Campus Cascavel

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas

Campus: Campus de Cascavel
Centro: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Turno: Matutino
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Letras-Português e Inglês
Tipo de Formação: Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial

O Curso

O curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa e Respectivas Literaturas, ofertado no câmpus de Cscavel, foi implantando no ano de1972.



Perfil do Profissional
O licenciado em Letras, além de professor e educador, é um especialista da linguagem.

Campo de Atuação
O Curso de Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas tem como objetivo a formação de profissional apto a atuar no ensino fundamental e no ensino médio, considerando-se a dimensão humana da formação docente.

Situação Legal
Reconhecimento renovado - Portaria - 158/2020 - SETI, Diário Oficial do Estado - 24/07/2020

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 214/2015-CEPE de 07/10/2008

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
20052008201120142017
44545
Coordenação
Alexandre Sebastião Ferrari Soares
Email: alexandre.soares@unioeste.br
Telefone:

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Estudos Linguísticos I68Anual1º ano Concepções de linguagem referente aos Estudos Comparatistas e ao Estruturalismo. Línguas (como instrumento de poder e resistência: ênfase na pluralidade étnico racial, de gênero, diversidade sexual e meio ambiente), normas e as variações (diastrática, diafásica, diatópica e diacrônica). História da Linguística: Comparativismo e Estruturalismo. 
História e Formação da Língua Portuguesa68Anual1º ano Língua, cultura e sociedade. Concepção de língua. Formação da Língua Portuguesa. A evolução da Língua Portuguesa. Contato linguístico e dialetal na formação do português brasileiro. Diversidade linguística do português e ensino (variáveis linguísticas (fonético-fonológicas e semântico-lexicais), variáveis sociais e geográficas).  
Leitura e Produção Textual136Anual1º ano Práticas e estratégias de leitura. A produção escrita em gêneros distintos, com ênfase na escrita acadêmica. Questões de argumentação. Recursos linguísticos e para-linguísticos da exposição oral em contextos acadêmico-formais. Os pré-requisitos para a redação acadêmico-científica. As especificidades linguísticas do discurso científico. Produção do efeito de objetividade. 
Língua Inglesa I136Anual1º ano Estudo de aspectos morfossintáticos, fonológicos, lexicais e discursivos da Língua Inglesa, que promovam o desenvolvimento de competências linguístico-discursivas, compreensão e pro-dução oral e escrita, em nível de proficiência pré-intermediário (A2), assim como possibili-tem o desenvolvimento e aplicabilidade efetiva do conhecimento adquirido nas situações de ensino-aprendizagem dessa língua. 
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem68Anual1º ano Interação professor-aluno: o papel do professor como agente socializante e dinâmica da sala de aula. Desenvolvimento e aprendizagem humana: perspectivas comportamentistas e analíticas. Pressupostos teóricos que regem a psicologia da linguagem. 
Tópicos de Cultura de Língua Inglesa68Anual1º ano Estudo da formação histórica, social e cultural dos países de língua inglesa e suas principais manifestações da cultura erudita e popular.  
Cultura Brasileira68Semestral1º ano 1º semestreEstudo das fontes socioculturais que contribuíram para a formação do povo brasileiro. As contribuições dos povos negros e indígenas, mitos, religiões, música e dança para a formação ethos nacional. Pressupostos históricos e metodológicos para compreensão das represen-tações culturais. Interfaces entre cultura e educação ambiental.  
Introdução aos Estudos Literários I68Semestral1º ano 1º semestreIntrodução aos estudos teóricos sobre o fenômeno literário: o gênero lírico. Abordagem metodológica na escola.  
Introdução aos Estudos Literários II68Semestral1º ano 2º semestreIntrodução aos estudos teóricos sobre o fenômeno literário: o gênero narrativo. Abordagem metodológica na escola. 
Literatura Clássica68Semestral1º ano 2º semestreIntrodução à Literatura da Antiguidade Clássica, ao estudo de seus mitos, à concepção de mundo que os envolve, bem como às suas representações literárias e à sua influência na Literatura Ocidental. 
Estudos Linguísticos II68Anual2º ano História da Linguística: Linguística da Enunciação. Sociolinguística (variação e ensino). Psicolinguística e ensino. Linguística Aplicada e ensino. Formação de professores em Letras. 
Iniciação à Pesquisa em Linguagem68Anual2º ano Ciência e paradigma científico. Tipologia da pesquisa, procedimentos teórico-metodológicos para o planejamento, orientação e desenvolvimento de pré-projetos de pesquisa. Pesquisa científica em linguagem e cultura. 
Linguística do Texto e do Discurso136Anual2º ano Concepções de texto, textualidade e discurso. Fatores linguísticos, semânticos, pragmáticos e discursivos da textualidade. Coerência e Coesão textual. Tipologia e Gêneros Discursivos. Intertextualidade e interdiscursividade. Texto, Discurso e Ensino. 
Língua Inglesa II136Anual2º ano Estudo de aspectos morfossintáticos, fonológicos, lexicais e discursivos da Língua Inglesa, que promovam o desenvolvimento de competências linguístico-discursivas, compre-ensão e produção oral e escrita, em nível de proficiência intermediário (B1), assim como pos-sibilitem o desenvolvimento e aplicabilidade efetiva do conhecimento adquirido nas situa-ções de ensino-aprendizagem dessa língua. 
Morfologia Fonética e Fonologia do Português68Anual2º ano Morfologia da Língua Portuguesa. Formação de palavras e contato linguístico. Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa. Fenômenos da variação, variáveis sociais e geográficas. Ensino da morfologia, da fonética e da fonologia nos níveis fundamental e médio. Varia-ção linguística e ensino da Língua Portuguesa. 
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Línguas68Anual2º ano Níveis e modalidades de ensino da Educação Básica. Ensino de Línguas Portuguesas, Inglesa, Espanhola e Italiana no Ensino Fundamental. Documentos oficiais. Projeto Politico Pedagógico. Planejamento para a mediação pedagógica. Vivência escolar com participação nas atividades pedagógicas da escola. Observação analítica dos fenômenos didáticos. Regência de Classe. 
Literatura Brasileira I68Semestral2º ano 1º semestreCrônicas e outros documentos do século XVI. As releituras e poética do descobrimento. A poesia épica. Gregório de Matos Guerra. O Arcadismo no Brasil. O Romantismo no Brasil. As gerações poéticas no Romantismo. Abordagens metodológicas da Literatura Brasileira na escola: representações estéticas sobre o autóctones e africanos em diáspora. 
Literatura Portuguesa I68Semestral2º ano 1º semestreEstudo de obras representativas da Literatura Portuguesa, das origens ao Simbolismo. Projetos de abordagem metodológica da Literatura Portuguesa na escola. 
Literatura Brasileira II68Anual2º ano 2º semestreA formação do Romance no Brasil: autores e obras. O realismo-naturalismo no Brasil. Machado de Assis. Aluísio de Azevedo e o romance naturalista. A poesia parnasiana, autores e obras. O simbolismo. 
Literatura Portuguesa II68Semestral2º ano 2º semestreEstudo de obras representativas do Modernismo Português e da Literatura Portuguesa Contemporânea. Projetos de abordagem metodológica da Literatura Portuguesa na escola. 
Libras68Semestral3º ano Conhecimento e desenvolvimento das habilidades básicas necessárias para a aquisição das Libras. A Língua de modalidade visiual e gestual das pessoas surdas. Abrange os conhecimentos gerais de comunicação visual, baseada em regras gramaticais da Língua de Sinais e do Segmento das Pessoas Surdas. 
Literatura de Língua Inglesa I136Anual3º ano Leitura e análise de contos e romances de autores representativos de diversos perí-odos estéticos nas literaturas de língua inglesa, acompanhadas de estudo da época dos escritores analisados, procurando desenvolver paralelamente a competência literária associada a reflexões culturais de maneira contrastiva. Pressupostos históricos e metodológicos para a compreensão de representações culturais. 
Língua Inglesa III136Anual3º ano Estudo de aspectos morfossintáticos, fonológicos, lexicais e discursivos da Língua Inglesa, que promovam o desenvolvimento de competências linguístico-discursivas, compre-ensão e produção oral e escrita, em nível de proficiência intermediário superior (B2), assim como possibilitem o desenvolvimento e aplicabilidade efetiva do conhecimento adquirido nas situações de ensino-aprendizagem dessa língua. 
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Inglesa e Respectivas Literaturas I136Anual3º ano Fundamentos teóricos e metodológicos que promovam o ensino de línguas na perspectiva de uma pedagogia crítica. Planejamento, organização e desenvolvimento de atividades de iniciação à docência no Ensino Fundamental ou nível equivalente, procurando-se contemplar discussões sobre diversidade. 
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa136Anual3º ano Diretrizes Curriculares Estaduais e o Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura na Educação Básica. A teoria curricular e os aspectos da ideologia, da cultura e do poder. Avaliação curricular. Concepção de conhecimento, de aprendizagem e teorias pedagógicas. Modalidades de planejamento para a mediação pedagógica e sua relação com especificidade no campo de conhecimento do ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Ações de vivência escolar com atuação nas atividades pedagógicas da escola. Perspectivas teóricas e metodológicas dos estudos da leitura e da produção textual escrita. Aspectos sócio-históricos e cognitivos implicados na leitura, na oralidade e na produção escrita. Observação analítica dos fenômenos didáticos. Elaboração didática de práticas de leitura, oralidade, produção escrita e análise linguística. Regência de classe. 
Sintaxe do Português I68Anual3º ano Descrição sintática dos enunciados em língua portuguesa. Analise descritiva dos conceitos sintáticos presentes na gramática tradicional. 
Literatura Brasileira III68Semestral3º ano 1º semestreEstudo da Literatura Brasileira do Pré-Modernismo à Semana de Arte Moderna. A Primeira Geração Modernista: poesia, prosa e crítica. A Segunda Geração Modernista: o Romance de 30 e a lírica de 30 a 45. 
Literatura Brasileira IV68Semestral3º ano 2º semestreA geração de 45 e a prosa intimista. A renovação poética dos anos 50. Literatura e autoritarismo. Eixos norteadores da literatura no século XXI. 
Literatura Infantil e Juvenil68Anual4º ano Estudo da Literatura Infantil e Juvenil. Características específicas e concepções de mundo, veiculadas pelos gêneros orais e escritos da Literatura Infantil e Juvenil. Estudo de obras literárias infantil e juvenil que contemplem temas gerais, além dos afro-indígenas e socioambientais. Encaminhamentos metodológicos para a formação do aluno-leitor em uma perspectiva crítica e de consciência cidadã. 
Literatura Universal68Semestral4º ano Autores e obras representativas da Literatura Universal: poesia e prosa. 
Literatura de Língua Inglesa II136Anual4º ano Leitura e análise de peças teatrais e poemas de autores representativos de diversos períodos estéticos nas literaturas de língua inglesa, acompanhadas de estudo da época dos escritores analisados, procurando paralelamente desenvolver a competência literária associ-ada a reflexões culturais de maneira contrastiva. Pressupostos históricos e metodológicos para a compreensão de representações culturais. 
Língua Inglesa IV136Anual4º ano Estudo de aspectos morfossintáticos, fonológicos, lexicais e discursivos da Língua Inglesa, que promovam o desenvolvimento de competências linguístico-discursivas, compreensão e produção oral e escrita, em nível de proficiência avançado (C1), assim como possibili-tem o desenvolvimento e aplicabilidade efetiva do conhecimento adquirido nas situações de ensino-aprendizagem dessa língua. 
Monografia68Anual4º ano Desenvolvimento da pesquisa em linguagem. Problematização e delimitação do objeto de pesquisa. Levantamento bibliográfico. Análise de dados. Escritura do trabalho. 
Optativa68Semestral4º ano ...
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Literaturas em Língua Portuguesa68Anual4º ano Políticas e diretrizes do ensino de literatura no Ensino Fundamental e Médio. Construção de alternativas metodológicas para o Ensino de Literatura. Prática docente em Literatura no Ensino Fundamental e Médio. Estudos das políticas e diretrizes, alternativas metodológicas e prática docente, considerando as questões afro-brasileiras, indígenas e de educação ambiental. 
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Inglesa e Respectivas Literaturas II68Anual4º ano Fundamentos teóricos e metodológicos que promovam o ensino de línguas na perspectiva de uma pedagogia crítica. Planejamento, organização e desenvolvimento de atividades de iniciação à docência no Ensino Médio ou nível equivalente, procurando-se contemplar discussões sobre diversidade. 
Sintaxe do Português II68Anual4º ano Ensino de análise descritiva nos níveis fundamental e médio. 
Docentes
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Adriana Alexandra FerreiraMestradoadriana.ferreira3@unioeste.brlattes.cnpq.br/4427062758052466
Alcione Tereza CorbariDoutoradoalcione.corbari@unioeste.br
Alessandra Regina Ribeiro HonorioDoutoradoalessandra.honorio@unioeste.brlattes.cnpq.br/0376891514983312
Alexandre Sebastião Ferrari SoaresDoutoradoalexandre.soares@unioeste.br
André BoniattiMestradoandre.boniatti@unioeste.brlattes.cnpq.br/7985921789006919
Antonio Marcio AtaideDoutorado55 45 32205671antonio.ataide@unioeste.brlattes.cnpq.br/5309343691760864
Aparecida Feola SellaDoutorado55 45 32207441aparecida.sella@unioeste.brlattes.cnpq.br/3297322988541357
Beatriz Helena Dal MolinPós-Doutorado55 45 32207325beatriz.molin@unioeste.brlattes.cnpq.br/3457465179465183
Carmen Teresinha BaumgartnerDoutorado55 45 32207432carmen.baumgartner@unioeste.br
Dantielli Assumpção GarciaDoutoradodantielli.garcia@unioeste.br
Déborah Caroline Cardoso Pereira RorratoDoutoradodeborah.rorrato@unioeste.brlattes.cnpq.br/5677545506036227
Elizabete Arcalá SibinDoutorado55 45 32207416elizabete.sibin@unioeste.brlattes.cnpq.br/7010254557129752
Fausto José da Fonseca ZamboniPós-Doutoradofausto.zamboni@unioeste.brlattes.cnpq.br/7112432567002426
Gilmei Francisco FleckDoutoradogilmei.fleck@unioeste.brlattes.cnpq.br/1060297750923928
Greice Castela TorrentesPós-Doutorado55 45 32207293greice.torrentes@unioeste.brlattes.cnpq.br/8222797033532931
José Carlos AissaDoutorado55 45 32207493jose.aissa@unioeste.br
José Carlos da CostaDoutorado55 45 32207432jose.costa@unioeste.brlattes.cnpq.br/9721805162351774
Katiuscia WagnerMestradokatiuscia.wagner@unioeste.brlattes.cnpq.br/2600950670521450
Leila Shai Del Pozo GonzálezMestradoleila.gonzalez@unioeste.br
Maricélia Nunes dos SantosDoutorado55 45 32207432maricelia.santos@unioeste.brlattes.cnpq.br/6170976908787308
Marlene Neri SabadinDoutorado55 45 32207421marlene.sabadin@unioeste.brlattes.cnpq.br/6606104734362066
Mirielly FerraçaDoutoradomirielly.ferraca@unioeste.brlattes.cnpq.br/6247065286963082
Nayra de Paiva de OliveiraMestrado55 45 32207451nayra.oliveira@unioeste.brlattes.cnpq.br/3009814861734514
Quézia Cavalheiro Mingorance RamosMestradoquezia.ramos@unioeste.brlattes.cnpq.br/0711271361952102
Rejane Teixeira CoelhoDoutorado55 45 32203171rejane.coelho@unioeste.brlattes.cnpq.br/3000856251956471
Rosemary Irene Castañeda ZanettePós-Doutorado55 45 32207423rosemary.zanette@unioeste.br
Sanimar BusseDoutorado55 45 32203049sanimar.busse@unioeste.brlattes.cnpq.br/6743779015422687
Suzana Ceccato CasagrandeMestradosuzana.casagrande@unioeste.brlattes.cnpq.br/7502109549427858
Tatiane Cristina BecherMestradotatiane.becher@unioeste.brlattes.cnpq.br/2581984068976337
Terezinha da Conceição Costa HübesDoutorado55 45 32207491terezinha.hubes@unioeste.br
Valdeci Batista Melo OliveiraDoutorado55 45 32207456valdeci.oliveira@unioeste.brlattes.cnpq.br/2009141052525686
Wagner de SouzaDoutoradowagner.souza@unioeste.brlattes.cnpq.br/3153040472321670
Wânia Cristiane BeloniDoutoradowania.beloni@unioeste.brlattes.cnpq.br/6376103265306367
Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Estágio27/04/2006Resolução 067/2006-CEPE
Regulamento de TCC27/04/2006Resolução 066/2006-CEPE
Projetos de Ensino
Não encontrado

Fonte: Academus; Curso CSC0064 ; Grade 2016/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2021



Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.