa científica. 
Fisiologia do Exercício68Anual2º ano Estudo das reações e comportamento humano durante o exercício físico. Repercussões imediatas e tardias do esforço sobre os diversos sistemas orgânicos, especialmente o cardiovascular e o respiratório. Habilidades motoras individuais: avaliação e interpretação de resultados. Fundamentos biológicos do exercício físico aplicados à reabilitação física nos vários níveis de atuação. 
Fisioterapia Preventiva II102Anual2º ano Estudo e atuação da Fisioterapia Preventiva nos diversos níveis, como: prevenção de acidentes do trabalho, estimulação precoce do desenvolvimento infantil; prevenção da hipertensão; prevenção de distúrbios posturais; prevenção de disfunção respiratória e prevenção de acidentes em esportes. 
Microbiologia Geral68Semestral2º ano Estudo das características gerais de agentes microbianos, bactérias, fungos, vírus e suas patogenias, com conhecimento das estruturas, fisiologia, nutrição, genética e metabolismo de microrganismos e biotecnologia aplicada à Saúde. Interação microrganismos-homem-ambiente. Relações inter e intra-espécie. Ação de agentes físicos e químicos sobre os microrganismos. Mecanismos de patogenicidade microbiana. Bacteriologia, Micologia e Virologia aplicada à Saúde e à Fisioterapia. 
Neuroanatomia Humana68Semestral2º ano Estudo da embriologia e organização geral do sistema nervoso. Medula espinhal e envoltórios. Tronco encefálico. Cerebelo. Diencéfalo. Telencéfalo. Meninges e líquor. Vascularização do sistema nervoso central. Nervos espinhais (plexo braquial e lombo-sacro). Sistema Nervoso Autônomo. Estrutura: medula espinhal e encéfalo. Vias aferentes e vias eferentes. Correlacionando a neuroanatomia com a Fisioterapia. 
Processos Patológicos Gerais68Anual2º ano Estudo micro e macro-anatômico, descritivo, comparado e funcional, do dismorfismo e da disfunção das células, tecidos, órgãos e sistemas. Estudo da fisiopatologia das principais doenças do corpo humano relacionando-o à Fisioterapia nas diversos níveis de atuação. 
Psicologia na Fisioterapia68Anual2º ano O que é psicologia, suas principais teorias e autores. Principais princípios e fases da psicologia do desenvolvimento (aspectos bio-psico-sociais impulsionando desenvolvimento). Diferentes perspectivas de saúde mental e fatores que a alteram. Análise funcional do comportamento humano. 
Bioética e Deontologia em Fisioterapia34Anual3º ano Estudo da história da fisioterapia no Brasil e no mundo. Referencial teórico, filosófico e científico das práticas em fisioterapia. Aspectos filosóficos da ética e deontologia. As leis, decretos e resoluções que regem a fisioterapia no Brasil. Análise dos princípios legais da legislação da profissão e suas implicações. Deontologia, fundamentação moral, ética, vida e saúde. Abordagem da Lei nº 9.795/99 – Política Nacional de Educação Ambiental. 
Diagnóstico por Imagem68Anual3º ano Estudo e interpretação das principais formas de diagnóstico por imagem: radiologia, ultra-sonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e demais formas de imagenologia, relacionando suas aplicações à Fisioterapia. 
Eletrotermofototerapia102Anual3º ano Estudo da eletrização, força, potencial, capacitores, correntes elétricas e eletrólise. Ondas mecânicas e eletromagnéticas (som, ultrassom, ondas curtas, micro-ondas, infravermelho e laser). Valores clínicos, efeitos fisiológicos, técnicas de aplicação, indicações e contraindicações dos aparelhos de eletrotermofototerapia. Recursos físicos advindos da radiação, corrente elétrica e temperatura como forma terapêutica, frente a estados patológicos. 
Fisioterapia Aquática102Anual3º ano Estudo da utilização da água e suas propriedades, como agente terapêutico. Efeitos fisiológicos, indicação e contraindicação e a prática na utilização de métodos e técnicas para hidrotermoterapia, principalmente como forma preventiva. 
Fisioterapia Dermatofuncional e Endocrinologia68Anual3º ano Estudo morfofisiológico da pele e seus componentes. Principais patologias dermatológicas e seus tratamentos fisioterapêuticos. Procedimentos fisioterapêuticos no paciente com seqüelas de queimadura. Fisioterapia estética nos diversos níveis de atuação, principalmente na prevenção. 
Fisioterapia Pneumofuncional136Anual3º ano Estudo dos principais distúrbios do sistema respiratório, (inflamatórios, infecciosos, degenerativos, congênitos e adquiridos), promovendo a interação com o tratamento fisioterapêutico nas diferentes fases das doenças pulmonares. Desenvolvimento na formação básica e fundamental nos princípios metodológicos, técnicas e recursos fisioterapêuticos empregados no tratamento das patologias pulmonares crônicas e agudas, nos diversos níveis de atuação, principalmente preventivo. 
Fisioterapia em Geriatria68Anual3º ano Estudo da fisiologia do processo do envelhecimento. Principais patologias geriátricas e tratamento fisioterapêutico. Prevenção e manutenção da qualidade de vida do idoso. Prevenção de fatores limitantes na terceira idade. Trabalho multidisciplinar na terapêutica do idoso. 
Fisioterapia em Prótese e Órtese68Anual3º ano Estudo dos níveis das amputações, suas causas, indicações, incidências e conseqüências. Estudo de diferentes tipos de próteses e órteses (Membros superiores, membros inferiores e coluna vertebral) suas funções, indicações gerais, objetivos e confecção. Fisioterapia no pré e pós amputado. Considerações psicológicas dos pacientes amputado. Alterações biomecânicas dos amputados e usuários de próteses e órteses. Treino de marcha do paciente amputado e usuários de próteses e órteses. Cuidados preventivos. 
Fisioterapia em Reumatologia102Semestral3º ano Estudo dos principais distúrbios reumatológicos inflamatórios, infecciosos e degenerativos, congênitos e adquiridos. Tratamento fisioterapêutico em diferentes fases das doenças, principalmente no nível preventivo. 
Fisioterapia na Saúde da Mulher68Anual3º ano Estudo das bases anátomo-fisiológicas em ginecologia. Fisiologia e principais patologias do ciclo gravídico-puerperal. Conceituação de gestação, parto e puerpério. Principais síndromes clínicas e cirúrgicas em ginecologia. Câncer de mama e mastectomia. Prevenção e análise fisioterapêutica em ginecologia e obstetrícia. Avaliação, programação e tratamento fisioterapêutico nas diversas condições ginecológicas e obstétricas. 
Fisioterapia no Trabalho e Ergonomia68Anual3º ano Estudo da aplicação da ergonomia que embasam a atuação fisioterapêutica na melhoria da qualidade de vida do trabalhador, principalmente como forma preventiva. 
Psicomotricidade68Anual3º ano Estudo dos aspectos funcionais do sistema nervoso central e periférico através do desenvolvimento psicomotor normal do ser humano e sua relação com a prática fisioterapêutica. Psicomotricidade do deficiente físico. 
Recursos Terapêuticos Manuais102Semestral3º ano Estudo dos métodos e técnicas de terapias manuais, seus valores clínicos, efeitos fisiológicos, indicação e contraindicação, sob forma terapêutica, nos diversos níveis de atuação. 
Administração e Gerenciamento em Fisioterapia68Anual4º ano Estudo das relações humanas, sistemas de comunicação, relações públicas, montagem e manutenção de serviços de Fisioterapia. Conceitos e processo administrativo na área de Saúde. Desenho e planta física de serviços de Fisioterapia. Administração e controle de pessoal; realização de orçamentos e programas; discussão sobre possibilidades de política de atuação de Fisioterapia. Conhecimento em supervisão e orientação de pessoal e paciente. 
Bioestatística34Semestral4º ano Introdução á estatística descritiva: tabelas, gráficos, distribuição de freqüências, medidas de posição e dispersão, assimetria e curtose. Amostragem. Introdução à regressão e correlação simples. 
Fisioterapia Cardiovascular136Anual4º ano Estudo anatomofisiológico do sistema cardiovascular e de condução; da clínica e patologias dos principais distúrbios que atingem o sistema cardiovascular (inflamatórios, infecciosos, degenerativos, congênitos e adquiridos); do tratamento fisioterapêutico em diferentes fases das doenças cardiovasculares ao paciente clínico e cirúrgico, principalmente de forma preventiva. 
Fisioterapia Desportiva68Anual4º ano Estudo dos princípios metodológicos, cinesiofuncionais e terapêuticos preventivos e curativos aplicados ao esporte. Fundamento da fisioterapia no treinamento físico e lesões desportivas. 
Fisioterapia Neurofuncional136Anual4º ano Estudo dos distúrbios do sistema neuromuscular. Métodos e técnicas da avaliação e tratamento fisioterapêutico, principalmente de forma preventiva. Reeducação neuromuscular, nas afecções neurológicas mais comumente tratadas pelo fisioterapeuta, tais como: Acidente Vascular Cerebral, Traumatismo Crânio-Encefálico, Traumatismo Medular, Síndrome de Parkinson, Síndromes Paralíticas Periféricas, Miopatias e Amiotrofias. 
Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica136Anual4º ano Estudo da fisiopatologia dos sistemas que compõem o sistema osteomioarticlar (MMSS, MMII e coluna vertebral), aplicação dos métodos e técnicas de avaliação, prevenção e tratamento fisioterapêutico em pacientes ortopédicos e traumatológicos. 
Fisioterapia em Pediatria136Anual4º ano Estudo das disfunções neuro-músculo-esqueléticas congênitas ou adquiridas; métodos, técnicas e recursos de avaliação fisioterapêutica de crianças. Trabalho interdisciplinar e de orientação familiar. Desenvolvimento normal da criança de 0 a 12 meses. Estudo clínico e patológico dos principais distúrbios que atingem o desenvolvimento infantil, congênitos e adquiridos. Tratamento fisioterapêutico em diferentes fases das doenças pediátricas, principalmente como forma preventiva. 
Métodos não convencionais em Fisioterapia68Anual4º ano Estudo do histórico, princípios, diagnóstico, indicações e contraindicações das principais técnicas não convencionais em fisioterapia. Noções de acupuntura, shiatsu, do in, reflexologia, magnetoterapia e cromoterapia. 
Pesquisa e Metodologia Científica34Semestral4º ano Estudo do desenvolvimento científico, dos níveis de conhecimento e do espírito científico. Normas e técnicas para eficiência nos estudos. Normas básicas de preparo e apresentação de trabalhos de iniciação científica. Métodos de pesquisa aplicados à fisioterapia. Informática em pesquisa em Fisioterapia. 
Estágio Supervisionado em Fisioterapia Aquática68Anual5º ano Prática supervisionada de fisioterapia aquática em ambulatório, com desenvolvimento de avaliação, prescrição e intervenção fisioterapêutica em diferentes níveis de atuação. 
Estágio Supervisionado em Fisioterapia Cardiorespiratório102Anual5º ano Prática supervisionada de fisioterapia cardiorrespiratória hospitalar, com desenvolvimento de avaliação, prescrição e intervenção fisioterapêutica nos diferentes níveis de atuação, principalmente preventivo. 
Estágio Supervisionado em Fisioterapia Hospitalar102Anual5º ano Prática supervisionada em fisioterapia geral hospitalar, com desenvolvimento de avaliação, prescrição e intervenção fisioterapêutica nos diferentes níveis de atuação, principalmente preventivo. 
Estágio Supervisionado em Fisioterapia Neurológica102Anual5º ano Prática supervisionada de fisioterapia neurológica em ambulatório, com desenvolvimento de avaliação, prescrição e intervenção fisioterapêutica nos diferentes níveis de atuação, principalmente preventivo. 
Estágio Supervisionado em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica102Anual5º ano Prática supervisionada de fisioterapia ortopédica e traumatológica em ambulatório, com desenvolvimento de avaliação, prescrição e intervenção fisioterapêutica nos diferentes níveis de atuação, principalmente preventivo. 
Estágio Supervisionado em Fisioterapia Pediátrica102Anual5º ano Prática supervisionada de fisioterapia pediátrica neurológica em ambulatório, com desenvolvimento de avaliação, prescrição e intervenção fisioterapêutica nos diferentes níveis de atuação, principalmente preventivo. 
Estágio Supervisionado em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva102Anual5º ano Prática supervisionada de fisioterapia em unidade de terapia intensiva, com desenvolvimento de avaliação, prescrição e intervenção fisioterapêutica nos diferentes níveis de atuação, principalmente preventivo. 
Estágio Supervisionado em Geriatria e Saúde da Mulher102Anual5º ano Prática supervisionada de fisioterapia geriátrica e saúde da mulher, com desenvolvimento de avaliação, prescrição e intervenção fisioterapêutica em diferentes níveis de atuação. 
Trabalho de Conclusão de Curso34Anual5º ano Elaboração e redação de projeto de pesquisa, aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo humanos, ou aprovação no Comitê de Ética envolvendo animais, com fundamentação teórica, desenvolvimento da pesquisa de campo (se for o caso), redação do trabalho de monografia, com apresentação dos dados coletados a banca julgadora. 
Docentes
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Alberito Rodrigo de CarvalhoDoutorado55 45 32203157alberito.carvalho@unioeste.brlattes.cnpq.br/0532283318905579
Ana Carla Marques da SilvaMestrado55 45 32203130ana.silva@unioeste.brlattes.cnpq.br/1536694023683011
Aneline Maria RuedellMestrado55 45 32207343aneline.ruedell@unioeste.brlattes.cnpq.br/7661132464156925
Carlos Eduardo de AlbuquerqueDoutorado55 45 32207329carlos.albuquerque@unioeste.brlattes.cnpq.br/4963276378801381
Carmen Lucia Rondon SoaresMestrado55 45 32207321carmen.soares@unioeste.brlattes.cnpq.br/7005507673824161
Celeide Pinto AguiarDoutorado55 45 32207352celeide.aguiar@unioeste.brlattes.cnpq.br/8616242128613781
Claudia Rejane Lima de Macedo CostaDoutoradoclaudia.costa@unioeste.brlattes.cnpq.br/5051088029237262
Cleverson Marcelo PilattiEspecializaçãocleverson.pilatti@unioeste.brlattes.cnpq.br/8325636955716431
Cristina DiamanteDoutorado55 45 32207231cristina.diamante@unioeste.brlattes.cnpq.br/5013517978386399
Célia Cristina Leme BeuDoutorado55 45 32203194celia.beu@unioeste.brlattes.cnpq.br/2088054261569808
Débora JacominiDoutorado55 45 32203000debora.jacomini@unioeste.brlattes.cnpq.br/0808153078488417
Edemir Jose PulitaDoutorado55 45 32203171edemir.pulita@unioeste.brlattes.cnpq.br/6532746532910238
Eduardo Alexandre LothDoutorado55 45 32207322eduardo.loth@unioeste.brlattes.cnpq.br/8406678784784513
Erica Fernanda OsakuDoutoradoerica.osaku@unioeste.brlattes.cnpq.br/9346984285355081
Fernando Amâncio AragãoDoutorado55 45 32207339fernando.aragao@unioeste.brlattes.cnpq.br/0787409249587716
Francyelle dos Santos SoaresMestrado55 45 32207348francyelle.suzin@unioeste.brlattes.cnpq.br/0303954795119277
Gladson Ricardo Flor BertoliniDoutorado55 45 32207344gladson.bertolini@unioeste.brlattes.cnpq.br/9336512360205780
Graziela BraunDoutorado55 45 32203243graziela.braun@unioeste.brlattes.cnpq.br/7116013039854314
Gustavo Kiyosen NakayamaDoutorado55 45 32207346gustavo.nakayama@unioeste.brlattes.cnpq.br/8041816997280140
Helaine Maruska Vieira SilvaDoutorado55 45 32207489helaine.silva@unioeste.brlattes.cnpq.br/7770981509392180
Helenara Salvati Bertolossi MoreiraDoutorado55 45 32203157helenara.moreira@unioeste.brlattes.cnpq.br/0443252794203742
Janaina Paula ArocaDoutoradojanaina.aroca@unioeste.brlattes.cnpq.br/9195774268685483
Jean Franciesco VettorazziDoutoradojean.vettorazzi@unioeste.brlattes.cnpq.br/5839477512215069
Jocicléia Thums KoneratDoutoradojocicleia.konerat@unioeste.brlattes.cnpq.br/2337560357435337
Jose Mohamud VilagraDoutorado55 45 32207322jose.vilagra@unioeste.brlattes.cnpq.br/4247827410792311
Joseane Rodrigues da Silva NobreDoutorado55 45 32203066joseane.silva@unioeste.brlattes.cnpq.br/1449863491172128
Juliana Cristina FrareDoutorado55 45 32207314juliana.frare@unioeste.brlattes.cnpq.br/3306639058139602
Juliana Hering GenskeMestrado55 45 33215113juliana.genske@unioeste.brlattes.cnpq.br/9021529456423967
Karen Andrea ComparinMestrado55 45 32207231karen.comparin@unioeste.brlattes.cnpq.br/0305329967570817
Keila Okuda TavaresMestrado55 45 32207328keila.tavares@unioeste.brlattes.cnpq.br/5421578468540375
Lianara Teresinha Mumbach BrandenburgMestrado55 45 32203198lianara.brandenburg@unioeste.brlattes.cnpq.br/2056858385079462
Ligia Aline Centenaro SouzaDoutorado55 45 32207409ligia.centenaro@unioeste.brlattes.cnpq.br/5451535350010348
Lizyana VieiraMestradolizyana.vieira@unioeste.brlattes.cnpq.br/1675153843483112
Luciana Pagliosa Carvalho GuedesDoutorado55 45 32207320luciana.guedes@unioeste.brlattes.cnpq.br/3195220544719864
Lucinéia de Fátima Chasko RibeiroDoutorado55 45 32207405lucineia.chasko@unioeste.brlattes.cnpq.br/5546760712964930
Marcelo TagliettiDoutoradomarcelo.taglietti@unioeste.br
Margarete NakataniDoutorado55 45 32207489margarete.nakatani@unioeste.brlattes.cnpq.br/5781242319797780
Maria Goreti Weiand BertoldoMestrado55 45 32207231maria.bertoldo@unioeste.brlattes.cnpq.br/4615498524245115
Mariana Laís BoarettoMestradomariana.boaretto@unioeste.brlattes.cnpq.br/7550648479732948
Marilu Mattei MartinsMestradomarilu.martins@unioeste.brlattes.cnpq.br/0948713950869320
Márcia Rosangela BuzanelloDoutorado55 45 32207330marcia.buzanello@unioeste.brlattes.cnpq.br/4454308947754150
Mário José de RezendeDoutoradomario.rezende@unioeste.brlattes.cnpq.br/9575629546080417
Rafael Andrade MenolliDoutorado55 45 32203243rafael.menolli@unioeste.brlattes.cnpq.br/2119646769798898
Rodrigo Daniel GenskeDoutorado55 45 33214660rodrigo.genske@unioeste.brlattes.cnpq.br/5490374671912028
Rosana Katia NazzariPós-Doutorado55 45 32203145rosana.nazzari@unioeste.brlattes.cnpq.br/5677982624137502
Rose Meire CostaPós-Doutorado55 45 32207405rose.costa@unioeste.brlattes.cnpq.br/5876597691304635
Silvano Piovansilvano.piovan@unioeste.br
Thais Fernanda Tortorelli ZariliDoutoradothais.zarili@unioeste.brlattes.cnpq.br/9931226404940771
Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Estágio26/11/2203Resolução 190/2003-CEPE
Regulamento de TCC25/11/2010Resolução 293/2010-CEPE
Projetos de Ensino
Não encontrado

Fonte: Academus; Curso CSC0067 ; Grade 2008/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2021



Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.