Campus Cascavel

Medicina

Campus: Campus de Cascavel
Centro: Centro de Ciências Médicas e Farmaceuticas
Turno: Integral
Duração Mínima: 6 anos
Duração Máxima: 10 anos
Formação: Médico
Tipo de Formação: Específico da Profissão
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial

O Curso

Implantado no ano de 1997.



Perfil do Profissional
O graduado no curso de medicina é capaz de atuar nos diferentes níveis de atenção do sistema de saúde com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação.

Campo de Atuação
As práticas e estágios são desenvolvidos no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), ambulatório do curso de Medicina e serviços de saúde da rede pública do município de Cascavel. Ao final do curso, o estudante recebe o grau de médico. Ele pode optar por desenvolver atividades na rede pública ou privada de saúde, como hospitais, clínicas e consultórios para o exercício da medicina. Caso tenha a intenção de se especializar, deverá realizar residência médica na área de sua escolha.

Situação Legal
Reconhecimento renovado - Portaria Estadual - 096/2020 - SETI, Diário Oficial do Estado - 07/05/2020

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 241/2019-CEPE de 28/11/2019

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
200420072010201320162019
545544
Coordenação
Allan Cezar Faria Araújo
Email: allan.araujo@unioeste.br
Telefone: 45 33214663

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares384Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Anatomia Humana374Anual1º ano Terminologia Anatômica. Organização do corpo humano. Sistemas: tegumentar, esquelético, muscular, articular, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital, endócrino, nervoso e órgãos dos sentidos. Tórax: parede, cavidade e vísceras. Abdome: paredes, peritônio e cavidade peritoneal, vísceras abdominais e diafragma torácico. Pelve e períneo: pelve, vísceras da pelve e cavidade pélvica e períneo. Dorso: coluna vertebral, músculos do dorso, medula espinhal e meninges. Membro inferior e superior: ossos, ligamentos, fáscias, vasos, nervos, músculos e articulações. Cabeça: crânio, face, escalpo, encéfalo, meninges, órbita, região temporal, articulação temporomandibular, região oral, ossos, fáscias, vasos, nervos, músculos e articulações. Fossa pterigopalatina, nariz e orelha. Pescoço: ossos, fáscias, músculos, trígonos e vísceras. Anatomia de superfície do corpo humano. Terminologia Anatômica e organização do corpo humano. Anatomia sistêmica: Sistemas esquelético, muscular, articular, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital e nervoso. Órgãos dos sentidos (Olho e orelha). Órgãos endócrinos. Tegumento. Anatomia topográfica: Cabeça, pescoço, tórax, abdome, pelve e períneo, dorso, membros superior e inferior. 
Biofísica68Anual1º ano Transporte através de membranas celulares, Bioeletricidade, Biofísica da Contração Muscular, Biofísica da respiração: Mecânica pulmonar e trocas gasosas, Princípios físicos da hemodinâmica, Bioacústica, Biotermologia, Biofísica das radiações ionizantes 
Biologia Celular, Tecidual e do Desenvolvimento Humano204Anual1º ano Morfofisiologia celular e tecidual humana. Métodos e técnicas para os estudos em biologia celular e tecidual. Órgãos corpóreos e correlações morfo-funcionais. Embriologia humana básica: gametogênese, fertilização, segmentação, anexos embrionários e organogênese. 
Bioquímica102Anual1º ano Estudo bioquímico das células. Química e metabolismo de carboidratos, aminoácidos e proteínas, lipídios, ácidos nucléicos, sais minerais e enzimas. Metabolismo de aminoácidos e proteínas. Metabolismo de nucleotídeos. Integração metabólica e controle do metabolismo celular - alterações do metabolismo. Bioquímica analítica qualitativa. Estudo bioquímico das células. Água, pH e sistema tampão, distúrbios do equilíbrio ácido básico. Estrutura e função de aminoácidos, proteínas, enzimas, carboidratos, lipídeos e ácidos nucléicos. Biossinalização. Bioenergética. Metabolismo de carboidratos, lipídeos, aminoácidos e ácidos nucléicos. Regulação hormonal e integração metabólica. Distúrbios metabólicos e correlações clínicas. Bioquímica analítica qualitativa e quantitativa. 
Genética Humana68Anual1º ano Padrões de herança. Citogenética Humana. Introdução à genética clínica. Genética molecular. Alterações do material genético e sua expressão; relações com o desenvolvimento humano normal e anômalo. Metodologia para o diagnóstico etimonológico e clínico das anomalias do desenvolvimento humano. Aconselhamento genético. 
Prática Médica Integrativa I204Anual1º ano A medicina e sua relação com outras áreas da saúde. Importância da Interdisciplinaridade. Introdução à Medicina – História da Medicina. Princípios de Bioética. Código de Ética Médica. Conhecimento dos locais de Aprendizado e porta de entrada do SUS (Unidades básicas de saúde). Comportamento humano. Noções gerais da metodologia científica para realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Linguagem científica. Autoria de um artigo científico. Organização de referências bibliográficas. Comitê de ética em pesquisa da Unioeste. TCLE. Apresentação de trabalhos científicos em congressos. Submissão de um artigo científico para publicação. Conceitos e aplicabilidade de bioestatística. Pesquisa bibliográfica. Leitura crítica e seleção de literatura. Normas para elaboração de trabalhos científicos. Metodologia em Psicologia. Principais escolas psicológicas. studo da subjetividade humana. Estudo da subjetividade humana. Linhas psicológicas – Psicanálise. Linhas psicológicas - Behaviorismo e Psicologia Cognitiva. A enfermidade a doença e a entrevista. Exame do estado próprio. Reações à hospitalização. Relação psicológica médico-paciente. Ensino baseado em problemas reais (PBL). Vinculação com a comunidade. Metodologias ativas de aprendizagem. 
Saúde Coletiva I68Anual1º ano Políticas e sistema de saúde no Brasil. Organização Política e tecnológica do Sistema Único de Saúde no Brasil. Quadro sanitário brasileiro. Fundamentos sociológicos e populações, direitos Humanos e direitos dos usuários do SUS, incluindo história e cultura afro-brasileira e indígena. 
Anatomia e Fisiologia Patológica170Anual2º ano Estudo da compreensão de mecanismos de lesão, de processos e estados de saúde. Métodos de investigação em patologia. Alterações anatomofisiopatológicas, inter-relação e correlação anatomoclínicas. Etiopatogenia das doenças. Influência de eventos epidemiológicos. Influencia e participação de eventos psicopatológicos. Fatores socioeconômicos influenciadores das patologias. Alterações patológicas nos cenários intracelulares, na homeostasia, processos reversíveis e irreversíveis, morte celular, apoptose, adaptações, atrofias, hipertrofias, metaplasias, displasias, as degenerações. Processos patológicos teciduais e dos sistemas: os distúrbios circulatórios, inflamações, cicatrização, regeneração, reparo, infecções, infestações e a autoimunidade. Estudo das proliferações celulares benignas e malignas, nomenclatura, carcinogênese, diferenciação e diagnósticos. 
Diagnóstico por Imagem68Anual2º ano Noções básicas das radiações ionizantes e aplicações, radiografia convencional, radiografia contrastada, tomografia computadorizada, ultrassonografia. 
Farmacologia102Anual2º ano Princípios básicos e conceitos em Farmacologia. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Interações medicamentosas. Autofarmacologia dos tecidos, sistemas e aparelhos do organismo e sua aplicação terapêutica. Psicofarmacologia. Antimicrobianos. Quimioterápicos. Intoxicações exógenas agudas. Anti-inflamatórios e fármacos imunossupressores. Farmacocinética geral e mecanismos gerais de ação dos fármacos. Farmacologia do sistema nervoso central e autônomo. Fármacos antiinflamatórios. Farmacologia do sistema cardiovascular, hematopoiético e renal. Farmacologia endócrina. Farmacologia do sistema respiratório. Farmacologia do sistema digestório. Quimioterapia antimicrobiana. Interações medicamentosas. 
Fisiologia Humana204Anual2º ano Conceitos básicos sobre o meio interno e excitabilidade celular. Conceitos fundamentais sobre neurociência, com ênfase em sensações somáticas e sentidos especiais. Neurofisiologia motora. Neurociência das funções mentais. Mecanismos comportamentais e motivacionais do cérebro humano. Fisiologia do sistema cardiovascular e hemostasia, fisiologia renal e dos líquidos corporais, fisiologia gastrointestinal. Fisiologia respiratória. Metabolismo e glândulas endócrinas. Fisiologia da reprodução. 
Imunologia68Anual2º ano Fundamentos de imunologia. Componentes moleculares e celulares do sistema imune. Mecanismos da resposta imune inata. Mecanismos da resposta imune adquirida celular e humoral contra antígenos próprios e não-próprios. Mecanismos de tolerância a antígenos próprios e não próprios. Regulação da resposta imune inata e adquirida. Consequência do comprometimento da imunidade. Consequência da perda de regulação do sistema imune. Mecanismos da imunidade aos transplantes, tumores, infecções microbianas e parasitarias. Imunoprofilaxia e imunoterapia. Imunodiagnóstico, tipagem HLA e imunohematologia. Drogas imunossupressoras e anti-inflamatórias. 
Microbiologia102Anual2º ano Estudo das características gerais dos fungos, bactérias e vírus, abordando a estrutura, fisiologia, nutrição, metabolismo, genética e multiplicação desses agentes infecciosos. Taxonomia microbiana. Mecanismos de ação de agentes físicos e químicos sobre microrganismos. Mecanismos de patogenicidade microbiana. Microbiota normal do corpo humano. Transmissão, patogênese e profilaxia das principais doenças causadas por microrganismos. Coleta e transporte de amostras clínicas para exames microbiológicos. Biossegurança no trabalho microbiológico. Interpretação de exames microbiológicos. 
Parasitologia68Anual2º ano Relação parasito-hospedeiro. Noções de epidemiologia. Protozoários e helmintos de interesse médico. Estudo dos principais artrópodes transmissores e causadores de doenças. Infecções parasitárias oportunistas, mistas e emergentes. Enfoque para as doenças tropicais negligenciadas. Imunidade nas infecções parasitárias. 
Prática Médica Integrativa II238Anual2º ano Prática do exame físico. Laboratório de Habilidades. Simulação exame físico. Técnicas de exames e interpretação fisiológica dos sintomas e sinais dos seguintes aparelhos e sistemas: cardiovascular, respiratório, gastrointestinal, nefrológico e osteoarticular. Anamnese e exame físico em Pediatria. Interpretação de exames laboratoriais. Fundoscopia. Otoscopia. Exame neurológico. Semiologia reumatológica e ortopédica. Manobras semiológicas. Ausculta cardíaca. Habilidades na diferenciação dos sopros cardíacos. Ausculta respiratória. Manobras abdominais. Discussão de casos clínicos reais, através de metodologias ativas. Habilidades de raciocínio. Avaliação comunicação oral e escrita. Habilidades da escrita (relatórios). Habilidades de relacionamentos multiprofissional (trabalho em equipe). Ética profissional. Desenvolvimento do raciocínio clínico. Vínculos com a comunidade. Metodologias ativas baseada em problemas reais da comunidade. Seminários integrativos. Apresentar pré-projeto de TCC. 
Saúde Coletiva II68Anual2º ano Introdução de conceitos e estratégias de Epidemiologia descritiva e analítica e sua aplicação no estudo da saúde das populações humanas. Programas de Saúde do Ministério da Saúde. Atenção primária à saúde. Promoção e prevenção à saúde. Saúde do Idoso. Saúde do Homem. Campanhas de prevenção de doenças. Saúde do trabalhador. Doenças emergentes e reemergentes no Brasil e no mundo. Síndromes íctero-febris. Doenças sexualmente transmissíveis. Políticas de educação ambiental. 
Cardiologia68Anual3º ano Hipertensão Arterial Sistêmica, Crise Hipertensiva, Insuficiência Cardíaca Congestiva, Miocardites, Edema Agudo de Pulmão, Embolia Pulmonar, Lesões Oro-Valvares Mitrais, Endocardite Infecciosa, Doenças do Pericárdio, Doenças da Artéria Aorta, Arritmias Cardíacas, Bradiarritmias e Taquiarritmias, Choque Cardiogênico, Insuficiência Coronariana, Infarto Agudo do Miocárdio, Doença reumática. Arteriosclerose. Dislipidemias. Doença de Chagas. Endocardite infecciosa. Cardiopatias congênitas. Farmacologia cardiovascular aplicada.  
Dermatologia68Anual3º ano Execuções e interpretações dos métodos semiológicos especiais em dermatologia. Estudo clínico e terapêutico das doenças da pele e dos fâneros: dermatoses alérgicas, piodermites, pênfigos, dermato-viroses e dermato-zoonoses. Micoses cutâneas. Hanseníase. Reação cutânea a drogas (Farmacodermias). Leishmaniose Tegumentar Americana. Doenças eritemato-escamosas. Lesões cutâneas pré-malignas. Micoses profundas de interesse dermatológico. Fotobiologia. Câncer da pele. 
Endocrinologia68Anual3º ano Execução e interpretação dos métodos semiológicos especiais em endocrinologia. Diagnóstico pelas técnicas de radioimunoensaio e medicina nuclear. Estudo clínico e terapêutico das doenças do sistema endócrino. Tireoidopatias. Diabete mellitus. Nutrição. Estudo do eixo hipotálamo hipofisário. 
Gastroenterologia68Anual3º ano Conhecimentos gerais das doenças do sistema gastrointestinal. Métodos de diagnóstico. Tratamento clínico das principais doenças deste sistema. Nutrição parenteral e enteral.  
Hematologia68Anual3º ano Execuções e interpretações dos métodos semiológicos especiais em hematologia. Estudo clínico e terapêutico das doenças hematopoiéticas e das doenças neoplásicas: leucoses, linfomas, tumores, anemias em geral, doenças hemorrágicas. 
Infectologia68Anual3º ano Estudo clínico sistematizado das principais doenças infecciosas (por bactérias, fungos e vírus) e das doenças parasitárias (por protozoários e helmintos). Doenças tropicais. Princípios de antibioticoterapia. Noções de infecção hospitalar. Estímulo ao raciocínio clínico através de discussão de casos, tomada de decisão, solicitação de exames pertinentes as patologias infecciosas e incentivo ao raciocínio terapêutico. Aulas expositivas, seminários, estudo dirigido e apresentação de casos clínicos. Estímulo a leitura de casos e artigos científicos em inglês. Ética nas doenças infecciosas e transmissíveis. 
Libras68Anual3º ano Desenvolver as habilidades necessárias para aquisição da Libras - a língua de modalidade visual e gestual das pessoas surdas. Abrange os conteúdos gerais para a comunicação visual, baseada em regras gramaticais da língua de sinais e do segmento das pessoas surdas. 
Medicina Legal68Anual3º ano Ensino das normas de conduta médica. Bioética. Exercício legal e ilegal da Medicina no Brasil. Responsabilidade e segredo em Medicina. Ensino da perícia médica, da confecção de documentos médico-legais e das especialidades forense. 
Nefrologia68Anual3º ano Função renal normal. Metabolismo hidroeletrolítico. Regulação do ácido básico. Glomerulopatias primárias. Rins e doenças sistêmicas. Hipertensão arterial. Infecção urinária. Insuficiência renal crônica e aguda. Diuréticos. Rins e drogas. 
Pneumologia68Anual3º ano Anatomia, fisiologia e farmacologia em pneumologia. Métodos de diagnóstico em pneumologia. Pneumopatias infecciosas e não infecciosas. Asma. Bronquite. Doença pulmonar crônica. Derrames pleurais. Indicações de biópsia de pleura e drenagem de tórax. Tumores. Embolia pulmonar. Tratamento clínico das doenças do pulmão.  
Prática Médica Integrativa III272Anual3º ano Correlação anátomo-clínica e anátomo-cirúrgica. Interdisciplinaridades. Discussão de casos clínicos. Seminários. Diagnóstico sindrômico e topográfico. Habilidades de raciocínio de diagnóstico diferencial. Capacidade de raciocínio lógico. Desenvoltura na condução de caso clínico. Comunicação oral e escrita. Ética Médica (Código de Ética Médica). Manuseio do prontuário médico. Atestado médico. Ética e interdisciplinaridade. Metodologias ativas de aprendizagem. Estimulo a leitura em inglês. Desenvolver projeto de TCC. 
Psiquiatria68Anual3º ano Psicopatologia. Estudo das principais doenças mentais. Distúrbios da ansiedade, do humor, da personalidade, envolvendo os aspectos preventivos, sociais e terapêuticos. Terapêutica psiquiátrica. 
Reumatologia68Anual3º ano Sinais e sintomas em reumatologia. Diagnóstico diferencial das poliartrites agudas e crônicas. Radiologia nas doenças reumáticas. Artrite reumatóide. Doenças metabólicas e degenerativas. Doenças da coluna vertebral. Lúpus eritematoso sistêmico. Vasculites. Doenças autoimunes. 
Técnica Cirúrgica e Anestesiologia102Anual3º ano Conhecimento do paciente cirúrgico. Aspectos psicológicos. Pré-Operatório. Reação Orgânica e resposta metabólica ao trauma. Biologia da ferida. Cicatrização. Assepsia e Antissepsia. Técnicas de Esterilização. Hidratação. Balanço hidroeletrolítico. Choque. Infecção em cirurgia. Pós-operatório. Complicações. Afecções da pele. Cirurgia ambulatorial. Material Cirúrgico. Equipe cirúrgica. Fios de sutura. Agulhas. Nós. Dierese e síntese. Anastomose. Flebotomia. Traqueostomia. Drenagem cirúrgica. Cirurgia experimental. Conceitos gerais em anestesiologia. Tipos de anestesia. Noções básicas de farmacocinética. Farmacologia dos anestésicos locais. Anestésicos endovenosos e inalatórios. Relaxantes musculares. Anestesia de condução. Princípios de Ventilação mecânica. 
Angiologia68Anual4º ano Principais doenças dos troncos arteriais, venosos e linfáticos. Semiologia vascular. Exames complementares em angiologia. Patologia de artérias e veias. Linfedema. Gangrena diabética. Síndrome do desfiladeiro torácico. Tratamento clínico das principais doenças e traumas das artérias e veias. 
Ginecologia e Obstetrícia238Anual4º ano Execução e interpretação dos métodos semiológicos especiais em ginecologia. Evolução genital da mulher. Estudo clínico e terapêutico das doenças do aparelho genital feminino. Distúrbios da menstruação, corrimentos e infecções pelvi-genitais. Venereologia ginecológica. Anomalias morfológicas. Intersexualidade. Distúrbios da estética genital, fístulas genitais e incontinência urinária de esforços, miomatose uterina, endometriose e neoplasias. Afecções da mama. Ginecologia pediátrica e geriátrica. Prevenção do câncer ginecológico. Hormonioterapia. Urgência em ginecologia. Fisiologia da reprodução. Métodos semiológicos especiais em obstetrícia. O parto: fenômenos maternos, mecânicos, plásticos e contratilidade uterina. Apresentação cefálica e pélvica, condução e evolução do parto. Fenômenos do secundamento e quarto período. Puerpério e lactações normais e patológicas. Parto prematuro. Gestação múltipla. Estudo clínico e terapêutico da patologia obstétrica. Gestações de alto risco. 
Medicina Intensiva68Anual4º ano Fisiologia respiratória e cardiovascular aplicada à terapia intensiva. Emergências cardiológicas. Cetoacidose diabética. Insuficiência respiratória aguda. Insuficiência renal aguda. Métodos dialíticos. Choque séptico. Coma, Meningites. Emergências do aparelho digestivo. Choque hipovolêmico. Choque cardiogênico. Choque distributivo. Urgências psiquiátricas. Intoxicações exógenas e por drogas ilícitas. Monitorização cardiológica. Monitorização neurológica. Medidas de pressão intracraniana, intrabdominal. Delirium. Interpretação da gasometria arterial. Pressão Venosa Central. Indicações de cateterização venosa central. Ventilação Mecânica. Procedimentos diagnósticos e terapêuticos nas emergências e monitorização intensiva. Intubação orotraqueal. Paracentese. Toracocentese. Traqueostomia. Atribuições do médico intensivista. Ética e bioética em Terapia Intensiva, nutrição em terapia intensiva, pesquisa clínica, morte encefálica e doação de órgãos. Infecções e antibioticoterapia no paciente crítico. Humanização. 
Neurologia102Anual4º ano Revisão da anatomia e fisiologia do sistema nervoso central e periférico. Semiologia especializada. Principais síndromes neurológicas e suas fisiopatologias. Exames complementares em neurologia, neuropediatria e neurocirurgia. Patologias neurológicas e neurocirúrgicas mais frequentes. 
Oftalmologia68Anual4º ano Métodos propedêuticos em oftalmologia. Fundoscopia. Estudo da patologia e orientação terapêutica das doenças dos olhos e anexos. Notibilidade ocular e estrabismo. Glaucoma. Vícios de refração. Tratamento clínico e cirúrgico das principais patologias oftalmológicas. Traumatologia ocular. Emergências oftalmológicas. 
Ortopedia102Anual4º ano Semiologia aplicada do aparelho locomotor. Métodos complementares usados para diagnosticar patologias do aparelho locomotor. Lesões traumáticas e afecções do aparelho locomotor. Doenças congênitas e seu tratamento. Técnicas de imobilizações, enfaixamento, talas gessadas e trações. Indicações de próteses e órteses. 
Otorrinolaringologia68Anual4º ano Epidemiologia, semiologia, diagnóstico, tratamento e prevenção das principais patologias da face, cavidade oral e anexos, faringe e laringe, cavidades nasais e paranasais, aparelhos auditivos. 
Pediatria204Anual4º ano Aspectos gerais da consulta pediátrica, particularidades da anamnese pediátrica. Pediatria preventiva, com orientações sobre higiene alimentar, higiene mental, física, desenvolvimento e crescimento da criança. Considerações sobre os fatores ambientas, culturais, emocionais e econômicos que influenciam a vida da criança. Aspectos gerais de diagnósticos, tratamento, reabilitação e prevenção das patologias da nutrição e metabolismo, patologias do trato gastrointestinal, respiratório, gênito-urinário, sistema nervoso, tegumentar, aparelho locomotor e outros distúrbios. Considerações anatomo-fisiológicas da criança. Assistência integral ao recém-nascido, com o reconhecimento dos antecedentes que possam influenciar sobre a saúde fetal, condições de parto e pós-parto, que interferem com a saúde em seu sentido mais amplo, do recém-nascido. Principais patologias do período neonatal e aspectos especiais dos cuidados no neonatal normal. Patologias pediátricas de maior prevalência e/ou repercussões em nível individual e/ou epidemiológico. Aspectos gerais de diagnósticos, tratamento, reabilitação e prevenção das patologias da nutrição e metabolismo, patologias do trato gastrointestinal, respiratório, gênito-urinário, sistema nervoso, tegumentar, aparelho locomotor e outros distúrbios. Patologias cirúrgicas mais comuns na infância, nos diversos órgãos ou segmentos corporais de etiologia congênita ou adquirida. Considerações anatomo-fisiológicas da criança. Capacitá-lo a diagnosticar risco iminente de vida ou risco social, bem como dar a conduta ou encaminhamento específico para o serviço de urgência ou emergência ou para o especialista. Ter conhecimentos básicos de suporte de vida, condutas básicas frente às situações de urgências e emergências mais frequentes. 
Prática Médica Integrativa IV170Anual4º ano Responsabilidade Civil do Médico. Administração dos serviços de saúde. Gestão em saúde. Gestão de RH. Trabalho em equipe. Comunicação e liderança. Educação em Saúde. Ética médica. Medicina defensiva. Legislação nacional. Erro médico. Imperícia, imprudência e negligência. Código de defesa do consumidor. Estatuto da criança, do adolescente e do idoso. Saúde do Homem. Saúde do Idoso. Pacto pela Vida. Metodologias ativas de aprendizagem. Desenvolver projeto de TCC. 
Urologia68Anual4º ano Embriologia do trato urogenital. Anatomia e fisiologia do trato urinário e genital. Semiologia urológica. Infecções, anomalias e tumores do trato urogenital. Obstrução e estase. Litíase urinária. Patologias da próstata. Traumatismo no sistema urogenital. 
Internato Médico - Saúde Coletiva e Medicina de Família e Comunidade360Anual5º ano Estágio em unidades de atenção primária (Unidades Básicas de Saúde, Unidades Saúde da Família) sob supervisão docente. Atendimento, conduta diagnóstica e terapêutica das afecções mais frequentes na atenção primária. Trabalho em equipe. Visita domiciliar. Relação médico-paciente. Aspectos éticos, direitos dos pacientes. Habilidades de comunicação. Uso da Telemedicina. Conhecimento do SUS. Avaliação do sistema de Saúde. Controle Social. Doenças de notificação compulsória. Desenvolvimento de competências na saúde do trabalhador. Aplicação de métodos estatísticos e epidemiológicos na área da saúde. Desenvolvimento de competências e habilidades no atendimento a agravos em saúde mental em cenários de atenção primária. Planejamento terapêutico e orientação familiar.  
Internato Médico Clínica Cirúrgica I360Anual5º ano Estágio em hospital, atendendo pacientes sob supervisão de docentes, realizado no Hospital Universitário, hospitais conveniados, rede básica de serviços de saúde e comunidade. Desenvolvimento de atividades teórico-práticas, principalmente na clínica cirúrgica geral. Pré e pós-operatório. Ambulatório de triagem. Integração com a rede SUS. 
Internato Médico Clínica Médica I360Anual5º ano Ensino através de treinamento em situações reais, ou seja, prática da assistência médica sob supervisão de docentes, nos diversos âmbitos de atuação da clínica médica desenvolvido em ambiente hospitalar e extra--hospitalar (unidade de saúde). O estágio hospitalar consiste, em linhas gerais, no atendimento de pacientes no Pronto-Socorro, na enfermaria de clínica médica e nos ambulatórios de Clínica Médica. O estágio extra--hospitalar consiste, basicamente, no atendimento de atenção primária à saúde em Unidade Básica de Saúde do município, sob supervisão. Acrescenta-se a essa atividade prática, as atividades teóricas: aulas expositivas, seminários, discussões de casos clínicos, reuniões clínicas sob a coordenação dos docentes. Estágio em Unidades básicas de saúde sob supervisão docente.  
Internato Médico Ginecologia/ Obstetrícia I360Anual5º ano Estágio em hospital, atendendo pacientes sob supervisão de docentes especializados na área. Atendimento de pacientes em ambiente ambulatorial, com consultas ginecológicas e pré-natais. Participação em cirurgias ginecológicas, bem como no seguimento pós-cirúrgico, em enfermaria de pós-operatório. Integração na rede de saúde do SUS.  
Internato Médico Pediatria I360Anual5º ano Estágio em unidades extra-hospitalares sob a supervisão de docentes especializados na área, contemplando: ambulatório de pediatria geral; ambulatório de especialidades pediátricas; puericultura; pediatria social; Unidades Básicas de Saúde. Estágio em Unidades básicas de saúde sob supervisão docente. 
Trabalho de Conclusão de Curso68Anual5º ano Elaboração do trabalho de conclusão de curso. Realização de pesquisa e elaboração do trabalho de conclusão de curso. O rigor e as regras da ciência. Os diferentes tipos de conhecimento. Publicação científica.  
Internato Médico Clínica Cirúrgica II272Anual6º ano Estágio em hospital, atendendo pacientes sob supervisão de docentes, realizado no Hospital Universitário, hospitais conveniados, rede básica de serviços de saúde e comunidade. Desenvolvimento de atividades teórico-práticas, principalmente na clínica cirúrgica e nas especialidades cirúrgicas de interesse na formação do médico generalista. Cirurgia cardiovascular, cirurgia torácica, neurocirurgia, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia de cabeça e pescoço, oncocirurgia e cirurgia infantil. 
Internato Médico Clínica Médica II272Anual6º ano Ensino através de treinamento em situações reais, ou seja, prática da assistência médica sob supervisão de docentes, nos diversos âmbitos de atuação da clínica médica desenvolvido, exclusivamente, em ambiente hospitalar. O estágio hospitalar consiste, em linhas gerais, no atendimento de pacientes no Pronto-Socorro (Sala de Emergência), na enfermaria de clínica médica, na Unidade de Terapia Intensiva e nos ambulatórios das diversas subespecialidades da Clínica Médica. Acrescenta-se a essa atividade prática, as atividades teóricas: aulas expositivas, seminários, discussões de casos clínicos, reuniões clínicas sob a coordenação dos docentes. Estágio em Unidades básicas de saúde sob supervisão docente. 
Internato Médico Ginecologia/ Obstetrícia II272Anual6º ano Gestação de alto risco. Cirurgias ginecológicas. Gestação gemelar. Diabetes gestacional. Doença hipertensiva da gravidez. Gestante patológica. Infecções na gestante. Gestante com DST, HIV e Hepatites Virais. Violência sexual. O estágio de GO é realizado nas dependências do HUOP, na enfermaria, no alojamento conjunto e no Centro Obstétrico além de estágio em Unidades básicas de saúde sob supervisão docente. 
Internato Médico Pediatria II272Anual6º ano Estágio em hospital, atendendo pacientes sob supervisão de docentes especializados na área, contemplando cuidados peri-natais; atendimento do recém-nascido na sala de parto; acompanhamento do recém-nascido saudável durante o alojamento conjunto; enfermaria de pediatria geral; enfermaria de especialidades pediátricas; acompanhamento do recém-nato patológico nas unidades de cuidados intermediários e intensivos; visão geral em unidade de terapia intensiva pediátrica. Estágio em Unidades básicas de saúde sob supervisão docente. 
Internato Médico Pronto Socorro272Anual6º ano O internato do Pronto Socorro é realizado nos serviços de emergência do HUOP e serviços do município como o Siate (ATENDIMENTO PRÉ--HOSPITALAR), Samu e Pronto Atendimento Continuado (PAC), desenvolvendo capacitação teórico-prática para atuar nesses serviços de emergência e trauma sob supervisão docente. 
Docentes
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Abenor Moreira Minare FilhoDoutorado55 45 32203000abenor.filho@unioeste.brlattes.cnpq.br/2682227119345910
Ademar Dantas da Cunha JuniorMestrado55 45 33215364ademar.junior@unioeste.brlattes.cnpq.br/5975109041509067
Adriana Chassot BresolinMestradoadriana.bresolin@unioeste.brlattes.cnpq.br/5540805646246335
Alcirley de Almeida LuizEspecializaçãoalcirley.luiz@unioeste.brlattes.cnpq.br/4115019224581126
Aline Barbosa MacedoDoutorado55 45 32205793aline.macedo1@unioeste.brlattes.cnpq.br/0417734813933472
Allan Cezar Faria AraújoDoutorado55 45 33214663allan.araujo@unioeste.brlattes.cnpq.br/2826042810886768
Amaury Cezar JorgeMestrado55 45 33215151amaury.jorge@unioeste.brlattes.cnpq.br/8557451718993280
Ana Carla Marques da SilvaMestrado55 45 32203130ana.silva@unioeste.brlattes.cnpq.br/1536694023683011
Ana Paula AdameEspecializaçãoana.adame@unioeste.brlattes.cnpq.br/9295981967935729
André Pereira WestphalenMestrado55 45 33214658andre.westphalen@unioeste.brlattes.cnpq.br/2782428938866535
André Pinto MontenegroMestradoandre.montenegro@unioeste.brlattes.cnpq.br/2545436413939347
Angélica SoaresDoutorado55 45 32203194angelica.soares@unioeste.brlattes.cnpq.br/1540117704079178
Antonio Jair Sarturi CrestaniMestradoantonio.crestani@unioeste.brlattes.cnpq.br/2780443412850246
Antônio Severino Trigo RochaEspecializaçãoantonio.rocha@unioeste.brlattes.cnpq.br/5810611297989141
Carla Sakuma de OliveiraDoutoradocarla.oliveira9@unioeste.brlattes.cnpq.br/5359179915827090
Carlos Eduardo Sack Orejuela UscocovichMestrado55 45 33214663carlos.uscocovich@unioeste.brlattes.cnpq.br/6426305580129476
Carmem Maria Costa Mendonça FioriDoutorado55 45 32207470carmem.fiori@unioeste.brlattes.cnpq.br/2308844011192131
Carolina Mie SatoEspecializaçãocarolina.sato@unioeste.br
Cassio FrancoMestradocassio.franco@unioeste.brlattes.cnpq.br/7247543858231045
Cristiane Gisselda GoboMestradocristiane.gobo@unioeste.brlattes.cnpq.br/9545271732936580
Célia Cristina Leme BeuDoutorado55 45 32203194celia.beu@unioeste.brlattes.cnpq.br/2088054261569808
Daniel Augusto PavanEspecializaçãodaniel.pavan@unioeste.brlattes.cnpq.br/4421196167542921
Diego Henrique Andrade de OliveiraMestradodiego.oliveira2@unioeste.brlattes.cnpq.br/8033569765205357
Djoney Rafael dos SantosEspecializaçãodjoney.santos@unioeste.br
Débora JacominiDoutorado55 45 32203000debora.jacomini@unioeste.brlattes.cnpq.br/0808153078488417
Ednéia Fátima Brambilla TorquatoDoutorado55 45 32207405edneia.torquato@unioeste.brlattes.cnpq.br/9756944685266007
Eduardo de Barros SarolliEspecializaçãoeduardo.sarolli@unioeste.brlattes.cnpq.br/1766251509161648
Emerson Wander Silva SoaresDoutoradoemerson.soares@unioeste.brlattes.cnpq.br/1584231073542058
Erwin Soliva JúniorMestradoerwin.junior@unioeste.brlattes.cnpq.br/0601849368220223
Fabiano SandriniDoutoradofabiano.sandrini@unioeste.brlattes.cnpq.br/1667829377837066
Fabio Henrique MotterEspecializaçãofabio.motter@unioeste.brlattes.cnpq.br/1432199379981408
Fernanda Giacomini BuenoDoutorado55 45 32207242fernanda.bueno@unioeste.brlattes.cnpq.br/2735821835018618
Fernando Cáritas de SouzaEspecialização55 45 33215338fernando.souza2@unioeste.brlattes.cnpq.br/6088507885079980
Fernando Rodrigues dos SantosEspecializaçãofernando.santos@unioeste.brlattes.cnpq.br/3877062627064792
Fábio NegrettiEspecializaçãofabio.negretti@unioeste.brlattes.cnpq.br/7207698647165611
Gerson Luiz Bredt JuniorEspecializaçãogerson.junior@unioeste.brlattes.cnpq.br/2324015715639989
Giolana Mascarenhas da CunhaEspecializaçãogiolana.cunha@unioeste.br
Gisele ToyamaMestradogisele.toyama@unioeste.brlattes.cnpq.br/2832316415063079
Gleice Fernanda Costa Pinto GabrielMestradogleice.gabriel@unioeste.brlattes.cnpq.br/7676076523972786
Graziela BraunDoutorado55 45 32203243graziela.braun@unioeste.brlattes.cnpq.br/7116013039854314
Helaine Maruska Vieira SilvaDoutorado55 45 32207489helaine.silva@unioeste.brlattes.cnpq.br/7770981509392180
Hirofumi UyedaEspecialização55 45 33214688hirofumi.uyeda@unioeste.brlattes.cnpq.br/1427947288850821
Ildemar Marino CantoEspecializaçãoildemar.canto@unioeste.brlattes.cnpq.br/4867217717405546
Jarbas Joel HendgesEspecializaçãojarbas.hendges@unioeste.brlattes.cnpq.br/7349414726236356
Jean Franciesco VettorazziDoutoradojean.vettorazzi@unioeste.brlattes.cnpq.br/5839477512215069
Jeferson Freitas ToregeaniMestradojeferson.toregeani@unioeste.brlattes.cnpq.br/1848883541226356
Joao Paulo Silva LeiteEspecialização55 45 33214663joao.leite@unioeste.brlattes.cnpq.br/8947507620721660
José Dantas de Lima JuniorDoutoradojose.junior2@unioeste.brlattes.cnpq.br/5284060043167189
José Fernando Carvalho MartinsEspecializaçãojose.martins@unioeste.brlattes.cnpq.br/3947448335983163
José Luis da Conceição SilvaDoutorado55 45 32203216jose.silva3@unioeste.brlattes.cnpq.br/9251091711372741
José Roberto Leonel FerreiraMestradojose.ferreira@unioeste.brlattes.cnpq.br/9954381848523346
Juliana Gerhardt MoroniMestradojuliana.gerhardt@unioeste.brlattes.cnpq.br/1725065441081185
Julio Cesar EmpinottiDoutorado55 45 33214688julio.empinotti@unioeste.brlattes.cnpq.br/7120859907180269
Karin ErdmannMestrado55 45 33215151karin.erdmann@unioeste.brlattes.cnpq.br/0591877780430849
Katiuscia WagnerMestradokatiuscia.wagner@unioeste.brlattes.cnpq.br/2600950670521450
Katiuscia da Cunha Lopes FogaçaDoutoradokatiuscia.lopes@unioeste.br
Leandra Ferreira Marques NobreMestradoleandra.nobre@unioeste.br
Leandro Rodrigo AcostaEspecializaçãoleandro.acosta@unioeste.brlattes.cnpq.br/9240145908262989
Ligia Aline Centenaro SouzaDoutorado55 45 32207409ligia.centenaro@unioeste.brlattes.cnpq.br/5451535350010348
Liliãn Cabral Pereira dos SantosEspecializaçãolilian.santos@unioeste.br
Luciana Paula Gregio D'arce RodriguesDoutorado55 45 32203235luciana.rodrigues2@unioeste.brlattes.cnpq.br/8509075458523465
Luis Alberto Batista PeresDoutoradoluis.peres2@unioeste.brlattes.cnpq.br/8769298694850984
Luis César BredtMestradoluis.bredt@unioeste.brlattes.cnpq.br/5471823932486181
Malcom Jones Krummenauer BrigoEspecializaçãomalcom.brigo@unioeste.brlattes.cnpq.br/4819810454464048
Marcelo Alessandro RebéccaMestradomarcelo.rebecca@unioeste.brlattes.cnpq.br/0638963656696133
Marcelo Alvarez RodriguesMestrado55 45 33215151marcelo.rodrigues7@unioeste.br
Marcelo Palma de OliveiraEspecializaçãomarcelo.oliveira@unioeste.brlattes.cnpq.br/6241168860898193
Marcelo Pontual CardosoDoutoradomarcelo.cardoso@unioeste.brlattes.cnpq.br/8812851493639467
Marcio Augusto NogueiraEspecializaçãomarcio.nogueira@unioeste.brlattes.cnpq.br/2589347682610773
Marcius Benigno Marques dos SantosDoutorado55 45 33215151marcius.santos@unioeste.brlattes.cnpq.br/6258806784705134
Marcos Antonio da Silva CristovamMestrado55 45 33214664marcos.cristovam@unioeste.brlattes.cnpq.br/2860058723669101
Margarete NakataniDoutorado55 45 32207489margarete.nakatani@unioeste.brlattes.cnpq.br/5781242319797780
Maria Lucia BonfleurDoutorado55 45 32203257maria.bonfleur@unioeste.brlattes.cnpq.br/4991058118655491
Matheus FortunatoEspecializaçãomatheus.fortunato@unioeste.br
Mauro Willemann BonattoDoutoradomauro.bonatto@unioeste.brlattes.cnpq.br/4815292230680561
Miguel Bailak NetoMestradomiguel.neto5@unioeste.brlattes.cnpq.br/6847503836628431
Milene de Moraes Sedrez RoverMestrado55 45 33215212milene.rover@unioeste.brlattes.cnpq.br/5256292930850158
Norisvaldo Cesar BressanimMestrado55 45 32203000norisvaldo.bressanim@unioeste.brlattes.cnpq.br/2776256243228156
Paulo Eduardo Mestrinelli CarrilhoMestradopaulo.carrilho@unioeste.brlattes.cnpq.br/6415830670823278
Paulo Henrique DondoniMestradopaulo.dondoni1@unioeste.brlattes.cnpq.br/2923556632890527
Phallcha Luízar ObregónDoutorado55 45 33214688phallcha.obregon@unioeste.brlattes.cnpq.br/3508025421744836
Péricles Almeida Delfino DuarteDoutorado55 45 33215283pericles.duarte@unioeste.brlattes.cnpq.br/6516661050947394
Rafael Andrade MenolliDoutorado55 45 32203243rafael.menolli@unioeste.brlattes.cnpq.br/2119646769798898
Rafael Mendes MoroniDoutoradorafael.moroni@unioeste.brlattes.cnpq.br/0482939799191371
Rafaela Maria MorescoDoutoradorafaela.moresco@unioeste.brlattes.cnpq.br/5267818086748215
Reginaldo José AndradeMestradoreginaldo.andrade@unioeste.brlattes.cnpq.br/3992207783740960
Ricardo Shigueo TsuchiyaEspecializaçãoricardo.tsuchiya@unioeste.brlattes.cnpq.br/7151139133468707
Rogério Fonseca VituriEspecializaçãorogerio.vituri@unioeste.brlattes.cnpq.br/8481284517823827
Rose Meire CostaPós-Doutorado55 45 32207405rose.costa@unioeste.brlattes.cnpq.br/5876597691304635
Ruben Albuquerque de OliveiraEspecializaçãoruben.oliveira@unioeste.brlattes.cnpq.br/5518040002524967
Rubia Bethania Biela BoarettoEspecializaçãorubia.biela@unioeste.brlattes.cnpq.br/4966721774211489
Rui Manuel de Sousa Sequeira Antunes de AlmeidaDoutoradorui.almeida@unioeste.brlattes.cnpq.br/2064221136215713
Sabrina GrassiolliDoutorado55 45 32203257sabrina.grassiolli@unioeste.brlattes.cnpq.br/1379417550389891
Sandra Lucinei BalboDoutorado55 45 32203257sandra.balbo@unioeste.brlattes.cnpq.br/9681926747750294
Sara Cristina Sagae SchneiderDoutorado55 45 32203257sara.sagae@unioeste.brlattes.cnpq.br/4952215583363653
Sergio Luiz BaderEspecialização55 45 33215358sergio.bader@unioeste.brlattes.cnpq.br/8104050468691495
Sonia de Lucena MioranzaDoutorado55 45 32203255sonia.mioranza@unioeste.brlattes.cnpq.br/8159944391263327
Suélin PereiraEspecializaçãosuelin.pereira@unioeste.brlattes.cnpq.br/0698841209552193
Sérgio Nascimento PereiraMestrado55 45 32203210sergio.pereira@unioeste.brlattes.cnpq.br/7201079969131243
Taciana RymszaMestrado55 45 33215151taciana.rymsza@unioeste.brlattes.cnpq.br/6236824345021613
Taciane AlegraDoutoradotaciane.alegra1@unioeste.br
Tomaz Massayuki TanakaDoutoradotomaz.tanaka@unioeste.brlattes.cnpq.br/2379461754680251
Ulisses Luiz Tasca RomanEspecializaçãoulisses.roman@unioeste.brlattes.cnpq.br/8523753649276023
Univaldo Etsuo SagaeMestradounivaldo.sagae@unioeste.brlattes.cnpq.br/1768414460726723
Victor de SouzaMestrado55 45 33215224victor.souza@unioeste.brlattes.cnpq.br/3399121540151655
Vilson DalminaMestrado55 45 33215151vilson.dalmina@unioeste.brlattes.cnpq.br/1993164404975529
Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Internato13/12/2006Resolução 339/2006-CEPE
Projetos de Ensino
Titulo Tipo Início Coordenador
Liga Acadêmica de Medicina Interna - LIGANProjetos de Ensino - 45476/201501/03/2014 - atividade inadimplenteMarcos Vinicius Clarindo
Projeto de Ensino: Liga Médico Acadêmica de Pesquisa e Produção CientíficaProjetos de Ensino - 46374/201501/09/2015 - atividade inadimplenteMauro Willemann Bonatto
Liga Acadêmica de Genética Médica LIAGEMProjetos de Ensino - 59508/202001/12/2019 - Atividade ConcluídaLuciana Paula Gregio D'arce Rodrigues
Liga Acadêmica de Infectologia - LAINFECTOProjetos de Ensino - 60779/202024/02/2020 - Atividade em AndamentoCarla Sakuma de Oliveira
Liga Acadêmica de Infectologia - LAINFECTOProjetos de Ensino - 60779/202024/02/2020 - Atividade em AndamentoRafael Corio Gabas
Seminário Integrador como forma de integralizar disciplinas no Curso de Medicina da UnioesteProjetos de Ensino - 61730/202101/03/2021 - Atividade em AndamentoCassio Franco
Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia - LAGOProjetos de Ensino - 62764/202119/08/2021 - Atividade em AndamentoAntonio Jair Sarturi Crestani

Fonte: Academus; Curso CSC0056 ; Grade 2020/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2021



Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.